Publicações
Uma força que conta

Boletim informativo da Inter Reformados | novembro 2024

07 de novembro, 2024

Nesta folha informativa dá-se nota das lutas por uma vida mais digna a que todos têm direito. Luta essa que tem sido desenvolvida com coragem e persistência.

Neste âmbito, registe-se a entrega na Assembleia da República da petição conjunta da Inter reformados e do MURPI, exigindo lares públicos e apoios domiciliários; também a Tribuna Pública realizada na Praça Paiva Couceiro, onde foi explicada a razão desta petição, com muita participação; também as Comissões de reformados e pensionistas estiveram muito ativas em todo o país.

No próximo ano, contamos com todos para prosseguirmos a nossa ação constante, pois a situação está difícil para jovens e menos jovens.

Manifesto

Melhorar as condições de vida

24 de setembro, 2016

A InterReformados/CGTP-IN, solidária com todos os trabalhadores, associa-se à Semana Nacional de Esclarecimento, Reivindicação e Luta promovida pela CGTP-IN, de 26 a 30 de setembro, aprovando um Manifesto para distribuir pelos reformados, pensionistas e idosos, com algumas das suas principais exigências de política reivindicativa.

Vítor Ferreira, jurista, ao JF:

CGA: um esclarecimento oportuno sobre “descapitalização” e “sustentabilidade”

26 de fevereiro, 2015

“Os encargos que o Estado suporta, anualmente, com as pensões atribuídas pela CGA têm sido apresentados perante a opinião pública como um esforço insuportável exigido aos cidadãos através dos impostos para alimentar regalias exageradas dos pensionistas da função pública. Mas isto não passa de um sofisma. Esses encargos atuais resultam de uma opção do próprio Estado, de não pagar oportunamente as contribuições a cargo da entidade patronal durante a carreira dos funcionários no ativo. O mesmo aconteceria com as empresas privadas se, em vez de pagaram mensalmente as suas contribuições para a Segurança Social, viessem a ter de suportar os encargos com as pensões de reforma dos seus trabalhadores. Ora, esta mudança de tutela da CGA poderá servir para acentuar aquele sofisma, isto é, para comparar o que não é comparável e fazer crer que os encargos do Estado com as pensões da CGA são desproporcionados em relação aos encargos com as pensões do regime geral.”

Artigo do filósofo Lucien Sève

O que é "envelhecer bem"?

05 de junho, 2014

Nas últimas décadas uma das preocupações da medicina foi conseguir que a esperança de vida aumentasse. Agora, a preocupação terá de ser "envelhecer bem", o que vai exigir de todos - medicina, sociedade em geral, movimento sindical, cada um de nós... - contrariar a sociedade individualista alimentada pela crise e que nos vem sufocando.A propósito, veja-se o texto editado pelo jornal "Le  Monde Diplomatique - Edição Portuguesa", em 2010, um trabalho  atual de vincada atualidade e interesse para esta necessária  reflexão.