Ensino Artístico Ação Reivindicativa Carreira Docente Iniciativas Todas as notícias
Escolas Artísticas Públicas

Protesto dos docentes arranca do ME promessa de negociações em julho

29 de junho, 2023

Foi compromisso do Ministro da Educação a realização, ainda este ano, do concurso de vinculação extraordinário que a Lei 46/2021, de 13 de julho, prevê, bem como a aprovação do regime específico de concurso de recrutamento dos docentes das escolas artísticas António Arroio, em Lisboa, e Soares dos Reis, no Porto. Só que, terminado o ano letivo, nada foi concretizado, apesar da insistência da FENPROF. Esta ausência de qualquer resposta está a provocar grande incerteza nos docentes sobre o seu futuro e a passar a ideia de que, para os responsáveis do Ministério da Educação, a precariedade deverá ser o padrão do seu exercício profissional.

Por isso, os docentes das escolas artídsticas de Lisboa e Porto estiveram esta quinta-feira (29 de junho) em protesto em frente ao Ministério da Educação na expectativa de ouvirem as respostas que são necessárias e, neste momento, urgentes.

O chefe de gabinete do ministro da Educação e uma assessora do secretário de Estado receberam a delegação da FENPROF e de docentes destas escolas, a quem asseguraram que o processo negocial para a vinculação extraordinária e o regime de concursos destes docentes vai ter início ainda durante o mês de julho, conforme explicou aos jornalistas o Secretário-Geral da FENPROF, Mário Nogueira.