Acções Nacional
20 de maio de 2023

Marcha pelo Direito à Saúde em Lisboa, Porto e Coimbra

08 de maio, 2023

A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional (CGTP-IN), a Federação dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS), o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL), o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), o Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (STSS) e o Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) promovem no próximo dia 20 de maio a "Marcha pelo Direito à Saúde", em Lisboa, Porto e Coimbra.

No seu manifesto, as entidades promotoras afirmam:

"Assistimos à degradação do Serviço Nacional de Saúde, da resposta aos cuidados de saúde à população e dos direitos e condições de trabalho dos seus profissionais. Não aceitamos que o Governo continue a não contratar os profissionais suficientes para a prestação de cuidados de saúde aos portugueses, e com qualidade. Não aceitamos que o Governo desvalorize as suas remunerações, carreiras e condições de trabalho, que lhes imponha uma carga laboral cada vez mais pesada, empurrando-os para fora dos serviços públicos de saúde, favorecendo os interesses dos grupos privados". 

Para exigir uma política que "respeite os profissionais e garanta o direito à saúde", a "Marcha pelo Direito à Saúde", vai sair às 15 horas, do Campo Pequeno, em Lisboa, e do Hospital de São João, no Porto, e, às 11 horas, do Centro de Saúde Fernão de Magalhães, em Coimbra.