OE 2023
25 de novembro, 2022

Eugénio Rosa, economista, utilizando apenas dados oficiais, revela aspetos relacionados com o Orçamento do Estado que o governo tem escondido e que só o debate na Assembleia da República, de algum modo, trouxe à tona, revelando-se ao país. 


Eugénio Rosa

As consequências de uma redução do défice e da dívida pública em 2 anos

25 de novembro, 2022

O Dr. Eugénio Rosa utilizando apenas dados oficiais, denuncia essas reduções feitas num curto espaço de tempo e numa situação de crise:

  • A política governamental reduziu o défice orçamental entre 2021 e 2022 de 2,9% do PIB para -1,9% do PIB e em 2023 para apenas -0,9% do PIB.
  • A redução da dívida pública entre 2021 e 2022 passou de 125,5% do PIB para 115% e, em 2023 para 110,8% do PIB.

“Um envelhecimento e uma Aposentação Dignos com Direito aos Direitos”

FENPROF promove 3.ª Conferência Nacional de Docentes Aposentados em 29 de novembro

24 de novembro, 2022

A Federação Nacional de Professores - FENPROF – promove, em 29 de novembro (terça-feira), a 3ª Conferência Nacional de Professores Aposentados, no Hotel Roma, em Lisboa, cujo lema é “Um envelhecimento e uma Aposentação Dignos com Direito aos Direitos”.


Eugénio Rosa

Em 2023, aumento do rendimento dos pensionistas será apenas de 0,7% e a inflação muito superior a 5%

21 de novembro, 2022

Embora as consequências do não cumprimento da Lei 53-B/2006 pelo governo e pelo PS na Assembleia da República tenham sido já muito debatidas no espaço público, há ainda outro efeito muito lesivo para os pensionistas que não foi analisado e que é importante ser esclarecido. Neste estudo, vai-se mostrar, por um lado, esse efeito grave para os pensionistas e, por outro lado, a falta de credibilidade técnica do estudo apresentado à pressa pelo governo sobre o impacto na sustentabilidade da Segurança Social do cumprimento da Lei 53-B/2006 para justificar a redução significativa do aumento das pensões em 2023.


Reunião da Comissão Coordenadora do Departamento de Docentes Aposentados da FENPROF

15 de novembro, 2022

Na reunião do passado dia 8 de novembro, a Comissão Coordenadora debateu e aprovou as propostas de Resolução, Relatório de Atividades – Período 2018/2022 e Regulamento de Funcionamento a apresentar ao Secretariado para serem discutidas na 3.ª Conferência de Docentes Aposentados da FENPROF.


Conselho Nacional - out/2022

Conselho Nacional da FENPROF aprova resolução

21 de outubro, 2022

O Conselho Nacional da FENPROF reuniu para analisar a situação no setor, a proposta de OE para a Educação e aprovar a estratégia reivindicativa no futuro próximo e a médio prazo.

Foi aprovada uma resolução que define as estratégias a adotar, no sentido de garantir a valorização da profissão docente, tornando-a atrativa para os jovens e estimando quem nela se mantém, e de reforçar o financiamento público da Educação, com o objetivo de este atingir os 6% do PIB.


29 de novembro de 2022, em Lisboa

FENPROF promove 3ª Conferência Nacional de Docentes Aposentados

11 de outubro, 2022

No próximo dia 29 de novembro, a FENPROF vai realizar, em Lisboa, a 3ª Conferência Nacional de Docentes Aposentados sob o lema “Um Envelhecimento e uma Aposentação Dignos com Direito aos Direitos”. Organizada pela Comissão Permanente do Departamento de Professores Aposentados da FENPROF, esta Conferência tem como principais objetivos debater a atual situação da aposentação e dos aposentados e o seu futuro, e aprovar ações a propor aos órgãos da FENPROF.


Pensões

Não nos enganam! Exigimos a reposição do poder de compra das pensões!

22 de setembro, 2022

Para o Departamento de Docentes Aposentados da FENPROF, as medidas anunciadas para a reposição do poder de compra dos pensionistas não são mais do que um embuste, demonstrando a intenção do Governo em dar continuidade à aplicação de políticas de empobrecimento. 


Nota de pesar

Faleceu Augusto Lourido

08 de agosto, 2022

Foi com profundo pesar que tivemos conhecimento do falecimento de Augusto Lourido, ocorrido a 05 de agosto de 2022.


Abaixo-assinado IR/CGTP-IN

O direito a envelhecer com direitos e qualidade de vida é uma aspiração dos trabalhadores no ativo e dos que passam à condição de reformados/aposentados

17 de março, 2022

O direito a uma reforma digna exige que a defendamos logo a partir do primeiro dia de trabalho, exigindo um salário digno, inscrevendo-nos na Segurança Social, sindicalizando-nos e…lutando.

Descarrega o abaixo-assinado, promove a sua subscrição e entrega no teu sindicato.


CGTP-IN

Direito dos Trabalhadores a Envelhecer com Direitos

15 de fevereiro, 2022

A finalidade da existência humana não é trabalhar até morrer, mas ter o direito de passar à condição de reformado/aposentado em condições para viver com autonomia económica e social.

Leia aqui o folheto da Inter-Reformados da CGTP-IN.


CGTP-IN

Resolução do Conselho Nacional da CGTP-IN

15 de fevereiro, 2022

Avançar por um Portugal desenvolvido, de progresso e justiça social. Não ao retrocesso!

A luta dos trabalhadores foi e é determinante para concretizar avanços laborais, sociais e políticos. Foi com a luta que, em 2015, se tornou possível derrotar e afastar o governo PSD/CDS, e alterar a correlação de forças na Assembleia da República.


Eugénio Rosa

A pobreza e as desigualdades continuam a crescer em Portugal

15 de fevereiro, 2022

Em 2020 o número de pobres aumentou para 1.894.663, os trabalhadores com emprego na pobreza eram já 539.179 e, entre 2020 e 2021, a taxa de risco de pobreza ou exclusão social subiu de 20% para 22,4%. E as desigualdades, que eram já enormes, aumentaram ainda mais.


Eugénio Rosa

“O SNS em crise grave não responde às necessidades dos portugueses e os 1100 milhões €, agora anunciados pelo governo para aumentar o capital dos hospitais, são afinal para pagar dívidas do SNS”

15 de fevereiro, 2022

Neste estudo o Dr. Eugénio Rosa mostra que a situação financeira e a falta de meios no SNS são dramáticas, impedindo o seu funcionamento normal, assim como é um obstáculo a melhores condições de trabalho de que se queixam e denunciam, com razão, os profissionais de saúde.


CGTP-IN

18 Dezembro | Dia Internacional das Migrações e do Migrante

26 de janeiro, 2022

O Relatório Mundial das Migrações 2022 da Organização Internacional das Migrações (OIM) estima que existam atualmente 281 milhões de migrantes internacionais, o que corresponde a 3,6% da população global.


CGTP-IN

Emprego seguro com direitos, salários e horários dignos!

26 de janeiro, 2022

Ao longo das últimas décadas, por via das políticas de sucessivos governos, assistimos a um processo de desvalorização do trabalho e dos trabalhadores, com a imposição e manutenção de um modelo de baixos salários e precariedade, cujos impactos se refletem de forma significativa neste momento.