Todas as notícias
Conferência de Imprensa, Lisboa, 26 de julho (terça-feira), 11:00 horas

FENPROF avalia ano letivo com dois governos e duas equipas ministeriais diferentes, mas com nada de novo no horizonte

22 de julho, 2022

Com o objetivo de apresentar a sua avaliação do ano letivo que terminou e, principalmente, divulgar as expetativas em relação ao próximo, a FENPROF promove uma Conferência de Imprensa, que terá lugar em Lisboa, na sua sede, em Lisboa, na próxima terça-feira, dia 26 de julho, pelas 11:00 horas. 

Opinião - Público, 18 de junho de 2022

Mário Nogueira: "Salário não é tabuísmo"

20 de junho, 2022

Artigo de opinião do Secretário-geral da FENPROF, publicado na edição de 18 de junho de 2022 do jornal "Público".

Mensagem do Secretariado Nacional da FENPROF

É ou não foi?

20 de abril, 2022

Ontem, 19 de abril de 2022, a RTP, serviço público de rádio e televisão em Portugal, emitiu o programa "É ou não é" sobre o futuro da Educação. Em debate estiveram, entre outros aspetos, os relativos à falta de professores, à sua carreira e às condições de exercício da profissão. Uma vez mais (!), as organizações sindicais de docentes foram excluídas, o que significa que a RTP voltou a prestar um mau serviço, amputando o debate público de participações e pontos de vista importantes para ele.

Conselho Nacional da FENPROF reúne nos dias 25 e 26

Conferência de Imprensa divulgará expectativas face ao novo governo e primeiras iniciativas junto dos ministérios do setor e Parlamento

24 de março, 2022

Dias 25 e 26 de março (sexta e sábado), a FENPROF reúne o seu Conselho Nacional, em Lisboa, no qual, entre outros aspetos, será feita uma análise da situação política nacional, naturalmente centrada no novo governo e no que dele se espera, tendo em consideração o que da sua ação já se vai conhecendo. Nessa reunião, o documento a apresentar ao governo e ao Parlamento será debatido e aprovado.

21 de março

Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial e Dia Nacional para a Eliminação da Discriminação Racial

21 de março, 2022

A ONU instituiu 21 de março como dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial, lembrando que o racismo, a xenofobia e as várias formas de violência discriminatória relacionadas com preconceito e ódio são uma realidade com a qual ainda vivemos e contra a qual ainda continua a ser necessário lutar.

Intervenção do Secretário-geral da FENPROF

Formação de Professores e Estatuto de Carreira

21 de março, 2022

Intervenção do Secretário-geral da FENPROF no colóquio "Formação de Professores e Estatuto da Carreira Docente", promovido pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa no passado dia 18 de março.

FENPROF Concurso Literário

Prémio de Poesia António Gedeão 2022

17 de março, 2022

Estão abertas as candidaturas ao Prémio Literário António Gedeão 2022, promovido pela FENPROF, em colaboração com a SABSEG – Corretor de Seguros.

As obras que se enquadrem no âmbito do Regulamento, devem chegar à FENPROF até 27 de maio de 2022.

Opinião

Parar a guerra!

15 de março, 2022

«Nada justifica uma guerra, seja na Ucrânia ou em qualquer outra parte do mundo. Nunca há razão para a guerra. Ela não é um jogo de computador que se desliga quando corre mal».

Opinião do Secretário-geral da FENPROF, publicada esta terça-feira no jornal Correio da Manhã.

