Centro de Formação José Salvado Sampaio
EDUCAÇÃO PARA OS NOSSOS DIAS COM OS OLHOS NO FUTURO

Ciclo de Debates 2025

16 de dezembro, 2024

Curso de Formação Certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores (CCPFC) - Nº de registo: CCPFC/ACC-133281/24

Sobre o Ciclo de Debates

Certificação
  • A inscrição em todos os debates permitirá o acesso à certificação do ciclo de debates como curso de formação acreditado pelo CCPFC (25 horas).
  • Cada debate terá a certificação como Ação de Curta Duração (3 horas).
Inscrições
  • Para os debates individuais: Ação de Curta Duração – até 6 dias antes de cada debate
  • Para a inscrição em todos os debates: Curso de Formação – até 23 de janeiro (inclusive)

Educação para os nossos dias com os olhos no futuro

Preparar os estudantes para entenderem o mundo ao seu redor não é tarefa fácil e exige outra atitude da escola.

Há que encontrar metodologias que proporcionem o protagonismo e ofereçam ao professor formas acolhedoras e eficientes de alcançar os diferentes ritmos de aprendizagem, sem deixar ninguém para trás.

As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na vida de cada um e, por isso, deverão ser abordadas nas escolas. Há que integrar esses recursos de forma crítica e significativa na sala de aula.

A democratização da gestão escolar é condição necessária à democratização da escola e à formação dos jovens para o futuro exercício democrático da cidadania.

É necessário o reconhecimento de atitudes e procedimentos presentes no quotidiano da escola que evidenciam o racismo estrutural da nossa sociedade. Com o aumento do número de alunos estrangeiros, imigrantes e refugiados, nas escolas portuguesas há que assumir uma educação antirracista que terá de ir muito além do habitual "somos todos iguais".

Defender a Paz deverá ser uma prioridade para os jovens, sob pena de ser o seu próprio futuro que está em causa.

Às escolas chegam alunos com deficiência ou outras situações específicas, designadamente linguísticas, culturais, de género. É necessário definir e desenvolver estratégias que permitam minimizar as desigualdades, seja qual for a sua origem ou natureza. Estratégias no âmbito da educação inclusiva que estimulam uma participação ativa.

A valorização da profissão tem a ver com direitos e deveres, condições de trabalho, avaliação do desempenho, regime de aposentação, carreira, salário, entre outros elementos.

A Escola não seria Escola sem professores, mas são cada vez menos os que optam por esta profissão.

Objetivos:
  • Dar a conhecer metodologias ativas que proporcionem o acesso e o sucesso na aprendizagem de todos os alunos
  • Integrar, de forma crítica e significativa, as tecnologias digitais na sala de aula
  • Definir que um modelo de gestão democrática é condição necessária à formação dos jovens como futuro exercício de cidadania
  • Reconhecer e valorizar a diversidade do ser humano
  • Minimizar as desigualdades, seja qual for a sua origem ou natureza
  • Sensibilizar os docentes para a prática da defesa da Paz em todo o mundo
  • Valorizar a profissão docente e reconhecer os deveres e direitos da profissão

Os Debates

Sandra Cardoso

Academia do Plano Nacional das Artes

"Metodologias/Aprendizagens Ativas: haverá outra forma de pensar a Educação no século XXI?"

Carlos Neto

Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa

"Educação Ativa, Autonomia e Participação"

Rosa Doran

NUCLIO (Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação)

"Estudantes com o Universo nas mãos"

Francisco Simões

Cis-Iscte

"Tecnologia e bem-estar: na sala de aula e para além dela"

Fabíola Cardoso

Professora de Português

"Mais vale um livro na mão do que dois no digital?"

Jorge Amorim

Formador, Professor e Investigador

"Maquinaria, pensamento e comportamento: IA na sala de aula"

Mariana Carvalho

CONFAP

"Revisão do modelo de autonomia e gestão das escolas: a perspetiva dos Pais e Encarregados de Educação"

Tiago Antunes

Movimento Voz aos Estudantes

"Os estudantes exigem mais democracia nas escolas!"

Lurdes Ribeiro

Dirigente Sindical do STFPSN

"O papel do pessoal não docente no funcionamento das escolas"

Danilo Cardoso

Grupo EducAR

"O que (não) aconteceu na Década Internacional dos Afrodescendentes (2015/2024) em Portugal? Breve panorama para políticas urgentes"

Isabel Menezes

Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto

"Cidadania e Educação Antirracista: entre as recomendações e as práticas"

Mamadou Ba

SOS Racismo

" 'Currículos Brancos' em escolas de todas as cores? O que podemos fazer para combater os estereótipos."

Ilda Figueiredo

CPPC (Conselho Português para a Paz e Cooperação)

"A cultura da Paz e a importância da Educação para a Paz"

João Jaime Pires

Escola Secundária de Camões

"Guerra e Paz"

Mariana Avelãs

Professora e Mestre em Literatura Irlandesa

"Pela Paz...mas que Paz?"

Paula Lage

Professora do 3º CEB e Secundário

"Educação para a sexualidade e os Afetos: trilhos de Diversidade e Inclusão"

Ana Mansoa

Centro Padre Alves Cpassatempobrandcareorreia

"Acolher, proteger, promover e integrar"

Jorge Pina

Associação Jorge Pina

"Onde há vontade, Não há limitações"

Assunção Flores

Universidade do Minho

"Vale a pena ser Professor?"

David Edwards

Secretário Geral da Internacional da Educação

"O futuro da profissão docente - desafios à escala mundial"

António Sampaio da Nóvoa

Professor

"Professor: profissão em extinção ou (ainda) de futuro?"

Observações Importantes

Regras para a obtenção de certificado das ações de formação
  • A inscrição e participação individual em cada debate dará acesso a certificado de Ação de Curta Duração (ACD - 3 horas cada debate);
  • A inscrição em todos os debates dará acesso a certificado de Curso de Formação da Ação de 25 horas certificado pelo CCFCP.
Regra geral (Ações de Curta Duração – ACD)
  1. Assinar as folhas de presença
  2. Participar em pelo menos 2/3 da Ação de Formação
  3. Preencher a ficha de avaliação da ação
Regra especifica para o Curso de Formação da Ação de 25 horas
  1. Aplicam-se as regras gerais
  2. Realizar trabalho/relatório de avaliação
  3. O trabalho/relatório deverá conter no máximo de 2 páginas;
  4. Deverá incluir todos os temas da ação;
  5. A entrega do trabalho/relatório deve ser feita obrigatoriamente até às 23h 59m do dia 18 de maio de 2025, hora de Lisboa, fazendo o upload no site do CFJSS;
  6. Após a realização do último debate (30 de abril), receberá no seu email o endereço/link da página onde será feita a entrega do trabalho/relatório;
  7. Os certificados serão enviados a todos os que cumpriram com as regras acima descritas até dia 30 de junho de 2025.

Note bem: para ter acesso a um certificado de ação de 25 horas, terá obrigatoriamente de se inscrever, atempadamente, em todos os debates. 

Inscrição

Ficha de Inscrição - Exclusivo para sindicalizados nos sindicatos da FENPROF

Cartaz

Folheto