Foram, finalmente, publicadas as portarias que aprovam as percentagens do mecanismo de correção cambial para os 1.º e 2.º semestres de 2024.
IGeFE alarga prazo para procedimentos relativos à recuperação do tempo de serviço
O IGeFE emitiu um esclarecimento à nota informativa n.º11, informando do alargamento do prazo para a concretização dos procedimentos para a contagem de tempo de serviço, nomeadamente o preenchimento de novos dados biográficos, sua correção, validação, submissão e exportação, de 26 para 29 de agosto.
Refere o esclarecimento que foi ouvido “o apelo de todos os diretores e trabalhadores”, incluindo o da FENPROF, e que “o prazo anteriormente definido para o dia 26 de agosto será alterado para o dia 29 de agosto”.
IGeFE interrompe e perturba o direito às férias dos docentes e em período de escolas encerradas; FENPROF exige que Ministério imponha adiamento dos prazos
Importante recordar que a FENPROF propôs para julho de 2024 o início desta recuperação do tempo de serviço, no sentido de antecipar estes procedimentos e permitir que, em setembro, as escolas e os seus docentes estivessem plenamente concentrados na sua principal missão. Infelizmente, não foi essa a opção do ministério. Espera a FENPROF, agora, que o MECI intervenha no sentido de adiar este período para o início do mês de setembro.
Concurso de Professores 2024/2025 - Ensino Português no Estrangeiro
Algumas informações úteis para os professores que pretendam continuar no Ensino Português no Estrangeiro/Instituto Camões sobre os procedimentos a seguir no âmbito dos Concursos Interno e Externo 2024/2025.
Eleição dos novos corpos gerentes para o triénio 2024/27
No passado dia 17 de fevereiro de 2024 reuniu estatutariamente a AG do SPE/FENPROF para a eleição da nova direção que presidirá aos destinos do sindicato. Com uma considerável afluência de sócios e no cumprimento da Ordem de Trabalhos previamente anunciada pelo Presidente da MAG apresentou-se uma lista que foi aceite e votada pelos presentes.
Em seguida e no cumprimento do previsto nos Estatutos foi constituída a Comissão Executiva de onde saiu o nosso companheiro Bruno Monteiro da Silva como Presidente/Secretário-geral do SPE, a companheira Joana Marmelo como Secretária-geral adjunta e a companheira Maria da Glória Cardoso como Tesoureira, além dos outros vogais eleitos.
PROFESSOR é a palavra do ano, mas são precisamente estes que continuam a faltar em muitas escolas
Hoje, dia de regresso às aulas, ficou a saber-se que os portugueses elegeram a palavra PROFESSOR como a do ano 2023.
Na última semana antes da interrupção, a FENPROF fez um levantamento sobre a falta de professores, envolvendo mais de duzentas escolas e agrupamentos. Hoje (3 de janeiro), às 16 horas, em Conferência de Imprensa, serão divulgados os resultados do levantamento efetuado.
Os anos começam e terminam! Os problemas nunca acabam, eternizam-se!
Para o SPE/ FENPROF e para as reivindicações que assumimos como basilares para solucionar problemas que afetam todos os professores do Ensino do Português no Estrangeiro, o ano de 2023 foi um ano de encontros e desencontros!
Mau tempo no canal… político e governativo provoca constrangimentos à navegação em procura de soluções urgentes para o EPE
A FENPROF e o SPE reuniram ontem dia 16 de novembro em Lisboa com o Instituto Camões, I.P. para discutir a necessidade imperiosa e urgente da revisão do Regulamento Interno de Avaliação (RIA). É um documento que necessita de uma demorada e aturada reflexão para se poder proceder a alterações, precisões e desmontagem de alguns artigos que se encontram manifestamente desajustados da realidade atual.
FENPROF reúne com Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e a Presidente do Instituto Camões
A FENPROF e o SPE reuniram com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e a Presidente do Camões, I.P. no cumprimento do assumido no encontro de 24 de julho passado na Fundação Calouste Gulbenkian.
A FENPROF e o SPE esperavam receber um documento/projeto de revisão do Regime Jurídico, pelo qual aguardam há mais de três anos, mas tal não se verificou. Em contrapartida, a FENPROF/SPE entregou uma proposta atualizada à data desta reunião como já o tinha feito à anterior Secretária de Estado, em Coimbra, a 30 de outubro 2020.
Recebido por professores em protesto, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas compromete-se a reunir em setembro
A FENPROF e o SPE estiveram na Fundação Calouste Gulbenkian, à entrada para o 8.º Encontro da Rede do Ensino Português no Estrangeiro, para confrontar o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas com a falta de diálogo e de resposta às tentativas de contacto das organizações sindicais, no sentido de resolver os vários problemas que afetam os professores do Ensino Português no Estrangeiro.
Paulo Cafôfo reuniu com a FENPROF em junho de 2022, demonstrando grande abertura ao diálogo, mas, desde então, não voltou a receber ou mostrar disponibilidade para receber os sindicatos. Esta manhã, assumiu o compromisso de reunir em setembro.
FENPROF e SPE reúnem com Instituto Camões
FENPROF e SPE reuniram no passado dia 16 de fevereiro com o Instituto Camões para obterem respostas a algumas preocupações instaladas no Ensino Português no Estrangeiro ao qual nem o Secretário de Estado das Comunidades nem o Ministro dos Negócios Estrangeiros parecem estar interessados em reconhecer o valor e o trabalho desenvolvido por estes profissionais da educação.
Decorreram, no passado dia 23 de novembro, as eleições para os corpos gerentes do Sindicato dos Professores no Estrangeiro, SPE-FENPROF.
A Assembleia Geral foi convocada para o Luxemburgo, nas instalações da OGB-L e contou com uma significativa afluência de sócios. Não tantos como era espetável pela anterior direção.