FENPROF nas notícias
análise ao novo governo
01 de abril, 2024

O Secretário-geral adjunto da FENPROF José Feliciano Costa esteve na SIC Notícias para um debate sobre o novo governo e o novo ministro da Educação, onde salientou a importância de reforçar o financiamento da Educação, do Ensino Superior e da Ciência e Investigação para resolver os muitos problemas que afetam a Escola Pública.


Mário Nogueira na SIC Notícias
01 de abril, 2024

À SIC Notícias, o Secretário-geral da FENPROF reafirmou a expectativa da FENPROF em conhecer os nomes dos Secretários de Estado, visto que, com a fusão do ministério da Educação com o ministério da Ciência e Ensino Superior, estes assumirão maior protagonismo. Para Mário Nogueira, será aos secretários de Estado que caberá a responsabilidade de resolver os problemas que afetam a Escola Pública e que, sublinhou, não se resumem à recuperação do tempo de serviço. 


Mário Nogueira na RTP
28 de março, 2024

Numa primeira reação aos nomes que irão compor o novo executivo governamental, o Secretário-geral da FENPROF revelou, na RTP3, que o facto de Luís Montenegro ter optado por fundir os anteriores dois ministérios (Educação e Ciência e Ensino Superior) em apenas um faz aumentar a expectativa relativamente aos nomes dos secretários de Estado.

O Secretário-geral da FENPROF manifestou, ainda, alguma preocupação com o facto de ter sido escolhido um especialista em Economia e Gestão para uma dirigir uma área onde o reforço do investimento é fundamental para a defesa e a promoção da Escola Pública, desde a Educação Pré-escolar ao Ensino Superior e Ciência.


FENPROF nas notícias
05 de março, 2024

O Secretário-geral da FENPROF abriu esta terça-feira a emissão do Fórum TSF dedicada à análise da presença dos temas sobre Educação na campanha eleitoral. A emissão teve por base duas notícias do dia: uma relativa aos 42 mil alunos sem professor a pelo menos uma disciplina e outra sobre um estudo que dá conta que 70% dos alunos da Universidade de Coimbra ponderam emigrar.


Estado da Educação 2022
27 de fevereiro, 2024

Os dados que o Relatório sobre o Estado da Educação 2022 apresenta confirmam que Portugal, embora seja um dos estados subscritores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados por unanimidade na ONU, no âmbito da Agenda 2030, e apesar de ter considerado a Educação de qualidade como prioridade, está longe de confirmar, de facto, tais desígnios. 

Já esta manhã, o Secretário-geral da FENPROF esteve na RTP a comentar os resultados do estudo divulgado pelo Conselho Nacional da Educação.


Revista Visão - 15 de fevereiro
15 de fevereiro, 2024

Este é o alerta deixado pelo Secretário-geral da FENPROF aos professores numa entrevista publicada na edição desta semana da revista Visão. Mário Nogueira explica que os professores vão estar na rua, todos os dias úteis da campanha eleitoral, para não deixar cair no esquecimento as justas reivindicações dos docentes, que não se esgotam na recuperação do tempo de serviço congelado.

Leia aqui o artigo do jornalista Nuno Miguel Ropio na revista Visão.


SIC Notícias, 13 de fevereiro de 2024
14 de fevereiro, 2024

O secretário geral da FENPROF foi um dos intervenientes na reportagem da SIC sobre os desafios que se colocam no setor da Educação, em tempo de eleições legislativas. 


Mário Nogueira à Central Press
14 de fevereiro, 2024

Em entrevista à Central Press, Mário Nogueira defendeu que "recuperar os professores que abandonaram" o ensino vai fazer face ao elevado número de aposentações. O Secretário-geral da FENPROF reiterou que "formar um professor não demora um ano, nem meia dúzia de meses, demora cinco anos e, portanto, de imediato a primeira resposta passaria por recuperar quem abandonou [a profissão], atrair quem já existe e tem formação pedagógica".

Leia aqui o artigo com a entrevista.


Ordem do Dia - Porto Canal
08 de fevereiro, 2024

O programa de debate diário do Porto Canal, "Ordem do Dia", foi dedicado esta quarta-feira ao estudo sobre o absentismo dos professores. O Secretário-geral adjunto da FENPROF, Francisco Gonçalves, participou no debate moderado por Pedro Carvalho da Silva e que contou, ainda, com a intervenção de Duarte Araújo, membro da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP).

Reveja aqui o programa.


Mário Nogueira no Público
12 de dezembro, 2023

A opinião do Secretário-geral da FENPROF na edição desta terça-feira no jornal Público: «Limitar o papel da escola ao domínio do conhecimento, avaliá-la pelo resultado médio dos seus alunos em exames e interpretá-lo sem o contextualizar… é fraude». 


