Iniciativas
Caravana "Pela Profissão Docente e pela Escola Pública"

A luta continua, desta vez atravessando Portugal de Norte a Sul

15 de maio, 2023

A Estrada Nacional 2 vai ser palco da próxima ação que as organizações sindicais de docentes irão concretizar. Com saída de Chaves a 22 de maio e chegada a Faro no dia 30, a caravana terá sete etapas plenas de contactos com a população, concentrações e plenários de professores, entre outras atividades.

De carro, de moto ou de bicicleta, o grande painel móvel que consta do cartaz, será acompanhado por professores.

Lisboa - 12 de maio

Concentração no Rossio: greves distritais encerram em Lisboa, mas a luta vai continuar!

12 de maio, 2023

Mário Nogueira encerrou esta sexta-feira em Lisboa a segunda ronda de greves distritais, fazendo um balanço muito positivo da iniciativa. Com uma adesão em torno dos 80%, os professores demonstraram que não estão dispostos a parar enquanto não forem atendidas as suas justas reivindicações.

Por isso mesmo, Mário Nogueira anunciou que, de 22 a 30 de maio, a luta dos professores vai percorrer o país de Norte a Sul, de Chaves a Faro, numa caravana pela Estrada Nacional n.º 2.

Lisboa - 12 de maio

Professores de Lisboa encerram greves distritais

12 de maio, 2023

Os professores da Escola Artística António Arroio, em Lisboa, deram início ao último dos 18 dias de greves distritais, juntando às reivindicações dos professores e educadores de todo o país o seu protesto por tardar uma obrigação legal do ME, que é a aprovação de um concurso de vinculação extraordinário dos docentes que ali exercem funções, bem como na Soares dos Reis, no Porto, e a aprovação de um regime específico de concursos para aqueles docentes. 

Às 15 horas, os professores e educadores do distrito de Lisboa concentram-se no Rossio para encerrar os 18 dias de greve por distritos.

Aveiro - 11 de maio de 2023

Greve distrital passa por Aveiro; a luta continua amanhã em Lisboa!

11 de maio, 2023

Aveiro foi a penúltima paragem da segunda ronda da greve por distritos que percorreu o país desde o dia 17 de abril e terminará amanhã em Lisboa. Também os professores e educadores do distrito de Aveiro responderam em massa ao apelo das organizações sindicais e interromperam o seu dia de trabalho a partir do meio-dia.

Algumas centenas estiveram presentes na concentração desta tarde na Praça da República, onde o Secretário-geral adjunto da FENPROF Francisco Gonçalves se juntou aos professores e educadores em greve.

Lisboa - 12 de maio

Greve Nacional por distritos termina amanhã em Lisboa, mas a luta vai continuar!

11 de maio, 2023

Termina amanhã a greve que se iniciou no distrito do Porto em 17 de abril e percorreu todo o país, distrito a distrito,  com um nível de adesão muito significativo, na ordem dos 80%. 

Chega ao fim esta greve com um primeiro momento de concentração, às 12:00 horas, frente à Escola Artística António Arroio. Às 15:00 horas a concentração será no Rossio e nela se anunciará a próxima ação de luta, que, mais uma vez, percorrerá o país ainda antes da greve prevista para 6-6-23.

Beja - 10 de maio de 2023

Mais um grande dia de greve em Beja!

10 de maio, 2023

O Secretário-geral da FENPROF esteve com os professores e educadores em greve no distrito de Beja, a quem reafirmou que a luta pela recuperação integral do tempo de serviço, pela eliminação de quotas e vagas para progressão e, agora, pela revisão do recém-publicado regime de colocação de professores vai continuar!

Professores em luta

Greve dos professores passa, amanhã dia 11, pelo distrito de Aveiro

10 de maio, 2023

Amanhã, 11 de maio, Aveiro terá, para além da greve que se iniciará ao meio-dia, duas concentrações de protesto e exigência dos professores e dos educadores daquele distrito. A primeira será às 12:00 horas frente à Escola Secundária Dr. Mário Sacramento; pelas 15:00 horas docentes de várias escolas do distrito irão concentrar-se na Praça da República.

Professores em luta

Greves distritais - 17 de abril a 12 de maio

10 de maio, 2023

Ao longo de 18 dias, os professores e educadores estiveram em luta por todo o país, um distrito por dia, do Porto e Viseu até Aveiro e Lisboa.

Reveja aqui as imagens das concentrações diárias.

