Actividade Sindical
Informação SPE

Concurso de Professores 2024/2025 - Ensino Português no Estrangeiro

12 de julho, 2024

Algumas informações úteis para os professores que pretendam continuar no Ensino Português no Estrangeiro/Instituto Camões sobre os procedimentos a seguir no âmbito dos Concursos Interno e Externo 2024/2025.

Assembleia Geral

Eleição dos novos corpos gerentes para o triénio 2024/27

08 de abril, 2024

No passado dia 17 de fevereiro de 2024 reuniu estatutariamente a AG do SPE/FENPROF para a eleição da nova direção que presidirá aos destinos do sindicato. Com uma considerável afluência de sócios e no cumprimento da Ordem de Trabalhos previamente anunciada pelo Presidente da MAG apresentou-se uma lista que foi aceite e votada pelos presentes. 

Em seguida e no cumprimento do previsto nos Estatutos foi constituída a Comissão Executiva de onde saiu o nosso companheiro Bruno Monteiro da Silva como Presidente/Secretário-geral do SPE, a companheira Joana Marmelo como Secretária-geral adjunta e a companheira Maria da Glória Cardoso como Tesoureira, além dos outros vogais eleitos.

Professores no Estrangeiro

FENPROF reúne com Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e a Presidente do Instituto Camões

02 de outubro, 2023

A FENPROF e o SPE reuniram com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e a Presidente do Camões, I.P. no cumprimento do assumido no encontro de 24 de julho passado na Fundação Calouste Gulbenkian.

A FENPROF e o SPE esperavam receber um documento/projeto de revisão do Regime Jurídico, pelo qual aguardam há mais de três anos, mas tal não se verificou. Em contrapartida, a FENPROF/SPE entregou uma proposta atualizada à data desta reunião como já o tinha feito à anterior Secretária de Estado, em Coimbra, a 30 de outubro 2020.

Ensino Português no Estrangeiro

Recebido por professores em protesto, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas compromete-se a reunir em setembro

24 de julho, 2023

A FENPROF e o SPE estiveram na Fundação Calouste Gulbenkian, à entrada para o 8.º Encontro da Rede do Ensino Português no Estrangeiro, para confrontar o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas com a falta de diálogo e de resposta às tentativas de contacto das organizações sindicais, no sentido de resolver os vários problemas que afetam os professores do Ensino Português no Estrangeiro.

Paulo Cafôfo reuniu com a FENPROF em junho de 2022, demonstrando grande abertura ao diálogo, mas, desde então, não voltou a receber ou mostrar disponibilidade para receber os sindicatos. Esta manhã, assumiu o compromisso de reunir em setembro.

Ensino Português no Estrangeiro

Docentes do Ensino Português no Estrangeiro exigem diálogo e soluções para os problemas; Dia 24 de julho, FENPROF estará em protesto junto à Gulbenkian

21 de julho, 2023

A presença da FENPROF no dia 24 de julho, na Fundação Calouste Gulbenkian, às 9 horas para o 8.º Encontro da Rede do Ensino Português no Estrangeiro, tem por objetivo denunciar a indisponibilidade para dialogar e negociar soluções para os problemas por parte do MNE e do Instituto Camões, IP. Aproveitando a presença do Secretário de Estado da Educação, a FENPROF reafirmará a proposta de os docentes do EPE voltarem a depender do Ministério da Educação e de, em relação a este sistema de ensino público, promovido pelo Estado Português, serem claras as responsabilidades em relação às demais competências.

XXIII Governo

FENPROF e SPE reúnem com Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

02 de junho, 2022

A FENPROF e o Sindicato dos Professores no Estrangeiro (SPE) reuniram esta quinta-feira, dia 2 de junho, com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP) no quadro da retoma do relacionamento institucional.

Cultura e Lazer

FNAC

04 de janeiro, 2021

Cartão FNAC SEM ANUIDADE e muito mais… mediante a apresentação do teu cartão de sócio de Sindicato da FENPROF.

13 de março

Greve dos Professores e da Administração Pública

24 de fevereiro, 2015

Há muitas razões para os trabalhadores da Administração Central fazerem greve no próximo dia 13 de março. Os cortes nos direitos não podem continuar!

