Iniciativas
Coimbra, 21 de julho (quinta-feira), 11:00 horas

FENPROF promove Conferência de Imprensa de avaliação dos 113 dias de mandato da equipa do MCTES

19 de julho, 2022

Ensino Superior e Investigação em Portugal: onde os problemas pouco se resolvem e muito(s) se arrastam!

O ano letivo também terminou no ensino superior e, neste, como em relação à ciência, só não terminaram os problemas. Para apresentar o balanço do que foi o ano letivo no Ensino Superior (Universitário e Politécnico) e na Ciência, mas, também, para apresentar as suas expetativas para o que já se aproxima, a FENPROF promove uma Conferência de Imprensa em Coimbra, no próximo dia 21 de julho (quinta-feira), pelas 11:00 horas

Lisboa, 15 de julho de 2022

Professores e educadores, em Plenário Nacional, exigem diálogo consequente, negociação coletiva e soluções para os problemas

15 de julho, 2022

Centenas de professores reunidos esta sexta-feira em Plenário exigiram do Ministério da Educação o fim do bloqueio negocial e um diálogo consequente para resolver os problemas da profissão docente, como explicou aos jornalistas o Secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira.

Lisboa (Jardim da Estrela), 15 de julho (sexta-feira), 15:00 horas

FENPROF promove Plenário Nacional e deslocação ao ME para exigir diálogo consequente, negociação coletiva e soluções para os problemas

13 de julho, 2022

Na sexta-feira, 15 de julho, realizar-se-á um Plenário Nacional de Professores e Educadores, a partir das 15:00 horas, no Jardim da Estrela, em Lisboa. Este plenário, no final, dirigir-se-á ao Ministério da Educação onde entregará a Moção que for aprovada na iniciativa, bem como milhares de assinaturas em abaixo-assinado em que os docentes subscritores identificam os problemas de natureza socioprofissional que, prioritariamente, pretendem ver resolvidos.

Carreira docente

Reportagem completa da contrainauguração da obra do IP3 - “Nem carreira docente reposta, nem IP3 requalificado!”

06 de julho, 2022

Assista à reportagem completa da ação de protesto e de denúncia promovida pela FENPROF e pela Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 no passado dia 2 de julho. Veja as intervenções de uma "espécie" de Primeiro-Ministro, da representante da Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 e do Secretário-geral da FENPROF nesta contrainauguração que terminou com uma marcha lenta pelo IP3.

Carreira docente

Contrainauguração da obra do IP3 - “Nem carreira docente reposta, nem IP3 requalificado!”

02 de julho, 2022

A 2 de julho de 2018, o Primeiro-Ministro inaugurava a primeira fase das obras de requalificação do IP3. Na altura, António Costa afirmava que a recomposição da carreira docente não poderia ser concretizada porque a verba era necessária para realizar as tão necessárias obras naquele troço rodoviário. A verdade é que, 4 anos passados, “Nem carreira docente reposta, nem IP3 requalificado!”

Por isso, a Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 e a FENPROF promoveram este sábado (2 de julho) uma ação de protesto e denúncia destas duas promessas que ainda estão por cumprir, que reuniu várias dezenas de docentes e utentes desta estrada e terminou com uma marcha lenta pelo IP3.

2 de julho | 11:00 horas | Espinheira

Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 e FENPROF irão promover a contrainauguração da obra do IP3, com uma certeza “Nem carreira docente reposta, nem IP3 requalificado!”

29 de junho, 2022

Anunciou-se um investimento de 134 milhões de euros para uma obra que devia estar terminada em 2022 e que, de acordo com o Primeiro-ministro, obrigava o governo a optar entre a requalificação do IP3 e a recomposição da carreira docente. Passados 4 anos, os utentes confirmam que a obra está quase toda por fazer e os professores garantem que a não realização das obras não se deve a qualquer investimento do governo na sua profissão.

 

CONCENTRAÇÃO EM ANADIA - 24 JUNHO | 9H30

Mobilidade por Doença não é um luxo. É uma necessidade!

23 de junho, 2022

Deslocando-se o ministro João Costa a Anadia no próximo dia 24, sexta-feira, realiza-se uma concentração junto ao Cineteatro, às 9h30, tentando ser recebidos pelo governante.

Participa! Contacta o Sindicato da FENPROF da tua região para organizarmos os transportes.

FENPROF Concurso Literário

Prémio de Poesia António Gedeão 2022

17 de março, 2022

Estão abertas as candidaturas ao Prémio Literário António Gedeão 2022, promovido pela FENPROF, em colaboração com a SABSEG – Corretor de Seguros.

As obras que se enquadrem no âmbito do Regulamento, devem chegar à FENPROF até 27 de maio de 2022.

