Acções
Abaixo-assinado IR/CGTP-IN

O direito a envelhecer com direitos e qualidade de vida é uma aspiração dos trabalhadores no ativo e dos que passam à condição de reformados/aposentados

17 de março, 2022

O direito a uma reforma digna exige que a defendamos logo a partir do primeiro dia de trabalho, exigindo um salário digno, inscrevendo-nos na Segurança Social, sindicalizando-nos e…lutando.

Descarrega o abaixo-assinado, promove a sua subscrição e entrega no teu sindicato.

CGTP-IN

Emprego seguro com direitos, salários e horários dignos!

26 de janeiro, 2022

Ao longo das últimas décadas, por via das políticas de sucessivos governos, assistimos a um processo de desvalorização do trabalho e dos trabalhadores, com a imposição e manutenção de um modelo de baixos salários e precariedade, cujos impactos se refletem de forma significativa neste momento.

Resolução - Manifestação CGTP-IN dia 20 de Novembro

“É preciso combater as injustiças e as desigualdades! Afirmar os direitos! Combater a exploração!”

25 de janeiro, 2022

Hoje, trabalhadores de todos os sectores de atividade trazem à rua as suas reivindicações concretas, em luta pela melhoria das suas condições de vida e de trabalho, exigindo a valorização do trabalho e dos trabalhadores e uma política que garanta um futuro melhor num país desenvolvido que dignifique quem trabalha e produz a riqueza.”

Em 20 de novembro de 2021, realizou-se uma Manifestação promovida pela CGTP-IN,  cujo conteúdo, pela sua atualidade, aqui se republica.

CGTP-IN

Os 51 anos da CGTP-IN e o Dia Internacional do Idoso

27 de outubro, 2021

A Inter-Reformados saúda o aniversário da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional.

São cinquenta e um anos que evocam vidas de luta e sobrevivência, que refletem a persistência de homens e mulheres que lutaram por direitos, que lutaram pela transformação social e a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Neste mesmo dia celebramos o Dia Internacional do idoso. [...]

Saiba mais aqui.

APOSENTAÇÃO - ATIVIDADE INTERNACIONAL

FENPROF e Inter-Reformados na reunião do Conselho Executivo da FERPA

09 de dezembro, 2019

Decorreu em Bruxelas, nos dias 5 e 6 de Dezembro de 2019, a reunião de Outono do Conselho Executivo (CE) da FERPA (Federação Europeia dos Reformados e Pessoas Idosas), bem como a do Comité de mulheres da FERPA, em que a Inter Reformados está igualmente representada.

Em representação da  Inter-Reformados esteve, como habitualmente, a professora Isabel Lemos, do SPRC, a qual integra a Comissão Permanente do DA-FENPROF.

ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES APOSENTADOS

Envelhecer com Saúde e com Direitos

27 de novembro, 2018

Mário Nogueira falou no final do Encontro Nacional de Professores Aposentados realizado pela FENPROF no excelente Auditório da Escola Secundária Camões.

Na sua intervenção aproveitou para dar a conhecer aos professores presentes os resultados dos contactos e das votações dos grupos parlamentares em torno da luta dos docentes em defesa das sua carreira.

Mário David Soares, ex-Presidente do Conselho Nacional da FENPROF e primeiro coordenador nacional do Departamento dos Professores Aposentados proferiu uma conferência sobre as "Cinco lições que podem ser tiradas da luta dos Professores Aposentados"

[Outros videos do Encontro podem ser consultados aqui]

21 novembro, Porto

2.ª Conferência dos Professores Aposentados

20 de outubro, 2017

O Departamento de Aposentados da FENPROF vai promover, no próximo dia 21 de novembro, no Porto, a 2ª Conferência Nacional de Professores Aposentados.

A Conferência tem como mote "Afirmar Direitos | Valorizar Pensões | Dignificar a Aposentação".

Conheça todas as novidades.

23 e 24 de maio, Lisboa e Porto

Inter-Reformados/CGTP-IN promove tribunas públicas

11 de maio, 2017

Estas Tribunas têm por objetivo dar a conhecer aos reformados/aposentados, aos que estão próximos da reforma ou aposentação e à população em geral, o que os reformados/aposentados da Inter-Reformados/CGTP-IN defendem e reivindicam.

(Actualizado a 22 de Maio de 2017)

8ª Conferência

Momento alto da luta e da ação dos reformados

13 de fevereiro, 2017

A Inter-Reformados aprovou na sua 8º Conferência Nacional (10/02/2017) um conjunto de 14 reivindicações imediatas, liderado pelo aumento de todas as pensões de velhice e invalidez, de forma a repor o poder de compra dos reformados e pensionistas. As "reivindicações imediatas" integram uma carta reivindicativa alargada que foi discutida ao longo da Conferência.

