
FENPROF na Manifestação Europeia contra as políticas de austeridade
Em protesto contra as políticas de austeridade, a Confederação Europeia de Sindicatos convocou uma grande manifestação de trabalhadores de todos os países europeus para dia 12 de dezembro, em Bruxelas. A FENPROF e os seus sindicatos estiveram presentes, desfilando com dois objetivos: a exigência de valorização da profissão docente e da Escola Pública, e a defesa da Paz.
Veja aqui as imagens e os vídeos.

Lídia Jorge recebe prémio Urbano Tavares Rodrigues 2023 pelo romance "Misericórdia"
Misericórdia é um dos livros mais premiados da atualidade, o livro que muitos gostariam de escrever, mas só a arte de Lídia Jorge o permitiu. Como professora que continua a ser, Lídia Jorge venceu o Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues.
A entrega do prémio de novela e romance, instituído pela FENPROF em parceria com a SABSEG SEGUROS, realizou-se esta quarta-feira, 6 de dezembro, data do centenário do nascimento de Urbano Tavares Rodrigues.

Misericórdia
Misericórdia é um dos livros mais premiados da atualidade e um desses prémios é o Urbano Tavares Rodrigues, instituído pela FENPROF, em parceria com a SABSEG SEGUROS.
A atribuição deste prémio vai decorrer em sessão que decorrerá na sede da FENPROF (Auditório do SPGL, na Rua Fialho de Almeida), amanhã, 6 de dezembro, pelas 15:00 horas.

Concurso "50 anos do 25 de Abril, 50 anos de Liberdade"
Decorre até dia 1 de maio de 2024 um Concurso promovido pela FENPROF, integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
O objetivo do concurso é premiar as melhores produções alusivas ao 25 de Abril de 1974 nas seguintes vertentes: texto criativo; cartaz; banda desenhada e destina-se a crianças e jovens dos seguintes escalões: Educação pré-escolar; 1.º Ciclo do Ensino Básico; 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico; Ensino Secundário; Ensino Superior.

Encontro Nacional vai atualizar e debater estudo sobre horários e condições de trabalho
A FENPROF vai realizar no dia 10 de novembro, em Lisboa, na Escola Secundária Camões, um Encontro Nacional dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário com o objetivo de analisar as questões mais relevantes da profissão nestes níveis de ensino, designadamente no que diz respeito a horários e condições de trabalho.
Responde ao Questionário sobre horários e condições de trabalho [AQUI]
Inscreve-te no Encontro Nacional dos docentes dos 2.º e 3.º CEB e Ensino Secundário [AQUI]

Funchal, Homenagem aos Professores - Intervenção do Secretário-Geral da FENPROF
Intervenção do Secretário-Geral da FENPROF, Mário Nogueira, no Funchal, passado dia 5 de outubro, por ocasião da inauguração da estátua de homenagem aos Professores, "A Professora", da autoria de Francisco Simões.

A sala de aula de Aloyo Stella: sobre a educação que queremos no Dia Mundial dos Professores
«Por todo o mundo os docentes estão sobrecarregados, mal remunerados e desvalorizados. Estão a abandonar a profissão, não por falta de paixão pelo ensino mas devido a um ambiente que mal os sustenta. A deterioração das condições de trabalho, os salários estagnados, um volume de trabalho imenso e uma burocracia sufocante estão a afastar os professores da profissão que amam e de que o mundo precisa. Com menos jovens a considerar o ensino como uma carreira viável, e com uma escassez de 69 milhões de professores, segundo a UNESCO, para atingir o ensino básico universal até 2030, a crise está clara e presente.»
Leia a mensagem de Susan Hopgood, presidente da Internacional da Educação neste Dia Mundial do Professor.

Misericórdia, de Lídia Jorge, distinguido com o Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues 2023
Lídia Jorge, com o romance Misericórdia, venceu o Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues 2023, instituído pela FENPROF com o apoio da SABSEG. O júri considerou que este foi o concurso em que se apresentou um maior número de obras de inegável qualidade. Dos quatro romances por si selecionados de entre os dezoito que se apresentaram a concurso, o júri decidiu, por unanimidade, atribuir o prémio Urbano Tavares Rodrigues 2023 a Misericórdia, de Lídia Jorge.
Mensagem dirigida aos portugueses e às portuguesas nas estradas nacionais de norte a sul
Na Semana Europeia dos Professores, ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU inauguraram 12 painéis "Em Defesa da Escola Pública" que vão estar nas principais vias de circulação automóvel, de norte a sul, da A28, no Minho, até à EN 125 no Algarve, passando, entre outras, por A1, A8 ou A2, ao longo do 1.º período letivo.

