Pensões
23 de janeiro, 2023

As pensões estatutárias e regulamentares de invalidez e de velhice do regime geral de segurança social (SS) e as pensões de aposentação, reforma e invalidez do regime de proteção social convergente (CGA), atribuídas anteriormente a 1 de janeiro de 2022, foram atualizadas.


Eugénio Rosa

Os trabalhadores das administrações públicas vão continuar a perder poder de compra em 2023

23 de janeiro, 2023

"A pergunta que deixo para a reflexão dos leitores: Como é que com esta previsão de aumento de Despesa com Pessoal em 2023, muito inferior à inflação, se conseguirá valorizar as remunerações dos trabalhadores da Administração Pública, nomeadamente dos trabalhadores mais qualificados (médicos, enfermeiros, professores, técnicos superiores, etc.)?"

Leia aqui o estudo completo.


Eugénio Rosa

SNS continua a degradar-se e os portugueses a sofrerem devido à passividade e incapacidade do governo para tomar medidas adequadas

23 de janeiro, 2023

Um ministro da saúde palavroso que ilude os problemas, mas que não resolve nada, um diretor executivo do SNS que foi nomeado, mas que não aparece, um orçamento do SNS para 2023 que é enganador e insuficiente, e o SNS continua a degradar-se e os portugueses a sofrerem devido à passividade e incapacidade do governo para tomar medidas adequadas.

Leia aqui o estudo completo.


Eugénio Rosa

O que espera os portugueses em 2023 - as ilusões criadas pelo governo e a dura realidade

23 de janeiro, 2023

Neste estudo o Dr. Eugénio Rosa mostra, utilizando apenas dados oficiais do INE, do IEFP e da Segurança Social, que a inflação elevada vai continuar em 2023 devido ao aumento dos preços da energia e dos cereais.

Leia aqui o estudo completo.


2022-2025

Organização do Departamento de Docentes Aposentados

14 de dezembro, 2022

A FENPROF constituiu os órgãos intermédios de coordenação do Departamento de Docentes Aposentados. Maria Helena Gonçalves, dirigente do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa e ex-dirigente do Secretariado Nacional da FENPROF onde assumiu funções de coordenação do 1.º ciclo do ensino básico, é a Coordenadora Nacional do Departamento dos Docentes Aposentados da FENPROF.


3.ª Conferência Docentes Aposentados

Docentes Aposentados aprovam Resolução para a Ação Reivindicativa

06 de dezembro, 2022

A FENPROF realizou, no passado dia 29 de novembro, a 3.ª Conferência de Docentes Aposentados, com o lema “Um Envelhecimento e uma Aposentação Dignos com Direito aos Direitos”.

Mais de 120 delegados de todo o país, debateram a atual situação da aposentação e dos aposentados e o seu futuro, analisaram as causas e responsáveis pela degradação a que as pensões e reformas têm sido sujeitas e aprovaram ações a propor aos órgãos da FENPROF para que sejam adotadas e desenvolvidas, tendo sido aprovado o Caderno Reivindicativo dos Docentes Aposentados.


OE 2023

Orçamento de Estado para 2023, as contas feitas e as justificações do Governo

25 de novembro, 2022

Eugénio Rosa, economista, utilizando apenas dados oficiais, revela aspetos relacionados com o Orçamento do Estado que o governo tem escondido e que só o debate na Assembleia da República, de algum modo, trouxe à tona, revelando-se ao país. 


Eugénio Rosa

As consequências de uma redução do défice e da dívida pública em 2 anos

25 de novembro, 2022

O Dr. Eugénio Rosa utilizando apenas dados oficiais, denuncia essas reduções feitas num curto espaço de tempo e numa situação de crise:

  • A política governamental reduziu o défice orçamental entre 2021 e 2022 de 2,9% do PIB para -1,9% do PIB e em 2023 para apenas -0,9% do PIB.
  • A redução da dívida pública entre 2021 e 2022 passou de 125,5% do PIB para 115% e, em 2023 para 110,8% do PIB.

