
Na Ucrânia, como em todo o mundo, a opção terá de ser pela Paz!
O Secretariado Nacional da FENPROF, reunido em 3 e 4 de março de 2022, perante o conflito bélico que estalou na Europa, aprovou uma posição de condenação da guerra e da entrada de forças militares russas em território ucraniano.
Fotografia do mosaico elaborado pela EB da Calheta (RA Madeira) para o Mural comemorativo dos 46 anos do 25 de Abril

Parar a Guerra. Dar uma oportunidade à Paz
A FENPROF subscreve e apoia os atos públicos promovidos pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação «Parar a Guerra! Dar uma oportunidade à Paz!» que terão lugar no dia 10 de março, pelas 18h30 no Largo Camões, em Lisboa, e pelas 18h00 na Rua de Santa Catarina (junto à estação do Metro), no Porto.

Sessão de solidariedade com os povos da Palestina e Sahara Ocidental
8 de julho das 17 às 19 horas. Com:
- Shahd Wadi (Palestiniana exilada)
- Isabel Lourenço (Ativista pelos direitos do Povo Saharauí)
- José Goulão (Jornalista)
- Mário Nogueira (Secretário-Geral da FENPROF
- Moderador: Henrique Borges (Membro do Secretariado Nacional da FENPROF

Paz sim! NATO não! 14 de Junho
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) realizou uma Cimeira a 14 de Junho, em Bruxelas, onde – com o pretexto de ‘novas ameaças’ – se propôs aprofundar o seu conceito estratégico ofensivo e a sua postura de confrontação. A CGTP-IN sublinha a importância para os trabalhadores da defesa da causa da paz e da segurança coletiva e apelou à participação nas ações «Paz sim! NATO não!», que tiveram lugar em Lisboa e no Porto, na segunda-feira, dia 14 de Junho.

Concentração pelo fim do bloqueio dos EUA a Cuba
No dia 23 de Junho, Cuba apresentou uma resolução na Assembleia Geral das Nações Unidas contra o criminoso bloqueio movido pelos EUA contra Cuba.
O bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos há mais de seis décadas, constitui o sistema de sanções unilaterais de carácter extraterritorial mais injusto, severo e prolongado que algum dia foi aplicado a qualquer país e é o principal obstáculo ao desenvolvimento de todas as potencialidades da economia cubana. (…)

Encontro pela Paz - 5 de Junho de 2021
O Encontro pela Paz, realizou-se no dia 5 de Junho de 2021, no Fórum Luísa Todi, em Setúbal, teve como lema "Pela Paz, todos não somos demais!" e culminou com um Desfile pela Paz na cidade.

Portugal não pode ser cúmplice do ataque à vida do povo palestiniano
A 30 de março de 1976, no Norte de Israel, foram assassinados seis palestinianos que protestavam contra a expropriação de terras para dar lugar a aldeamentos judaicos. Foram dezenas os palestinianos que ficaram feridos e centenas os que foram presos, durante a greve geral e as grandes manifestações de protesto que, no mesmo dia, ocorreram no território do Estado de Israel. A partir de então, os palestinianos e todos os que com eles são solidários, passaram a comemorar o Dia da Terra a cada 30 de março.