Internacional
10 de dezembro

Sindicatos da Educação em defesa dos direitos humanos

12 de dezembro, 2022

No dia 10 de Dezembro, a comunidade internacional celebra o Dia dos Direitos Humanos. Para assinalar este dia, a Internacional da Educação (IE) emitiu uma declaração, relevando a importância dos direitos sindicais como parte integrante dos direitos humanos, “essenciais para a democracia, enquanto instrumento crítico para a construção de sociedades mais justas e mais iguais, baseadas na justiça social e económica”.

Solidariedade

Ajuda de professores chega a refugiados

30 de setembro, 2022

A FENPROF entregou, esta quinta-feira, no Conselho Português para os Refugiados (CPR) várias caixas de bens alimentares e material escolar doados por professores e educadores de todo o país. Os bens recolhidos desde o passado mês de abril foram entregues na Casa de Acolhimento para Crianças Refugiadas em Lisboa e serão agora distribuídos pelos utentes dos três centros de acolhimento de refugiados e pelo banco alimentar do CPR.

5 OUTUBRO - DIA MUNDIAL DO PROFESSOR

Inscreve-te já hoje: evento online promovido pela Internacional da Educação

29 de setembro, 2022

A 5 de Outubro, celebramos mais um Dia Mundial do Professor. Este ano a IE promove nesse âmbito um evento online intitulado " A transformação da Educação começa com os/as Professores/as”. O webinar terá lugar no dia 5 de outubro, a partir das 13 horas (hora de Portugal).

Junta-te à Internacional da Educação neste Dia Mundial do Professor. A interpretação estará disponível em inglês, francês e espanhol. Por favor, clica aqui para te inscreveres.

Cimeira das Nações Unidas

Chefes de Estado e de Governo reuniram em Cimeira para a transformação da Educação

19 de setembro, 2022

Decorreu, em Nova Iorque, a Cimeira das Nações Unidas para a Transformação da Educação (TES), que visa mobilizar a ação política necessária para alcançar uma Educação pública de qualidade, inclusiva e equitativa para todos. 

A FENPROF acompanhou a preparação da cimeira, estará atenta aos compromissos que Portugal vier a assumir e não deixará de pressionar o Governo no sentido da sua efetiva concretização.

#Teach4theplanet – ASSINA O MANIFESTO!

19 de julho, 2021

A Internacional da Educação (IE) lançou recentemente a campanha “EDUCAR PELO PLANETA” (#TEACH 4 THE PLANET), em parceria com a EARTHDAY.ORG. A crise climática é a maior ameaça que a humanidade e o nosso planeta enfrentam. Neste contexto, a educação deve catalisar a luta contra as alterações climáticas e apoiar uma transição justa para um mundo mais sustentável e mais justo. Os educadores e os seus sindicatos não podem deixar de estar na primeira linha deste combate. 

- Assina o Manifesto 

FENPROF denuncia bloqueio negocial imposto pelo ME em eventos internacionais

04 de dezembro, 2020

No início desta semana, as organizações sindicais de educação europeias e da América Latina promoveram duas importantes conferências que analisaram os impactos da pandemia de covid-19 no setor da Educação em todo o mundo. Condicionadas pelas restrições impostas pela pandemia, tanto a Conferência do Comité Sindical Europeu de Educação, como a Conferência Internacional da Federação de Sindicatos de Docentes Universitários da América do Sul (FESIDUAS) e da Confederação de Educadores Americanos (CEA) decorreram por videoconferência.

Em ambos os eventos, a FENPROF denunciou o bloqueio negocial imposto pelo governo português e que leva os professores a fazerem greve no próximo dia 11 de dezembro.

Assassinato de Samuel Paty - Solidariedade da FENPROF com os professores franceses e os seus sindicatos

FENPROF condena veementemente o assassinato bárbaro de Samuel Paty e expressa total apoio e solidariedade à sua família, bem como aos seus alunos, colegas, sindicatos de professores e a toda a comunidade educativa

19 de outubro, 2020

A FENPROF associa-se às manifestações de pesar e condenação que tiveram lugar em França e em muitos outros países, sublinhando a importância da laicidade, da liberdade de consciência e da liberdade de expressão, e reafirmando que os valores da Democracia e da República não podem ceder ao terrorismo.

21 de outubro | ISCTE-IUL

Debate "Saara Ocidental: as políticas do impasse"

16 de outubro, 2019

No próximo dia 21 de Outubro irá ter lugar no ISCTE a apresentação da revista Africana Studia dedicada ao Sahara Ocidental com a presença da advogada dos presos políticos de Gdeim Izik, a Dra. Olfa Ouled que participará no debate.

8º Congresso Mundial da Internacional da Educação

08 de outubro, 2019

O Congresso Mundial da IE teve como temas centrais a defesa da Escola Pública, a valorização e o necessário rejuvenescimento da profissão docente, a defesa da democracia e dos direitos sindicais, o grave problema das alterações climáticas e a solidariedade com aqueles que são perseguidos e reprimidos, desde logo os refugiados, mas também os que sofrem nos seus países.

