EPE
XXIII Governo

FENPROF e SPE reúnem com Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

02 de junho, 2022

A FENPROF e o Sindicato dos Professores no Estrangeiro (SPE) reuniram esta quinta-feira, dia 2 de junho, com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP) no quadro da retoma do relacionamento institucional.

Regime Jurídico do Ensino Português no Estrangeiro

FENPROF entrega proposta à SECP e ao Instituto Camões

19 de outubro, 2020

No processo de revisão do Regime Jurídico do Ensino Português no Estrangeiro, o SPE e a FENPROF reuniram e entregaram à Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas e ao Camões, I.P., no dia 16 de outubro em Coimbra, uma proposta que querem ver incorporada no documento fundamental que regula a relação laboral dos professores com a tutela do Ensino Português no Estrangeiro.

Consulte aqui a proposta entregue pela FENPROF.

Concurso geral para o EPE: entrevista à Lusa do SECP parece evidenciar um "recuo", mas...

SPE alerta para "preocupações acrescidas"

19 de fevereiro, 2012

O SPE/FENPROF tudo está a fazer para conseguir conseguir esclarecimentos junto da tutela bem como apoios de outros parceiros no sentido de obter respostas claras para todas estas questões alem de demonstrar uma posição firme na defesa intransigente dos nossos direitos à estabilidade profissional e emocional, como destaca a Comissão Executiva do Sindicato.

Entrevista do SECP à Lusa

COMUNICADO DE IMPRENSA DE 21/5/2010

Pela reposição da verdade na avaliação!

22 de maio, 2010

O SPE/FENPROF tem-se batido, há dois meses em luta, no sentido de alertar o Instituto Camões para uma diferenciação equilibrada dos desempenhos, justa e sempre na defesa dos professores. Tem sistematicamente alertado a SECP no sentido de salvaguardar os direitos dos professores que, incólumes a todas as vicissitudes e escolhos que se lhes têm colocado, todos os dias, com chuva neve e frio vão para os seus cursos e mantêm a mesma dinâmica, a mesma dedicação e empenho, sempre com dignidade. Porquê agora a diferenciação, com base sabe-se lá em quê!!??

Comunicado

Processo de avaliação de desempenho no EPE

06 de maio, 2010

Segundo informação recebida, os professores a trabalhar no EPE terão, obrigatoriamente, de entregar o Relatório de Auto-Avaliação nas respectivas Coordenações até ao próximo dia 10 de Maio, impreterivelmente.

Ensino Português no Estrangeiro

MNE não está a respeitar procedimentos negociais legalmente estabelecidos

06 de abril, 2010

A FENPROF manifestou junto do Ministro dos Negócios Estrangeiros, “o mais veemente protesto” pelo desrespeito que aquele ministério revelou pelas regras de negociação que se encontram definidas na Lei n.º 23/98, de 26 de Maio.

Aviso de Abertura do Procedimento Concursal para Docentes no EPE

03 de abril, 2010

O Aviso de Abertura para o concurso para docentes no EPE será, conforme garantia da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, publicado na próxima segunda-feira e o procedimento iniciar-se-á na terça-feira, dia 6 de Abril de 2010. Como poderão verificar no cronograma que se junta, os prazos foram alterados, mantendo-se porém a data de comunicação, da renovação ou não, da Comissão de Serviço para o dia 15 de Junho, como anteriormente prevista.

- Aviso de Abertura para o concurso para docentes no EPE

- Cronograma

 

Concurso para Pessoal Docente do Ensino Português no Estrangeiro

01 de abril, 2010

Regras de procedimento no aplicativo informático no sítio do IC,IP

Só a partir do dia 06 de Abril de 2010

Em reunião com o SPE/FENPROF

Secretário de Estado das Comunidades e Presidente do Instituto Camões assumiram diversos compromissos

19 de fevereiro, 2010

Nesta reunião, para além do Secretário-Geral do SPE, Carlos Pato, participou ainda o Secretário-Geral da FENPROF, Mário Nogueira e a dirigente do SPGL, Ana Cristina. A persistência do SPE/FENPROF na colocação dos problemas e na exigência da sua resolução obrigou o MNE e o IC a assumirem compromissos que, agora, se exigirá que sejam devida e rapidamente cumpridos.

EPE

Instituto Camões promove formação à distância para os professores a trabalhar no EPE, exigindo pagamento da mesma

10 de fevereiro, 2010

É com estranheza que os professores a trabalhar no EPE vêem anunciadas no sítio do Instituto Camões IC, agora tutelar do Ensino Português no Estrangeiro, o anúncio de acções de formação à distância, pagas pelos professores.

EPE

Comunicado - Esclarecimento

10 de fevereiro, 2010

Principais problemas a debater com Ministério da Educação, com vista à sua resolução

Memorando - Ensino Português no Estrangeiro

21 de janeiro, 2010

Actualizado em 16 de Fevereiro.