
Encontro "Nos 50 anos de Abril, pela Paz todos não somos demais!"
O Encontro pela Paz, que ocorre nas proximidades dos 50 anos do 25 de abril de 1974, tem como lema "Nos 50 anos de Abril, pela Paz todos não somos demais!", realizar-se-á no próximo dia 28 de outubro de 2023 no Pavilhão Municipal - Oliveira do Douro - Vila Nova de Gaia, entre as 10h30 e as 17h30.

FENPROF repudia ataque terrorista em escola no Uganda e manifesta solidariedade à respetiva comunidade educativa e à UNATU
A FENPROF manifesta o seu mais veemente repúdio pelo ato terrorista que teve lugar no Uganda, na Escola Secundária de Lhubiriha, na cidade de Mpondwe, do qual resultaram 41 mortos, 38 dos quais estudantes, e o rapto de vários alunos.

Fim da ocupação marroquina e pelo direito do Sahara Ocidental a escolher o seu próprio destino
A FENPROF realizou um debate sobre a situação do Sahara Ocidental, no qual participaram 100 pessoas, na sua grande maioria (mais de 95%) professores, com a presença do representante da Frente POLISARIO e da República Árabe Saharauí Democrática, em Portugal, Omar Mih.
No final da sessão, os presentes decidiram tomar posição e enviá-la ao presidente da república e primeiro ministro portugueses, secretário-geral da ONU, representação da Frente POLISARIO e Embaixada de Marrocos. Essa tomada de posição foi aprovada por unanimidade.

Na Ucrânia, como em todo o mundo, a opção terá de ser pela Paz!
O Secretariado Nacional da FENPROF, reunido em 3 e 4 de março de 2022, perante o conflito bélico que estalou na Europa, aprovou uma posição de condenação da guerra e da entrada de forças militares russas em território ucraniano.
Fotografia do mosaico elaborado pela EB da Calheta (RA Madeira) para o Mural comemorativo dos 46 anos do 25 de Abril

Parar a Guerra. Dar uma oportunidade à Paz
A FENPROF subscreve e apoia os atos públicos promovidos pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação «Parar a Guerra! Dar uma oportunidade à Paz!» que terão lugar no dia 10 de março, pelas 18h30 no Largo Camões, em Lisboa, e pelas 18h00 na Rua de Santa Catarina (junto à estação do Metro), no Porto.

Sessão de solidariedade com os povos da Palestina e Sahara Ocidental
8 de julho das 17 às 19 horas. Com:
- Shahd Wadi (Palestiniana exilada)
- Isabel Lourenço (Ativista pelos direitos do Povo Saharauí)
- José Goulão (Jornalista)
- Mário Nogueira (Secretário-Geral da FENPROF
- Moderador: Henrique Borges (Membro do Secretariado Nacional da FENPROF

Paz sim! NATO não! 14 de Junho
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) realizou uma Cimeira a 14 de Junho, em Bruxelas, onde – com o pretexto de ‘novas ameaças’ – se propôs aprofundar o seu conceito estratégico ofensivo e a sua postura de confrontação. A CGTP-IN sublinha a importância para os trabalhadores da defesa da causa da paz e da segurança coletiva e apelou à participação nas ações «Paz sim! NATO não!», que tiveram lugar em Lisboa e no Porto, na segunda-feira, dia 14 de Junho.