Foi um importante congresso em que a FENPROF se fez ouvir e onde também garantiu a manutenção da sua representação no Conselho Executivo da IE. Saiba mais aqui.

8º Congresso Mundial da Internacional da Educação

08 de outubro, 2019

O Congresso Mundial da IE teve como temas centrais a defesa da Escola Pública, a valorização e o necessário rejuvenescimento da profissão docente, a defesa da democracia e dos direitos sindicais, o grave problema das alterações climáticas e a solidariedade com aqueles que são perseguidos e reprimidos, desde logo os refugiados, mas também os que sofrem nos seus países.

Foi um importante congresso em que a FENPROF se fez ouvir e onde também garantiu a manutenção da sua representação no Conselho Executivo da IE. Saiba mais aqui.

500 Dis de Injustiça: Liberdade para Lula

FENPROF associa-se à Jornada Internacional de Solidariedade

20 de agosto, 2019

A FENPROF junta-se à Internacional da Educação e associa-se à Jornada Internacional de Solidariedade: 500 Dias de Injustiça - Liberdade para Lula, promovida pelo Comité Internacional Lula Livre.

David Edwards, Secretário Geral da Internacional da Educação, sublinha: "500 dias de prisão sem um julgamento justo são intoleráveis. Não se trata de apenas uma pessoa. Trata-se de um país que recusa cumprir a promessa de uma verdadeira democracia, estado de direito, igualdade e respeito pelos direitos humanos. Este erro judicial tem que ser corrigido imediatamente. No Congresso Mundial da Internacional da Educação, os representantes de 32 milhões de educadores foram claros: apoiamos os/as nossos/as companheiros/as brasileiros/as e exigimos a libertação imediata do presidente Lula".

Saiba mais sobre esta Jornada Internacional de Solidariedade aqui.

8.º Congresso Mundial da Internacional da Educação

FENPROF denuncia situação dos Professores

24 de julho, 2019

Mário Nogueira, Secretário-Geral da FENPROF, interveio no 8.º Congresso Mundial da Internacional da Educação onde se referiu à luta que os Professores portugueses desenvolvem nas mais diversas frentes, em defesa dos seus direitos, mas também da Escola Pública, e apelou à unidade do movimento sindical em todo o mundo na luta contra a deriva fascista que atinge vários países, referindo-se, explicitamente, aos Estados Unidos e ao Brasil.

Muito aplaudido, empunhou um cartazete defendendo a liberdade para Lula da Silva, numa clara alusão à necessidade de reposição da justiça e de regresso daquele país à democracia plena.

Conferência Especial CSEE - 28 de novembro de 2018

Sindicatos europeus da Educação adotam prioridades ambiciosas para a educação e o futuro da Europa

28 de novembro, 2018

Na Conferência especial do Comité Sindical Europeu de Educação (CSEE), a região europeia da Internacional da Educação, que decorreu em Atenas a 27 e 28 de novembro, o movimento dos sindicatos de educação definiu uma série de iniciativas e novas estratégias para alavancar as capacidades e o papel dos sindicatos da Educação para moldar o futuro da Europa face aos crescentes desafios sociais e profissionais que se colocam atualmente.

Leia a intervenção de Manuela Mendonça, membro do Secretariado Nacional com o Contributo da FENPROF para a discussão em plenário sobre a Resolução “O Futuro da Europa: o papel dos sindicatos de Educação”

CONFERÊNCIA ESPECIAL DO CSEE - ATENAS, 26-28 NOVEMBRO 2018

“Desenhar o futuro da Europa: o papel dos sindicatos da Educação”

27 de novembro, 2018

Está a decorrer em Atenas uma conferência do Comité Sindical Europeu de Educação (CSEE), a região europeia da Internacional da Educação. Com o lema “Desenhar o futuro da Europa: o papel dos sindicatos da Educação”, esta conferência reúne 250 delegados provenientes de sindicatos da Educação de toda a Europa. A FENPROF está representada nesta iniciativa por dois membros do seu Secretariado Nacional: Manuela Mendonça e Tiago Dias, ambos dirigentes com responsabilidades também no departamento de relações internacionais.

Solidariedade com a Palestina 14 de Maio 18h em Lisboa | 15 de Maio 18h no Porto

Basta de Crimes! Não à provocação de Trump!

14 de maio, 2018

Liberdade para a Palestina! Paz no Médio Oriente!

14 de Maio de 2018 - Israel ataca Palestinos em protesto, no dia em que os Estados Unidos da América, violando tratados, instala a sua embaixada em Jerusalem. Morrem 53 Palestinos. 2771 ficam feridos nesse ataque.