10 de maio, 12:30 horas – Jardim do Bacalhau

Greve dos professores desce ao distrito de Beja

09 de maio, 2023

Com um novo objetivo de luta – a revisão do novo diploma de concursos – os professores e dos educadores do distrito de Beja estarão amanhã, dia 10 de maio, em greve. Uma greve que, de imediato, tem como objetivo principal, mas não único, a recuperação integral do tempo de serviço cumprido pelos docentes que, a não ser recuperado, se traduzirá numa forte penalização com incidência no salário e, mais tarde, no valor da pensão de aposentação de cada docente.

Neste distrito, devido às longas distâncias entre cada concelho, não se realizarão duas, mas uma concentração, que terá lugar às 12:30 horas no Jardim do Bacalhau.

Braga - 9 de maio de 2023

Greve mobiliza professores e educadores do distrito de Braga

09 de maio, 2023

Foi grande a mobilização dos professores e educadores para a greve que esta terça-feira passou pelo distrito de Braga. Ao meio-dia, várias dezenas de docentes concentraram-se à porta da Escola Secundária D. Maria II. À tarde, a concentração foi na Praça da República (Arcada), com desfile até à Praça do Município.

PR promulga diploma do regime de recrutamento

Promulgação do regime de recrutamento não era inevitável; Rever este novo diploma passará a ser novo objetivo de luta dos professores

08 de maio, 2023

O Presidente da República promulgou o diploma sobre recrutamento e concursos de docentes, como já tinha sido anunciado por ocasião da sua visita à Ovibeja. Ainda assim fez questão de tornar público que o governo não aceitou algumas sugestões da Presidência.

Recorda-se que o regime agora promulgado está longe de corresponder às propostas apresentadas pela FENPROF, visando garantir estabilidade ao corpo docente das escolas e eliminar a precariedade, mas, ainda assim, bem diferente do projeto inicial apresentado pelo ME, o que só foi possível por força da luta dos professores.

Bragança - 8 de maio de 2023

Última semana de greves distritais começou em Bragança com grande adesão dos professores

08 de maio, 2023

Bragança deu início à última semana das greves distritais dos professores e educadores. Francisco Gonçalves, Secretário-geral adjunto da FENPROF, acompanhou as várias dezenas de professores e educadores que participaram nas concentrações em Bragança - de manhã, no AE Emídio Garcia e, à tarde, na Praça da Sé -, onde apelou à capacidade de resistência, força e determinação dos docentes numa luta que se adivinha longa.

Professores em luta

Bragança e Braga dão início, em 8 e 9 de maio, à última semana de greves distritais

06 de maio, 2023

As greves distritais de professores e educadores entram na última semana, devendo manter-se o nível de participação das semanas anteriores, acima dos 80%. Na segunda-feira, 8 de maio, a greve passará pelo distrito de Bragança. No dia seguinte, 9 de maio, será a vez dos docentes do distrito de Braga fazerem greve.

40.º aniversário FENPROF

FENPROF assinala 40 anos de luta pela Escola Pública em Conferência Internacional

06 de maio, 2023

A Federação Nacional dos Professores comemora em 2023 os 40 anos do seu Congresso Constituinte. 40 anos de luta e de defesa da Escola Pública. Para assinalar a data, a FENPROF promoveu uma Conferência Internacional no local onde tudo começou a 28, 29 e 30 de abril de 1983 - a Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Assista aqui à intervenção de abertura do Secretário-geral da FENPROF e à conferência do Professor António Nóvoa.

Castelo Branco - 5 de maio

Castelo Branco encerra a penúltima semana de greve

05 de maio, 2023

A greve passou esta sexta-feira pelo distrito de Castelo Branco, onde, a partir do meio-dia, várias dezenas de professores se concentraram na Rotunda da Goldra, na Covilhã, e, já à tarde, em Castelo Branco, no Campo dos Mártires (Docas).

Mais uma vez, os professores e educadores responderam em massa e os níveis de adesão mantém-se semelhantes aos dos dias anteriores.

Coimbra - 4 de maio

Greve a 85% e cerca de meio milhar de professores em Coimbra

04 de maio, 2023

Esta quinta-feira, no distrito de Coimbra a greve começou bem com uma boa concentração de cerca de uma centena de professores, às 12H00 na ES Avelar Brotero e com meio milhar de professores e educadores na concentração distrital, na Praça da República, às 15H00. A greve regista uma boa adesão na ordem dos 85%. Os professores estão determinados a prosseguir a sua luta por Respeito pela sua Profissão e pela qualidade da Escola Pública.