Carta Reivindicativa

Documento de Apoio

A Organização Sindical dos Reformados

Moção: Contra o Militarismo e a Guerra, pela Paz e Progresso da Humanidade

Resolução: Reformados - Outros Desafios

Imagens da iniciativa

sábado, dia 10

8ª Conferência Nacional da Inter-Reformados

06 de fevereiro, 2017

AUMENTAR AS PENSÕES, MELHORAR AS CONDIÇÕES DE VIDA…

Concentrações em Lisboa, Porto e Faro

17 de outubro, 2016

  • LISBOA: 22 DE OUTUBRO, 15HORAS NO LARGO DE CAMÕES
  • PORTO: 28 DE OUTUBRO, 15HORAS NA PRAÇA DOS POVEIROS
  • FARO: 29 DE OUTUBRO, NO MERCADO MUNICIPAL

Ações em Coimbra, Lisboa, Porto e Setúbal

Pela Paz e pela rejeição dos objetivos belicistas da cimeira da NATO em Varsóvia

06 de julho, 2016

Todos ao 1º de Maio!

27 de abril, 2016

O 25 de Abril e o 1.º de Maio estão à porta

20 de abril, 2016

O 25 de Abril e o 1.º de Maio estão à porta.  Dias de festa e de luta para todos os trabalhadores quer ainda no ativo, quer já numa situação de reforma.  Nesses dias manifestemos nas ruas a nossa alegria e o nosso reconhecimento aos  trabalhadores  que, dia após dia, se têm envolvido na luta pela conquista de Direitos, da Democracia, da Justiça, da Paz. Manifestemos também nas ruas que tanta luta, tanta resistência não foi em vão. A luta vai continuar. Queremos  um Portugal mais justo onde não haja desemprego, empregos precários e crianças com fome, sem futuro. VAMOS TODOS PARA A RUA.

LUTAR POR PENSÕES E CONDIÇÕES DE VIDA DIGNAS

FENPROF no 8º Congresso do MURPI

10 de dezembro, 2015

No passado dia 29 de novembro o MURPI realizou o seu 8º Congresso, em Lisboa. O Departamento de Aposentados da FENPROF esteve presente como convidado.

17 de novembro, Casa do Alentejo

Sessão evocativa dos 25 anos da Inter-Reformados/CGTP-IN

16 de novembro, 2015

A Inter-Reformados/CGTP-IN, organização dos reformados e pensionistas, constituída por quadros e activistas sindicais reformados da CGTP-IN realizou na passada terça-feira, 17 de novembro, na Casa do Alentejo, sita na Rua das Portas de Santo Antão 58, em Lisboa, uma sessão evocativa dos seus 25 anos de existência.

Breve reportagem da iniciativa

Resolução aprovada

Boletim informativo

25 anos em imagens

Aposentados e pensionistas por um futuro digno

Jornada de esclarecimento e luta em defesa dos nossos direitos

04 de setembro, 2015

No passado dia 11 de setembro, a Comissão Nacional de Aposentados da Frente Comum (CNA/FC) esteve no Rossio, em Lisboa, numa iniciativa de informação à população sobre o tema APOSENTADOS E PENSIONISTAS POR UM FUTURO DIGNO e aprovou um  Manifesto, com as  suas reivindicações, que será entregue a todos os partidos concorrentes às eleições de 4 de outubro.

Ver Manifesto aprovado (atualizado a 22/09/2015)

Forte apelo à continuação da luta contra a política de exploração e empobrecimento

Moção aprovada pela Inter Reformados

16 de julho, 2015

"É preciso lutar, denunciar e informar contra um novo pacote de medidas anti-sociais que o Governo PSD/CDS quer fazer aprovar neste último dia de funcionamento da A.R. e que visam agravar as condições de vida de trabalhadores e reformados dos sectores privado, público e empresarial do Estado. É preciso defender as Funções Sociais do Estado, lutar pelo progresso social, contra todos os ataques à Segurança Social universal e solidária, ao Serviço Nacional de Saúde e à Escola Pública. É preciso combater a política de exploração e o empobrecimento, prosseguir a luta contra a política de direita, e lutar por uma alternativa política, de Esquerda e Soberana. No quadro político, económico e social que estamos a viver, esta jornada de luta de 22 de Julho promovida pela CGTP-IN, assume uma particular e acrescida importância para os reformados, aposentados e pensionistas e para todo o movimento sindical."

Ver aqui materiais de divulgação da jornada de 22 de julho, em São Bento

MUNICIPALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Consulta nacional aos professores e educadores a 2,3 e 4 de junho

30 de maio, 2015

Os(as) professores(as) aposentados(as) também podem votar, nas SEDES DOS SINDICATOS E DELEGAÇÕES, manifestando a sua opinião sobre a municipalização da educação (processo que já está em curso em alguns municípios).

“Enquadramento social e político dos aposentados”

Debates temáticos

11 de maio, 2015

Iniciativa da Comissão Nacional de Aposentados da Frente Comum

Jornada de esclarecimento e luta na Baixa de Lisboa

04 de maio, 2015

A iniciativa decorreu na passada sexta-feira, 8 de maio, e incluíu apresentação da exposição "Por um Futuro Digno" (foto J.Caria), constituída por vários painéis que mostram a evolução da proteção social em Portugal e as consequências da desastrosa política levada a cabo por sucessivos governos de destruição dos direitos dos reformados e pensionistas da Administração Pública. A iniciativa contou ainda com intervenções e debates, envolvendo dirigentes e quadros sindicais, convidados, especialistas da matéria e outros participantes.

Intervenção do Departamento de Aposentados da FENPROF (Graça Pedrosa)

Mais pormenores (documento PDF)

A Segurança Social tem um papel essencial na coesão da sociedade