Ação Sindical
NEGOCIAÇÃO

Não admitimos a destruição da profissão!

26 de novembro, 2022

O Secretário-geral antecipa a reunião de 29 de novembro e anuncia aquela que será a postura da FENPROF. Disponível para negociar, mas irredutível na defesa dos professores e educadores.

REVISÃO DO REGIME DE CONCURSOS

Confiança do Primeiro-Ministro num acordo sobre o regime de concursos soa a falso, face às intenções manifestadas pelos responsáveis do ME

20 de novembro, 2022

O Primeiro-Ministro afirmou, ontem, estar confiante num acordo com os sindicatos, com vista a acabar com os professores de casa às costas. Não se nega ser desejável um acordo em torno desse objetivo, no entanto, tendo em conta as intenções já manifestadas pelos responsáveis do ME para rever o regime de concursos, bem como a posição da generalidade das organizações sindicais com quem reuniu na semana que terminou, a FENPROF não tem a confiança que o Primeiro-Ministro afirma ter.

Meio milhar de professores em Viseu

Mário Nogueira fala à imprensa sobre o OE2023 e os docentes

28 de outubro, 2022

À entrada do Plenário Distrital de Viseu, com cerca de meio milhar de docentes (auditório completamente cheio), Mário Nogueira, da Coordenação do SPRC e Secretário-geral da FENPROF falou aos muitos jornalistas presentes sobre a Orçamento do Estado para 2023, a situação dos professores e a greve nacional que se realiza no dia 2 de novembro.

2 DE NOVEMBRO • PROFESSORES E EDUCADORES EM GREVE

Em defesa de um Salário Justo, da Carreira e demais direitos, por respeito e pela Valorização da Profissão

27 de outubro, 2022

Os Professores e os Educadores andam cansados, indignados, sentem-se desconsiderados, fartos de ser discriminados, percebem-se injustiçados, mal avaliados e, com as vagas, as quotas e o roubo de tempo de serviço estão a ser maltratados.
Não tem de ser assim! Mas, para isso, não podemos ficar sentados; há que ir à luta. Só assim seremos respeitados! Dia 2 de novembro, será dia de luta: Greve Nacional e Concentração junto à Assembleia da República, a partir das 15:00 horas. (Inclui documento informativo sobre a situação)

Revisão dos Concursos a partir de dia 8 de novembro

Recrutamento pelo diretor não é inédito

27 de outubro, 2022

Foi medida de Lurdes Rodrigues e Valter Lemos para os TEIP, alegando a necessidade de critérios específicos; Foi medida de Nuno Crato e Casanova de Almeida sob a forma de Bolsa de Contratação de Escola (BCE); Surgem agora João Costa e António Leite a quererem a foto nesta galeria negativa.

Os professores e educadores rejeitam o recrutamento pelos diretores e defendem o concurso nacional assente no critério da graduação profissional.

CONTRATO COLETIVO DE TRABALHO DOS ENSINOS PARTICULAR E COOPERATIVO, ARTÍSTICO ESPECIALIZADO E PROFISSIONAL

FENPROF e CNEF assinaram, hoje, a ata final de negociação com Acordo para um novo CCT, com efeitos a 1 de setembro de 2022

26 de outubro, 2022

O novo CCT para o Ensino Particular e Cooperativo (EPC), Ensino Artístico Especializado (EAE) e Ensino Profissional (EP) celebrado entre a FENPROF e a CNEF será publicado no Boletim de Trabalho e Emprego, mas é já divulgado na página da FENPROF e será enviado aos sócios dos respetivos sindicatos abrangidos pelo CCT.

Técnicos superiores têm aumento extra de 104 euros

Não à discriminação! Exigimos aumento igual e manter paridade com a carreira técnica superior

24 de outubro, 2022

A comunicação social divulgou no sábado que o governo iria assinar um acordo com duas frentes sindicais (STE/UGT e FESAP/UGT) com aumento extra de 104 euros para técnicos superiores. Irão os professores ser discriminados? Não terão este aumento extra de 104 euros? Isso seria inaceitável! Aumentam as razões para, em 2 de novembro, fazermos uma grande greve.