Sob o lema "Basta de Crimes! Não à provocação de Trump! Liberdade para a Palestina! Paz no Médio Oriente!" o Conselho Português para a Paz e Cooperação, em conjunto com outras organizações, promove um ato público em solidariedade com a Palestina, hoje, dia 15 de Maio, pelas 18h, Praça da Palestina (cruzamento Rua Fernandes Tomás com Rua Sá de Bandeira) no Porto, que conta com o apoio de mais de 100 figuras públicas. 

Pela liberdade para a Palestina, pela paz no Médio Oriente! Participa!

SOLIDARIEDADE

Israel deteve a jovem Ahed Tamimi, símbolo da Resistência Popular Palestina

24 de dezembro, 2017

A nova semente de guerra, ódio e morte, aberta por Donald Trump, com o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel, violando o Direito Internacional e as resoluções da ONU, tem já consequências terríveis: 10 palestinos mortos, mais de 3.500 pessoas feridas, centenas de detidos e um novo aumento de já elevada tensão em todo o Médio Oriente.

O Povo Palestino luta, com maior intensidade e mobilização, desde o início deste mês de dezembro, pela sua liberdade e pela sua independência face ao colonialismo sionista. A luta pela libertação de Ahed Tamimi será, agora, um símbolo maior pela liberdade de todo o Povo Palestino.

DIÁLOGO SOCIAL

O diálogo social atual no setor da educação em Portugal: oportunidades e desafios

10 de maio, 2017

No dia 8 de Maio, no Porto, Anabela Sotaia (membro do Secretariado Nacional), em representação da FENPROF, participou numa mesa redonda do projeto conjunto do CSEE (Comité Sindical Europeu de Educação) e da FEEE (Federação Europeia de Empregadores) sobre o Diálogo Social Europeu no setor da Educação. A FENPROF divulga os documentos aí distribuídos, bem como a intervenção da sua representante no painel sobre "O diálogo social atual no setor da Educação em Portugal: oportunidades e desafios”.

SOLIDARIEDADE

FENPROF e  CPPC solidários com a República Árabe Saharauí Democrática

26 de fevereiro, 2017

Por ocasião do 41.º aniversário da criação da RASD, a Federação Nacional dos Professores – FENPROF e o Conselho Português para a Paz e Cooperação – CPPC  promovem um acto de solidariedade com o Povo Saharauí, a realizar no próximo sábado, dia 4 de março, pelas 15h30, na Universidade Popular do Porto – UPP  (Rua da Boavista, n.º 736 – Porto).

INTERNACIONAL

FENPROF participou no 33º Congresso da CNTE

16 de janeiro, 2017

Movidos pelo mesmo ideal de Paulo Freire – “Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender” –, cerca de 2500 representantes da Educação do Brasil e de mais 18 países estiveram reunidos de 12 a 15 de janeiro, em Brasília para participar em mais um congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação do Brasil (CNTE).

“O Fortalecimento dos Sindicatos da Educação"

FENPROF na Conferência do CSEE

06 de dezembro, 2016

Decorreu em Belgrado a Conferência do Comité Sindical Europeu de Educação (CSEE), estrutura sindical europeia da Internacional de Educação..

Imagens do Espetáculo

05 de outubro, 2016

Lisboa

Um espetáculo de grande qualidade nas comemorações do Dia Mundial dos Professores

05 de outubro, 2016

Numa organização FENPROF em parceria com a Fundação INATEL, aconteceu em 4 de outubro, numa noite que se prolongou pela madrugada, um grande espetáculo no auditório principal do ISCTE,  que uniu o clássico e o contemporâneo, a dança, o teatro, o canto e a música, o jazz, o clássico e o popular (foto: J. Caria). Vitorino fechou o cartaz com uma extraordinária atuação de Ricardo Dias, no piano, e de Manuel Rocha que trouxe o improviso a um convite de última hora. Todos se juntaram num belo espetáculo e numa sentida homenagem aos professores portugueses e de todo o mundo.

Instale o Flash Player

 - Saudação da FENPROF aos Professores, Educadores e Investigadores no Dia Mundial dos Professores

 Imagens do espetáculo

 Apresentação | André Madeira (guitarra clássica) | Paulo Vaz de Carvalho e André Madeira (guitarra clássica) | Teatro do Convento | Academia de Dança Annarella Sánchez | Teatro do Convento | Segue-me à Capela | Saudação aos Professores de Francisco Madelino (INATEL) e Mário Nogueira (FENPROF) | Anúncio do Prémio António Gedeão 2016 | Trio "Música com Paredes de Vidro" - Fausto Neves (piano), Manuel Rocha (Violino) e Carlos Canhoto (sax) |  Vitorino com Ricardo Dias (piano) |  Manuel Rocha (improvisos no violino)

CATÁSTROFE EM ITÁLIA

FENPROF transmite a organizações de professores italianas o seu apoio e solidariedade

26 de agosto, 2016

Em nome dos professores e professoras de Portugal, a FENPROF manifestou junto das organizações sindicais representativas dos docentes de Itália (CGIL-SCUOLA e UIL) e solidariedade.