PROFESSORES EM GREVE 
POR POLÍTICAS QUE DEFENDAM A ESCOLA PÚBLICA E A PROFISSÃO

Luxemburgo

Assembleia Geral do Sindicato dos Professores no Estrangeiro

25 de janeiro, 2015

Eleitos os corpos gerentes para o triénio 2015/2018

O Sindicato dos Professores no Estrangeiro (SPE) reuniu no passado fim de semana nas instalações da Central sindical OGB-L, na cidade do Luxemburgo.Foram analisados os aspetos mais em evidência  nos diversos países onde estes professores trabalham e que tiveram a oportunidade de comunicar todos os problemas vividos. Foram também debatidas as relações com as diferentes Coordenações, o papel desempenhado pelos DAP, em especial na Alemanha. No tocante ao relacionamento com as entidades tutelares, CICL e SECP,  os sócios tiveram oportunidade de escutar as diversas situações em que o SPE se tem envolvido com a tutela na luta pela defesa dos direitos dos docentes.

Imagens da iniciativa

Sindicato reivindica "respostas urgentes"

SPE/FENPROF reuniu com o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua e com o Secretário de Estado das Comunidades.

26 de dezembro, 2014

Numa ronda de auscultação das principais medidas, em perspetiva de implementação para o próximo ano letivo, o SPE/FENPROF reuniu no passado dia 22 de dezembro, com responsáveis do CICL e com o Secretario de Estado das Comunidades. Foram reuniões, onde o sindicato teve oportunidade de expor diversas situações para as quais reivindica respostas urgentes e que se prendem com problemas detetados no funcionamento dos cursos do EPE em países como a Alemanha, Luxemburgo, Suíça e Reino Unido.

Boas Festas!

23 de dezembro, 2014

Os votos sinceros do SPE para todos os professores
do Ensino Português no Estrangeiro 

FENPROF e SPE entregam na Secretaria de Estado das Comunidades

Primeira proposta de revisão do regime jurídico do Ensino Português no Estrangeiro

06 de outubro, 2014

No passado dia 3 de outubro foi entregue um documento com a primeira proposta de revisão do Decreto-Lei n.º234/2012 de 30 de outubro, com vista ao lançamento da revisão do regime jurídico.Entre as várias propostas de alteração ao diploma constam medidas que são de especial relevância e importância na medida em que procuram garantir a estabilidade dos docentes a trabalhar no EPE bem como proporcionar uma melhor e mais efetiva identidade dos docentes com a comunidade e especialmente a manutenção de empatias criadas ao longo dos anos de trabalho. Aguarda-se agora uma tomada de posição do governante.

Primeira proposta de revisão do Decreto-Lei n.º234/2012 de 30 de outubro, com vista ao lançamento da revisão do regime jurídico

"Um país sem cultura, sem ensino, é um país condenado a viver na penumbra"

Da fundação da CPLP à “Petrolíngua”!

25 de julho, 2014

Vamos aguardar para ver o papel que fica destinado a Portugal, à sua língua e à sua cultura. E nós, os professores, vamos aguardando em constante sobressalto, o futuro que nos esteja destinado. Alguém disse, um dia, em jeito de paródia que havia “petróleo no Beato”. Nós só podemos formar, ensinar, educar crianças e jovens que serão o futuro, o amanhã e que, com o nosso esforço e dedicação continuarão a falar, ler e escrever em português. Para isso trabalhamos todos os dias, assim nos permitam manter os nossos postos de trabalho./ Carlos Pato  (Ilustração: "O Inimigo Público")

10 milhões a menos no ministério dos Negócios Estrangeiros

Mais desemprego no ensino português no estrangeiro

12 de julho, 2014

O desinvestimento na educação do Governo português leva a cortes nos orçamentos dos ministérios. 10 milhões a menos no Ministério dos Negócios Estrangeiros leva Instituto Camões a cessação de comissões de serviço e consequentes despedimentos.