Plano Escola+ 21|23

Escolas identificam dificuldades na concretização dos planos de recuperação

25 de fevereiro, 2022

Com o objetivo de acompanhar a concretização dos designados planos de recuperação das aprendizagens, a FENPROF enviou aos diretores um questionário para recolher informação sobre as propostas apresentadas no âmbito do Plano Escola+ 21|23, assim como do nível de acolhimento por parte da tutela. Das 114 respostas recebidas, conclui-se que a esmagadora maioria (80% do total) elaborou um plano, mas não teve qualquer reforço de recursos

Conferência de Imprensa

Num ano letivo atípico, exigem-se medidas excecionais. Escolas identificam dificuldades na concretização dos planos de recuperação

22 de fevereiro, 2022

Os problemas na implementação de planos de recuperação não se esgotam nas condições reunidas (ou não), mas nas caraterísticas atípicas do ano letivo, com centenas de turmas em isolamento e muitos estudantes, docentes e trabalhadores não docentes em intermitência presencial. A FENPROF dará a conhecer o resultado do levantamento que realizou sobre os planos de recuperação elaborados pelas escolas em conferência de imprensa no dia 24 de fevereiro, pelas 11 horas, no Porto.

CGTP-IN

Direito dos Trabalhadores a Envelhecer com Direitos

15 de fevereiro, 2022

A finalidade da existência humana não é trabalhar até morrer, mas ter o direito de passar à condição de reformado/aposentado em condições para viver com autonomia económica e social.

Leia aqui o folheto da Inter-Reformados da CGTP-IN.

CGTP-IN

Resolução do Conselho Nacional da CGTP-IN

15 de fevereiro, 2022

Avançar por um Portugal desenvolvido, de progresso e justiça social. Não ao retrocesso!

A luta dos trabalhadores foi e é determinante para concretizar avanços laborais, sociais e políticos. Foi com a luta que, em 2015, se tornou possível derrotar e afastar o governo PSD/CDS, e alterar a correlação de forças na Assembleia da República.

Eugénio Rosa

A pobreza e as desigualdades continuam a crescer em Portugal

15 de fevereiro, 2022

Em 2020 o número de pobres aumentou para 1.894.663, os trabalhadores com emprego na pobreza eram já 539.179 e, entre 2020 e 2021, a taxa de risco de pobreza ou exclusão social subiu de 20% para 22,4%. E as desigualdades, que eram já enormes, aumentaram ainda mais.

CGTP-IN

Subida dos preços exige robusto aumento dos salários

15 de fevereiro, 2022

De acordo com o INE, os preços subiram 2,8% entre Dezembro de 2020 e Dezembro de 2021, acelerando face aos meses anteriores. O aumento foi especialmente acentuado nos produtos energéticos (mais 11,2%) e nos produtos alimentares não transformados (mais 3,2%).

 

Eugénio Rosa

“O SNS em crise grave não responde às necessidades dos portugueses e os 1100 milhões €, agora anunciados pelo governo para aumentar o capital dos hospitais, são afinal para pagar dívidas do SNS”

15 de fevereiro, 2022

Neste estudo o Dr. Eugénio Rosa mostra que a situação financeira e a falta de meios no SNS são dramáticas, impedindo o seu funcionamento normal, assim como é um obstáculo a melhores condições de trabalho de que se queixam e denunciam, com razão, os profissionais de saúde.

Precariedade na Educação e na Ciência

Os abusos e a situação discriminatória de docentes e investigadores com vínculos laborais precários: FENPROF entrega exposição na Representação da Comissão Europeia em Portugal

10 de fevereiro, 2022

A Comissão Europeia (CE) abriu um novo procedimento por infração contra Portugal por incumprimento da legislação da União Europeia (UE) relativa aos contratos de trabalho a termo. No próximo dia 10 de fevereiro (quinta-feira), pelas 11:00 horas, uma delegação de dirigentes da FENPROF dirigir-se-á à Representação da Comissão Europeia em Portugal (Largo Jean Monnet, Lisboa) para entregar a exposição que elaborou e transmitir aos representantes da CE as suas preocupações, face a quadros legais que, nos mais diversos planos, discriminam os docentes e investigadores contratados a termo, fazendo-os viver os dramas da precariedade laboral.

PRECARIEDADE NA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA

FENPROF expõe à Comissão Europeia abusos e discriminação de docentes com vínculos laborais precários

10 de fevereiro, 2022

A FENPROF entregou esta quinta-feira, 10 de fevereiro, na Representação Portuguesa da Comissão Europeia (CE) uma exposição com o objetivo de esclarecer a Comissão Europeia sobre a situação concreta dos docentes (da educação Pré-escolar e dos ensinos Básico, Secundário e Superior), mas, também, dos investigadores em Portugal.

