Cerimónia de entrega do Prémio Literário António Gedeão 2024 a Rui Lage, pela obra Firmamento
A FENPROF e a SABSEG entregaram esta sexta-feira a Rui Lage o Prémio Literário António Gedeão 2024, pela obra Firmamento. Rui Lage, com a obra Firmamento (Assírio & Alvim, 2022), foi escolhido por unanimidade como o vencedor da edição de 2024 do Prémio de Poesia António Gedeão, instituído em 2012 pela Federação Nacional dos Professores – FENPROF, em parceria com a SABSEG – Corretor de Seguros.
FENPROF em encontro solidário
A FENPROF integrou uma delegação, que reuniu na segunda feira dia 25 de novembro com a Ministra de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros e dos Expatriados Palestiniano.
No encontro foi manifestada a Solidariedade para com o povo da Palestina e, em especial, as suas crianças e jovens, e o compromisso de continuara a exigir uma posição firme de condenação da agressão, por parte do governo de Portugal Não nos escondamos atrás de preconceitos para deixar de o fazer.
Trabalhadores aprovam Resolução, exigindo Plano de Emergência na Administração Pública
No dia 26 de novembro realizou-se uma concentração junto à residência oficial do Primeiro Ministro. Nessa concentração foi aprovada uma Resolução. Nesta, centrada essencialmente na falta de respostas da proposta de Orçamento do Estado para 2025, os trabalhadores da administração pública salientam os problemas com que se confrontam, bem como os Serviços Públicos, os quais continuam a agudizar-se.
Os presentes nesta Concentração reafirmaram a total disponibilidade para prosseguir a mobilização geral dos trabalhadores da Administração Pública para serem desenvolvidas as formas de luta que se considerem adequadas, até à concretização dos seus objectivos. Em conjunto com esta Resolução dirigida ao Primeiro-Ministro foram entregues 41 237 postais subscritos por trabalhadores do setor.
Pela urgente valorização da carreira docente
Com a aproximação da data da realização da reunião de negociação do protocolo negocial da revisão do ECD, em 12 de dezembro, e com o início da negociação do articulado e dos vários capítulos do Estatuto, em momento imediatamente a seguir, importa o máximo envolvimento dos professores no conhecimento dos factos e na luta pela resolução dos problemas, exigindo um calendário e uma definição de prioridades que se coadune com a urgente valorização profissional dos docentes.
Após um trajeto de discussão nas escolas e de construção das propostas baseadas naquilo que são os anseios e as expectativas dos professores e educadores, a FENPROF promove este abaixo-assinado, fazendo um veemente apelo para que os docentes se envolvam na sua assinatura e a promovam junto dos seus colegas de escola.
Centenas de professores, alunos, encarregados de educação e funcionários não docentes marcaram presença
A 6.ª Corrida do Professor e da Educação foi uma das mais participadas de sempre, contando com centenas de professores, alunos, encarregados de educação e pessoal não docente. Esta iniciativa que a FENPROF integra nas comemorações do Dia Mundial do Professor tem o duplo objetivo de ter uma componente reivindicativa, chamando a atenção para os problemas que afetam a profissão docente e a escola pública, mas também de convívio e confraternização.
» Vídeo resumo da 6.ª Corrida Nacional do Professor e da Educação
A correr ou a caminhar, também estamos a educar
A FENPROF, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a Associação de Atletismo de Lisboa e o apoio da Companhia de Seguros Caravela, realiza, no próximo sábado, dia 26, de manhã, a 6.ª Corrida Nacional do Professor e da Educação, que contará com mais de 1000 participantes, divididos por três modalidades: corrida de 10 km, caminhada de cerca de 5 km e Corrida das Novas Gerações, para crianças e adolescentes entre os 7 e os 15 anos.
O programa inicia-se às 9h00, com atividades diversas de animação para os mais novos, como pinturas faciais, jogos tradicionais e insufláveis. Também os adultos se poderão divertir, a partir das 10h15 com muita ação, através de uma aula de zumba. O programa competitivo terá início às 10h30, com as provas para os mais novos; segue-se a prova principal (10 km), às 11h00, e, logo de seguida, a caminhada, às 11h05.
Unanimidade: Grave injustiça e discriminação entre professores deslocados. Apoios insuficientes
A FENPROF realizou um Plenário on-line com a participação de mais de 250 professores deslocados das suas áreas de residência, muitos a mais de 300 quilómetros, mas que, nem por isso são abrangidos pelos apoios decretados pelo governo e que abrangem apenas professores colocados em pouco mais de um terço das escolas não agrupadas e agrupamentos de escolas do país.
Projeto passou por Lisboa e capacitou FENPROF para mais e melhor intervenção neste domínio
No âmbito do projeto europeu "Com e Através da Educação: Sindicatos da Educação apoiam a inclusão de Migrantes e Refugiados", a FENPROF organizou em Lisboa uma mesa redonda que contou com a presença de organizações de 23 países.
