
#Teach4theplanet – ASSINA O MANIFESTO!
A Internacional da Educação (IE) lançou recentemente a campanha “EDUCAR PELO PLANETA” (#TEACH 4 THE PLANET), em parceria com a EARTHDAY.ORG. A crise climática é a maior ameaça que a humanidade e o nosso planeta enfrentam. Neste contexto, a educação deve catalisar a luta contra as alterações climáticas e apoiar uma transição justa para um mundo mais sustentável e mais justo. Os educadores e os seus sindicatos não podem deixar de estar na primeira linha deste combate.

FENPROF denuncia bloqueio negocial imposto pelo ME em eventos internacionais
No início desta semana, as organizações sindicais de educação europeias e da América Latina promoveram duas importantes conferências que analisaram os impactos da pandemia de covid-19 no setor da Educação em todo o mundo. Condicionadas pelas restrições impostas pela pandemia, tanto a Conferência do Comité Sindical Europeu de Educação, como a Conferência Internacional da Federação de Sindicatos de Docentes Universitários da América do Sul (FESIDUAS) e da Confederação de Educadores Americanos (CEA) decorreram por videoconferência.
Em ambos os eventos, a FENPROF denunciou o bloqueio negocial imposto pelo governo português e que leva os professores a fazerem greve no próximo dia 11 de dezembro.

FENPROF condena veementemente o assassinato bárbaro de Samuel Paty e expressa total apoio e solidariedade à sua família, bem como aos seus alunos, colegas, sindicatos de professores e a toda a comunidade educativa
A FENPROF associa-se às manifestações de pesar e condenação que tiveram lugar em França e em muitos outros países, sublinhando a importância da laicidade, da liberdade de consciência e da liberdade de expressão, e reafirmando que os valores da Democracia e da República não podem ceder ao terrorismo.

Debate "Saara Ocidental: as políticas do impasse"
No próximo dia 21 de Outubro irá ter lugar no ISCTE a apresentação da revista Africana Studia dedicada ao Sahara Ocidental com a presença da advogada dos presos políticos de Gdeim Izik, a Dra. Olfa Ouled que participará no debate.

8º Congresso Mundial da Internacional da Educação
O Congresso Mundial da IE teve como temas centrais a defesa da Escola Pública, a valorização e o necessário rejuvenescimento da profissão docente, a defesa da democracia e dos direitos sindicais, o grave problema das alterações climáticas e a solidariedade com aqueles que são perseguidos e reprimidos, desde logo os refugiados, mas também os que sofrem nos seus países.
Foi um importante congresso em que a FENPROF se fez ouvir e onde também garantiu a manutenção da sua representação no Conselho Executivo da IE. Saiba mais aqui.

8º Congresso Mundial da Internacional da Educação
O Congresso Mundial da IE teve como temas centrais a defesa da Escola Pública, a valorização e o necessário rejuvenescimento da profissão docente, a defesa da democracia e dos direitos sindicais, o grave problema das alterações climáticas e a solidariedade com aqueles que são perseguidos e reprimidos, desde logo os refugiados, mas também os que sofrem nos seus países.
Foi um importante congresso em que a FENPROF se fez ouvir e onde também garantiu a manutenção da sua representação no Conselho Executivo da IE. Saiba mais aqui.