Consulte aqui a exposição entregue à Comissão Europeia.

Veja aqui as declarações do Secretário-geral da FENPROF aos jornalistas.

Legislativas 2022

Posição da FENPROF sobre as eleições de 30 de janeiro de 2022

04 de fevereiro, 2022

Mário Nogueira apresentou aos jornalistas a posição do Secretariado Nacional sobre o resultado das eleições de 30 de janeiro de 2022. No final, os jornalistas colocaram algumas questões ao Secretário-geral da FENPROF, designadamente acerca dos diferentes cenários governativos que se colocam e à ação da FENPROF.

Conferência de Imprensa

FENPROF discute a atual situação política e os cenários que se colocam para a Profissão e a Educação

03 de fevereiro, 2022

O Secretariado Nacional da FENPROF está reunido em Lisboa, com a análise da situação político-sindical, centrada nos resultados das eleições de 30 de janeiro, e a sua influência nas opções políticas num quadro de maioria absoluta e de alguma ascensão da extrema-direita, na agenda. O Secretário-Geral da FENPROF fará, no dia 4 de fevereiro (amanhã), pelas 10:30 horas, uma declaração pública.

Conselho Nacional de Educação, 2021

O Estado da Educação 2020

02 de fevereiro, 2022

O documento sobre "O Estado da Educação 2020" que agora se divulga é um bom e oportuno documento de análise da evolução da Educação, dos seus problemas e perspetivas pelo CNE – Conselho Nacional de Educação e tem data de 2021. A FENPROF torna, assim, público um trabalho que pode e deve ser utilizado para melhor se conhecerem aquelas que são as virtudes e as insuficiências do sistema educativo português, tendo em vista agir sobre elas.

Educação Pré-escolar

Estudo da FENPROF sobre a situação na Educação Pré-escolar

02 de fevereiro, 2022

Questionário para ser preenchido por educadores/as de infância da rede pública. Para responder ao questionário seleciona: https://dados.fenprof.pt/1021/

A FENPROF e os seus Sindicatos pretendem fazer uma avaliação para melhor conhecerem a situação profissional das/os educadoras/es de infância, debater propostas para resolver problemas detetados e perspetivar formas de ação e luta a desenvolver.

2022

Vencimentos, escalões e índices do Ensino Superior e Investigação

01 de fevereiro, 2022

Escalas Indiciárias e valor ilíquido dos índices das carreiras docentes e de investigadores do ensino superior para 2022

vencimentos-iliquidos-2022.jpg

2 de fevereiro | 17 horas

Plenário Nacional Online para docentes com CIT no Serviço Nacional de Saúde

28 de janeiro, 2022

Com a publicação em BTE do Acordo Coletivo celebrado entre a FENPROF e os hospitais e serviços do SNS, aos educadores com contrato individual de trabalho no Serviço Nacional de Saúde (SNS) passa a aplicar-se o Estatuto da Carreira Docente.  

Para mais esclarecimentos sobre o que está em causa com este AC, a FENPROF vai realizar um plenário nacional online no próximo dia 2 de fevereiro (4ªfeira), pelas 17 horas.  

Inscreve-te nesta ligação, divulga e participa! 

Covid-19

Ministro da Educação continua a ocultar impacto da Covid-19 nas escolas; FENPROF terá de recorrer, de novo, à via judicial para obter a informação a que a comunidade educativa tem direito

28 de janeiro, 2022

Em 18 de janeiro, p.p., a FENPROF requereu informação ao ministro da Educação sobre o atual impacto da Covid-19 nas escolas. Como tem sido habitual, o ministro não respondeu, continuando a ocultar a situação.

Perante a continuada ocultação dos dados relativos às escolas, a FENPROF terá de recorrer, de novo, à via judicial para obter informação a que a comunidade educativa tem direito.