Iniciativas
Conferência de imprensa

ASPL, FENPROF, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU anunciam posições comuns e lutas convergentes

02 de dezembro, 2022

As organizações sindicais de docentes ASPL, FENPROF, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU reuniram hoje (2 de dezembro) para fazerem o ponto de situação relativo à negociação com o Ministério da Educação. 

Foram também discutidas formas de luta convergentes a levar por diante com os professores, que serão divulgadas publicamente a 5 de dezembro.

Greve dos trabalhadores da Administração Pública

FENPROF estima que, devido à greve, em 90% das escolas não houve aulas

18 de novembro, 2022

Pelos dados recolhidos ao longo de toda a manhã, a FENPROF estima que em 90% das escolas não houve aulas. Um número que tem vindo a crescer durante a tarde, pois são várias as escolas que, tendo tido aulas durante a manhã em condições mínimas de funcionamento, tiveram de encerrar de tarde.

Com esta greve, os trabalhadores da Administração Pública tornam público o seu descontentamento pela forma como são tratados pelo governo, cujas políticas desrespeitam os seus direitos e põem em causa a qualidade da resposta dos serviços públicos.

Escolas encerradas. Forte adesão no setor da Educação

Professores em greve: Pelo direito a salários justos e pela recuperação do poder de compra

18 de novembro, 2022

Por todo o país são visíveis os sinais de uma grande greve nacional da Administração Pública. Esta é a resposta a uma política de desvalorização salarial e de empobrecimento dos trabalhadores de todos os setores dos serviços públicos.

Como referiu o Secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira, esta manhã, é como se o governo estivesse a gozar com quem trabalha, porque se é verdade que 2% de aumento salarial para 2023 é o maior aumento salarial da década, também é verdade que se trata da maior perda de poder de compra só num ano, verificada nos últimos 30 anos.

Greve Nacional dos Trabalhadores da Administração Pública

FENPROF acompanha greve desde as 8:00 horas nas escolas

17 de novembro, 2022

Professores, educadores e investigadores vão estar em greve no dia 18 de novembro por aumentos salariais justos; pela manutenção da paridade com carreira técnica superior; pela contagem integral do tempo de serviço; pela eliminação das vagas e das quotas; por respeito pelos Professores; pela valorização da Profissão Docente; em defesa da Escola Pública!

Logo pela manhã, a FENPROF e os seus Sindicatos estarão junto às seguintes escolas, juntamente com outras organizações de trabalhadores da administração pública.

Entre 14 e 24 de novembro realizar-se-ão 30 plenários em todo o país

FENPROF vai reunir com os professores para esclarecer, debater e apontar formas de luta

15 de novembro, 2022

A insatisfação dos docentes está a transformar-se em forte indignação e a FENPROF está disponível para lhe dar expressão de luta. Nesse sentido, vai promover trinta (30) plenários por todo o país, cobrindo todas as capitais de distrito e mais algumas localidades em que se concentram mais professores. Nestes plenários poderão participar todos os educadores e professores que pretendam, sejam ou não sindicalizados. 

Consulta as datas dos plenários na tua região.

Pré-aviso de greve - 18 de novembro de 2022

FENPROF junta-se aos trabalhadores da Administração Pública na greve de 18 de novembro

11 de novembro, 2022

Aumentos salariais justos; Manutenção da paridade com carreira técnica superior; Contagem integral do tempo de serviço; Eliminação das vagas e das quotas; Respeitar os Professores; valorizar a Profissão Docente; Defender a Escola Pública!

Consulte o pré-aviso de greve.

Conferência de Imprensa

FENPROF reunida para decidir a ação e a luta

10 de novembro, 2022

O Secretariado Nacional da FENPROF está reunido esta quinta e sexta-feira para discutir as recentes discriminações de que a carreira docente tem estado a ser alvo, relativamente a outras carreiras da Administração Pública, e decidir as medidas a tomar. Amanhã, 11 de novembro, pelas 12 horas, será feita uma declaração à Comunicação Social dando conta das conclusões desta reunião.

Greve Nacional em 2 de novembro

Saudação aos Professores e Educadores

03 de novembro, 2022

A FENPROF saúda calorosamente todos/as os/as docentes que em 2 de novembro aderiram à Greve Nacional. Largas centenas de estabelecimentos encerrados, com destaque para os do Pré-escolar e do 1.º Ciclo, outros sem atividade letiva ou com fortes percentagens de adesão à greve, fizeram deste um intenso dia de afirmação e exigência. Foram muitos os milhares de docentes que se mobilizaram para a luta!

