Caro/a Colega,
Na fase que atravessamos, torna-se decisivo que todos os professores, aposentados ou no ativo, manifestem o justo desagrado pelas posições que têm vindo a ser assumidas pelo Governo, onde, crescentemente, vingam as posições de um Ministério das Finanças (MF) transformado em porta-voz, cada vez mais explícito, de quantos impuseram e ainda impõem grandes sacrifícios aos portugueses.
Se falarmos de quem já se aposentou, esses sacrifícios têm-se sentido no valor das pensões, calculadas de uma forma que constitui um verdadeiro roubo a quem, durante décadas, fez sempre os seus descontos, mas, igualmente, na quebra de direitos que deveriam ser inalienáveis. Não podemos pactuar, calando, com esta situação, sendo indispensável erguer a voz para exigir respeito por quem está aposentado.
Temos de aproveitar todas as oportunidades para expressar publicamente o nosso desagrado, tornando inequívoco o descontentamento e as nossas exigências. Neste domínio, a FENPROF assenta as suas reivindicações em 4 grandes traves mestras:
- A independência financeira do sistema previdencial;
- A defesa do Serviço Nacional de Saúde, de uma ADSE melhorada e bem gerida, enquanto sistema complementar de saúde, e a criação de novas formas de apoio no âmbito da saúde para a 3.ª idade;
- A defesa de um sistema e de condições gerais de aposentação justas, que também tenham impacto nas pensões de quem já se aposentou;
- A aprovação de um plano nacional global para o envelhecimento e dependência.
19 de Maio será um grande dia de luta de todos os professores e educadores, sendo que, no ativo ou aposentados, todos deverão marcar presença, pois quem é professor ou educador nunca deixa de o ser, ainda que esteja aposentado!
Colega,
Participe! A FENPROF estará presente nas iniciativas que decorrerão em mais de 40 localidades do país, representada pelos seus Sindicatos de Professores (SPN, SPRC, SPGL, SPZS, SPM e SPRA). Junte-se a nós!
Pel’O Secretariado Nacional
Mário Nogueira, Secretário-Geral
Maria Helena Gonçalves, Coordenadora do Dep. Aposentados