Todas as notícias
Revisão Regime Concursos

Modelo de recrutamento, vinculação e quadros de escola, de agrupamento e zona pedagógica

01 de dezembro, 2022

Afinal, em que ficamos?! A FENPROF divulga as propostas apresentadas pelo ME nas reuniões realizadas com as organizações sindicais em 22 de setembro e 8 de novembro, relativas à revisão do regime de concursos. Face às dúvidas levantadas pelo ministro da Educação em Conferência de Imprensa, nada como conhecer-se o que efetivamente se passou nas reuniões. 

REVISÃO DO REGIME DE CONCURSOS

Confiança do Primeiro-Ministro num acordo sobre o regime de concursos soa a falso, face às intenções manifestadas pelos responsáveis do ME

20 de novembro, 2022

O Primeiro-Ministro afirmou, ontem, estar confiante num acordo com os sindicatos, com vista a acabar com os professores de casa às costas. Não se nega ser desejável um acordo em torno desse objetivo, no entanto, tendo em conta as intenções já manifestadas pelos responsáveis do ME para rever o regime de concursos, bem como a posição da generalidade das organizações sindicais com quem reuniu na semana que terminou, a FENPROF não tem a confiança que o Primeiro-Ministro afirma ter.

ESCLARECIMENTO

É falso que mais de metade dos docentes ganhe acima dos 2250 euros

07 de novembro, 2022

Quererá João Costa ganhar na opinião pública, ainda que perdendo os professores? Se assim for, nada será inédito: nem a postura do ministro, nem a luta dos professores! O salário recebido pelos docentes da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, ou seja, o salário líquido, nunca atinge os 2000 euros.

Greve Nacional em 2 de novembro

Saudação aos Professores e Educadores

03 de novembro, 2022

A FENPROF saúda calorosamente todos/as os/as docentes que em 2 de novembro aderiram à Greve Nacional. Largas centenas de estabelecimentos encerrados, com destaque para os do Pré-escolar e do 1.º Ciclo, outros sem atividade letiva ou com fortes percentagens de adesão à greve, fizeram deste um intenso dia de afirmação e exigência. Foram muitos os milhares de docentes que se mobilizaram para a luta!

Educação Inclusiva em Conferência de Imprensa

Missão impossível ou impossibilitada?

03 de novembro, 2022

No início do ano letivo, a FENPROF realizou levantamento junto das direções dos Agrupamentos e Escolas Não Agrupadas para avaliar as medidas aprovadas pelo governo e a resposta que dão às necessidades dos alunos. Os resultados preocupantes foram apresentados à imprensa. Presentes a Associação Portuguesa de Deficientes (APD) e Confederação Nacional de Organizações de Pessoas com Deficiência (CNOD).

Conferência de Imprensa • Educação Inclusiva

Educação inclusiva: missão impossível ou impossibilitada?

31 de outubro, 2022

Com a presença de representantes da Associação Portuguesa de Deficientes (APD) e da Confederação Nacional de Organizações de Pessoas com Deficiência (CNOD), a FENPROF promove uma

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
Lisboa, 3 de novembro - 11:00 horas
Sede da FENPROF (R. Fialho de Almeida)
"Educação inclusiva: missão impossível ou impossibilitada?"

Regime de MpD • Provedora de Justiça

Provedora de Justiça questiona ME sobre a MpD

29 de outubro, 2022

A Provedora de Justiça fez uma primeira apreciação do regime de MpD, questionando o Ministério da Educação sobre a conveniência da mobilidade docente integrar  um quadro geral adequado de proteção dos docentes em situação de doença.

Em documento tornado público a 28 de outubro, considera não existir um regime adequado de proteção na doença adaptado às especiais exigências da profissão docente e expressa preocupações com a exigência de apresentação de atestado médico de incapacidade multiusos e com a desatualização da lista de doenças a que se aplica o regime de mobilidade.

Em 2 de novembro não há serviços mínimos

A Greve é um direito que não pode ser proibido ou limitado (FAQ)

28 de outubro, 2022

Para que não restem dúvidas sobre a forma de aderir à Greve e os seus efeitos, que são meramente estatísticos, respondemos a algumas das perguntas que mais frequentemente surgem. Consulta as FAQ sobre os nossos direitos em matéria de greve.

