Todas as notícias Igualdade Mulheres/Homens
Concurso BD

Já são conhecidos os resultados do concurso de banda desenhada sobre o Dia Internacional da Mulher!

08 de março, 2023

Já são conhecidos os vencedores do Concurso de Banda Desenhada sobre o Dia Internacional da Mulher promovido pela FENPROF! O concurso, lançado a 8 de março de 2022, teve uma adesão surpreendente com a receção de 172 trabalhos candidatos, oriundos de escolas de todo o país e de alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, do Ensino Secundário e até do Ensino Artístico Especializado.

O júri, constituído por Albertina Pena (a mentora do concurso e membro do Secretariado Nacional da FENPROF), Elisabete Zagalo (dirigente do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa e membro do Secretariado Nacional da FENPROF) e pela professora Isabel Leite, autora da página de Instagram #chamemaprofessora, teve a difícil tarefa de selecionar entre 172 trabalhos de grande qualidade os que mais se destacaram em cada um dos níveis de escolaridade que se apresentaram a concurso.

Todos os 172 trabalhos (que podem ser revistos aqui) são vencedores, mas estes são os que mais impressionaram o júri.


1.º ciclo do ensino básico

O trabalho da Constança Fonseca, aluna do 3.º ano do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, na Guarda, foi o selecionado pelo júri entre os candidatos do 1.º ciclo.


2.º ciclo do Ensino Básico

Entre as dezenas de trabalhos de alunos do 2.º ciclo, o júri destacou o trabalho de Martim Pereira, aluno do 5.º J, do Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia, na cidade da Maia, distrito do Porto.


3.º ciclo do Ensino Básico

Entre os trabalhos do 3.º ciclo, o júri selecionou o trabalho de Laura Cesário, aluna do 9.º C, da Escola Secundária Infante D. Henrique, no Porto.


Ensino Secundário

O trabalho "A Revolução", de M. Luís, Vânia Pereira, Helena Apolónio e Lara Nascimento, alunos do 10.º ano da Escola Secundária Cacilhas Tejo, em Almada, foi o que se destacou entre os candidatos do ensino secundário.


Ensino Artístico Especializado

Por fim, o júri destacou o trabalho "Uma data marcante", da autoria de Nicole Figueiredo, aluna do Instituto das Artes e da Imagem, em Vila Nova de Gaia.