Opinião pública internacional

Denunciar os crimes, a opressão e a ocupação do Saara Ocidental por Marrocos

26 de março, 2024

Em todos os continentes continuam a registar-se manifestações e tomadas de posição em solidariedade com o Sara Ocidental, considerado, à luz do direito internacional e das resoluções da Organização das Nações Unidas - incluindo a resolução 1514 (XV), de 14 de dezembro de 1960, da Assembleia Geral das Nações Unidas -, um território por descolonizar.


6 de abril

Manifestação junto à embaixada de Israel

26 de março, 2024

A CGTP-IN, o CPPC (Conselho Português para a Paz e Cooperação), o MPPM (Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente) e o Projeto Ruído convocaram para a tarde de 6 de abril (15h00) uma nova manifestação junto à embaixada de Israel em Lisboa. "O tempo exige a intensificação da solidariedade dos trabalhadores e do povo português e assim estaremos na rua, em luta pela paz, pelo fim da agressão e do massacre, por uma Palestina livre, soberana e independente", sublinham aquelas organizações.


Pela Paz

Todos pela Palestina e pela Paz no Médio Oriente!

04 de dezembro, 2023

A Palestina e o Médio Oriente precisam de paz, o que passa pelo reconhecimento e cumprimento dos direitos nacionais do povo palestiniano. É necessário o nosso empenhamento e a nossa solidariedade.

Dia 8 de Dezembro, às 15 horas, voltamos às ruas de Lisboa, em Manifestação entre o Martim Moniz e o Largo José Saramago.


28 de novembro de 2023

Sessão de Solidariedade com a Palestina

30 de novembro, 2023

Assista aqui à gravação da sessão de Solidariedade com a Palestina que a FENPROF promoveu para assinalar o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino.

A sessão contou com a participação de Carlos Almeida, investigador e Vice-Presidente do Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM) e o testemunho de Dima Mohammed, palestina, investigadora e docente na Universidade de Lisboa.


Vila Nova de Gaia, 28 de outubro de 2023

Encontro "Nos 50 anos de Abril, pela Paz todos não somos demais!"

22 de setembro, 2023

O Encontro pela Paz, que ocorre nas proximidades dos 50 anos do 25 de abril de 1974, tem como lema "Nos 50 anos de Abril, pela Paz todos não somos demais!", realizar-se-á no próximo dia 28 de outubro de 2023 no Pavilhão Municipal - Oliveira do Douro - Vila Nova de Gaia, entre as 10h30 e as 17h30.


Solidariedade

FENPROF repudia ataque terrorista em escola no Uganda e manifesta solidariedade à respetiva comunidade educativa e à UNATU

19 de junho, 2023

A FENPROF manifesta o seu mais veemente repúdio pelo ato terrorista que teve lugar no Uganda, na Escola Secundária de Lhubiriha, na cidade de Mpondwe, do qual resultaram 41 mortos, 38 dos quais estudantes, e o rapto de vários alunos.


autodeterminação do povo saharauí

Fim da ocupação marroquina e pelo direito do Sahara Ocidental a escolher o seu próprio destino

22 de junho, 2023

A FENPROF realizou um debate sobre a situação do Sahara Ocidental, no qual participaram 100 pessoas, na sua grande maioria (mais de 95%) professores, com a presença do representante da Frente POLISARIO e da República Árabe Saharauí Democrática, em Portugal, Omar Mih.

No final da sessão, os presentes decidiram tomar posição e enviá-la ao presidente da república e primeiro ministro portugueses, secretário-geral da ONU, representação da Frente POLISARIO e Embaixada de Marrocos. Essa tomada de posição foi aprovada por unanimidade.