“Os professores de que precisamos para a Educação que queremos”
Em 5 de outubro celebra-se o Dia Mundial do Professor. Esta é uma iniciativa conjunta da UNESCO-OIT-UNICEF-IE. A FENPROF, como organização filiada na Internacional de Educação não poderia deixar de celebrar este dia com iniciativas diversas, algumas em convergência com outras organizações sindicais de docentes. Este ano, o Dia Mundial do Professor tem por lema “Os professores de que precisamos, para a Educação que queremos”.
Consulte aqui o programa das iniciativas.

A luta dos professores continua com mensagem dirigida aos portugueses e às portuguesas; iniciativa será apresentada em Viseu
Desta vez a mensagem passará nas principais vias de circulação automóvel, de norte a sul, com a colocação de outdoors, que vão da A28, no Minho, até à EN 125 no Algarve, passando, entre outras, por A1, A8 ou A2, aí permanecendo ao longo do 1.º período letivo.
A apresentação da iniciativa e seus objetivos será feita em Viseu, junto a um dos outdoors, estando presentes representantes das 9 organizações promotoras desta mensagem aos portugueses e às portuguesas.

5.ª Corrida Nacional do Professor e da Educação
Cerca de um milhar de pessoas participaram, no passado dia 30 de setembro, na 5.ª Corrida Nacional do Professor e da Educação, iniciativa promovida em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, a Associação de Atletismo de Lisboa e a Companhia de Seguros Caravela. A corrida teve início às 9:30, com atividades diversas dirigidas a todos junto ao Centro Cultural de Belém, e três provas: Corrida Novas Gerações (dos 7 aos 15 anos), Marcha (5 Km) e Corrida (10 Km).

FENPROF promove 5.ª edição da Corrida Nacional do Professor e da Educação
Realiza-se amanhã, 30 de setembro, a 5.ª edição da Corrida Nacional do Professor e da Educação. Esta corrida é da iniciativa da FENPROF que conta, para o efeito, com os apoios e parcerias de: Câmara Municipal de Lisboa, Associação de Atletismo de Lisboa, Companhia de Seguros Caravela, Bioforma, Águas do Luso e Correr Lisboa.
Com esta iniciativa, este ano agendada para mais cedo no calendário, a FENPROF dá início às atividades da mais variada natureza (desportivas, culturais, debate, divulgação, ação e luta), da Semana Europeia dos Professores na qual se integra o Dia Mundial do Professor, que se assinala em 5 de outubro.
FENPROF irá assinalar a Semana Europeia dos Professores com iniciativas próprias e lutas em convergência com outras organizações sindicais de docentes
Por iniciativa do Comité Sindical Europeu de Educação (CSEE/ETUCE), entre os dias 2 e 6 de outubro de 2023, assinala-se, em toda a Europa, a Semana Europeia dos Professores, que inclui o Dia Mundial do Professor.
Ao longo da semana, a FENPROF vai envolver-se e promover diversas iniciativas, ações e lutas, das quais se destacam a Concentração Nacional junto à Residência Oficial do Primeiro-Ministro, em 3 de outubro, em 5 de outubro, a Conferência Internacional “Os professores de que precisamos, para a Educação que queremos” e, a 6 de outubro, a Greve Nacional dos Professores e dos Educadores.

Conferência Internacional "Os Professores de que precisamos para a Educação que queremos"
No âmbito da Semana Europeia dos Professores, iniciativa do Comité Sindical Europeu de Educação (CSEE/ETUCE), que decorrerá entre 2 e 6 de outubro e compreende o Dia Mundial do Professor, ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU promovem a Conferência Internacional “Os professores de que precisamos, para a Educação que queremos”. A conferência iniciar-se-á às 15:00 horas do dia 5 de outubro.