Coimbra - 4 de maio

Coimbra com adesão a rondar os 85%

04 de maio, 2023

Hoje, no distrito de Coimbra a greve começou bem com uma boa concentração de cerca de uma centena de professores, às 12H00 na ES Avelar Brotero e que vai prosseguir com uma concentração distrital, na Praça da República, às 15H00. A greve regista uma boa adesão na ordem dos 85%. Os professores estão determinados a prosseguir a sua luta por Respeito pela sua Profissão e pela qualidade da Escola Pública.

3 de maio de 2023

4 anos sobre a declaração do Primeiro-ministro, ameaçando com a demissão do governo se o Parlamento aprovasse lei para recuperar todo o tempo de serviço

03 de maio, 2023

Em 3 de maio de 2019, às 17:15 horas, o Primeiro-Ministro António Costa, num ato de pura chantagem sobre a Assembleia da República, informou o país que o seu governo se demitiria, caso fosse contado o tempo de serviço aos professores.

Quatro anos passados desse momento infame, os professores e educadores assinalaram, junto à Assembleia da República, esse ato de chantagem que constituiu um dos golpes mais torpes desferidos contra os profissionais docentes.

Évora - 3 maio

Greve de professores passa hoje por Évora

03 de maio, 2023

A greve dos professores e educadores passa esta quarta-feira pelo distrito de Évora, mais uma vez com grande adesão e vários estabelecimentos sem aulas.

Às 12:00 horas, os docentes do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira concentraram-se junto à escola sede, estando também presentes representantes das organizações sindicais. A partir das 15:00 horas os professores reuniram-se na Praça do Giraldo.

Em 4 de maio, a greve passa pelo distrito de Coimbra

A luta continua e Coimbra voltará a ser lição, também na Educação!

03 de maio, 2023

Em Coimbra, às 12:00 horas, haverá uma primeira concentração de docentes frente à Escola Secundária Avelar Brotero, sendo dessa forma assinalado o arranque da greve. A partir das 15:00 horas os professores irão concentrar-se junto à Praça da República, mais precisamente no Jardim da Sereia, onde serão feitas intervenções pelas organizações sindicais.  

A luta dos professores continua! 

3 de maio é dia de greve no distrito de Évora

02 de maio, 2023

Dia 3 de maio, os professores e os educadores do distrito de Évora estarão em greve. 

Assim, às 12:00 horas, os docentes do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira irão concentrar-se junto escola sede, estando também presentes representantes das organizações sindicais. A partir das 15:00 horas os professores concentrar-se-ão na Praça do Giraldo, tendo aí lugar intervenções das organizações sindicais que convergem nesta luta. 

Faro - 2 de maio

Professores e educadores de Faro dão início à terceira semana de greve

02 de maio, 2023

Os professores e educadores do distrito de Faro deram início à terceira semana de greve nos distritos de Portugal Continental. Às 12:00 horas os docentes do Agrupamento de Escolas Afonso III e representantes das organizações sindicais que convergem nesta luta concentraram-se em frente à escola sede. A partir das 15:00 horas, os professores reuniram-se no Jardim Manuel Bívar para, após as intervenções das organizações sindicais, realizarem uma ação de contacto com a população pela Rua de Santo António.

O Secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira, acompanhou este dia de greve no Algarve. Veja aqui as imagens e as declarações de Mário Nogueira.

3 de maio, 17:15 horas, junto à Assembleia da República

Há 4 anos Primeiro-Ministro fez chantagem sobre o Parlamento; Professores assinalam esse momento infame 

28 de abril, 2023

3 de maio de 2023, 17:15 horas - Professores e educadores assinalarão, junto à Assembleia da República (fundo da Escadaria Principal), o ato de chantagem do Primeiro-Ministro em 2019, que constituiu um dos golpes mais torpes desferidos contra os profissionais docentes.

A luta continua!

Professores marcarão presença nas iniciativas do 1.º de Maio e, no dia 2, no distrito de Faro, iniciam terceira semana de greves

28 de abril, 2023

O 1.º de Maio é um dia incontornável de luta para qualquer trabalhador e os professores não são exceção. Do Minho ao Algarve, docentes e investigadores marcarão presença nas iniciativas que tiverem lugar, identificando-se com exigências gerais – aumento dos salários, valorização de carreiras e profissões, combate à precariedade ou investimento nos serviços públicos, entre outras – e assumirão as suas reivindicações específicas que têm sido motores de uma luta que, este ano letivo, começou com o seu início.

A partir de 2 de maio, os professores e os educadores entrarão na segunda metade das greves distritais que se iniciaram em 17 de abril no Porto, prolongando-se até 12 de maio em Lisboa.