Sábado, 29 de novembro

FENPROF apela à participação nas manifestações pela Palestina em Lisboa e no Porto

27 de novembro, 2025

O Secretário-geral da FENPROF Francisco Gonçalves apela à participação nas Manifestações Nacionais “Todos pela Palestina! Fim à Ocupação! Fim ao Genocídio!” que se realizam no sábado, dia 29 de novembro, em Lisboa e no Porto.

A FENPROF não deixará de estar presente, seguindo a sua intervenção institucional com base nos pressupostos da Defesa da Paz e Contra o Discurso de Ódio, tanto no plano nacional como no plano internacional, designadamente manifestando a sua solidariedade junto de povos massacrados e desterrados da sua própria terra.


Paz

FENPROF solidária com a Palestina e os participantes na Flotilha Humanitária

02 de outubro, 2025

Intervenção do Secretário-geral da FENPROF José Feliciano Costa na ação de protesto realizada esta quinta-feira em Lisboa, em solidariedade com a Palestina, pelos direitos do seu povo e contra a ação criminosa do governo de Israel. Esta intervenção da FENPROF associa-se, também, à indignação perante a ação de sequestro  e de desrespeito pelo direito internacional que atingiu os participantes na flotilha Sumud humanitária que foram intercetados e detidos pelas forças israelitas na noite desta quarta-feira.


Solidariedade

Começa hoje projeto internacional de Apoio aos Professores Palestinianos!

15 de julho, 2025

A FENPROF é uma das organizações promotoras de um projeto internacional de apoio a professores e alunos palestinianos, em Gaza e na Cisjordânia: "Apoio aos Professores Palestinianos. Novas professoras, professores de Gaza e crianças".

Este projeto, cuja primeira fase tem início hoje, pretende reforçar o bem-estar sócio emocional de professores e alunos na aprendizagem presencial e em linha, procurando atenuar o impacto negativo na qualidade da educação do contexto devastador a que estão sujeitos.


Solidariedade

FENPROF visita Sede da Missão Diplomática da Palestina, em Lisboa

26 de junho, 2025

Por convite da Embaixadora da Palestina em Portugal, o ex-secretário geral da FENPROF, Mário Nogueira, participou esta quinta-feira, 26 de junho de 2025, em receção na Sede da Missão Diplomática, em Lisboa. Com ele estiveram vários dirigentes da FENPROF, incluindo os secretários-gerais e a presidente do Conselho Nacional, bem como responsáveis pelas áreas Internacional e das Migrações.

Na receção a Embaixadora, Rawan Sulaiman, que recentemente participou na Sessão de Abertura do 15.º Congresso Nacional dos Professores (FENPROF), homenageou os incansáveis esforços de solidariedade e apoio à justa causa palestiniana da Federação Nacional dos Professores, na pessoa de Mário Nogueira. 


Seixal, 31 de maio de 2025

IV Encontro pela Paz

15 de abril, 2025

A FENPROF é uma das organizações promotoras do IV Encontro pela Paz, em preparação. A iniciativa decorrerá no próximo dia 31 de maio, entre as 10h30 e as 17h00, no edifício dos serviços centrais da Câmara Municipal do Seixal.


tomada de posição

Não se pode confundir liberdade de expressão com discurso de ódio!

28 de outubro, 2024

Segundo a UNESCO, o discurso de ódio alimenta o preconceito e a discriminação e pode permitir e normalizar a violência. A sua recente escalada global, amplificada pelo uso das redes sociais e exacerbada por crises novas e prolongadas em diferentes regiões, tem um impacto grave na segurança e proteção das comunidades em todo o mundo. Consciente do problema, em 24 de janeiro de 2024, Dia Internacional da Educação, a UNESCO instou os seus estados membros a darem prioridade à educação como uma ferramenta para promover sociedades que valorizem a dignidade humana e a paz. 


CGTP-IN

Por um mundo de paz e progresso social

30 de setembro, 2024

"A instabilidade da situação internacional e os perigos que acarreta reclamam a participação, ação, intervenção e luta dos trabalhadores e dos povos na exigência da paz", destaca a CGTP-IN.

A Central unitária portuguesa continua a alertar a opinião pública e os trabalhadores para a "profunda instabilidade" que se vive no mundo, "onde persistem e surgem novos conflitos, ingerências, ocupações e agressões militares".