A propósito da regulamentação, na Educação, da lei sobre o direito à autodeterminação da identidade de género e expressão de género
A regulamentação para a Educação da lei sobre o direito à autodeterminação da identidade de género e expressão de género tem dado lugar a uma enorme discussão, como se estivesse ali o cerne dos problemas da Educação em Portugal.
Os problemas vividos na Educação resultam do subfinanciamento a que tem estado sujeita e de políticas que a têm fragilizado, com particular expressão na Escola Pública e nas condições de trabalho e de carreira dos seus profissionais.
Não podem, contudo, ser ignorados outros problemas que afetam a comunidade escolar, e a autodeterminação da identidade de género e expressão de género é um deles.
Já são conhecidos os resultados do concurso de banda desenhada sobre o Dia Internacional da Mulher!
Já são conhecidos os resultados do Concurso de Banda Desenhada sobre o Dia Internacional da Mulher promovido pela FENPROF! O concurso, lançado a 8 de março de 2022, teve uma adesão surpreendente com a receção de 172 trabalhos candidatos, oriundos de escolas de todo o país e de alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, do Ensino Secundário e até do Ensino Artístico Especializado.
Todos os 172 trabalhos (que podem ser revistos aqui) são vencedores, mas estes são os que mais impressionaram o júri.
Conheça os 172 candidatos ao concurso de banda desenhada sobre o Dia Internacional da Mulher!
A 8 de março de 2022, a FENPROF lançou o desafio às crianças e jovens de todos os níveis de educação e ensino para a criação de Bandas Desenhadas que contem a história do 8 de março até à sua consagração como Dia Internacional da Mulher. A resposta foi surpreendente com a receção de 172 trabalhos, provenientes de escolas de todo o país e dos mais diversos níveis de escolaridade.
Conheça aqui os trabalhos que o júri está a apreciar. Os resultados serão conhecidos a 8 de março de 2023.
Adesão ao Concurso para uma BD sobre o 8 de março foi um sucesso
Terminou o prazo para a receção dos trabalhos dos alunos que aderiram à proposta da FENPROF para que fizessem uma banda desenhada sobre o Dia Internacional da Mulher. A adesão foi surpreendente!
Desta forma, e de modo a que possam ser criadas as melhores condições de visionamento e apreciação dos trabalhos a concurso, estes ficarão disponíveis entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março, inclusive, para apreciação por parte da população escolar.
FENPROF lança Concurso para uma BD sobre o Dia Internacional da Mulher
O Concurso para a criação de Bandas Desenhadas que contem a história do 8 de março até à sua consagração como Dia Internacional da Mulher destina-se a crianças e jovens de todos os níveis de educação e ensino e decorrerá durante o próximo ano, até 8 de fevereiro de 2023.
Consulta o Regulamento do Concurso e divulga-o junto das comunidades escolares!
Fala-se muito e faz-se pouco pela igualdade salarial entre mulheres e homens em Portugal
O tempo passa, as promessas sucedem-se, enquanto as desigualdades persistem e são mais gritantes quando se comparam os ganhos médios mensais, que incluem, para além do salário base, o pagamento do trabalho suplementar, os prémios e outros complementos de carácter discricionário.
Elogiadas na sociedade, as mulheres continuam a ser discriminadas no trabalho.
Mais de 20% das mulheres estão em situação de pobreza
As mulheres têm um risco de pobreza superior ao dos homens, em Portugal, em virtude dos seus salários serem muito baixos, assim como todas as prestações que deles dependem.
Saiba mais aqui.
CIMH/CGTP-IN Linhas prioritárias de Intervenção 2021/2025
O Plano de Acção para o mandato 2021/2025 insere-se nas linhas de trabalho estratégicas do Programa de Acção aprovado no XIV Congresso da CGTP-IN de 14 e 15 de Fevereiro de 2020, alicerça-se no conhecimento da evolução da situação da mulher trabalhadora, incorpora a valiosa experiência da luta dos trabalhadores, o contributo do debate e do trabalho colectivo desenvolvido e aponta prioridades de trabalho para o novo mandato.
A igualdade entre mulheres e homens no trabalho em Conferência Nacional
A Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens - CIMH/CGTP-IN debateu, a 2 de junho, a questão da igualdade no mundo do trabalho, na sua 8.ª Conferência Nacional, realizada em Lisboa, no Auditório António Domingues Azevedo.
Classe do(c)ente exige respostas
“Saúde no trabalho sem doenças profissionais” foi o tema do mês de maio escolhido pela Comissão de Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP-IN, da qual a FENPROF faz parte, no âmbito do Semestre da Igualdade.
Trabalho e parentalidade
Trabalhadores e trabalhadoras têm de continuar a exigir o cumprimento da Lei que protege os seus direitos. Aos governantes, devem exigir uma reflexão urgente, que introduza medidas rápidas, uma fiscalização adequada e o aperfeiçoamento de legislação que otimize a conciliação do direito ao trabalho com o atendimento à família. Lutar por um futuro e um mundo melhores é responsabilidade de cada um, enquanto cidadãos.
Trabalhar com direito à vida pessoal e profissional
O Direito a trabalhar com vida Pessoal e Profissional tem de ser uma das nossas bandeiras, não só na luta sindical, mas também no trabalho que fazemos com os nossos alunos, que herdaram uma sociedade submissa às regras laborais impostas, por muito desumanas que sejam.
FENPROF pela igualdade de Direitos, contra a discriminação na Vida e no Trabalho
A FENPROF saúda o Dia Internacional da Mulher pelo significado que tem para a luta pela igualdade de direitos e pelo reconhecimento do papel da Mulher no desenvolvimento das sociedades.
A FENPROF participará na Manifestação Nacional das Mulheres, amanhã, 9 de março, a partir das 14h30, com concentração na Praça dos Restauradores (LISBOA).
Gestão democrática? Ou assédio nas escolas…
25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres
A data que hoje se assinala tem origem na homenagem às irmãs Mirabal (Maria Teresa, Pátria e Minerva), presas, torturadas e assassinadas em 25 de novembro de 1960, por serem opositoras políticas da ditadura de Rafael Trujillo, na República Dominicana. Em 1999, a Assembleia-geral das Nações Unidas (ONU) designou oficialmente o dia 25 de Novembro como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.
Projeto "Organizar e Efetivar os Direitos para uma Vida Melhor"
Sessão esta quinta-feira, a partir das 14h00, na sede da CGTP-IN
Intervenção da FENPROF leva à resolução do problema que impedia a contratação de professoras em licença de maternidade
- Circular Nº B08062984Z
Licença por maternidade - Pessoal Docente Contratado