PREVPAP: UM PROGRAMA QUE PARECE NÃO TER FIM, APESAR DA SUA CURTA ABRANGÊNCIA

Trabalhadores exigem a regularização dos vínculos, nos termos da lei

20 de janeiro, 2022

Docentes, formadores e técnicos especializados concentraram-se hoje, 20 de janeiro, junto ao Ministério das Finanças pelo facto de terem os seus processos, no âmbito do PREVPAP, homologados mas não terem ainda sido abertos os correspondentes concursos para integração no quadro.

- Moção aprovada e entregue no Ministério das Finanças

PREVPAP: UM PROGRAMA QUE PARECE NÃO TER FIM, APESAR DA SUA CURTA ABRANGÊNCIA

FENPROF volta ao Ministério das Finanças, desta vez com docentes contratados como técnicos especializados e formadores que, tendo os processos homologados, continuam a aguardar a abertura dos concursos para a integração em quadro

18 de janeiro, 2022

Lisboa (Ministério das Finanças), 20 de janeiro (quinta-feira), pelas 11:00 horas

Depois de se terem concentrado junto ao Ministério das Finanças os investigadores e docentes que tiveram parecer favorável das CAB, mas cujos processos ainda não foram homologados, desta vez serão docentes, nomeadamente de Teatro e de outras áreas, que têm sido contratados como técnicos especializados das escolas públicas e, também, formadores, que apesar de já terem obtido homologação, continuam a aguardar a abertura dos indispensáveis concursos para integração nos quadros e, dessa forma, para a regularização do seu vínculo laboral.

3ª Corrida Nacional do Professor e da Educação - 2021

27 de outubro, 2021

A 3ª Corrida Nacional do Professor e da Educação, promovida pela FENPROF com o apoio da Companhia de Seguros Caravela, da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação de Atletismo de Lisboa, reuniu mais de 800 pessoas em Belém na tarde de sábado, dia 23 de outubro.

A Corrida Nacional do Professor de Educação mais participada Pela valorização da Profissão e da Escola Pública

25 de outubro, 2021

Realizou-se a 3.ª Corrida Nacional do Professor e da Educação no sábado 23 de outubro, em Lisboa, com uma participação record e uma grande animaçãoEsta 3.ª edição da prova, criada em 2019 pela FENPROF teve o apoio da Companhia de Seguros Caravela e a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação de Atletismo de Lisboa.

3.ª Corrida Nacional do Professor e da Educação | Sábado, 23 de outubro, às 16 horas, em Lisboa

Iniciativa com elevada participação que associa, ao desporto e ao lazer, a defesa da importância social do Professor e da Escola Pública

22 de outubro, 2021

3.ª Corrida Nacional do Professor e da Educação vai realizar-se amanhã, dia 23 de outubro, em Lisboa, pelas 16 horas. Esta é uma iniciativa da FENPROF que conta com o apoio da Companhia de Seguros Caravela e com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação de Atletismo de Lisboa.

Lisboa, 23 de outubro de 2021

3ª Corrida do Professor e da Educação - Participa!

12 de outubro, 2021

Inscrições até 17 de outubro em https://corridafenprof.sports4all.pt/ 

Dia Mundial do Professor 2021

Manuela Mendonça, Presidente do Conselho Nacional da FENPROF

06 de outubro, 2021

Intervenção de Manuela Mendonça, Presidente do Conselho Nacional da FENPROF e membro da Comissão Executiva da Internacional da Educação, nas comemorações do Dia Mundial do Professor, em Lisboa, a 5 de outubro de 2021.

Dia Mundial do Professor 2021

1500 docentes assinalam, em Lisboa, o Dia Mundial do Professor

05 de outubro, 2021

Cerca de 1500 docentes assinalaram, em Lisboa, mais um 5 de outubro, Dia Mundial do Professor.

Na sua intervenção, o Secretário-geral da FENPROF lembrou as reivindicações e os problemas que os professores em Portugal ainda esperam ver resolvidos: recomposição da carreira, regime de aposentação e rejuvenescimento da profissão, horários e condições de trabalho, precariedade profissional e regime de concursos, defesa de um regime de gestão democrática das escolas e combate à municipalização. 

Mário Nogueira reiterou o compromisso de sempre da FENPROF com os professores: «a nossa disponibilidade para negociar é completa, mas se essa não for a atitude do governo, a nossa determinação para lutar será total». 

veja aqui as fotos das celebrações do Dia Mundial do Professor em Lisboa

Dia Mundial do Professor 2021

Mensagem de David Edwards, Secretário-geral da Internacional da Educação

05 de outubro, 2021

Numa declaração dirigida à FENPROF e aos professores de Portugal, David Edwards diz que a mensagem deste Dia Mundial de Professor, ao fim de 18 meses de pandemia é clara: "Nós, os professores de todo o mundo, estivemos sempre presentes, nunca ausentes!"

