
2.ª Conferência dos Professores Aposentados
O Departamento de Aposentados da FENPROF vai promover, no próximo dia 21 de novembro, no Porto, a 2ª Conferência Nacional de Professores Aposentados.
A Conferência tem como mote "Afirmar Direitos | Valorizar Pensões | Dignificar a Aposentação".
Conheça todas as novidades.
Professores Aposentados reuniram em Coimbra e em Viseu
Realizaram-se nos dias 11 e 18 de Janeiro, duas reuniões, em Coimbra e Viseu, dirigidas a docentes aposentados. Estas reuniões, de carácter regional, convocadas pelo Departamento de Aposentados do SPRC, tiveram o objectivo de discutir aspectos relacionados com a situação actual dos docentes aposentados e, através da aprovação de documentos, envolvê-los na vida sindical, a qual é determinante para os manter informados e capazes de intervir neste projecto solidário e, de um modo geral, na sociedade.

Petição
A petição defende direitos essenciais dos trabalhadores e nós, aposentados, como trabalhadores que fomos, temos o dever cívico de a subscrever.
- Garantir o direito à contratação coletiva
- Revogar a norma da caducidade das convenções coletivas
- Assegurar o direito de negociação na Administração Pública

Em defesa da ADSE
Perante a intenção declarada do Governo de concretizar a chamada “reforma do modelo de Assistência na Doença aos Servidores do Estado” (ADSE), é imperioso estarmos atentos/as e, se necessário, atuantes.
Uma aposentação digna e justa, para os trabalhadores que estão aposentados e para os que se irão aposentar
O discurso dominante do governo e de muitos dos comentadores seus apoiantes tem sido no sentido de nos colocarem num “beco sem saída”, exatamente para nos levarem a assumir uma atitude de passividade, de conformismo, de guerra entre gerações para assegurar a votação na continuidade destas políticas.Como sabemos, a política não tem um só sentido; tal como a pedagogia tem outros. Por isso precisamos de nos informar para fazermos escolhas assertivas e, assim, contribuirmos para um futuro melhor para as trabalhadoras e os trabalhadores do nosso país, bem como, construirmos a força necessária para a luta. As regras para a sustentabilidade da Segurança Social têm, efetivamente, de ser alteradas.

Docentes aposentados vão à luta!
O Orçamento de Estado para 2015 encontra-se em discussão até 25 de novembro, dia em que será votado na especialidade na Assembleia da República. A Marcha pelo Emprego, Salários e Pensões, Direitos e Serviços Públicos, promovida pela CGTP-IN de 21 a 25 de novembro, exige a nossa participação.

Inter-Reformados/CGTP-IN promove tribunas públicas
Estas Tribunas têm por objetivo dar a conhecer aos reformados/aposentados, aos que estão próximos da reforma ou aposentação e à população em geral, o que os reformados/aposentados da Inter-Reformados/CGTP-IN defendem e reivindicam.
(Actualizado a 22 de Maio de 2017)

Momento alto da luta e da ação dos reformados
A Inter-Reformados aprovou na sua 8º Conferência Nacional (10/02/2017) um conjunto de 14 reivindicações imediatas, liderado pelo aumento de todas as pensões de velhice e invalidez, de forma a repor o poder de compra dos reformados e pensionistas. As "reivindicações imediatas" integram uma carta reivindicativa alargada que foi discutida ao longo da Conferência.
A Organização Sindical dos Reformados
Moção: Contra o Militarismo e a Guerra, pela Paz e Progresso da Humanidade

Concentrações em Lisboa, Porto e Faro
- LISBOA: 22 DE OUTUBRO, 15HORAS NO LARGO DE CAMÕES
- PORTO: 28 DE OUTUBRO, 15HORAS NA PRAÇA DOS POVEIROS
- FARO: 29 DE OUTUBRO, NO MERCADO MUNICIPAL

