Todas as notícias Iniciativas
4 de julho,

Flotilha da Liberdade vem a Lisboa

02 de julho, 2024

Com o lema “Para as crianças de Gaza”, activistas solidários com a Palestina pertencentes à Coligação da Flotilha da Liberdade irão atracar em Lisboa, a bordo do Handala, no próximo dia 3 de Julho.

Tendo saído no dia 1 de Maio de Oslo (Noruega), o Handala já parou em portos na Suécia, Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Irlanda, França e Espanha, prosseguindo por Lisboa e outros portos no Mediterrâneo, a caminho de quebrar o bloqueio ilegal de Gaza, onde deverá chegar em meados de Agosto.

Nas escalas as comunidades locais organizam eventos educativos e de solidariedade para divulgar a missão da Flotilha e sensibilizar para a situação na Palestina.

Em Lisboa, a preparação e organização do programa para os membros da Flotilha está a cargo do CPPC, do MPPM, da GGTP-IN e do Projecto Ruído, que irão, entre os dias 3 e 6 de Julho, promover diversas actividades que pretendem dar a conhecer o projecto da Flotilha, bem como continuar a alargar a solidariedade com a luta do povo palestino.

Do programa da visita destacamos uma concentração em solidariedade com o povo palestino, no Rossio, em Lisboa, dia 4 de Julho com início marcado para as 18h00, e que contará com intervenções culturais e políticas e a participação de membros da Flotilha.

O restante programa, que inclui, ainda, encontros com entidades e outras organizações que se têm juntado para lutar por uma Palestina livre e pelos direitos do povo palestino, será divulgado à medida que vão sendo confirmadas as diferentes iniciativas.

Também procuraremos organizar concentrações de acolhimento e de despedida ao Handala logo que sejam conhecidos locais e horas.

O programa actualizado irá sendo divulgado nos sites e nas redes sociais das organizações promotoras.

Handala é uma personagem criada pelo cartoonista palestino Naji al-Ali em 1969 - dois anos após a guerra israelo-árabe de 1967 - e é, até hoje, um símbolo da luta e da resistência palestinas à ocupação. Handala tem sempre 10 anos - a idade que Ali tinha quando a sua família foi obrigada a mudar-se durante a Nakba, a expulsão maciça dos palestinos em 1948. O menino refugiado de Ali , sempre representado de costas voltadas, vai buscar o seu nome a uma planta resistente e amarga que cresce no Médio Oriente chamada handal. Tem raízes profundas e volta sempre a crescer, mesmo que seja desenraizada. 

A Coligação da Flotilha da Liberdade é composta por organizações e iniciativas da sociedade civil de muitos países. Tem vindo a desafiar o bloqueio israelita ilegal e desumano de Gaza desde 2011 e está empenhada em continuar a luta até que o bloqueio seja incondicionalmente levantado e que o povo palestino em todo o mundo alcance os seus plenos direitos, incluindo o direito à liberdade de circulação.

A campanha em que está envolvido o Handala tem por lema "Pelas Crianças de Gaza" porque, uma vez que quase metade dos habitantes de Gaza são crianças, é importante salientar ao mundo que o bloqueio de Gaza as afecta mais. Há décadas que às crianças palestinas que vivem em Gaza, na Cisjordânia e na diáspora, são negados direitos humanos básicos. Essas violações de direitos, desde a liberdade de circulação ao direito de regresso, foram exacerbadas para os palestinos em Gaza desde 2006 devido à ocupação e ao bloqueio ilegais de Israel.