FENPROF nas notícias
Opinião
13 de agosto, 2025

Opinião de Francisco Gonçalves, Secretário-geral da FENPROF, no Correio da Educação, rubrica do jornal Correio da Manhã, de 12 de agosto de 2025:

«É aqui que entra a lógica de Montenegro: com o trabalho mais barato, teremos um moderníssimo País+, isto é, de + baixos salários, + mão de obra intensiva e + baixas qualificações.»


Opinião
06 de agosto, 2025

Opinião de José Feliciano Costa, Secretário-geral da FENPROF, no Correio da Educação, rubrica do jornal Correio da Manhã, de 5 de agosto de 2025:

«Sob a manta de um discurso reformista, prepara-se uma reconceptualização e uma desresponsabilização do Estado, caminho que, aliás, já vem sendo intencionalmente trilhado há algum tempo, com o crónico e intencional subfinanciamento na Educação e Ciência.»


Opinião
04 de agosto, 2025

Opinião de Ana Ferreira, dirigente do Departamento do Ensino Superior e Investigação do SPGL/FENPROF, sobre a anunciada extinção da Fundação Para Ciência e Tecnologia, publicada na edição de 2 de agosto do jornal Público.


FENPROF nas notícias
04 de agosto, 2025

Artigo do Secretário-geral Francisco Gonçalves sobre a anunciada reforma do MECI, publicado na edição de 4 de agosto do Jornal de Notícias.


FENPROF nas notícias
04 de agosto, 2025

Artigo do Secretário-geral Francisco Gonçalves na edição de 1 de agosto de 2025 do Jornal Público.


FENPROF nas notícias
28 de julho, 2025

Reportagem da RTP sobre a conferência de imprensa da FENPROF de 25 de julho de 2025.


FENPROF nas notícias
16 de julho, 2025

O Secretário-geral da FENPROF Francisco Gonçalves participou esta segunda-feira no programa "Ordem do Dia", do Porto Canal, sobre a revisão da disciplina de Cidadania. O debate contou, ainda, com a participação de Paulo Cardoso, da CONFAP.


Opinião
04 de junho, 2025

Artigo de opinião de Carvalho da Silva, investigador e professor universitário e ex-Secretário-geral da CGTP-IN, publicado no Jornal de Notícias, após a participação no 15.º Congresso Nacional dos Professores, nos dias 16 e 17 de maio no Fórum Lisboa.


Entrevista à SÁBADO
23 de maio, 2025

Entrevista do Secretário-geral Francisco Gonçalves à revista SÁBADO.


FENPROF nas notícias
21 de abril, 2025

Entrevista do Secretário-geral da FENPROF ao Público de 13 de abril de 2025:

«Controverso. Duro. Preparado. Os ministros sucediam-se, ele perdurava. O histórico da Fenprof sai de cena ao fim de 18 anos. Ao P2 recorda as maiores guerras. Quem com ele negociou, também».


Entrevista de Mário Nogueira ao JN
21 de abril, 2025

Entrevista do Secretário-geral da FENPROF ao Jornal de Notícias e à TSF. «Mário Nogueira vai sair da liderança da Fenprof sem arrependimentos. A valorização da carreira é a próxima batalha».


Opinião
04 de abril, 2025

«Pelo 25.º ano consecutivo são publicados rankings de escolas que darão lugar a um surto de propaganda sobre as “boas” e a apreciações catastróficas sobre as “más”. Dirão que as “boas” são privadas e as “más” públicas. Para credibilizar a catalogação, dir-se-á ter sido considerada a origem socioeconómica dos alunos, apesar de o ministério apenas divulgar a dos que frequentam escolas públicas.»

A opinião de Mário Nogueira, Secretário-geral da FENPROF, sobre os rankings das escolas 2024, publicada na página da Rádio Renascença.


Investigadores
24 de março, 2025

Sabendo da visita do governo à inauguração de um edifício nas instalações do Campus de Vairão da Universidade do Porto, em 24 de março, o SPN/FENPROF entendeu reforçar a luta que tem vindo a travar pela dignificação da carreira e contra a precariedade na docência e na investigação, agendando, para o local, uma ação de sensibilização de combate à precariedade.


Abertura do ano escolar
11 de setembro, 2024

O Secretário-geral da FENPROF participou esta terça-feira no programa "É ou Não É?", da RTP, subordinado ao tema "Como será o novo ano letivo?". Para além de Mário Nogueira, integraram, também, o painel Pedro Dantas da Cunha, Secretário de Estado das Administração e Inovação Educativa, Miguel Herdade, especialista em Educação e Integração Social, Isabel Flores, investigadora em Educação e Diretora Executiva do Instituto para as Políticas Públicas e Sociais, Mariana Carvalho, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), Filinto Lima, Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), e Guilherme Farias, professor.