Urge rever o regime jurídico do Ensino Português no Estrangeiro dadas as alterações legislativas em curso

SPE e FENPROF reúnem com Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

09 de julho, 2014

O SPE e a FENPROF reuniram (9 de julho de 2014) com o Senhor Secretário de Estado das Comunidades para analisar e procurar obter respostas para os problemas que se colocam presentemente no EPE, nomeadamente a contagem do tempo das comissões de serviço, a revisão do Regulamento Interno de Avaliação, a realização de um concurso geral no ano de 2015 e a revisão do regime jurídico.

O que se faz e decide em Portugal também tem repercussão nos países do EPE

Não estamos imunes às medidas que este Governo toma nem devemos adotar um comportamento passivo em relação às mesmas!

15 de junho, 2014

As razões para os Professores, Educadores e Investigadores não baixarem os braços e lutarem com grande determinação contra as políticas do governo PSD / CDS são cada vez mais e de acrescida gravidade. O tempo é de estar atento, informado, unido e mobilizado. Vivemos um tempo em que não podemos aliviar a mobilização ou delegar em outros a representação na luta. Lutar em todos os momentos possíveis é fundamental. Os professores, educadores e investigadores contam com a FENPROF nesta luta. Todos seremos capazes de derrotar estas políticas e de levar à demissão este governo ilegítimo e sem apoio social. Vamos a isso! / MN

Ensino Português no Estrangeiro

SPE/FENPROF reuniu com Governo para desbloquear a resolução de problemas...

22 de maio, 2014

...e iniciar reflexão sobre  o futuro deste regime de ensino

A FENPROF reuniu (23/05/2014) com o Secretário de Estado das Comunidades Portugueses para colocar algumas preocupações que tem relativamente ao futuro do Ensino Português no Estrangeiro (EPE) e apresentar propostas relativamente a problemas concretos cuja resolução urge. A delegação da FENPROF integrou dirigentes do Sindicato dos Professores no Estrangeiro (SPE) que é membro desta Federação.  Foto: J. Caria

destaque

Ministro Crato ao microfone: Diretiva Europeia??!!! É para já!

24 de fevereiro, 2014

Nota-se em toda a peça uma gritante falta de rigor, de transparência democrática e de frontalidade. O MEC está a jogar na opacidade, na confusão e mistura de conceitos e processos. Procurando empurrar com a barriga os problemas reais vai “responder” à intimação da CE – que, previsivelmente, não será de difícil contentamento – sem qualquer esforço suplementar, apenas vinculando, a baixo custo, um mínimo dos mínimos que já estaria obrigado a deixar entrar nos quadros. Mais não é do que um embuste!

A situação atual do Ensino Português no Estrangeiro

FENPROF e SPE reúnem com o Secretário de Estado das Comunidades

19 de fevereiro, 2014

A FENPROF, representada pelo seu Secretário Geral, e uma delegação do Sindicato dos Professores no Estrangeiro apresentaram na passada terça-feira, 18 de fevereiro, em reunião expressamente solicitada para o efeito, as suas preocupações perante a situação de degradação das condições de vida dos docentes a trabalhar no estrangeiro. Os sucessivos cortes efetuados nos salários estão a condicionar drasticamente a existência dos professores que têm de lançar mão de outros trabalhos para poderem sobreviver e manter alguns restos de dignidade na convivência com os seus pares dos países de acolhimento.

“Nuno Crato quer professores nas escolas inglesas para promover o português”

O bom, o mau e o vilão

04 de fevereiro, 2014

“ Nuno Crato quer professores nas escolas inglesas para promover o português”.

 Nós, professores a trabalhar no EPE também queremos, e muitos! Mas não só em Inglaterra, nos outros países também. Esta vontade súbita veio mais uma vez demonstrar quanta desorganização reina no Governo português; quanto cinismo e hipocrisia alimenta estas figuras que, em público e em conferências internacionais vêm proferir este tipo de afirmações. Não satisfeito com os desmandos e malfeitorias das quais é ator principal em Portugal, vem cometer uma ingerência grave nos assuntos internos do Ensino Português no Estrangeiro. / Carlos Pato