Greve Nacional de Professores e Educadores

Um milhar de professores frente ao Parlamento contra o OE 2023

02 de novembro, 2022

Cerca de um milhar de dirigentes, delegados e ativistas sindicais concentraram-se em frente à Assembleia da República para exigir respeito pelos professores. Lá dentro, o ministro da Educação apresentava-se à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência para defender o indefensável: a proposta de Orçamento do Estado para a Educação em 2023 que volta a excluir a resolução dos problemas que afetam os docentes e a reduzir o investimento na escola pública.

2 de novembro - Greve Nacional

Declarações de Mário Nogueira ao início da manhã

02 de novembro, 2022

Falando aos órgãos de comunicação social, em Coimbra, às primeiras horas da manhã, Mário Nogueira deixava claro que chegou a altura de o governo e o ministro da Educação se deixarem de palavras e passarem aos atos. É imprescindível que haja disponibilidade para negociar as condições de exercício da profissão e de carreira dos docentes, de modo a estancar a ferida aberta da falta de professores e do desgaste profissional dos que se encontram no ativo.

Em 2 de novembro não há serviços mínimos

A Greve é um direito que não pode ser proibido ou limitado (FAQ)

28 de outubro, 2022

Para que não restem dúvidas sobre a forma de aderir à Greve e os seus efeitos, que são meramente estatísticos, respondemos a algumas das perguntas que mais frequentemente surgem. Consulta as FAQ sobre os nossos direitos em matéria de greve.

Carta à Comunidade Educativa e ao País

"A luta dos professores é a luta de todos em defesa de um futuro melhor!"

25 de outubro, 2022

Em 2 de dezembro os docentes estarão numa greve em que exigem respeito pelos seus direitos, pelo seu salário e pela sua profissão. É necessário contrariar o rumo de desvalorização e de falta de atratividade da profissão.  A FENPROF enviou à comunidade educativa a Carta que aqui se divulga.

4.ª Corrida Nacional do Professor e Educação

Afirmação da FENPROF com a comunidade educativa valoriza a escola pública

23 de outubro, 2022

Com cerca de um milhar de participantes, a 4.ª Corrida Nacional do Professor e da Educação foi um momento muito importante de afirmação da FENPROF como defensora da Escola Pública e de uma comunidade educativa em defesa da Educação e do seu desenvolvimento.

Docentes das IPSS e Misericórdias

Trabalhadores docentes das IPSS, UMP e Santas Casas em greve protestam junto ao Ministério do Trabalho

21 de outubro, 2022

Os Docentes das IPSS e Misericórdias estiveram esta sexta-feira (21 de outubro) em greve. Várias dezenas de trabalhadores concentraram-se em Lisboa, junto ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (Praça de Londres) e no Porto, junto à sede da CNIS (Rua da Reboleira), em protesto contra a insistência da CNIS e da UMP insistem numa política de baixos salários, sem valorização do trabalho e sem recuperação de rendimentos.

Lisboa (Belém), 22 de outubro, 15h00

FENPROF e Caravela Seguros promovem a 4.ª Corrida Nacional do Professor e da Educação

21 de outubro, 2022

É já amanhã, dia 22 de outubro, à tarde, que a FENPROF e os Sindicatos que a integram, com o apoio da Caravela Seguros, promovem o seu evento desportivo anual: a Corrida/Marcha Nacional do Professor e da Educação, que está já na 4.ª edição.

A 4.ª Corrida/Marcha do Professor e da Educação conta, ainda, com o apoio da Associação de Atletismo de Lisboa, da Câmara Municipal de Lisboa, da Direção Geral da Educação e do grupo Correr Lisboa.

Greve Nacional de Professores e Educadores

Mário Nogueira: os motivos que levam os professores à greve no dia 2 de novembro

20 de outubro, 2022

O Secretário-Geral da FENPROF afirma que a proposta de Orçamento do Estado para 2023 não tem uma única solução para os problemas que afetam a profissão docente. Por outro lado, a recusa do ME em negociar um protocolo negocial, que permita resolver os problemas da profissão, é sinal de uma total ausência de vontade política para alterar a forma de estar do anterior ministro.

Orçamento do Estado 2023

No dia em que o ministro da Educação está no Parlamento, Professores e Educadores estarão em luta!

