Ação Reivindicativa Iniciativas Todas as notícias
4 de outubro, em Lisboa

Unidos pela Profissão e pelo Futuro. Pela Escola Pública, é urgente investir na Educação!

25 de setembro, 2025

Dentro de poucos dias, celebraremos mais um dia 5 de outubro, Dia Mundial dos Professores. Um dia que, para as organizações promotoras desta comemoração (UNESCO, UNICEF, OIT e Internacional da Educação), representa uma oportunidade para sublinhar a importância da profissão docente e a necessidade da sua dignificação, como condição essencial para a valorização da escola e da educação.

O lema escolhido pela Internacional da Educação para 2025 - «Unidos pelos Professores, Unidos pelo Futuro» - faz eco do Consenso de Santiago, saído da recente Cimeira da Unesco sobre os Professores, onde se conclui que sem professores não há futuro e se apela a todos os governos e à comunidade internacional para que invistam nos docentes e os apoiem na criação de um futuro pacífico, justo e sustentável para todos.   

Como sempre fez, a FENPROF irá comemorar o Dia Mundial dos Professores, associando-lhe um conjunto de iniciativas, umas mais simbólicas (como o Prémio Literário e a Corrida dos Professores e da Educação), outras de cariz assumidamente reivindicativo, como se exige nos tempos que correm.

Num contexto de ausência de respostas efetivas para a progressiva falta de professores - que em Portugal afeta já muitos milhares de alunos -, a FENPROF leva a cabo, no dia 4 de outubro, uma ação de luta em Lisboa, a partir das 15:00 horas, com concentração e desfile, do Jardim do Arco do Cego para a Presidência do Conselho de Ministros, para lembrar ao governo os compromissos assumidos internacionalmente, reclamar de novo a valorização da profissão docente e reafirmar que a Educação não pode esperar! As exigências concretas da profissão docente e da Escola Pública marcarão presença na celebração do Dia Mundial dos Professores. É inevitável que assim seja.  

A FENPROF apela aos professores portugueses que, neste dia, voltem a juntar a sua voz à de muitos milhões de docentes que, em todo o mundo, não desistem de lutar por uma profissão docente com futuro, e pelo direito a uma educação de qualidade para todos os seus alunos.

Pela Escola Pública, é urgente investir na Educação, é urgente valorizar a Profissão Docente!