A FENPROF compromete-se a aprofundar o tema na formação que promove e, por esse motivo, três das ações do próximo ciclo de debates, que se iniciará em janeiro, serão deste âmbito: "Diversidade e inclusão", "Educação antirracista" e "Educar para a Paz em tempo de guerra". Admite a FENPROF, na sequência de experiências em curso noutros países, avançar com a criação de um gabinete de apoio a docentes imigrantes e refugiados, no sentido de os ajudar no moroso e complexo processo de reconhecimento de habilitações.
FENPROF celebra na rua, com os olhos postos na revisão do ECD e na proposta para o OE 2025
Com o lema "Dar voz aos Professores", celebrou-se hoje em todo o mundo o Dia Mundial do Professor, data instituída pela OIT e UNESCO, assinalando a adoção da Recomendação sobre o Estatuto do Professor em 1966.
Além da celebração, para a FENPROF, este também foi o dia de (re)afirmação das posições e propostas dos docentes para os processos negociais que se preveem e, ainda, para o período de apresentação, debate e votação do Orçamento do Estado para 2025. Por isso, cerca de um milhar de professores desfilaram entre o Rossio e o Largo de Camões, em Lisboa.
Prémio Literário FENPROF/SABSEG António Gedeão 2024 atribuído à obra Firmamento, de Rui Lage
Rui Lage, com a obra Firmamento (Assírio & Alvim, 2022), foi escolhido por unanimidade como o vencedor da edição de 2024 do Prémio de Poesia António Gedeão, instituído em 2012 pela Federação Nacional dos Professores – FENPROF, em parceria com a SABSEG – Corretor de Seguros.
Professores celebram na rua, reafirmando posições para as negociações que se aproximam
Celebra-se, em 5 de outubro, o Dia Mundial do Professor. Este ano, as organizações internacionais (UNESCO, UNICEF, OIT e Internacional de Educação) escolheram como lema "Dar voz aos Professores", uma mensagem bem forte, dirigida a governos que, promovendo ou não processos ditos negociais, acabam por decidir de acordo com os seus interesses e intenções, ignorando as propostas apresentadas pelas organizações sindicais.
Dada a importância do momento que se vive no país (OE 2025) e na Educação (processos de revisão / alteração em curso ou previstos), os professores e os educadores estarão na rua em 5 de outubro. Concentrar-se-ão no Rossio, pelas 14:30 horas, e desfilarão até ao Largo de Camões, onde terão lugar algumas intervenções.
Primeira semana reuniu mais de um milhar de docentes. Professores e Educadores confirmam que não adormeceram na almofada da recuperação do tempo de serviço!
A primeira semana de plenários distritais, promovidos pela FENPROF, reuniu mais de um milhar de docentes. Seguir-se-á, agora a segunda e última semana, com os plenários em Lisboa e Portalegre (30/09), Porto e Santarém (1/10), Setúbal e Viana do Castelo (2/10) e, por último, Viseu e Vila Real (3/10). Esta ronda de plenários culminará com a realização de uma ação de rua, em 5 de outubro (Dia Mundial do Professor), com os professores a concentrarem-se e desfilarem em Lisboa (Rossio até ao Largo de Camões).
6.ª Corrida Nacional do Professor e da Educação: inscrições abertas!
A Federação Nacional dos Professores (FENPROF), em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e com a Associação de Atletismo de Lisboa, leva a efeito a organização da 6.ª Corrida Nacional do Professor e da Educação, no dia 26 de Outubro de 2024.
Este evento conta com um programa abrangente constituído por uma prova de 10 km, de caráter competitivo; uma prova de 5 km, de caráter participativo, na qual se pode correr ou caminhar; corrida Novas Gerações evento desportivo para os mais novos (dos 7 aos 15 anos de idade).
Inscrições em: https://corridafenprof.sports4all.pt/
Quinzena de plenários "Com os Professores e a Educação na agenda!"
Plenários em setembro/outubro discutem problemas e formas de intervenção dos professores
A FENPROF está a realizar plenários em todos os distritos do continente, à razão de dois plenários por dia, entre 23 de setembro e 3 de outubro.
Plenários abertos a todos os professores e que surgem num momento muito oportuno, pois os professores e as escolas estão confrontados com um processo de recuperação do tempo de serviço cheio de problemas e complicações e um arranque do ano letivo em que é pedido aos professores no ativo o impossível.
2 de setembro: FENPROF assinala início do ano escolar
Escola Secundária José Gomes Ferreira (Lisboa), 2 de setembro - 11:00 horas
Os professores regressam às escolas na próxima segunda-feira, 2 de setembro, e a FENPROF, neste dia em que se inicia o ano escolar, divulgará as suas expetativas para um ano (2024/2025) que continuará marcado pela falta de professores, problema que não tem merecido solução, pois a opção do(s) governo(s) tem sido a de aprovar medidas que, independentemente da intenção, revelam falta de ambição.
