Notícias
Pensões

Não nos enganam! Exigimos a reposição do poder de compra das pensões!

22 de setembro, 2022

Para o Departamento de Docentes Aposentados da FENPROF, as medidas anunciadas para a reposição do poder de compra dos pensionistas não são mais do que um embuste, demonstrando a intenção do Governo em dar continuidade à aplicação de políticas de empobrecimento. 

Nota de pesar

Faleceu Augusto Lourido

08 de agosto, 2022

Foi com profundo pesar que tivemos conhecimento do falecimento de Augusto Lourido, ocorrido a 05 de agosto de 2022.

CGTP-IN

Resolução do Conselho Nacional da CGTP-IN

15 de fevereiro, 2022

Avançar por um Portugal desenvolvido, de progresso e justiça social. Não ao retrocesso!

A luta dos trabalhadores foi e é determinante para concretizar avanços laborais, sociais e políticos. Foi com a luta que, em 2015, se tornou possível derrotar e afastar o governo PSD/CDS, e alterar a correlação de forças na Assembleia da República.

CGTP-IN

Subida dos preços exige robusto aumento dos salários

15 de fevereiro, 2022

De acordo com o INE, os preços subiram 2,8% entre Dezembro de 2020 e Dezembro de 2021, acelerando face aos meses anteriores. O aumento foi especialmente acentuado nos produtos energéticos (mais 11,2%) e nos produtos alimentares não transformados (mais 3,2%).

 

CGTP-IN

18 Dezembro | Dia Internacional das Migrações e do Migrante

26 de janeiro, 2022

O Relatório Mundial das Migrações 2022 da Organização Internacional das Migrações (OIM) estima que existam atualmente 281 milhões de migrantes internacionais, o que corresponde a 3,6% da população global.

CGTP-IN

A CGTP-IN rejeita o projeto de decreto-lei que procede à aprovação do estatuto do SNS

26 de janeiro, 2022

A CGTP-IN rejeita o Projeto de Decreto-Lei que procede à aprovação do Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e subscreve os Pareceres emitidos pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) e pela Federação Nacional dos Médicos (FNAM).

Eugénio Rosa

Em 2022, os portugueses vão pagar mais 1701 milhões de euros de impostos do que em 2021, sendo mais 322 milhões de IRS e mais 1078 milhões de IVA

28 de outubro, 2021

Neste estudo, o Dr. Eugénio Rosa analisa o aumento de receitas de imposto verificado no período de 2011 a 2022, utilizando dados oficiais dos Relatórios dos Orçamentos do Estado desse período. Mostra-nos também que, contrariamente ao que o governo tem procurado fazer passar junto de a opinião publica, os portugueses terão de pagar mais impostos em 2022, sendo a subida, em percentagem, cerca de 4 vezes superior ao aumento.

Jornada de luta dos Reformados - 22 de outubro de 2021

Pelo direito dos trabalhadores à reforma e a uma pensão digna

28 de outubro, 2021

Os reformados, aposentados e idosos afirmam que chegou o tempo de retomar a vida social, cultural e de lazer, abandonando o confinamento a que foram remetidos pela força das circunstâncias. 

Folheto Jornada de luta dos Reformados - 22 de outubro de 2021

51 anos CGTP-IN

Encontro Sindical da CGTP-IN - Aula Magna

28 de outubro, 2021

A CGTP-IN na reta final das comemorações do 50º aniversário, realizou um grande Encontro Sindical na Aula Magna de Lisboa, no dia 7 de Outubro de 2021. Um Encontro Sindical que abriu portas à cultura e proporcionou momentos de beleza e intensidade emocional aos sindicalistas presentes.

Envelhecimento da profissão

Falta de professores, este ano, começa a sentir-se mais cedo nas escolas

27 de outubro, 2021

A falta de professores é um problema já conhecido de anos anteriores, para o qual a FENPROF tem vindo a chamar a atenção dos governantes, mas em relação ao qual nada foi feito pelo governo. Problema que se agrava com o envelhecimento dos professores e com a fuga dos jovens à profissão docente.

A este propósito, têm sido vários os alertas deixados pela FENPROF desde o início do ano letivo.

Qual será o futuro da Escola Pública sem novos professores e com o número elevado de docentes a aposentarem-se?

04 de agosto, 2021

A FENPROF reforçou junto do ME a sua posição quando, agora, apresentou os seus contributos para a reflexão em curso sobre a Formação Inicial de Professores de que vos damos a conhecer as partes relevantes relativamente a esta questão.

Eugénio Rosa

“O agravamento das desigualdades em Portugal causado pela injustiça fiscal: a diferença entre o que dispõe a Constituição da República e o Código do IRS”

04 de agosto, 2021

Neste estudo o Dr. Eugénio Rosa analisa alguns aspetos do sistema fiscal português e mostra, utilizando dados divulgados pelo próprio governo e artigos da Constituição da Republica e do Código do IRS, que ele assenta fundamentalmente em impostos indiretos, o que contribui para agravar a injustiça fiscal.

CGTP-IN

Inauguração da Exposição de Artes Plásticas da CGTP-IN

16 de julho, 2021

Foi inaugurada, este Sábado, a Exposição de Artes Plásticas da CGTP-IN.

A CGTP-IN celebra o seu cinquentenário, cinco décadas de vida que comemora com um conjunto de eventos, nomeadamente, uma exposição de artes plásticas, que estará patente de 3 a 25 de Julho, na Sala do Risco, no Pateo da Galé, em Lisboa (entrada pela Rua do Arsenal).

A exposição acolhe mais de 60 obras de artistas, cuja participação muito nos honram.