Revisão dos Concursos a partir de dia 8 de novembro

Recrutamento pelo diretor não é inédito

27 de outubro, 2022

Foi medida de Lurdes Rodrigues e Valter Lemos para os TEIP, alegando a necessidade de critérios específicos; Foi medida de Nuno Crato e Casanova de Almeida sob a forma de Bolsa de Contratação de Escola (BCE); Surgem agora João Costa e António Leite a quererem a foto nesta galeria negativa.

Os professores e educadores rejeitam o recrutamento pelos diretores e defendem o concurso nacional assente no critério da graduação profissional.

Técnicos superiores têm aumento extra de 104 euros

Não à discriminação! Exigimos aumento igual e manter paridade com a carreira técnica superior

24 de outubro, 2022

A comunicação social divulgou no sábado que o governo iria assinar um acordo com duas frentes sindicais (STE/UGT e FESAP/UGT) com aumento extra de 104 euros para técnicos superiores. Irão os professores ser discriminados? Não terão este aumento extra de 104 euros? Isso seria inaceitável! Aumentam as razões para, em 2 de novembro, fazermos uma grande greve.

Não à violência

FENPROF solidária com professora agredida

13 de outubro, 2022

A FENPROF associa-se ao Sindicato dos Professores da Região Centro na condenação da agressão sofrida por uma professora da Figueira da Foz e reproduz a tomada de posição publicada na página do SPRC.

Negociação

FENPROF entrega no ME Moção aprovada no Plenário Nacional de 4 de outubro

07 de outubro, 2022

Mário Nogueira declarou que esta entrega pretende sublinhar, junto do ministro da Educação, a necessidade de que o Orçamento do Estado para o próximo ano, inclua as verbas necessárias para começar a resolver os problemas da profissão docente e para os quais a FENPROF tem propostas, que já apresentou por diversas vezes ao ME.

Amanhã, 7 de outubro, pelas 16 horas

FENPROF entrega no ME Moção aprovada no Plenário Nacional de 4 de outubro

06 de outubro, 2022

No final do Plenário Nacional do passado dia 4, os cerca de um milhar de participantes aprovaram, por unanimidade, uma Moção que será amanhã entregue no Ministério da Educação, tendo a FENPROF, para o efeito, solicitado uma audiência ao ministro.

Dia Mundial do Professor

FENPROF assinala o Dia Mundial do Professor com Plenário Nacional junto à Assembleia da República

04 de outubro, 2022

Junto à Assembleia da República, cerca de um milhar de professores/as e educadores/as quiseram demonstrar ao governo e à Assembleia da República que "É tempo de ser tempo dos Professores!".

No plenário, foi aprovada uma moção que contém uma "Mensagem dos Professores e Educadores dirigida ao Governo de Portugal, à Assembleia da República e a todos os Portugueses e todas as Portuguesas".

Veja aqui as fotografias e as declarações do Secretário-geral da FENPROF à Agência Lusa.

Dia Mundial do Professor 2022

A obra "caderneta de lembranças", de a. m. pires cabral, vence Prémio de Poesia António Gedeão 2022, instituído pela FENPROF em parceria com a SABSEG Seguros

04 de outubro, 2022

a. m. pires cabral, com a obra caderneta de lembranças (Tinta da China, 2021), foi escolhido por unanimidade como o vencedor da edição de 2022 do Prémio de Poesia António Gedeão, instituído em 2012 pela Federação Nacional dos Professores – FENPROF, em parceria com a SABSEG – Corretor de Seguros.

4 de outubro - Assembleia da República

FENPROF assinala o Dia Mundial do Professor com Plenário Nacional / Concentração

01 de outubro, 2022

De entre as várias iniciativas com que a FENPROF assinalará o Dia Mundial do Professor, destaca-se o Plenário Nacional / Concentração que terá lugar em 4 de outubro (terça-feira), a partir das 15:00 horas, junto à Assembleia da República.

No dia 5, os professores poderão participar no Webinar promovido pela Internacional de Educação, à escala mundial, cujo tema é "A transformação da Educação começa com os/as Professores/as. Este Webinar terá início às 13:00 horas, hora de Lisboa.

Solidariedade

Ajuda de professores chega a refugiados

30 de setembro, 2022

A FENPROF entregou, esta quinta-feira, no Conselho Português para os Refugiados (CPR) várias caixas de bens alimentares e material escolar doados por professores e educadores de todo o país. Os bens recolhidos desde o passado mês de abril foram entregues na Casa de Acolhimento para Crianças Refugiadas em Lisboa e serão agora distribuídos pelos utentes dos três centros de acolhimento de refugiados e pelo banco alimentar do CPR.