FENPROF inicia ano com reuniões dos seus órgãos dirigentes, deslocação ao ME (1 de setembro) e Encontro Nacional de representantes sindicais das escolas (6 de setembro)
A FENPROF inicia mais um ano escolar com intensa atividade, preparando-se para um ano em que se prevê muita luta, face à falta de medidas que deem resposta aos principais problemas que afetam os professores a e as escolas. 1 de setembro ficará marcado com a entrega ao ME de uma proposta fundamentada para negociação da recuperação do tempo de serviço (6A6M23D), para a legislatura. Os dias seguintes serão de reuniões e plenários de quadros sindicais. 6 de setembro a Voz do Operário recebe a partir das 14:00 horas um plenário de dirigentes e delegados sindicais de todos o país..

5.ª Corrida Nacional do Professor e da Educação
A Federação Nacional dos Professores (FENPROF), em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, a Associação de Atletismo de Lisboa e o grupo Correr Lisboa leva a efeito a organização da 5.ª Corrida Nacional do Professor e da Educação, no dia 30 de setembro de 2023.
Consulta o regulamento e inscreve-te em https://corridafenprof.sports4all.pt/
Participa!

Ministro reúne com Diretores em Coimbra
Preparação atrasada do ano letivo e inexistência de medidas imprescindíveis comprometem 2023/24
O Ministro da Educação desloca-se amanhã a Coimbra para uma reunião com Diretores de escolas e de agrupamentos de escolas de todo o país. Esta reunião decorre numa altura em que as medidas e ações que venham a ser anunciadas já deveriam estar a decorrer. Dirigentes e delegados sindicais, bem como diversos ativistas marcarão presença num protesto que será também de exigência de resolução destes e de outros problemas.
[Imagem: Turismo Centro de Portugal]

Prémio Urbano Tavares Rodrigues 2023: entrega de obras a concurso até 25 de julho
Em 2023, o Júri presidido por Paulo Sucena (em representação das entidades promotoras), distinguirá uma obra de ficção, da autoria de um/a professor/a, publicada nos anos de 2021 e 2022. Os interessados em apresentar obras que se enquadrem no âmbito do Regulamento, poderão fazê-lo, nos prazos estabelecidos (25 de julho de 2023).

Investigadores manifestam-se. Sem carreira a luta não para!
Protesto dos docentes arranca do ME promessa de negociações em julho
Os docentes das escolas artísticas António Arroio, em Lisboa, e Soares dos Reis, no Porto, concentraram-se em frente ao Ministério da Educação para exigir o regime específico de concurso de recrutamento e a realização do concurso de vinculação extraordinário que a Lei 46/2021, de 13 de julho, prevê. Chefe de gabinete do ministro e assessora do secretário de Estado asseguraram que o processo negocial para a vinculação extraordinária e o regime de concursos destes docentes vai ter início em julho.

FENPROF acompanha primeiro dia de greve aos exames nacionais do Ensino Secundário
A FENPROF vai acompanhar, na próxima segunda-feira, dia 19 de junho, a partir das 8 horas, a greve nacional de professores e educadores, com incidência nas diversas tarefas relativas aos exames de 9.º, 11.º e 12.º anos. Assim, o Secretário-geral adjunto da FENPROF José Feliciano Costa irá estar, a partir das 8 horas, na Escola Secundária Camões, na Praça José Fontana, em Lisboa.

FAQ - Esclarecimentos (Pergunta / Resposta) sobre a Greve às provas de 9.º ano e aos exames de 11.º e 12.º anos
Os sindicatos irão acompanhar o que se passa nas escolas e os professores deverão exigir rigor absoluto nos procedimentos, não pactuar com situações ilícitas e denunciar os abusos e ilegalidades que verificarem.
Para apoiar os professores na exigência de rigor e fiscalização dos procedimentos, divulgam-se os seguintes esclarecimentos sobre como agir, face aos serviços mínimos impostos à greve às provas de 9.º ano e aos exames de 11.º e 12.º anos

Esclarecimentos sobre como agir, face aos serviços mínimos (de legalidade duvidosa) impostos à greve às avaliações finais
Os sindicatos irão acompanhar e os professores deverão exigir rigor absoluto nos procedimentos, não pactuar com situações ilícitas e denunciar os abusos e ilegalidades que verificarem. ( próprio acórdão 27/2023 do colégio arbitral reconhece que se viola a jurisprudência constante do Tribunal da Relação de Lisboa, proferido no recurso 1572/18.9YRLSB, o que é extraordinário)