No âmbito do projeto europeu "Com e Através da Educação: Sindicatos da Educação apoiam a inclusão de Migrantes e Refugiados", a FENPROF organizou em Lisboa uma mesa redonda que contou com a presença de organizações de 23 países (Albânia, Alemanha, Bélgica, Bósnia & Herzegovina, Chipre, Croácia, Eslováquia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Kosovo, Moldávia, Montenegro, Noruega, Países Baixos, Portugal, Roménia, Sérvia, Turquia e Ucrânia).
No primeiro dia, 8 de outubro, para além da apresentação dos resultados de um inquérito, preenchido pelas organizações presentes, sobre as respostas a alunos e professores refugiados e migrantes em cada um dos países, foram também partilhadas experiências levadas a efeito por cada organização sobre a temática. As intervenções dos dirigentes da FENPROF centraram-se nas ações de formação que tem desenvolvido sobre o tema, nomeadamente nos ciclos de debate que tem promovido, mas, também, na necessidade de os professores assumirem um papel relevante na defesa da Paz e no combate ao discurso de ódio, bem como das escolas serem espaços educativos respeitadores dos princípios da inclusão no respeito pela diversidade, seja de que tipo for.
A FENPROF compromete-se a aprofundar o tema na formação que promove e, por esse motivo, três das ações do próximo ciclo de debates, que se iniciará em janeiro, serão deste âmbito: "Diversidade e inclusão", "Educação antirracista" e "Educar para a Paz em tempo de guerra". Admite a FENPROF, na sequência de experiências em curso noutros países, avançar com a criação de um gabinete de apoio a docentes imigrantes e refugiados, no sentido de os ajudar no moroso e complexo processo de reconhecimento de habilitações.
No segundo dia de trabalhos, 9 de outubro, a atividade decorreu na Escola Secundária Gil Vicente, sede do agrupamento com o mesmo nome, agrupamento esse que é frequentado por alunos e alunas de 64 nacionalidades. Foi exposta a organização geral do agrupamento, foram apresentadas estratégias de acolhimento dos alunos e de envolvimento das respetivas famílias e, também, dado a conhecer o projeto "Sou Gil". A sessão despertou grande interesse nos presentes que colocaram muitas perguntas às docentes, incluindo a diretora, Adriana Guerreiro, que estiveram presentes, acompanhadas pelo chefe dos serviços administrativos, primeiro contacto dos alunos e famílias com a escola. Houve, ainda, tempo para uma visita à escola, designadamente ao espaço do projeto "Sou Gil", à Biblioteca, ao lugar em que estão colocados relógios que marcam as horas em cada um dos 64 países dos alunos da escola, aos espaços desportivos e, por último, ao espaço agrícola e de criação de galinhas.
Os participantes consideraram que a iniciativa atingiu os objetivos, excedendo, mesmo, as suas expetativas. A FENPROF espera, com este envolvimento no projeto em causa, ter um papel muito mais ativo no apoio à inclusão de alunos e professores refugiados e migrantes.
O Secretariado Nacional da FENPROF
Reportagens
SIC Notícias
- Terça-feira, 8 de outubro - Sindicatos de mais de 20 países da Europa em projeto para apoiar a inclusão de refugiados e migrantes nas escolas
- Quarta-feira, 9 de outubro - Há cada vez mais alunos estrangeiros inscritos no ensino de português
Público
- Terça-feira, 8 de outubro - Falta de meios dificulta integração de milhares de alunos migrantes em Portugal e Espanha