O SPE/FENPROF promoveu dois plenários sindicais, realizados no Luxemburgo e em Paris nos dias 26 e 28 de setembro. respetivamente.
Estes encontros contaram com uma presença significativa de docentes e ainda com a colaboração especial do Secretário-Geral da FENPROF, Dr. José Feliciano Costa e da Drª Lídia Bôto enquanto jurista do SPGL e Fenprof.
Estes plenários sindicais sobre o Ensino Português no Estrangeiro (EPE) foram enriquecidos com apresentações e debates sobre diversificadas e importantes matérias que preocupam os docentes deste sistema especial de ensino, a saber:
- A situação político-sindical;
- A ação reivindicativa conjunta do SPE e da FENPROF:
- Revisão e atualização das tabelas remuneratórias;
- Revisão do Regime Jurídico;
- Revisão do Regulamento Interno de Avaliação;
Em complemento foram ainda discutidas diversas temáticas relacionadas com:
- As prioridades reivindicativas do SPE/FENPROF;
- O arranque do ano letivo 2025/2026:
- Falta de professores;
- Falta de apoios logísticos e monetários;
- Organização das diferentes modalidades de ensino;
- Questões relacionadas com a constituição e funcionamento de horários;
- Problemática instalada sobre os direitos e deveres imputados aos docentes;
Com estes debates sindicais, o SPE/FENPROF pretende, através do contacto próximo e direto com os docentes, perceber e tentar melhor responder aos problemas e às dúvidas que afligem todos os professores e professoras deste tão especial e diferenciado sistema especial de ensino e preparar respostas e propostas o mais fundamentadas e representativas possíveis para cada uma delas e ainda para encontrar soluções positivas e eficazes para cada uma delas.
Para o SPE/FENPROF a participação deveras significativa dos docentes nos dois plenários demostrou que os professores e as professoras estão coesos e manifestam um significativo apoio às justas reivindicações veiculadas pelo sindicato e sustentam a força necessária para incrementar a denúncia e a luta necessárias para não calar as vozes descontentes dos docentes no Ensino Português no Estrangeiro.
De salientar que nestes encontros o coletivo saiu ainda mais reforçado, pois terminaram com profícuos momentos de confraternização e permuta de experiências/vivências entre os presentes.
Juntos somos mais fortes! Juntos damos rosto ao futuro do EPE!
A Comissão Executiva do SPE/FENPROF