Iniciativas Todas as notícias
Prémio Literário FENPROF/SABSEG

"Autobiografia não escrita de Martha Freud", de Teolinda Gersão, vence Prémio Urbano Tavares Rodrigues 2025

05 de outubro, 2025

Teolinda Gersão, com a obra Autobiografia não escrita de Martha Freud (2024, Porto Editora) foi escolhida por unanimidade como a vencedora da edição de 2025 do Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues, instituído em 2012 pela Federação Nacional dos Professores – FENPROF, em parceria com a SABSEG – Corretor de Seguros.

O júri, constituído por Paulo Sucena (FENPROF), José Manuel Mendes e Paula Mendes Coelho, considerou que, em Autobiografia não escrita de Martha Freud, «obra em que uma rigorosa investigação documental e a criação literária se conjugam de forma exímia num processo de escrita estimulante, Teolinda Gersão reafirma, inovando não raro nos domínios compositivo-formais, a sondagem do labirinto humano, tanto nos planos íntimos como nas inscrições históricas e sociológicas que recorrem a diversos tempos e lugares».

Teolinda Gersão, professora catedrática de Literatura Alemã e Literatura Comparada na Universidade de Lisboa e Leitora de Português na Universidade Técnica de Berlim, é também uma reconhecida e premiada escritora portuguesa, que, na opinião do júri deste Prémio, «numa escrita toda ela precisão, enlace das instâncias do real e do imaginário, fluidez, apelatividade, ritmos, amiúde inesperados, acutilância e tempero narrativo avesso a qualquer pendor exornativo, […] atinge aqui um lugar cimeiro que importa distinguir».

Teolinda Gersão junta-se à lista de vencedores deste prémio promovido pela FENPROF e pela SABSEG – Corretor de Seguros e onde constam os nomes de Lídia Jorge, vencedora, em 2023, com o romance Misericórdia, e, em 2015, com Os Memoráveis, de João de Melo, vencedor em 2021 com o romance Livro de Vozes e Sombras, de Luísa Costa Gomes, em 2019, com o romance Florinhas de Soror Nada, de Isabela Figueiredo, com A Gorda em 2017, e de Ana Cristina Silva, em 2013 com O Rei do Monte Brasil.

Recorde-se que este prémio alterna com o Prémio de Poesia António Gedeão, que foi atribuído, a Ana Luísa Amaral (2012), a Manuel Gusmão (2014), a Nuno Júdice (2016), a Daniel Jonas (2018), a António Carlos Cortez (2020), a a. m. pires cabral (2022) e a Rui Lage (2024), autores que muito prestigiam esta iniciativa da Federação Nacional dos Professores, em parceria com a Sabseg – Corretores de Seguros.

 

Lisboa, 5 de outubro de 2025

A FENPROF                        A SABSEG