Reveja aqui o debate.


abertura do ano escolar
03 de setembro, 2024

A conferência de imprensa da FENPROF no primeiro dia do ano escolar 2024/2025 foi amplamente acompanhada pela comunicação social. Em vários órgãos de comunicação nacionais, o destaque vai para o alerta da FENPROF para a falta de professores, que continua a preocupar a comunidade educativa.

Veja aqui algumas das notícias publicadas.


Opinião - Mário Nogueira
04 de junho, 2024

Opinião de Mário Nogueira na edição desta terça-feira do jornal Correio da Manhã: «Na anterior fase negocial, o ministro não agiu de boa-fé ao entregar à FENPROF um documento que era “pegar ou largar”. Agora, parece querer confirmar ser essa a sua forma de atuar».


Opinião
03 de junho, 2024

«Com a decisão que tomou, foi legítimo requerer uma ronda negocial suplementar, esgotando todos os patamares negociais para propor soluções legislativas que corrijam os buracos do acordo e, mais tarde, tentar corrigir problemas em outras sedes institucionais. Não será o que se espera de uma organização sindical? Ou espera-se que abdique de tudo isso para servir o interesse maior do governo?».

Artigo do Secretário-geral da FENPROF na edição deste sábado do jornal Público. Leia aqui na íntegra.


Opinião - Mário Nogueira
10 de maio, 2024

O Secretário-geral da FENPROF aborda a recente discussão sobre a chamada “família natural” e pergunta: «O que será mais ideológico: a abordagem de temas que estão presentes na sociedade ou uma escola assética que só ensina a ler, escrever, contar, falar inglês e preencher plataformas digitais?».


SPRA
18 de abril, 2024

Para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, o Sindicato dos Professores da Região Açores e a União de Resistentes Antifascistas Portugueses, realizaram sessões em várias escolas da ilha Terceira onde José Pedro Soares, que esteve preso na ditadura, partilhou as suas memórias com os alunos.


Comentário na RTP 3
10 de abril, 2024

Para Mário Nogueira, 5 anos para a recuperação total do tempo de serviço dos professores, a um ritmo de 20% ao ano, é um exagero, até porque vai para além do período de vigência desta legislatura. Lembrando que, a cada ano que passa, muitos milhares de professores já não conseguem recuperar todo o tempo perdido, a FENPROF apela à rápida resolução do problema e propõe a recuperação de 33% ao ano.


Mário Nogueira na CNN
08 de abril, 2024

No início do terceiro período do ano letivo, o Secretário-geral da FENPROF disse, na CNN, que a falta de professores é um problema crescente, que resulta de uma quebra na atratividade da profissão docente, que leva, por um lado, milhares de professores a abandonarem a docência e, por outro, os jovens estudantes a não considerarem a profissão docente nas suas perspetivas de futuro.

Esta é uma questão que não se resolve com a recuperação do tempo de serviço, mas com a criação de condições para a valorização da profissão docente e que constarão da proposta de protocolo negocial que a FENPROF vai apresentar à nova equipa ministerial na primeira reunião com o MECI.


Comentário do Secretário-geral da FENPROF
08 de abril, 2024

O Secretário-geral da FENPROF esteve, este domingo, na SIC Notícias para comentar o anúncio do Ministro da Educação de que irá enviar o calendário negocial aos sindicatos no decorrer desta semana. Mário Nogueira explicitou alguns dos detalhes do protocolo negocial que a FENPROF irá apresentar ao novo governo.


Nomeação dos Secretários de Estado
05 de abril, 2024

Instado pela RTP a comentar os nomes dos secretários de Estado do novo ministério da Educação, Ciência e Inovação, o Secretário-geral da FENPROF começou por constatar que a Educação não irá ter um Ministério, mas uma Secretaria de Estado, com uma equipa de matriz liberal, que não tem a escola pública como prioridade e que, por isso, não deverá trazer as soluções necessárias para a resolução dos problemas.


Análise ao novo governo
01 de abril, 2024

O Secretário-geral adjunto da FENPROF Francisco Gonçalves participou, no sábado, num debate na CNN Portugal que reuniu representantes de outras estruturas sindicais, como os médicos e as forças de segurança. Francisco Gonçalves reforçou que os problemas da Educação não se esgotam na recuperação do tempo de serviço e que só uma resposta integrada, com um reforço do investimento, na Educação poderá resolver os problemas da Escola Pública.