Pela Paz e pela rejeição dos objetivos belicistas da cimeira da NATO em Varsóvia

O 25 de Abril e o 1.º de Maio estão à porta
O 25 de Abril e o 1.º de Maio estão à porta. Dias de festa e de luta para todos os trabalhadores quer ainda no ativo, quer já numa situação de reforma. Nesses dias manifestemos nas ruas a nossa alegria e o nosso reconhecimento aos trabalhadores que, dia após dia, se têm envolvido na luta pela conquista de Direitos, da Democracia, da Justiça, da Paz. Manifestemos também nas ruas que tanta luta, tanta resistência não foi em vão. A luta vai continuar. Queremos um Portugal mais justo onde não haja desemprego, empregos precários e crianças com fome, sem futuro. VAMOS TODOS PARA A RUA.
FENPROF no 8º Congresso do MURPI
No passado dia 29 de novembro o MURPI realizou o seu 8º Congresso, em Lisboa. O Departamento de Aposentados da FENPROF esteve presente como convidado.

Sessão evocativa dos 25 anos da Inter-Reformados/CGTP-IN
A Inter-Reformados/CGTP-IN, organização dos reformados e pensionistas, constituída por quadros e activistas sindicais reformados da CGTP-IN realizou na passada terça-feira, 17 de novembro, na Casa do Alentejo, sita na Rua das Portas de Santo Antão 58, em Lisboa, uma sessão evocativa dos seus 25 anos de existência.

Jornada de esclarecimento e luta em defesa dos nossos direitos
No passado dia 11 de setembro, a Comissão Nacional de Aposentados da Frente Comum (CNA/FC) esteve no Rossio, em Lisboa, numa iniciativa de informação à população sobre o tema APOSENTADOS E PENSIONISTAS POR UM FUTURO DIGNO e aprovou um Manifesto, com as suas reivindicações, que será entregue a todos os partidos concorrentes às eleições de 4 de outubro.
Ver Manifesto aprovado (atualizado a 22/09/2015)

Moção aprovada pela Inter Reformados
"É preciso lutar, denunciar e informar contra um novo pacote de medidas anti-sociais que o Governo PSD/CDS quer fazer aprovar neste último dia de funcionamento da A.R. e que visam agravar as condições de vida de trabalhadores e reformados dos sectores privado, público e empresarial do Estado. É preciso defender as Funções Sociais do Estado, lutar pelo progresso social, contra todos os ataques à Segurança Social universal e solidária, ao Serviço Nacional de Saúde e à Escola Pública. É preciso combater a política de exploração e o empobrecimento, prosseguir a luta contra a política de direita, e lutar por uma alternativa política, de Esquerda e Soberana. No quadro político, económico e social que estamos a viver, esta jornada de luta de 22 de Julho promovida pela CGTP-IN, assume uma particular e acrescida importância para os reformados, aposentados e pensionistas e para todo o movimento sindical."
Ver aqui materiais de divulgação da jornada de 22 de julho, em São Bento
Consulta nacional aos professores e educadores a 2,3 e 4 de junho
Os(as) professores(as) aposentados(as) também podem votar, nas SEDES DOS SINDICATOS E DELEGAÇÕES, manifestando a sua opinião sobre a municipalização da educação (processo que já está em curso em alguns municípios).
Jornada de esclarecimento e luta na Baixa de Lisboa
A iniciativa decorreu na passada sexta-feira, 8 de maio, e incluíu apresentação da exposição "Por um Futuro Digno" (foto J.Caria), constituída por vários painéis que mostram a evolução da proteção social em Portugal e as consequências da desastrosa política levada a cabo por sucessivos governos de destruição dos direitos dos reformados e pensionistas da Administração Pública. A iniciativa contou ainda com intervenções e debates, envolvendo dirigentes e quadros sindicais, convidados, especialistas da matéria e outros participantes.
Intervenção do Departamento de Aposentados da FENPROF (Graça Pedrosa)
Mais pormenores (documento PDF)