“Um envelhecimento e uma Aposentação Dignos com Direito aos Direitos”

FENPROF promove 3.ª Conferência Nacional de Docentes Aposentados em 29 de novembro

24 de novembro, 2022

A Federação Nacional de Professores - FENPROF – promove, em 29 de novembro (terça-feira), a 3ª Conferência Nacional de Professores Aposentados, no Hotel Roma, em Lisboa, cujo lema é “Um envelhecimento e uma Aposentação Dignos com Direito aos Direitos”.


Eugénio Rosa

Em 2023, aumento do rendimento dos pensionistas será apenas de 0,7% e a inflação muito superior a 5%

21 de novembro, 2022

Embora as consequências do não cumprimento da Lei 53-B/2006 pelo governo e pelo PS na Assembleia da República tenham sido já muito debatidas no espaço público, há ainda outro efeito muito lesivo para os pensionistas que não foi analisado e que é importante ser esclarecido. Neste estudo, vai-se mostrar, por um lado, esse efeito grave para os pensionistas e, por outro lado, a falta de credibilidade técnica do estudo apresentado à pressa pelo governo sobre o impacto na sustentabilidade da Segurança Social do cumprimento da Lei 53-B/2006 para justificar a redução significativa do aumento das pensões em 2023.


Reunião da Comissão Coordenadora do Departamento de Docentes Aposentados da FENPROF

15 de novembro, 2022

Na reunião do passado dia 8 de novembro, a Comissão Coordenadora debateu e aprovou as propostas de Resolução, Relatório de Atividades – Período 2018/2022 e Regulamento de Funcionamento a apresentar ao Secretariado para serem discutidas na 3.ª Conferência de Docentes Aposentados da FENPROF.


Conselho Nacional - out/2022

Conselho Nacional da FENPROF aprova resolução

21 de outubro, 2022

O Conselho Nacional da FENPROF reuniu para analisar a situação no setor, a proposta de OE para a Educação e aprovar a estratégia reivindicativa no futuro próximo e a médio prazo.

Foi aprovada uma resolução que define as estratégias a adotar, no sentido de garantir a valorização da profissão docente, tornando-a atrativa para os jovens e estimando quem nela se mantém, e de reforçar o financiamento público da Educação, com o objetivo de este atingir os 6% do PIB.


29 de novembro de 2022, em Lisboa

FENPROF promove 3ª Conferência Nacional de Docentes Aposentados

11 de outubro, 2022

No próximo dia 29 de novembro, a FENPROF vai realizar, em Lisboa, a 3ª Conferência Nacional de Docentes Aposentados sob o lema “Um Envelhecimento e uma Aposentação Dignos com Direito aos Direitos”. Organizada pela Comissão Permanente do Departamento de Professores Aposentados da FENPROF, esta Conferência tem como principais objetivos debater a atual situação da aposentação e dos aposentados e o seu futuro, e aprovar ações a propor aos órgãos da FENPROF.


Pensões

Não nos enganam! Exigimos a reposição do poder de compra das pensões!

22 de setembro, 2022

Para o Departamento de Docentes Aposentados da FENPROF, as medidas anunciadas para a reposição do poder de compra dos pensionistas não são mais do que um embuste, demonstrando a intenção do Governo em dar continuidade à aplicação de políticas de empobrecimento. 


Nota de pesar

Faleceu Augusto Lourido

08 de agosto, 2022

Foi com profundo pesar que tivemos conhecimento do falecimento de Augusto Lourido, ocorrido a 05 de agosto de 2022.


Abaixo-assinado IR/CGTP-IN

O direito a envelhecer com direitos e qualidade de vida é uma aspiração dos trabalhadores no ativo e dos que passam à condição de reformados/aposentados

17 de março, 2022

O direito a uma reforma digna exige que a defendamos logo a partir do primeiro dia de trabalho, exigindo um salário digno, inscrevendo-nos na Segurança Social, sindicalizando-nos e…lutando.

Descarrega o abaixo-assinado, promove a sua subscrição e entrega no teu sindicato.