19 de outubro, 2022

2 de novembro – Greve Nacional de Professores e Educadores

A FENPROF converge com outras organizações  – ASPL, FNE, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU – na realização de uma Greve Nacional de Professores e Educadores em 2 de novembro de 2022, dia em que o ministro da Educação estará na Assembleia da República para defender o indefensável: o (sub)financiamento da Educação previsto no OE para 2023. Na reunião do Conselho Nacional da FENPROF, que se realizará nos dias 21 e 22 de outubro (sexta e sábado próximos) será apreciada toda a situação da Educação e dos seus profissionais e, eventualmente, aprovadas outras ações e lutas a desenvolver.

 

Pré-aviso de greve IPSS, UMP e Santas Casas

Trabalhadores docentes das IPSS, UMP e Santas Casas em greve a 21 de outubro

13 de outubro, 2022

A FENPROF emitiu um Pré-Aviso de Greve para os Docentes das IPSS e Misericórdias para o dia 21 de outubro, com Concentrações às 11:00 horas, em Lisboa, junto ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (Praça de Londres) e no Porto, junto à sede da CNIS (Rua da Reboleira).

Junta-te a esta luta!

Amanhã, 7 de outubro, pelas 16 horas

FENPROF entrega no ME Moção aprovada no Plenário Nacional de 4 de outubro

06 de outubro, 2022

No final do Plenário Nacional do passado dia 4, os cerca de um milhar de participantes aprovaram, por unanimidade, uma Moção que será amanhã entregue no Ministério da Educação, tendo a FENPROF, para o efeito, solicitado uma audiência ao ministro.

Dia Mundial do Professor

FENPROF assinala o Dia Mundial do Professor com Plenário Nacional junto à Assembleia da República

04 de outubro, 2022

Junto à Assembleia da República, cerca de um milhar de professores/as e educadores/as quiseram demonstrar ao governo e à Assembleia da República que "É tempo de ser tempo dos Professores!".

No plenário, foi aprovada uma moção que contém uma "Mensagem dos Professores e Educadores dirigida ao Governo de Portugal, à Assembleia da República e a todos os Portugueses e todas as Portuguesas".

Veja aqui as fotografias e as declarações do Secretário-geral da FENPROF à Agência Lusa.

Dia Mundial do Professor 2022

A obra "caderneta de lembranças", de a. m. pires cabral, vence Prémio de Poesia António Gedeão 2022, instituído pela FENPROF em parceria com a SABSEG Seguros

04 de outubro, 2022

a. m. pires cabral, com a obra caderneta de lembranças (Tinta da China, 2021), foi escolhido por unanimidade como o vencedor da edição de 2022 do Prémio de Poesia António Gedeão, instituído em 2012 pela Federação Nacional dos Professores – FENPROF, em parceria com a SABSEG – Corretor de Seguros.

4 de outubro - Assembleia da República

FENPROF assinala o Dia Mundial do Professor com Plenário Nacional / Concentração

01 de outubro, 2022

De entre as várias iniciativas com que a FENPROF assinalará o Dia Mundial do Professor, destaca-se o Plenário Nacional / Concentração que terá lugar em 4 de outubro (terça-feira), a partir das 15:00 horas, junto à Assembleia da República.

No dia 5, os professores poderão participar no Webinar promovido pela Internacional de Educação, à escala mundial, cujo tema é "A transformação da Educação começa com os/as Professores/as. Este Webinar terá início às 13:00 horas, hora de Lisboa.

5 OUTUBRO - DIA MUNDIAL DO PROFESSOR

Inscreve-te já hoje: evento online promovido pela Internacional da Educação

29 de setembro, 2022

A 5 de Outubro, celebramos mais um Dia Mundial do Professor. Este ano a IE promove nesse âmbito um evento online intitulado " A transformação da Educação começa com os/as Professores/as”. O webinar terá lugar no dia 5 de outubro, a partir das 13 horas (hora de Portugal).

Junta-te à Internacional da Educação neste Dia Mundial do Professor. A interpretação estará disponível em inglês, francês e espanhol. Por favor, clica aqui para te inscreveres.

Concursos

FENPROF lança abaixo-assinado contra a contratação direta por escolas ou outras entidades locais

27 de setembro, 2022

No texto, disponível para impressão e para assinatura online, os professores e educadores reafirmam que a contratação e ingresso ou transferência nos quadros devem respeitar a graduação profissional dos candidatos e rejeitam liminarmente que o recrutamento, em parte ou totalmente, seja da responsabilidade das escolas e agrupamentos, em qualquer modalidade do concurso (contratação, ingresso em quadro ou transferência).