Dia Mundial do Professor 2021

Intervenção do Secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira

05 de outubro, 2021

«[...] A FENPROF não abdica de se fazer ouvir e de pressionar o poder para que não desista da Educação e estime os seus profissionais. Em Portugal essa estima e respeito não existem, como bem sabem os professores e os educadores que: continuam a ver roubados muitos anos de serviço que cumpriram, mas não se refletem na carreira; são impedidos, por vagas impostas pelas Finanças, a progredir na carreira; estão sujeitos a uma avaliação ainda mais falseada por intoleráveis quotas que discriminam, provocam danos irreparáveis na carreira e são fator de conflitualidade nas escolas; veem o governo a assistir impávido ao envelhecimento dos profissionais, não dando qualquer passo para começar a resolver o problema; vivem sob enorme pressão, pois deles se exigem resultados que justificariam a colocação de mais professores e outros profissionais nas escolas e se exigem a elaboração de projetos e sua concretização, a elaboração e efetivação de planos de recuperação dos alunos, a participação em reuniões e mais reuniões, a presença em ações e mais ações de formação, o preenchimento de plataformas atrás de plataformas, e uma mão cheia de tarefas burocráticas, tudo isto num louco corrupio que cilindra os limites legais estabelecidos para o horário de trabalho. Como se não bastasse, a profissão continua a ser marcada, um ano, três anos, cinco anos, dez anos, quinze anos, muitas vezes, vinte e mais anos por precariedade, que se transmite às escolas, à sua organização e ao seu funcionamento; profissionais que se submetem a concursos que, em muitos momentos, por desrespeito da graduação profissional, provocam a grandes injustiças que, na anunciada revisão, a concretizar-se, tudo faremos para ultrapassar [...]».

Leia aqui a intervenção do Secretário-geral da FENPROF nas comemorações do Dia Mundial do Professor de 2021.

Dia Mundial do Professor

Romance Livro de Vozes e Sombras, de João de Melo vence Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues

04 de outubro, 2021

João de Melo, com o romance Livro de Vozes e Sombras, venceu o Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues 2021, instituído pela FENPROF com o apoio da SABSEG, e que, em 2019, tinha sido ganho por Luísa Costa Gomes com o romance Florinhas de Soror Nada, em 2017, por Isabela Figueiredo, com A Gorda, em 2015, por Lídia Jorge, com Os Memoráveis, e, em 2013, por Ana Cristina Silva, com O Rei do Monte Brasil.

5 de outubro – Dia Mundial do Professor

Os Professores no centro da Recuperação da Educação

04 de outubro, 2021

Conforme já foi anunciado e publicamente divulgado, amanhã, 5 de outubro, Dia Mundial do Professor, a FENPROF estará na rua para celebrar esta importante data instituída pela OIT e UNESCO com o objetivo de assinalar a aprovação, em 1966, da Recomendação sobre a Condição do Pessoal Docente, no âmbito de uma conferência intergovernamental então realizada. Para além daquelas duas organizações, UNICEF e Internacional de Educação (IE) também são promotoras deste Dia Mundial do Professor.

Dia Mundial do Professor 2021

Mensagem de Rosário Quive, Moçambique

04 de outubro, 2021

Dia Mundial do Professor

Mensagem de Jalila Al Salman Barém

03 de outubro, 2021

Na sequência das manifestações pela democracia de 2011, Jalila Al-Salman, vice-presidente da Associação de Professores do Bahrain (BTA) esteve presa durante seis meses, tendo sido ameaçada, humilhada e torturada pelas autoridades devido às suas atividades sindicais. Em 2018 a Internacional da Educação atribuiu-lhe o Premio Mary Hatwood Futrell de Dereitos Humanos e Sindicais, "pelo seu indefetível compromisso com a democracia, a igualdade e os direitos humanos e sindicais e a sua coragem excecional na promoção de uma educação para todos".

Dia Mundial do Professor 2021

Mensagem de Miyashita Naoki Zenkyo, Japão

02 de outubro, 2021

Dia Mundial do Professor 2021

5 de outubro: Mário Nogueira define importância da ação em 5 de outubro

02 de outubro, 2021

Numa sintética declaração, o Secretário-Geral da FENPROF dirige um apelo aos professores para que façam de 5 de outubro - Dia Mundial do Professor - um dia de afirmação das exigências dos professores. Selecionando aqueles que são os 6 temas centrais, transformados em motivos para a participação na iniciativa de luta organizada para, do Largo de Santos, ao Ministério da Educação, os docentes exigirem o fim do bloqueio negocial, Mário Nogueira apela à participação dos professores e educadores.