18 de janeiro - Todos juntos pela Paz! É urgente pôr fim à guerra!
É urgente pôr fim à guerra! É urgente defender a Paz! É urgente mobilizarmo-nos por esta causa tão atual e determinante para salvaguardar o presente e o futuro da Humanidade.
Façamos sentir o pulsar coletivo do nosso povo, que quer a paz e não se conforma com a guerra, apelamos à participação na Manifestação Nacional «Todos Juntos pela Paz! É urgente pôr fim à guerra!» que terá lugar em Lisboa, no dia 18 de janeiro, às 15h00, com início no Cais do Sodré.
"Parents For Peace" contra a indiferença face à escalada de violência na Palestina
Relatora da ONU para a Palestina reúne com CGTP-IN e FENPROF
A FENPROF e a CGTP-IN reuniram esta manhã com Francesca Albanese, relatora da ONU para os territórios palestinianos ocupados, que está de visita a Portugal, alertando para o genocídio perpetrado por Israel sobre os palestinianos e a necessidade de um cessar-fogo imediato.
Francesca Albanese quis reunir também com os representantes das organizações sindicais e dos trabalhadores, pois considera que, nesta luta, vai ser necessária a força e a determinação quem está habituado a lutar por direitos tão importantes como os Direitos Humanos, os Direitos Civis, os direitos dos Trabalhadores e das Mulheres, entre tantas outras conquistas alcançadas ao longo da História da Humanidade.
Flotilha da Liberdade vem a Lisboa
Com o lema “Para as crianças de Gaza”, activistas solidários com a Palestina pertencentes à Coligação da Flotilha da Liberdade irão atracar em Lisboa, a bordo do Handala, no próximo dia 3 de Julho. Tendo saído no dia 1 de Maio de Oslo (Noruega), o Handala já parou em portos na Suécia, Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Irlanda, França e Espanha, prosseguindo por Lisboa e outros portos no Mediterrâneo, a caminho de quebrar o bloqueio ilegal de Gaza, onde deverá chegar em meados de Agosto.
Em Lisboa, a preparação e organização do programa para os membros da Flotilha está a cargo do CPPC, do MPPM, da GGTP-IN e do Projecto Ruído, que irão, entre os dias 3 e 6 de Julho, promover diversas actividades que pretendem dar a conhecer o projecto da Flotilha, bem como continuar a alargar a solidariedade com a luta do povo palestino.
FENPROF recebe representantes do Sahara Ocidental
A FENPROF acolheu esta terça-feira o Secretário-Geral da UGTSario, um representante da UGT da Argélia e os representantes da Frente POLISARIO em Portugal num encontro de solidariedade sindical com o povo e os trabalhadores do Sahara Ocidental.
Carta aberta: Embargo às relações comerciais, académicas e científicas com firmas e instituições com sede em Israel que contribuam para a guerra na Palestina
O Secretariado Nacional e do Departamento do Ensino Superior e Investigação da FENPROF enviaram uma Carta Aberta aos/às Reitores/as das Universidades e Presidentes dos Institutos Politécnicos de Portugal, sobre a situação humanitária catastrófica que se vive atualmente na Faixa de Gaza. Esta Carta Aberta foi, também, ratificada pelo Conselho Nacional da FENPROF, que reuniu em Lisboa nos dias 10 e 11 de maio de 2024.
Denunciar os crimes, a opressão e a ocupação do Saara Ocidental por Marrocos
Em todos os continentes continuam a registar-se manifestações e tomadas de posição em solidariedade com o Sara Ocidental, considerado, à luz do direito internacional e das resoluções da Organização das Nações Unidas - incluindo a resolução 1514 (XV), de 14 de dezembro de 1960, da Assembleia Geral das Nações Unidas -, um território por descolonizar.
Manifestação junto à embaixada de Israel
A CGTP-IN, o CPPC (Conselho Português para a Paz e Cooperação), o MPPM (Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente) e o Projeto Ruído convocaram para a tarde de 6 de abril (15h00) uma nova manifestação junto à embaixada de Israel em Lisboa. "O tempo exige a intensificação da solidariedade dos trabalhadores e do povo português e assim estaremos na rua, em luta pela paz, pelo fim da agressão e do massacre, por uma Palestina livre, soberana e independente", sublinham aquelas organizações.
Todos pela Palestina e pela Paz no Médio Oriente!
A Palestina e o Médio Oriente precisam de paz, o que passa pelo reconhecimento e cumprimento dos direitos nacionais do povo palestiniano. É necessário o nosso empenhamento e a nossa solidariedade.
Dia 8 de Dezembro, às 15 horas, voltamos às ruas de Lisboa, em Manifestação entre o Martim Moniz e o Largo José Saramago.
Encontro "Nos 50 anos de Abril, pela Paz todos não somos demais!"
O Encontro pela Paz, que ocorre nas proximidades dos 50 anos do 25 de abril de 1974, tem como lema "Nos 50 anos de Abril, pela Paz todos não somos demais!", realizar-se-á no próximo dia 28 de outubro de 2023 no Pavilhão Municipal - Oliveira do Douro - Vila Nova de Gaia, entre as 10h30 e as 17h30.
Debate "Saara Ocidental: as políticas do impasse"
No próximo dia 21 de Outubro irá ter lugar no ISCTE a apresentação da revista Africana Studia dedicada ao Sahara Ocidental com a presença da advogada dos presos políticos de Gdeim Izik, a Dra. Olfa Ouled que participará no debate.
Em defesa da paz e da segurança no mundo! Não aos objetivos belicistas da Cimeira da NATO de Bruxelas!
Em defesa da paz e da segurança no mundo, e repudiando os objetivos belicistas da NATO e da cimeira que realizará a 25 de maio em Bruxelas, um conjunto de organizações portuguesas, entre as quais o Conselho Português para a Paz e Cooperação, emitiu uma posição conjunta .
CPPC promove Assembleia da Paz em Lisboa
A Assembleia da Paz vai realizar-se no próximo dia 19 de dezembro, a partir das 10h00, na Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, em Lisboa. Trata-se de um momento central da vida do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC).