O Núcleo de Professores do SPE/Luxemburgo organizou a celebração do 45. ° aniversário do SPE.
Ao longo deste percurso sindical de 45 anos, o SPE tem conseguido defender os direitos dos profissionais da Educação que trabalham no Ensino Português no Estrangeiro (EPE). O sindicato tem procurado adaptar-se às novas exigências, reivindicações e realidades de todos os docentes que lecionam neste sistema especial de educação.
O excelente crescimento recente da sindicalização e a fidelização dos seus sócios demonstram bem a confiança nas linhas de atuação e coordenação do SPE, bem como os resultados alcançados ao longo dos anos. Apoiar, orientar e defender os interesses dos docentes do EPE é uma missão central do sindicato, que conta com o apoio valioso da FENPROF, federação da qual o SPE é membro.
Durante a cerimónia, o Secretário-geral do SPE agradeceu a presença de todos os professores que participaram na comemoração do 45. ° aniversário do sindicato. Destacou a dedicação e o espírito de entreajuda dos membros do Núcleo SPE/Luxemburgo. dinamizadores da comemoração, fundamentais para a concretização do evento, bem como a colaboração de todos os que contribuíram para a sua realização — incluindo a proprietária que cedeu o espaço, a coordenadora de ensino da CEPE/Luxemburgo, cuja colaboração e apoio permitiu integrar o Magusto dos professores do EPE/Luxemburgo na celebração, sem esquecer a presença da secretária central do Departamento dos Imigrantes da OGBL, organização de extrema importância para o trabalho sindical do SPE e dos professores do Núcleo SPE/Luxemburgo.
O Secretário-geral recordou ainda que as soluções para os problemas repetidamente denunciados pelos docentes — nomeadamente a revisão das tabelas salariais e do Regime Jurídico — poderão estar para breve. Informou que a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas transmitiu aguardar apenas a validação do Ministério das Finanças para formalizar o início das negociações com o sindicato, com previsão para dezembro. Contudo, enfatizou que, depois de tantas promessas sucessivas, os professores do EPE só acreditarão quando a notificação oficial chegar.
Por fim, apelou à união de todos os docentes, reforçando que é com a colaboração, participação e opinião de cada professor que o SPE continuará a lutar pelas justas reivindicações e pelos anseios de todos os profissionais do EPE


