Saudação da FENPROF
A intervenção da FENPROF no Congresso da OLME, lida por Mário Nogueira, foi traduzida por Kelly Samiotou, professora de Português
Na Grécia, como em Portugal, a educação e a escola pública correm sérios riscos
No 15.º Congresso da OLME, a organização sindical mais representativa dos docentes gregos do ensino secundário, participaram, como convidados, representantes de Portugal (FENPROF), Espanha (FECCOO) e França (SNES e FFOO), que intervieram na Sessão de Abertura. A FENPROF usou da palavra para, pela voz de Mário Nogueira, dar a conhecer a situação portuguesa neste contexto de crise que, como nos restantes países, tem vindo a abater-se sobre os mesmos de sempre: os trabalhadores! A intervenção da FENPROF abriu o espaço internacional do Congresso (na foto: Presidente da OLME, Dimitris Peppes, dirigindo-se aos congressistas).

Euro-Manifestação no Luxemburgo
A CGTP-IN participa, no dia 21 de Junho de 2011, na Euro-manifestação que a Confederação Europeia dos Sindicatos leva a cabo na capital Luxemburguesa, com início às 15H00. Esta manifestação, em que participarão delegações de muitas centrais sindicais da Europa, realiza-se no quadro de uma jornada de acção e informação da CES e tem como palavras de ordem “Não à austeridade – Pela Europa Social – Por salários justos, investimento e emprego”.

Mário Nogueira fala do Congresso da CES
"Foi um espaço importante de encontro das organizações sindicais europeias, num momento em que a Europa, fustigada, como nunca, pelos ventos neoliberais e por uma crise que serve para alimentar a ganância da grande finança."


CGTP-IN condena agressão à Líbia
A Central associa-se à Concentração contra a agressão à Líbia, convocada pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), e apela ao movimento sindical e aos trabalhadores, para que se concentrem, frente à Embaixada dos EUA, em Lisboa (Avenida das Forças Armadas, junto a Sete Rios), dia 23 de Março, quarta-feira, pelas 18H00.


Todos em defesa dos serviços públicos
Em França, os trabalhadores e. de uma forma geral, os cidadãos discutem o futuro dos serviços públicos, num momento em que, por toda a Europa, as políticas neoliberais atentam contra as respostas públicas a que os cidadãos deverão ter acesso. A esse propósito, mais de 40 organizações, entre sindicatos, associações, colectivos sectoriais e regionais e movimentos diversos reuniram-se em Orly, a 29 e 30 de Janeiro, tendo debatido o actual estado dos serviços públicos e, principalmente, discutido o seu futuro.Os organizadores convidaram a CGTP-IN para conhecerem a realidade portuguesa, designadamente num momento de crise em que os serviços públicos e os seus trabalhadores são vítimas de um ataque fortíssimo. A CGTP-IN fez-se representar por Ana Avoila e Mário Nogueira, membros da sua Comissão Executiva.

CGTP-IN integrou missão sindical europeia no Sahara Ocidental

Aminatou Haidar com professores portugueses
Intervindo no encontro com professores portugueses, realizado no dia 9 de Novembro, em Coimbra, Aminatou Haidar denunciou “a repressão feroz das forças militares e policiais marroquinas contra a população civil” saharaui. Aminatou referia-se ao ataque ao acampamento de El Aaiún ocorrido na passada semana. / JPO


Solidariedade com os trabalhadores e o povo sahraoui
Várias organizações sindicais internacionais e de diversos países, entre as quais a CGTP-IN, estiveram reunidas no grupo de trabalho sindical da 36.ª Conferência Europeia de Coordenação do Apoio ao Povo Sahraoui, que se realizou na cidade francesa de Le Mans.