
Lembrando algumas das nossas reivindicações
Há aspetos fundamentais da vida das pessoas, enquanto trabalhadores e enquanto cidadãos, que não podem ser ignorados. A 3.ª Conferência Nacional dos Professores Aposentados, organizada pela FENPROF, aprovou um conjunto de medidas que, a serem consagradas, constituiriam importantes avanços para a vida de cada um de nós.
Eis alguns que interessa agora recolocar.

Marcha pelo Direito à Saúde em Lisboa, Porto e Coimbra
A CGTP-IN, a Federação dos Sindicatos da Função Pública, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, o Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica e o Movimento de Utentes dos Serviços Públicos promovem no próximo dia 20 de maio a "Marcha pelo Direito à Saúde", em Lisboa, Porto e Coimbra.
Para exigir uma política que "respeite os profissionais e garanta o direito à saúde", a "Marcha pelo Direito à Saúde", vai sair às 15 horas, do Campo Pequeno, em Lisboa, e do Hospital de São João, no Porto, e, às 11 horas, do Centro de Saúde Fernão de Magalhães, em Coimbra.

Docentes Aposentados aprovam Resolução para a Ação Reivindicativa
A FENPROF realizou, no passado dia 29 de novembro, a 3.ª Conferência de Docentes Aposentados, com o lema “Um Envelhecimento e uma Aposentação Dignos com Direito aos Direitos”.
Mais de 120 delegados de todo o país, debateram a atual situação da aposentação e dos aposentados e o seu futuro, analisaram as causas e responsáveis pela degradação a que as pensões e reformas têm sido sujeitas e aprovaram ações a propor aos órgãos da FENPROF para que sejam adotadas e desenvolvidas, tendo sido aprovado o Caderno Reivindicativo dos Docentes Aposentados.

FENPROF promove 3.ª Conferência Nacional de Docentes Aposentados em 29 de novembro
A Federação Nacional de Professores - FENPROF – promove, em 29 de novembro (terça-feira), a 3ª Conferência Nacional de Professores Aposentados, no Hotel Roma, em Lisboa, cujo lema é “Um envelhecimento e uma Aposentação Dignos com Direito aos Direitos”.

FENPROF promove 3ª Conferência Nacional de Docentes Aposentados
No próximo dia 29 de novembro, a FENPROF vai realizar, em Lisboa, a 3ª Conferência Nacional de Docentes Aposentados sob o lema “Um Envelhecimento e uma Aposentação Dignos com Direito aos Direitos”. Organizada pela Comissão Permanente do Departamento de Professores Aposentados da FENPROF, esta Conferência tem como principais objetivos debater a atual situação da aposentação e dos aposentados e o seu futuro, e aprovar ações a propor aos órgãos da FENPROF.
FENPROF quer recuperação dos salários e dos rendimentos
A desvalorização salarial, o aumento dos bens de consumo e da inflação e a destruição da carreira docente justificam a defesa de que o governo não deverá excluir do OE 2023 preocupações com uma das principais causas da fuga dos jovens à opção por esta profissão – a valorização salarial.

O direito a envelhecer com direitos e qualidade de vida é uma aspiração dos trabalhadores no ativo e dos que passam à condição de reformados/aposentados
O direito a uma reforma digna exige que a defendamos logo a partir do primeiro dia de trabalho, exigindo um salário digno, inscrevendo-nos na Segurança Social, sindicalizando-nos e…lutando.
Descarrega o abaixo-assinado, promove a sua subscrição e entrega no teu sindicato.

Emprego seguro com direitos, salários e horários dignos!
Ao longo das últimas décadas, por via das políticas de sucessivos governos, assistimos a um processo de desvalorização do trabalho e dos trabalhadores, com a imposição e manutenção de um modelo de baixos salários e precariedade, cujos impactos se refletem de forma significativa neste momento.

“É preciso combater as injustiças e as desigualdades! Afirmar os direitos! Combater a exploração!”
Hoje, trabalhadores de todos os sectores de atividade trazem à rua as suas reivindicações concretas, em luta pela melhoria das suas condições de vida e de trabalho, exigindo a valorização do trabalho e dos trabalhadores e uma política que garanta um futuro melhor num país desenvolvido que dignifique quem trabalha e produz a riqueza.”
Em 20 de novembro de 2021, realizou-se uma Manifestação promovida pela CGTP-IN, cujo conteúdo, pela sua atualidade, aqui se republica.
Os 51 anos da CGTP-IN e o Dia Internacional do Idoso
A Inter-Reformados saúda o aniversário da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional.
São cinquenta e um anos que evocam vidas de luta e sobrevivência, que refletem a persistência de homens e mulheres que lutaram por direitos, que lutaram pela transformação social e a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Neste mesmo dia celebramos o Dia Internacional do idoso. [...]