Ver fotos da inauguração.

Saiba mais aqui

APESAR DA SAÚDE FINANCEIRA DA ADSE

Governo aprova aumento de encargos para trabalhadores e aposentados

15 de julho, 2021

No Conselho Geral e de Supervisão, representantes do Governo, da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), da Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados (APRE) e da FESAP/UGT, viabilizaram o aumento dos encargos dos beneficiários. Esta decisão, com a participação de organizações que se dizem defensoras dos trabalhadores e pensionistas, é inadmissível, dada a saúde financeira da ADSE que é suportada pela contribuição dos trabalhadores e aposentados. 

Ver informação completa 

Inter-reformados CGTP-IN

Saudação aos trabalhadores em luta

09 de julho, 2021

CGTP-IN

Situação económica e social exige mais apoios

09 de julho, 2021

Para a CGTP-IN deveriam ser prolongadas quer a proibição de suspensão do fornecimento de serviços essenciais, quer a suspensão da produção de efeitos dos atos relativos aos contratos de arrendamento, bem como, entre outras medidas, deveriam ser estendidas no tempo as condições de atribuição do subsídio de doença em caso de doença COVID.

Saiba mais aqui.

Estudo do Dr. Eugénio Rosa sobre:

Respostas a 9 perguntas feitas por trabalhadores sobre as pensões da CGA e da Segurança Social

01 de julho, 2021

“Como já expliquei em estudos anteriores, é-me impossível responder individualmente a cada trabalhador sobre a sua pensão. O que faço, e só isso posso fazer, pois apenas disponho do meu descanso de fim semana, a que retiro um dia para fazer estes estudos semanais, é selecionar dessas perguntas, as mais frequentes, e responder assim, até porque as respostas poderão ser úteis a mais trabalhadores.”

Saiba mais aqui 

Estudo do Dr. Eugénio Rosa sobre:

As declarações de António Costa sobre o trabalho precário e a realidade da precariedade no setor privado e na administração pública em Portugal

01 de julho, 2021

António Costa em declarações públicas recentes prometeu “apertar a malha às empresas de trabalho temporário”, e na moção para o próximo congresso do PS afirma que “É importante prosseguir com políticas que promovam a criação de emprego e adotar medidas que garantam a qualidade e dignidade do emprego, erradicando mecanismos de emprego precário”. Comparemos estas declarações do 1º Ministro com a situação de precariedade real existente no setor privado e na Administração Pública”

Saiba mais aqui

Eugénio Rosa

“Os ganhos médios dos trabalhadores da Administração Pública são, para os mesmos níveis de escolaridade/qualificação, inferiores aos dos trabalhadores do setor privado”

23 de junho, 2021

Neste estudo, o Dr. Eugénio Rosa compara os ganhos médios dos trabalhadores do setor privado, dos quadros de pessoal enviados pelas empresas ao Ministério do Trabalho, com os ganhos médios dos trabalhadores da Administração Pública (Central, Local e Regional), divulgados pela Direção Geral do Emprego Público e da Administração Pública (DGAEP). Conclui que os ganhos dos trabalhadores da Administração Pública já são inferiores aos do setor privado para idêntico nível de escolaridade/qualificação.

Eugénio Rosa

“O Ministério das Finanças está a bloquear a gestão da ADSE"

11 de junho, 2021

O Ministério das Finanças está a bloquear a gestão da ADSE, prejudicando os beneficiários para acumular elevados excedentes e assim reduzir o défice à custa dos descontos dos trabalhadores e dos aposentados da função pública”

Neste estudo, o Dr. Eugénio Rosa analisa a situação da ADSE, que é o subsistema complementar de saúde da Função Pública, que não é financiado pelo Orçamento do Estado como muitas vezes se diz, mas sim com os descontos feitos nos salários e pensões dos trabalhadores e dos aposentados da Função Pública (só em 2020, esses descontos atingiram 624 milhões €)

Resolução aprovada no Plenário Nacional de Sindicatos da CGTP-IN

"Aumentar os salários é emergência nacional!"

11 de junho, 2021

"Aumentar os salários é emergência nacional!

Pela valorização do trabalho e dos trabalhadores, pelo futuro do país.

A luta dos trabalhadores tem vindo a intensificar-se, respondendo aos ataques aos direitos, aos salários, aos despedimentos e encerramentos de empresas. São pequenas e grandes lutas envolvendo milhares de trabalhadores de todas as áreas e em todo o país, no público e no privado."

Leia aqui o texto completo da Resolução.

Intervenção de Isabel Camarinha » Concentração - Solidariedade com a Palestina

11 de junho, 2021

"[...] O que assistimos hoje na Palestina não é um caso isolado ou inédito, desde 1967 que a Palestina, incluindo Jerusalém Oriental, está ocupada por Israel, em completo desrespeito pelo direito internacional. Há décadas que a ocupação Israelita cria novos colonatos e novas ocupações, que crescem as expulsões, a violência e a guerra. Situação agravada quando a anterior administração dos EUA reconheceu Jerusalém como capital do Estado de Israel, reconhecimento que se mantém com a actual presidência Biden. [...]"

Leia aqui a intervenção completa.

 

CGTP-IN

Manifestação Nacional no Porto - 8 de Maio

11 de junho, 2021

Foram milhares de manifestantes de todas as idades e de diversos ponto do pais que protestaram, pelas rua do Porto, rumo à Avenida dos Aliados, ntra a falta de resposta do Governo e da União Europeia à crescente precariedade de emprego e aos baixos salários praticados num país em que 30% dos trabalhadores são pobres e 25% vive com o salário mínimo.

Saiba mais aqui.