4.ª Corrida Nacional do Professor e Educação

Afirmação da FENPROF com a comunidade educativa valoriza a escola pública

23 de outubro, 2022

Com cerca de um milhar de participantes, a 4.ª Corrida Nacional do Professor e da Educação foi um momento muito importante de afirmação da FENPROF como defensora da Escola Pública e de uma comunidade educativa em defesa da Educação e do seu desenvolvimento.

Colocações de Contratação Inicial e 1.ª RR

É uma evidência que o ME recorre abusivamente à precariedade laboral dos docentes

14 de setembro, 2022

A publicação das listas definitivas de colocação de Contratação Inicial (CI) e 1ª Reserva de Recrutamento (1ªRR) comprova uma vez mais que o Ministério da Educação (ME) podia, e devia, ter aberto mais vagas para a vinculação de docentes contratados. Entre CI e 1.ª RR foram colocados 10765 docentes, dos quais 7474 em horários completos e 3291 em horários incompletos. Todos os horários são anuais e decerto que muitos representam necessidades permanentes dos agrupamentos.

NEGOCIAÇÃO

Em 26 de agosto, na reunião realizada sobre habilitações próprias a FENPROF colocou, ainda, outras questões ao Ministro da Educação

27 de agosto, 2022

A reunião realizada no Ministério da Educação em 26 de agosto, com a presença do Ministro, foi oportunidade para a FENPROF colocar algumas questões, para além das relacionadas com o regime de habilitações próprias. Dos esclarecimentos pedidos e respostas do ministro, a FENPROF dá conhecimento aos professores e educadores

Foi Prémio António Gedeão FENPROF/SABSEG

Ana Luísa Amaral deixou-nos uma obra cheia de "ser humano"

07 de agosto, 2022

Foi com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento de Ana Luísa Amaral, poeta portuguesa que honrou esta Federação e os Professores em geral ao receber o Prémio António Gedeão, de Poesia, com a sua obra "Vozes". Foi assim que a FENPROF e a SECRE (agora SABSEG) iniciaram uma parceria que atribui alternadamente, em cada ano, o prémio de Poesia ou Romance.

Época Especial de Exames...

Escolas obrigadas a interromper férias dos professores porque, sem se prever, souberam há dois dias que havia época de exames de 10 a 19 de agosto

29 de julho, 2022

O Júri Nacional de Exames (JNE) aprovou que entre 10 e 19 de agosto teria lugar uma época de exames. A forma como o JNE e o ME estão agora a agir, revela mais um profundo desrespeito pelas escolas e a sua organização, pelos docentes, cujas férias só poderão ser gozadas no mês de agosto, muitos ainda ao serviço ficam agora implicados nos processos de exames e na organização do próximo ano letivo. 

CONDIÇÕES DE TRABALHO ANO LETIVO

FENPROF quer negociar o despacho de organização do ano letivo

06 de junho, 2022

Em ofício enviado em 6 de junho ao ministro da Educação, a FENPROF chama a atenção para a necessidade de as matérias relativas à organização do ano letivo deverem ser negociadas, designadamente as relativas ao horário de trabalho dos docentes. Com este ofício, a FENPROF responde ao repto do ministro que, na reunião de 16 de maio, a instou a identificar o que não tivesse sido cumprido na sequência da reunião negocial realizada em julho de 2018, sobre esta matéria. 

NEGOCIAÇÃO - mobilidade por doença

O Ministério começa da pior forma

04 de junho, 2022

Apesar de a "negociação" ter terminado na segunda, o ME só enviou este documento na sexta-feira, 3 de junho. É diferente do que se conhecia, mantendo, contudo, os seus aspetos perversos.

A FENPROF promove um plenário nacional on-line sobre esta matéria em 14 de junho, pelas 16:30 horas. Oportunamente divulgará o link de acesso.

Documento final do DL da Mobilidade por Doença