Internacional
Solidariedade com a Palestina 14 de Maio 18h em Lisboa | 15 de Maio 18h no Porto

Basta de Crimes! Não à provocação de Trump!

14 de maio, 2018

Liberdade para a Palestina! Paz no Médio Oriente!

14 de Maio de 2018 - Israel ataca Palestinos em protesto, no dia em que os Estados Unidos da América, violando tratados, instala a sua embaixada em Jerusalem. Morrem 53 Palestinos. 2771 ficam feridos nesse ataque.

Sob o lema "Basta de Crimes! Não à provocação de Trump! Liberdade para a Palestina! Paz no Médio Oriente!" o Conselho Português para a Paz e Cooperação, em conjunto com outras organizações, promove um ato público em solidariedade com a Palestina, hoje, dia 15 de Maio, pelas 18h, Praça da Palestina (cruzamento Rua Fernandes Tomás com Rua Sá de Bandeira) no Porto, que conta com o apoio de mais de 100 figuras públicas. 

Pela liberdade para a Palestina, pela paz no Médio Oriente! Participa!

SOLIDARIEDADE

Israel deteve a jovem Ahed Tamimi, símbolo da Resistência Popular Palestina

24 de dezembro, 2017

A nova semente de guerra, ódio e morte, aberta por Donald Trump, com o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel, violando o Direito Internacional e as resoluções da ONU, tem já consequências terríveis: 10 palestinos mortos, mais de 3.500 pessoas feridas, centenas de detidos e um novo aumento de já elevada tensão em todo o Médio Oriente.

O Povo Palestino luta, com maior intensidade e mobilização, desde o início deste mês de dezembro, pela sua liberdade e pela sua independência face ao colonialismo sionista. A luta pela libertação de Ahed Tamimi será, agora, um símbolo maior pela liberdade de todo o Povo Palestino.

DIÁLOGO SOCIAL

O diálogo social atual no setor da educação em Portugal: oportunidades e desafios

10 de maio, 2017

No dia 8 de Maio, no Porto, Anabela Sotaia (membro do Secretariado Nacional), em representação da FENPROF, participou numa mesa redonda do projeto conjunto do CSEE (Comité Sindical Europeu de Educação) e da FEEE (Federação Europeia de Empregadores) sobre o Diálogo Social Europeu no setor da Educação. A FENPROF divulga os documentos aí distribuídos, bem como a intervenção da sua representante no painel sobre "O diálogo social atual no setor da Educação em Portugal: oportunidades e desafios”.

SOLIDARIEDADE

FENPROF e  CPPC solidários com a República Árabe Saharauí Democrática

26 de fevereiro, 2017

Por ocasião do 41.º aniversário da criação da RASD, a Federação Nacional dos Professores – FENPROF e o Conselho Português para a Paz e Cooperação – CPPC  promovem um acto de solidariedade com o Povo Saharauí, a realizar no próximo sábado, dia 4 de março, pelas 15h30, na Universidade Popular do Porto – UPP  (Rua da Boavista, n.º 736 – Porto).

INTERNACIONAL

FENPROF participou no 33º Congresso da CNTE

16 de janeiro, 2017

Movidos pelo mesmo ideal de Paulo Freire – “Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender” –, cerca de 2500 representantes da Educação do Brasil e de mais 18 países estiveram reunidos de 12 a 15 de janeiro, em Brasília para participar em mais um congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação do Brasil (CNTE).

“O Fortalecimento dos Sindicatos da Educação"

FENPROF na Conferência do CSEE

06 de dezembro, 2016

Decorreu em Belgrado a Conferência do Comité Sindical Europeu de Educação (CSEE), estrutura sindical europeia da Internacional de Educação..

Imagens do Espetáculo

05 de outubro, 2016

Lisboa

Um espetáculo de grande qualidade nas comemorações do Dia Mundial dos Professores

05 de outubro, 2016

Numa organização FENPROF em parceria com a Fundação INATEL, aconteceu em 4 de outubro, numa noite que se prolongou pela madrugada, um grande espetáculo no auditório principal do ISCTE,  que uniu o clássico e o contemporâneo, a dança, o teatro, o canto e a música, o jazz, o clássico e o popular (foto: J. Caria). Vitorino fechou o cartaz com uma extraordinária atuação de Ricardo Dias, no piano, e de Manuel Rocha que trouxe o improviso a um convite de última hora. Todos se juntaram num belo espetáculo e numa sentida homenagem aos professores portugueses e de todo o mundo.

Instale o Flash Player

 - Saudação da FENPROF aos Professores, Educadores e Investigadores no Dia Mundial dos Professores

 Imagens do espetáculo

 Apresentação | André Madeira (guitarra clássica) | Paulo Vaz de Carvalho e André Madeira (guitarra clássica) | Teatro do Convento | Academia de Dança Annarella Sánchez | Teatro do Convento | Segue-me à Capela | Saudação aos Professores de Francisco Madelino (INATEL) e Mário Nogueira (FENPROF) | Anúncio do Prémio António Gedeão 2016 | Trio "Música com Paredes de Vidro" - Fausto Neves (piano), Manuel Rocha (Violino) e Carlos Canhoto (sax) |  Vitorino com Ricardo Dias (piano) |  Manuel Rocha (improvisos no violino)

CATÁSTROFE EM ITÁLIA

FENPROF transmite a organizações de professores italianas o seu apoio e solidariedade

26 de agosto, 2016

Em nome dos professores e professoras de Portugal, a FENPROF manifestou junto das organizações sindicais representativas dos docentes de Itália (CGIL-SCUOLA e UIL) e solidariedade.