FENPROF associa-se à Jornada Internacional de Solidariedade
A FENPROF junta-se à Internacional da Educação e associa-se à Jornada Internacional de Solidariedade: 500 Dias de Injustiça - Liberdade para Lula, promovida pelo Comité Internacional Lula Livre.
David Edwards, Secretário Geral da Internacional da Educação, sublinha: "500 dias de prisão sem um julgamento justo são intoleráveis. Não se trata de apenas uma pessoa. Trata-se de um país que recusa cumprir a promessa de uma verdadeira democracia, estado de direito, igualdade e respeito pelos direitos humanos. Este erro judicial tem que ser corrigido imediatamente. No Congresso Mundial da Internacional da Educação, os representantes de 32 milhões de educadores foram claros: apoiamos os/as nossos/as companheiros/as brasileiros/as e exigimos a libertação imediata do presidente Lula".
Saiba mais sobre esta Jornada Internacional de Solidariedade aqui.
FENPROF denuncia situação dos Professores
Mário Nogueira, Secretário-Geral da FENPROF, interveio no 8.º Congresso Mundial da Internacional da Educação onde se referiu à luta que os Professores portugueses desenvolvem nas mais diversas frentes, em defesa dos seus direitos, mas também da Escola Pública, e apelou à unidade do movimento sindical em todo o mundo na luta contra a deriva fascista que atinge vários países, referindo-se, explicitamente, aos Estados Unidos e ao Brasil.
Muito aplaudido, empunhou um cartazete defendendo a liberdade para Lula da Silva, numa clara alusão à necessidade de reposição da justiça e de regresso daquele país à democracia plena.
Sindicatos europeus da Educação adotam prioridades ambiciosas para a educação e o futuro da Europa
Na Conferência especial do Comité Sindical Europeu de Educação (CSEE), a região europeia da Internacional da Educação, que decorreu em Atenas a 27 e 28 de novembro, o movimento dos sindicatos de educação definiu uma série de iniciativas e novas estratégias para alavancar as capacidades e o papel dos sindicatos da Educação para moldar o futuro da Europa face aos crescentes desafios sociais e profissionais que se colocam atualmente.
Leia a intervenção de Manuela Mendonça, membro do Secretariado Nacional com o Contributo da FENPROF para a discussão em plenário sobre a Resolução “O Futuro da Europa: o papel dos sindicatos de Educação”

“Desenhar o futuro da Europa: o papel dos sindicatos da Educação”
Está a decorrer em Atenas uma conferência do Comité Sindical Europeu de Educação (CSEE), a região europeia da Internacional da Educação. Com o lema “Desenhar o futuro da Europa: o papel dos sindicatos da Educação”, esta conferência reúne 250 delegados provenientes de sindicatos da Educação de toda a Europa. A FENPROF está representada nesta iniciativa por dois membros do seu Secretariado Nacional: Manuela Mendonça e Tiago Dias, ambos dirigentes com responsabilidades também no departamento de relações internacionais.

Basta de Crimes! Não à provocação de Trump!
Liberdade para a Palestina! Paz no Médio Oriente!
14 de Maio de 2018 - Israel ataca Palestinos em protesto, no dia em que os Estados Unidos da América, violando tratados, instala a sua embaixada em Jerusalem. Morrem 53 Palestinos. 2771 ficam feridos nesse ataque.
Sob o lema "Basta de Crimes! Não à provocação de Trump! Liberdade para a Palestina! Paz no Médio Oriente!" o Conselho Português para a Paz e Cooperação, em conjunto com outras organizações, promove um ato público em solidariedade com a Palestina, hoje, dia 15 de Maio, pelas 18h, Praça da Palestina (cruzamento Rua Fernandes Tomás com Rua Sá de Bandeira) no Porto, que conta com o apoio de mais de 100 figuras públicas.
Pela liberdade para a Palestina, pela paz no Médio Oriente! Participa!

Israel deteve a jovem Ahed Tamimi, símbolo da Resistência Popular Palestina
A nova semente de guerra, ódio e morte, aberta por Donald Trump, com o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel, violando o Direito Internacional e as resoluções da ONU, tem já consequências terríveis: 10 palestinos mortos, mais de 3.500 pessoas feridas, centenas de detidos e um novo aumento de já elevada tensão em todo o Médio Oriente.
O Povo Palestino luta, com maior intensidade e mobilização, desde o início deste mês de dezembro, pela sua liberdade e pela sua independência face ao colonialismo sionista. A luta pela libertação de Ahed Tamimi será, agora, um símbolo maior pela liberdade de todo o Povo Palestino.

O diálogo social atual no setor da educação em Portugal: oportunidades e desafios
No dia 8 de Maio, no Porto, Anabela Sotaia (membro do Secretariado Nacional), em representação da FENPROF, participou numa mesa redonda do projeto conjunto do CSEE (Comité Sindical Europeu de Educação) e da FEEE (Federação Europeia de Empregadores) sobre o Diálogo Social Europeu no setor da Educação. A FENPROF divulga os documentos aí distribuídos, bem como a intervenção da sua representante no painel sobre "O diálogo social atual no setor da Educação em Portugal: oportunidades e desafios”.

