Boletim informativo da Inter Reformados | novembro 2024
Nesta folha informativa dá-se nota das lutas por uma vida mais digna a que todos têm direito. Luta essa que tem sido desenvolvida com coragem e persistência.
Neste âmbito, registe-se a entrega na Assembleia da República da petição conjunta da Inter reformados e do MURPI, exigindo lares públicos e apoios domiciliários; também a Tribuna Pública realizada na Praça Paiva Couceiro, onde foi explicada a razão desta petição, com muita participação; também as Comissões de reformados e pensionistas estiveram muito ativas em todo o país.
No próximo ano, contamos com todos para prosseguirmos a nossa ação constante, pois a situação está difícil para jovens e menos jovens.
A luta não termina com a aposentação!
A ação sindical e a luta dos trabalhadores no ativo ou aposentados não pode aliviar e, no próximo dia 9 de Novembro, sábado, estaremos nas ruas de Lisboa e do Porto a exigir ao governo: o aumento dos salários e das pensões; o direito à saúde e a defesa do SNS; o direito há habitação; o direito à educação e à valorização da escola pública; a defesa e o fortalecimento dos serviços públicos; um outro rumo para o país. Porque a luta não termina com a aposentação!
Comissão Coordenadora reuniu no dia 24 de janeiro para delinear a sua ação para 2024
No passado dia 24 de janeiro, realizou-se na sede da FENPROF, em Lisboa, uma reunião da Comissão Coordenadora do Departamento de Aposentados desta Federação, para apreciação do Relatório de Atividades de 2023 e para a discussão e votação do Plano de Atividades para 2024, a aprovar no Conselho Nacional da FENPROF que se realizou nos dias 03 e 04 de fevereiro. Debateu-se ainda a constituição e funcionamento do Departamento de Aposentados da FENPROF, bem como a circulação de Informação entre os elementos que o integram.
Conselho Nacional aprova Plano de Atividades para 2024
O Conselho Nacional da FENPROF, reunido a 3 de fevereiro, aprovou o Relatório de Atividades relativo ao ano de 2023 e o Plano de Atividades do Departamentos de Docentes Aposentados para o ano de 2024.
Consulte aqui os dois documentos.
Organização do Departamento de Docentes Aposentados
A FENPROF constituiu os órgãos intermédios de coordenação do Departamento de Docentes Aposentados. Maria Helena Gonçalves, dirigente do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa e ex-dirigente do Secretariado Nacional da FENPROF onde assumiu funções de coordenação do 1.º ciclo do ensino básico, é a Coordenadora Nacional do Departamento dos Docentes Aposentados da FENPROF.
FENPROF e Inter-Reformados na reunião do Conselho Executivo da FERPA
Decorreu em Bruxelas, nos dias 5 e 6 de Dezembro de 2019, a reunião de Outono do Conselho Executivo (CE) da FERPA (Federação Europeia dos Reformados e Pessoas Idosas), bem como a do Comité de mulheres da FERPA, em que a Inter Reformados está igualmente representada.
Em representação da Inter-Reformados esteve, como habitualmente, a professora Isabel Lemos, do SPRC, a qual integra a Comissão Permanente do DA-FENPROF.
Algumas notas sobre a acção da IR no plano internacional
A IR no plano internacional e nacional seguirá evidentemente as orientações de acção definidas pela CGTP, organização sindical à qual estamos ligados e que expressa o projecto de transformação social pelo qual lutamos, nas suas formas e objectivos.
Estão constituídas as estruturas de coordenação dos Docentes Aposentados
A FENPROF constituiu os órgãos intermédios de coordenação do Departamento e escolhe Helena Gonçalves, dirigente do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa e ex-dirigente do Secretariado Nacional da FENPROF onde assumiu funções de coordenação do 1.º ciclo do ensino básico, como Coordenadora Nacional do Departamento dos Docentes Aposentados.