5 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DOS PROFESSORES

Dar força aos professores, por uma sociedade mais justa e sustentável

15 de setembro, 2015

Este ano a FENPROF decidiu distribuir um postal com o cartaz da Internacional da Educação que, no verso, contém as 12 medidas de resolução imediata a apresentar aos grupos parlamentares e ao novo governo saídos das eleições de 4 de Outubro.

Conhece e divulga o postal (Edição FENPROF)

Cartaz da IE adaptado para Portugal (Edição FENPROF)

UNESCO alerta

Cerca de 250 milhões de crianças não estão a aprender a ler

29 de janeiro, 2014

Um ensino inadequado em todo o mundo deixou um legado de analfabetos mais generalizado do que se pensava inicialmente, avança o relatório anual da UNESCO. O documento informa que uma em cada quatro crianças nos países pobres não consegue ler uma frase, com a percentagem a elevar-se para 40% nos países da África Subsaariana.

Brasília

FENPROF no 32º Congresso da CNTE

27 de janeiro, 2014

A FENPROF participou no 32.º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Educação (CNTE), no Brasil. O Congresso foi antecedido por um Seminário Internacional, em que participaram 32 convidados de 20 organizações estrangeiras, entres as quais a FENPROF.

Madiba, símbolo universal da luta pela liberdade

Obrigado, Mandela

05 de dezembro, 2013

O antigo presidente sul-africano Nelson Mandela morreu, num hospital em Pretória, aos 95 anos. O desaparecimento do lutador e figura de grande prestígio mundial foi divulgado ao país e à comunidade internacional pelo atual presidente da África do Sul, Jacob Zuma.

Memorial Nelson Mandela

Mário Nogueira no VI Congresso da CIG Ensino (Galiza)

"Eles podem não nos deixar sonhar, mas nós não os vamos deixar dormir"

29 de outubro, 2013

Seria incompreensível que a geração que herdou Abril – a nossa – deixasse aos seus filhos as trevas como herança. Não o faremos e teremos a força e a coragem suficientes para travarmos toda a luta que temos pela frente. Como tantas vezes tem sido lido nas manifestações em que participamos – e deixo-vos essa garantia – eles podem não nos deixar sonhar, mas nós não os vamos deixar dormir. Foi assim que terminou a saudação da FENPROF, apresentada por Mário Nogueira, ao VI Congresso da CIG Ensino, da Galiza, realizado no passado dia 26 de outubro (sábado), em Santiago de Compostela.

"Tudo começa com um bom professor!"

09 de outubro, 2013

Versão portuguesa do vídeo “It all starts with a good teacher!” produzido a partir da ideia inicial do Lärarörbundet (Suécia)

internacional

CGTP-IN pela paz na Síria e no Médio Oriente

03 de setembro, 2013

FENPROF saúda Nelson Mandela pelos seus 95 anos

18 de julho, 2013

No Dia Mundial Nelson Mandela, e num tempo tão negativo para Portugal, a FENPROF evoca e saúda o homem que é um dos maiores símbolos de mudança.

Ver página web da ONU

Data assinalada em todo o mundo

Solidária com Povos da América do Sul

FENPROF manifestou a sua solidariedade junto das organizações sindicais com que se relaciona

05 de julho, 2013

A FENPROF considera inadmissível a decisão do governo português de impedir a aterragem, em território nacional, do avião que transportava o Presidente da República da Bolívia.Para além de estarmos perante um ato que viola tratados internacionais, é absolutamente inadmissível o que aconteceu e que, naturalmente, é sentido como insulto pelos demais países da América do Sul. Com este ato, o governo português põe em causa laços de amizade e cooperação tão necessários aos portugueses e fá-lo, simplesmente, em nome de interesses que não são os do nosso país, mas são os mesmos que estão a arruinar a vida de todos nós.

(contém resposta de Wilson Torres Rios, Equador)

solidariedade internacional

Um exemplo (entre tantos) do apoio à luta dos professores portugueses

23 de junho, 2013

Continuam a chegar à FENPROF numerosos testemunhos da solidariedade e apoio de organizações de todo o Mundo à luta dos professores portugueses. Destacamos hoje, a título de exemplo, a carta dirigida pelo STES - Intersindical ao Primeiro Ministro Passos Coelho, também entregue na Embaixada de Portugal em Madrid. / JPO

SOLIDARIEDADE COM O POVO TURCO

Ato público esta sexta-feira frente à Embaixada da Turquia

06 de junho, 2013

Aos meus professores... e aos outros

Carta aberta de um estudante grego

02 de junho, 2013

"A minha razão para escrever é a intenção dos meus professores de fazer greve durante o período dos exames de admissão à Universidade e os políticos e jornalistas que choram lágrimas de crocodilo sobre o meu futuro, o qual "estaria em causa" devido à greve...De que falam vocês? Que espécie de futuro tenho eu devido a vocês? E quem é que verdadeiramente pôs em causa o meu futuro? (...) Professores, vocês não devem recuar um único passo no vosso compromisso para connosco. Se recuarem agora na vossa luta, então sim, estarão verdadeiramente a pôr em causa o meu futuro. Estarão a hipotecá-lo."