JF Online, dezembro 2023 Iniciativas Todas as notícias
Prémio FENPROF/SABSEG Seguros

Lídia Jorge recebe prémio Urbano Tavares Rodrigues 2023 pelo romance "Misericórdia"

06 de dezembro, 2023

Misericórdia é um dos livros mais premiados da atualidade, o livro que muitos gostariam de escrever, mas só a arte de Lídia Jorge o permitiu. Como professora que continua a ser, Lídia Jorge venceu o Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues, cuja divulgação foi feita em 5 de outubro, Dia Mundial do Professor.

A entrega do prémio de novela e romance, instituído pela FENPROF em parceria com a SABSEG SEGUROS, realizou-se esta quarta-feira, 6 de dezembro, data do centenário do nascimento de Urbano Tavares Rodrigues. Na cerimónia, estiveram presentes, para além de Lídia Jorge, Mário Nogueira, Secretário-geral da FENPROF, Carlos Martins, Diretor Geral da SABSEG Seguros, Paulo Sucena e Paula Mendes Coelho, em representação do júri.

Paulo Sucena, que presidiu ao júri, composto por José Manuel Mendes, Presidente da Associação Portuguesa de Escritores, e Paula Mendes Coelho, docente universitária e escritora, fez a apresentação e o elogio de Misericórdia, um tromance que conta o dia a dia no Hotel Paraíso, fazendo-nos lembrar o quotidiano das nossas Dona Alberti, cada uma com as suas estórias, quantas delas imbuídas de desejos nem sempre tornados realidade, mas que continuam a preencher os sonhos, os bons e os maus. 

O Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues é atribuído desde 2013 e alterna com o António Gedeão, de poesia, cuja primeira edição foi em 2012. Nomes importantíssimos da literatura portuguesa têm vencido este prémio, sendo Lídia Jorge a primeira a vencer por duas vezes, pois em 2015 já tinha sido premiada com o livro Os Memoráveis, como lembrou o Secretário-geral da FENPROF.

O Diretor Geral da SABSEG Seguros, Carlos Martins, confirmou que esta parceria com a FENPROF se irá manter em 2024 para a atribuição do prémio de poesia António Gedeão.

Lídia Jorge, não esqueceu a data do centenário do nascimento de Urbano Tavares Rodrigues e recordou o seu legado.

Assista às intervenções em baixo e leia a apreciação do presidente do júri a Misericórdia, "Um Romance Admirável".