Esta Conferência de Imprensa realizar-se-á na Escola Secundária José Gomes Ferreira (Rua Professor José Sebastião e Silva, em Lisboa) que é sede de um agrupamento de escolas que tem sido muito castigado pela falta de medidas para atrair professores e, por tal facto, tem sentido dificuldade em completar as necessidades nesse domínio.
Abertas as candidaturas ao Prémio António Gedeão 2024
Em 2024, o Júri distinguirá uma obra publicada nos anos de 2022 e 2023. As obras a concurso deverão ser enviadas, nos prazos estabelecidos (19 de julho de 2024), devendo a mesma ser dirigida a FENPROF (Prémio António Gedeão), Rua Fialho de Almeida, n.º 3, 1070-128 Lisboa, ou entregue nesta morada.
Ação de sensibilização em migrações e refugiados para docentes e investigadores
Assista à gravação desta importante sessão provida pela FENPROF!
Ao longo de três horas mergulhamos sobre questões que afetam migrantes e refugiados em todo o mundo e os desafios do acolhimento num novo país. Exploramos temas como direitos humanos, diversidade e mobilidade, numa jornada para fortalecer conhecimentos, desconstruir mitos e valorizar a riqueza no acolhimento dos migrantes e refugiados.
Reveja o debate "Alunos estrangeiros nas escolas portuguesas: garantir a inclusão"
Na Semana de Ação Global pela Educação, uma iniciativa do Conselho da Europa para sensibilizar para a importância da Educação na construção de um mundo mais sustentável e equitativo, a FENPROF promoveu um debate online com o tema "Alunos estrangeiros nas escolas portuguesas: garantir a inclusão".
Reveja aqui as apresentações.
Debate sobre Educação - Reveja aqui o vídeo do debate!
Na sexta-feira, 2 de fevereiro, a FENPROF promoveu um debate entre partidos sobre Educação, onde foi discutido o futuro da Educação e apresentadas propostas para a valorização da Escola Pública e dos seus profissionais.
O debate teve transmissão em direto e pode revê-lo aqui.
FENPROF reúne os seus órgãos de direção, com ação reivindicativa próxima e um debate com os partidos sobre Educação na agenda
Os órgãos de direção da FENPROF reúnem nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro. Dia 1, a partir das 10:00 horas, reunirá o Secretariado Nacional, reunião que terminará no dia seguinte pela hora de almoço.
No dia 2, sexta-feira, a partir das 15:00 horas, inicia-se a reunião do Conselho Nacional, com um debate entre partidos sobre Educação. Já estão confirmadas as presenças de PS, PSD, PCP, BE, PAN e LIVRE neste debate em que se espera ver discutido o futuro da Educação e apresentadas propostas para a valorização da Escola Pública e dos seus profissionais. O debate vai realizar-se no Auditório da Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa (Rua Manuel Teixeira Gomes).
O debate é dirigido a todos os professores e terá transmissão em direto através da página da FENPROF. Mantenha-se atento!
Sessão com Lídia Jorge
(Professora. Escritora. Conselheira de Estado)
23 de janeiro - 17:30 horas
Webinar (inscrição prévia): https://shorturl.at/arEP1
FENPROF na Manifestação Europeia contra as políticas de austeridade
Em protesto contra as políticas de austeridade, a Confederação Europeia de Sindicatos convocou uma grande manifestação de trabalhadores de todos os países europeus para dia 12 de dezembro, em Bruxelas. A FENPROF e os seus sindicatos estiveram presentes, desfilando com dois objetivos: a exigência de valorização da profissão docente e da Escola Pública, e a defesa da Paz.
Veja aqui as imagens e os vídeos.
Lídia Jorge recebe prémio Urbano Tavares Rodrigues 2023 pelo romance "Misericórdia"
Misericórdia é um dos livros mais premiados da atualidade, o livro que muitos gostariam de escrever, mas só a arte de Lídia Jorge o permitiu. Como professora que continua a ser, Lídia Jorge venceu o Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues.
A entrega do prémio de novela e romance, instituído pela FENPROF em parceria com a SABSEG SEGUROS, realizou-se esta quarta-feira, 6 de dezembro, data do centenário do nascimento de Urbano Tavares Rodrigues.
Misericórdia
Misericórdia é um dos livros mais premiados da atualidade e um desses prémios é o Urbano Tavares Rodrigues, instituído pela FENPROF, em parceria com a SABSEG SEGUROS.
A atribuição deste prémio vai decorrer em sessão que decorrerá na sede da FENPROF (Auditório do SPGL, na Rua Fialho de Almeida), amanhã, 6 de dezembro, pelas 15:00 horas.