Actividade Sindical

44.º aniversário do SPE!

22 de outubro, 2024

O Sindicato dos Professores no Estrangeiro (SPE) comemorou 44 anos.

A celebração decorreu no passado sábado, na Bélgica. Atendendo às diferentes especificidades dos seus sócios, pois lecionam em Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos, Suíça e no Reino Unido, a participação excedeu as expectativas.

Fundado a 20 de outubro de 1980, filiado na Federação Nacional dos Professores (FENPROF), o SPE tem conseguido ao longo deste já longo percurso defender os direitos dos profissionais da Educação a trabalhar no Ensino Português no Estrangeiro (EPE), tentando sempre reinventar-se e adaptar-se às diversas exigências, reivindicações e realidades de todos os que lecionam neste sistema especial de educação.

O SPE tem na fidelização dos seus sócios e nas recentes sindicalizações a prova de que as linhas de coordenação e de atuação do seu trabalho sindical têm tido concordância e resultados ao longo dos anos. Apoiar, orientar e defender os interesses dos docentes a trabalhar no EPE é importantíssimo para o SPE, que tem na FENPROF um apoio de inegável valor. Como afirmou o camarada Mário Nogueira, Secretário-Geral da FENPROF, na saudação que enviou aos dirigentes do SPE, atuais e anteriores, aos seus sócios e demais professores que lecionam no EPE, “o SPE tem tido uma capacidade de intervenção no trabalho sindical que realiza e que tem e continuará a ter o apoio da FENPROF.”

Na oportunidade, o Secretário-geral do SPE agradeceu a participação de todos os professores que encheram o espaço onde decorreu a comemoração dos 44 anos do sindicato, elogiou a atitude de entreajuda de todos na organização do evento, bem como da proprietária que cedeu as instalações para o efeito. Lembrou os sócios de que as soluções para os problemas que têm justamente denunciado, com especial relevância para a revisão das tabelas salariais, são esperadas com o envio previsto para breve da proposta do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas ao sindicato, a qual já foi submetida a análise e viabilização do Ministro das Finanças. Acreditando nas últimas notícias de que o OE25 será aprovado, e constando na proposta os pressupostos para que a revisão do regime jurídico do EPE seja colocada em andamento, assim como a revisão profunda do Regulamento Interno de avaliação, é de crer que não se avizinhem só vitórias, mas resta a certeza insofismável de que o SPE irá lutar pela resolução dos assuntos elencados de modo a satisfazer os legítimos anseios de todos os professores no EPE!

 

Luxemburgo, 21 de otubro de 2024

A Comissão Executiva do SPE/FENPROF