Actividade Sindical
regime transitório

Regulamento Interno da Avaliação do Desempenho dos Docentes do Ensino Português no Estrangeiro

13 de abril, 2010

Conforme foi afirmado na reunião do dia 12 de Abril com o Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e a Senhora Presidente do Instituto Camões, este regime de avaliação é um regime transitório que procura viabilizar a renovação da Comissão de Serviço entre outros procedimentos. É no sentido tentar esclarecer no momento presente a maioria dos Professores que este documento é elaborado de forma sucinta dado que se aguarda a publicação oficial do Regulamento Interno.

7 de Abril

Ensino Português no Estrangeiro: procedimento concursal com ligeiro atraso

06 de abril, 2010

Conforme informação recebida da Exma Senhora Presidente do Instituto Camões,IP, o procedimento concursal previsto para o dia 6 de Abril de 2010, sofreu um ligeiro atraso devido a normas processuais que têm de ser respeitadas.

Última hora

Concurso para Pessoal Docente do Ensino Português no Estrangeiro será lançado a 6 de Abril

31 de março, 2010

Segundo informação recebida da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas hoje, 31 de Março, pelas 19.00 horas, o procedimento concursal cuja publicação estava prevista para amanhã dia 1 de Abril de 2010, é adiado para a próxima semana sendo apontado o dia 6 de Abril para o seu lançamento, decorrendo no prazo de dez dias (cinco mais cinco). Em relação ao aplicativo informático de suporte ao concurso foi garantido que o mesmo estaria disponível e em bom funcionamento à data de abertura do concurso.

Versão não oficial do aviso de abertura do procedimento concursal para o EPE

29 de março, 2010

A SECP enviou no dia 29 de Março, às seis da manhã, um documento que ainda deverá ter um tratamento final no Instituto Camões. É mais uma maratona que, sem cumprir os prazos legais estipulados para uma negociação séria e criteriosa nos impõe, um prazo de abertura do procedimento para o dia 1 de Abril de 2010. Coincidente ou não, tal procedimento só poderia ser considerado mentira, por identidade com a data pois, na realidade, é o que se está a verificar e que o SPE/FENPROF deplora e se reserva de denunciar publicamente através dos meios ao seu alcance.

O Ensino Português no Estrangeiro em mudança. Pouco tempo para decidir, muita substância a debater

Propostas de aviso de abertura de procedimento concursal e projecto de avaliação de desempenho

28 de março, 2010

Como vem sendo norma da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, agora em parceria com o Instituto Camões, IP sempre que há alterações legislativas a introduzir no EPE as mesmas têm que ser feitas em regime de prova de velocidade  pura quase sem dar tempo a uma análise e ponderação dos diversos diplomas sobre os quais os sindicatos e os professores se devem debruçar e comentar os diferentes aspectos neles contidos.

UM ESCLARECIMENTO QUE SE EXIGE DO S.E.C.P. E DA PRESIDENTE DO INSTITUTO CAMÕES

Colocação de docentes no Ensino Português no Estrangeiro para 2010/2011

08 de março, 2010

4 de Março de 2010

Informação recebida da Exª Senhora Presidente do Instituto Camões, IP

05 de março, 2010

Damos conta do teor da informação enviada no dia 4 de Março pela Senhora Presidente do IC em relação aos procedimentos que no imediato terão efeito para o ano lectivo 2010/2011. Todavia importa lembrar que é intenção do Instituto Camões e do Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas negociar com o SPE/FENPROF, conforme compromisso assumido, projectos de decretos regulamentares com vista aos futuros procedimentos concursais assim como sobre a avaliação no Ensino Português no Estrangeiro. Não podemos retirar demasiadas conclusões da nota informativa transmitida até porque, convém sublinhar, é uma medida transitória e ainda fica a pairar o facto que pode ser penalizante para quem não tenha a comissão de serviço renovada, não lhe sendo apontada qualquer alternativa.

Lei não está a ser cumprida!

Atraso no pagamento dos salários de Fevereiro coloca professores no EPE em dificuldades

28 de fevereiro, 2010

Os professores a trabalhar no Ensino Português no Estrangeiro mais uma vez estão a ser discriminados em relação aos colegas em Portugal e ainda a ser vitimizados pelo não cumprimento do estipulado pela lei. Diz a Direcção Geral do Tesouro no seu Aviso (extracto) n°10 497/2006 de 5 de Setembro que o dia 23 de cada mês é o dia de pagamento de salários para o Ministério da Educação; tal compreender-se-ia se a tutela não tivesse mudado e era já dado adquirido por todos os docentes...

10º Congresso da FENPROF

Eleição de delegados dos núcleos do Sindicato dos Professores no Estrangeiro

24 de fevereiro, 2010

Conforme decorre do estipulado estatutariamente os núcleos do SPE irão proceder à eleição de novos delegados sindicais, nos termos do artigo 24.°, ponto 2 dos Estatutos. É um procedimento que virá demonstrar a força e o dinamismo que o SPE no momento presente atravessa e que não pode ser travado. Com a admissão de novos sócios, com a chegada de novas ideias e formas de encarar o movimento sindical adivinham-se sérios contributos que virão enriquecer o debate e a luta a travar na defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores da educação.

18 de Fevereiro de 2010

SPE/FENPROF reúne com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

17 de fevereiro, 2010

Após a última reunião oficial com o SECP no passado dia 7 de Janeiro, onde foram colocados diversos problemas para os quais não se conseguiu obter resposta, o SPE/FENPROF solicitou uma reunião com carácter de urgência para, mais uma vez tentar obter as respostas necessárias para a resolução dos problemas que no imediato preocupam os professores a trabalhar no EPE.

Nota à Comunicação Social

Retirada a possibilidade de os professores do código 400 - História - poderem concorrer

20 de janeiro, 2010

Com a publicação em Diário da República no dia 18 de Janeiro de 2010, do Aviso de Abertura de concurso para o Ensino Português no Estrangeiro, a DGRHE vem, mais uma vez, retirar a possibilidade de os professores do código 400 - História poderem concorrer! Mais uma atitude injusta e discriminatória a juntar a todas as que sucedem desde 2007.