Comunicado do SPRC

Faleceu Josefa Marques, de 51 anos, doente oncológica a quem foi negada Mobilidade por Doença

30 de setembro, 2022

Foi com profundo pesar que o Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) tomou conhecimento do falecimento da professora e sua ex-delegada sindical Josefa Maria Monteiro Almeida Isidoro Marques, docente do 1.º Ciclo do QZP 5 (distritos da Guarda e Castelo Branco), manifestando o mais profundo pesar junto da sua família.

A FENPROF associa-se à Direção do SPRC e endereça sentidas condolências aos familiares e amigos da professora Josefa Marques.

5 OUTUBRO - DIA MUNDIAL DO PROFESSOR

Inscreve-te já hoje: evento online promovido pela Internacional da Educação

29 de setembro, 2022

A 5 de Outubro, celebramos mais um Dia Mundial do Professor. Este ano a IE promove nesse âmbito um evento online intitulado " A transformação da Educação começa com os/as Professores/as”. O webinar terá lugar no dia 5 de outubro, a partir das 13 horas (hora de Portugal).

Junta-te à Internacional da Educação neste Dia Mundial do Professor. A interpretação estará disponível em inglês, francês e espanhol. Por favor, clica aqui para te inscreveres.

Concursos

FENPROF lança abaixo-assinado contra a contratação direta por escolas ou outras entidades locais

27 de setembro, 2022

No texto, disponível para impressão e para assinatura online, os professores e educadores reafirmam que a contratação e ingresso ou transferência nos quadros devem respeitar a graduação profissional dos candidatos e rejeitam liminarmente que o recrutamento, em parte ou totalmente, seja da responsabilidade das escolas e agrupamentos, em qualquer modalidade do concurso (contratação, ingresso em quadro ou transferência).

Podcast Revista Visão "Irrevogável"

Mário Nogueira: “Uma semana após o começo das aulas a situação é mais grave. Há 80 mil alunos sem professores”

26 de setembro, 2022

O Secretário-geral da FENPROF participou, na passada sexta-feira, no podcast "Irrevogável" da Revista Visão. Na entrevista, além do problema da falta de professores, cuja solução passa necessariamente por aumentar a atratividade da profissão, Mário Nogueira lembrou que os problemas do setor se arrastam há cerca de 15 anos e que é tempo de ser tempo dos professores.

Ouça o programa na íntegra aqui.

Abertura ano letivo 2022/2023

Entrevista ao Secretário-Geral da FENPROF

14 de setembro, 2022

A propósito de recentes declarações do ministro da Educação à comunicação social, Mário Nogueira afirma que “é preciso que os governantes deixem de falar para a opinião pública e passem a olhar para as reais necessidades das escolas” e reitera que “é tempo de ser tempo dos professores”. Reafirma a disponibilidade da FENPROF para se sentar à mesa das negociações, mas sem condicionamentos, quer no que respeita aos assuntos a negociar, quer em relação à luta dos professores.

Leia aqui a entrevista ao Secretário-geral da FENPROF na abertura do ano letivo 2022/2023.

Início do ano escolar 2022-23

Declaração: Só será tempo dos Professores com medidas concretas e não apenas boas palavras

01 de setembro, 2022

Em 1 de setembro, a FENPROF convidou a comunicação social. Na altura, o seu Secretário-Geral fez uma declaração. Nesta, falou das principais questões que se colocam em relação à profissão docente, desde logo as que propôs ao governo em reunião onde apresentou a sua proposta de protocolo negocial.

Declaração da FENPROF - Início do Ano Letivo

Conferência de Imprensa em 1 de setembro (quinta-feira), a partir das 11:00 horas, na sede da FENPROF

FENPROF torna públicas as prioridades reivindicativas para 2022-2023 e reitera: É tempo de ser tempo dos Professores!

30 de agosto, 2022

Assinalando o início do ano escolar e o regresso às escolas, a FENPROF divulga, em Conferência de Imprensa, uma Declaração sobre as prioridades reivindicativas para 2022-2023, um ano que deverá ser tempo dos professores.

Convidamos os/as Senhores/as Jornalistas a acompanharem esta Conferência de Imprensa que se realizará em 1 de setembro (quinta-feira), a partir das 11:00 horas, na sede da FENPROF.