FENPROF e CPPC solidários com a República Árabe Saharauí Democrática
Por ocasião do 41.º aniversário da criação da RASD, a Federação Nacional dos Professores – FENPROF e o Conselho Português para a Paz e Cooperação – CPPC promovem um acto de solidariedade com o Povo Saharauí, a realizar no próximo sábado, dia 4 de março, pelas 15h30, na Universidade Popular do Porto – UPP (Rua da Boavista, n.º 736 – Porto).
IE evoca o direito internacional em oposição às restrições à emigração impostas pelos EUA

FENPROF participou no 33º Congresso da CNTE
Movidos pelo mesmo ideal de Paulo Freire – “Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender” –, cerca de 2500 representantes da Educação do Brasil e de mais 18 países estiveram reunidos de 12 a 15 de janeiro, em Brasília para participar em mais um congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação do Brasil (CNTE).

FENPROF na Conferência do CSEE
Decorreu em Belgrado a Conferência do Comité Sindical Europeu de Educação (CSEE), estrutura sindical europeia da Internacional de Educação..

Um espetáculo de grande qualidade nas comemorações do Dia Mundial dos Professores
Numa organização FENPROF em parceria com a Fundação INATEL, aconteceu em 4 de outubro, numa noite que se prolongou pela madrugada, um grande espetáculo no auditório principal do ISCTE, que uniu o clássico e o contemporâneo, a dança, o teatro, o canto e a música, o jazz, o clássico e o popular (foto: J. Caria). Vitorino fechou o cartaz com uma extraordinária atuação de Ricardo Dias, no piano, e de Manuel Rocha que trouxe o improviso a um convite de última hora. Todos se juntaram num belo espetáculo e numa sentida homenagem aos professores portugueses e de todo o mundo.
- Saudação da FENPROF aos Professores, Educadores e Investigadores no Dia Mundial dos Professores
Apresentação | André Madeira (guitarra clássica) | Paulo Vaz de Carvalho e André Madeira (guitarra clássica) | Teatro do Convento | Academia de Dança Annarella Sánchez | Teatro do Convento | Segue-me à Capela | Saudação aos Professores de Francisco Madelino (INATEL) e Mário Nogueira (FENPROF) | Anúncio do Prémio António Gedeão 2016 | Trio "Música com Paredes de Vidro" - Fausto Neves (piano), Manuel Rocha (Violino) e Carlos Canhoto (sax) | Vitorino com Ricardo Dias (piano) | Manuel Rocha (improvisos no violino)

FENPROF transmite a organizações de professores italianas o seu apoio e solidariedade
Em nome dos professores e professoras de Portugal, a FENPROF manifestou junto das organizações sindicais representativas dos docentes de Itália (CGIL-SCUOLA e UIL) e solidariedade.

Dar força aos professores, por uma sociedade mais justa e sustentável
Este ano a FENPROF decidiu distribuir um postal com o cartaz da Internacional da Educação que, no verso, contém as 12 medidas de resolução imediata a apresentar aos grupos parlamentares e ao novo governo saídos das eleições de 4 de Outubro.
Conhece e divulga o postal (Edição FENPROF)
Cartaz da IE adaptado para Portugal (Edição FENPROF)

Cerca de 250 milhões de crianças não estão a aprender a ler
Um ensino inadequado em todo o mundo deixou um legado de analfabetos mais generalizado do que se pensava inicialmente, avança o relatório anual da UNESCO. O documento informa que uma em cada quatro crianças nos países pobres não consegue ler uma frase, com a percentagem a elevar-se para 40% nos países da África Subsaariana.

FENPROF no 32º Congresso da CNTE
A FENPROF participou no 32.º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Educação (CNTE), no Brasil. O Congresso foi antecedido por um Seminário Internacional, em que participaram 32 convidados de 20 organizações estrangeiras, entres as quais a FENPROF.