Iniciativas Todas as notícias
Prémio Urbano Tavares Rodrigues 2025

FENPROF/SABSEG entregam Prémio Literário a Teolinda Gersão pelo romance "Autobiografia não escrita de Martha Freud"

16 de dezembro, 2025

A cerimónia de entrega do Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues 2025 à professora Teolinda Gersão irá realizar-se no dia 18 de dezembro, pelas 15 horas, no Auditório da sede da FENPROF, em Lisboa. Autobiografia não escrita de Martha Freud (2024, Porto Editora) foi escolhido por unanimidade como o romance vencedor da edição de 2025 do prémio instituído em 2012 pela Federação Nacional dos Professores – FENPROF, em parceria com a SABSEG – Corretor de Seguros.

O júri, constituído por Paulo Sucena (FENPROF), José Manuel Mendes e Paula Mendes Coelho, considerou que, em Autobiografia não escrita de Martha Freud, «obra em que uma rigorosa investigação documental e a criação literária se conjugam de forma exímia num processo de escrita estimulante, Teolinda Gersão «reafirma, inovando não raro nos domínios compositivo-formais, a sondagem do labirinto humano, tanto nos planos íntimos como nas inscrições históricas e sociológicas que recorrem a diversos tempos e lugares».

Na opinião do júri deste Prémio, «numa escrita toda ela precisão, enlace das instâncias do real e do imaginário, fluidez, apelatividade, ritmos, amiúde inesperados, acutilância e tempero narrativo avesso a qualquer pendor exornativo», Teolinda Gersão «atinge aqui um lugar cimeiro que importa distinguir».

O Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues, instituído pela Federação Nacional dos Professores – FENPROF, e patrocinado pela SABSEG – Corretor de Seguros, destina-se a galardoar uma obra de novela e romance em português e de autor português, publicada integralmente e em 1.ª edição nos anos de 2023 e 2024. O valor deste prémio, a cujo concurso não são admitidas obras póstumas, é de € 7.500.00 (sete mil e quinhentos euros).

Teolinda Gersão frequentou o Liceu Nacional Infanta Dona Maria, atual Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra. Estudou Germanística e Anglística na Universidade de Coimbra, Universidade de Tübingen e na Universidade de Berlim, foi leitora de português na Universidade Técnica de Berlim, docente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e posteriormente professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde ensinou literatura alemã e literatura comparada até 1995. A partir dessa data, decidiu reformar-se mais cedo e passou a dedicar-se exclusivamente à literatura. A sua obra está traduzida em 19 países e tem sido alvo de diversos estudos académicos e teses de mestrado e doutoramento em universidades portuguesas e numerosas universidades estrangeiras.

Teolinda Gersão junta-se, assim, à lista de vencedores deste prémio promovido pela FENPROF e pela SABSEG – Corretor de Seguros e onde constam os nomes de Lídia Jorge, vencedora, em 2023, com o romance Misericórdia, e, em 2015, com Os Memoráveis, de João de Melo, vencedor em 2021 com o romance Livro de Vozes e Sombras, de Luísa Costa Gomes, em 2019, com o romance Florinhas de Soror Nada, de Isabela Figueiredo, com A Gorda em 2017, e de Ana Cristina Silva, em 2013 com O Rei do Monte Brasil.

Recorde-se que este prémio alterna com o Prémio de Poesia António Gedeão, que foi atribuído, a Ana Luísa Amaral (2012), a Manuel Gusmão (2014), a Nuno Júdice (2016), a Daniel Jonas (2018), a António Carlos Cortez (2020), a a. m. pires cabral (2022) e a Rui Lage (2024), autores que muito prestigiam esta iniciativa da Federação Nacional dos Professores, em parceria com a Sabseg – Corretores de Seguros.

Esperamos poder contar com a presença dos/as senhores/as jornalistas e dos órgãos de comunicação social nesta relevante iniciativa de promoção da cultura.

 

Lisboa, 16 de dezembro de 2025

A FENPROF                                A SABSEG