FENPROF e Inter-Reformados na reunião do Conselho Executivo da FERPA
Decorreu em Bruxelas, nos dias 5 e 6 de Dezembro de 2019, a reunião de Outono do Conselho Executivo (CE) da FERPA (Federação Europeia dos Reformados e Pessoas Idosas), bem como a do Comité de mulheres da FERPA, em que a Inter Reformados está igualmente representada.
Em representação da Inter-Reformados esteve, como habitualmente, a professora Isabel Lemos, do SPRC, a qual integra a Comissão Permanente do DA-FENPROF.
Envelhecer com Saúde e com Direitos
Mário Nogueira falou no final do Encontro Nacional de Professores Aposentados realizado pela FENPROF no excelente Auditório da Escola Secundária Camões.
Na sua intervenção aproveitou para dar a conhecer aos professores presentes os resultados dos contactos e das votações dos grupos parlamentares em torno da luta dos docentes em defesa das sua carreira.
Mário David Soares, ex-Presidente do Conselho Nacional da FENPROF e primeiro coordenador nacional do Departamento dos Professores Aposentados proferiu uma conferência sobre as "Cinco lições que podem ser tiradas da luta dos Professores Aposentados"

2.ª Conferência dos Professores Aposentados
O Departamento de Aposentados da FENPROF vai promover, no próximo dia 21 de novembro, no Porto, a 2ª Conferência Nacional de Professores Aposentados.
A Conferência tem como mote "Afirmar Direitos | Valorizar Pensões | Dignificar a Aposentação".
Conheça todas as novidades.

Inter-Reformados/CGTP-IN promove tribunas públicas
Estas Tribunas têm por objetivo dar a conhecer aos reformados/aposentados, aos que estão próximos da reforma ou aposentação e à população em geral, o que os reformados/aposentados da Inter-Reformados/CGTP-IN defendem e reivindicam.
(Actualizado a 22 de Maio de 2017)

Momento alto da luta e da ação dos reformados
A Inter-Reformados aprovou na sua 8º Conferência Nacional (10/02/2017) um conjunto de 14 reivindicações imediatas, liderado pelo aumento de todas as pensões de velhice e invalidez, de forma a repor o poder de compra dos reformados e pensionistas. As "reivindicações imediatas" integram uma carta reivindicativa alargada que foi discutida ao longo da Conferência.
A Organização Sindical dos Reformados
Moção: Contra o Militarismo e a Guerra, pela Paz e Progresso da Humanidade

Concentrações em Lisboa, Porto e Faro
- LISBOA: 22 DE OUTUBRO, 15HORAS NO LARGO DE CAMÕES
- PORTO: 28 DE OUTUBRO, 15HORAS NA PRAÇA DOS POVEIROS
- FARO: 29 DE OUTUBRO, NO MERCADO MUNICIPAL

Pela Paz e pela rejeição dos objetivos belicistas da cimeira da NATO em Varsóvia

O 25 de Abril e o 1.º de Maio estão à porta
O 25 de Abril e o 1.º de Maio estão à porta. Dias de festa e de luta para todos os trabalhadores quer ainda no ativo, quer já numa situação de reforma. Nesses dias manifestemos nas ruas a nossa alegria e o nosso reconhecimento aos trabalhadores que, dia após dia, se têm envolvido na luta pela conquista de Direitos, da Democracia, da Justiça, da Paz. Manifestemos também nas ruas que tanta luta, tanta resistência não foi em vão. A luta vai continuar. Queremos um Portugal mais justo onde não haja desemprego, empregos precários e crianças com fome, sem futuro. VAMOS TODOS PARA A RUA.
FENPROF no 8º Congresso do MURPI
No passado dia 29 de novembro o MURPI realizou o seu 8º Congresso, em Lisboa. O Departamento de Aposentados da FENPROF esteve presente como convidado.

Sessão evocativa dos 25 anos da Inter-Reformados/CGTP-IN
A Inter-Reformados/CGTP-IN, organização dos reformados e pensionistas, constituída por quadros e activistas sindicais reformados da CGTP-IN realizou na passada terça-feira, 17 de novembro, na Casa do Alentejo, sita na Rua das Portas de Santo Antão 58, em Lisboa, uma sessão evocativa dos seus 25 anos de existência.