FENPROF nas notícias
22 de setembro, 2023

O Secretário-geral da FENPROF abriu o Fórum da TSF de dia 21 de setembro, sobre a abertura do ano letivo. No dia em que ficou a saber-se que 62% dos portugueses compreendem e apoiam a luta dos professores e educadores, Mário Nogueira teceu fortes críticas à ação do governo e do Ministério da Educação.


Respeito!
21 de setembro, 2023

João Costa visitou esta quinta-feira, após a reunião do Conselho de Ministros, o Centro Escolar de Marrazes, um estabelecimento que está por concluir desde 2017, que foi adiado mais uma vez e que tinha um custo inicial de cerca de 5 milhões de euros, mas já teve uma derrapagem financeira de 50%.

À porta, a FENPROF associou-se a um grupo de professores em protesto por soluções para os problemas que continuam a afetar as escolas neste início de ano letivo e que passam, necessariamente pela valorização da profissão docente.


Opinião de Mário Nogueira - Jornal Público
15 de setembro, 2023

Em artigo publicado esta sexta-feira no jornal Público, o Secretário-geral da FENPROF comenta a entrevista do ministro da Educação à RTP no passado dia 12, dia do início do ano letivo 2023/24.

Para Mário Nogueira, "a entrevista a que o país assistiu [...] confirmou que no Ministério da Educação não há propostas nem vontade política para resolver os problemas das escolas, dos alunos e dos professores. Tal só acontecerá se toda a comunidade educativa lutar pelo futuro".

Leia aqui o artigo completo.


Entrevista Mário Nogueira - ECO
12 de setembro, 2023

Em entrevista ao jornal Eco - Economia Online, no dia em que se inicia o ano letivo, o Secretário-geral da FENPROF garante que a luta pela valorização da profissão docente vai continuar em 2023/24.

Mário Nogueira considera que a recuperação do tempo de serviço congelado seria um contributo importante para devolver a tranquilidade às escolas. A falta de professores, o envelhecimento do corpo docente, as ilegalidades nas condições de trabalho e a necessidade de criar atratividade para a profissão continuam entre as principais preocupações da FENPROF neste início de ano letivo.

Leia aqui a entrevista completa.


Entrevista CNN
07 de julho, 2023

O Secretário Geral da FENPROF, em declarações à CNN responde às afirmações de Medina e Costa, que vieram recusar qualquer solução para o conflito que passe por contar integralmente o tempo de serviço, mesmo que de forma faseada.


Grande Reportagem SIC - 12 setembro 2022
13 de setembro, 2022

No Jornal da Noite de 12 de setembro de 2022, a SIC emitiu a Grande Reportagem "Quem quer ser professor?", da autoria da jornalista Amélia Moura Ramos. Uma reportagem que retrata o quotidiano de muitos professores em Portugal numa tentativa de encontrar respostas para os motivos da falta de docentes nas escolas.


Greve dos Professores
21 de outubro, 2021

O Secretário-geral da FENPROF esteve ontem na TVI a explicar os motivos que levam os professores e educadores a recorrer à greve no próximo dia 5 de novembro, dia em que o ministro da Educação irá estar no parlamento a discutir a proposta de OE para 2022.


Negociação
20 de outubro, 2021

«A Fenprof considera que o Orçamento do Estado é inútil para a Educação. Após praticamente 2 anos sem reuniões com a tutela, os professores decidiram deslocar-se ao ministério, para que seja marcado um encontro, depois de não terem conseguido um agendamento por e-mail».


OE 2022
14 de outubro, 2021

Após as duas primeiras reuniões com os partidos políticos com assento parlamentar (PCP e BE), Mário Nogueira esteve na SIC Notícias a expor as preocupações que esta proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2022 coloca à FENPROF.


Covid 19
12 de março, 2021

Em entrevista à RTP3, o Secretário-geral da FENPROF pronunciou-se sobre o plano de desconfinamento da economia portuguesa e as novas regras para o ano letivo aprovadas pelo Conselho de Ministros que cancelam os exames do nono ano e definem que o acesso ao ensino superior faz-se apenas com as provas de ingresso que os alunos que necessitem.


12 de março, 2021

Em entrevista à RTP3, o Secretário-geral da FENPROF pronunciou-se sobre o plano de desconfinamento da economia portuguesa e as novas regras para o ano letivo aprovadas pelo Conselho de Ministros que cancelam os exames do nono ano e definem que o acesso ao ensino superior faz-se apenas com as provas de ingresso que os alunos que necessitem.


Reabertura do Pré-escolar
08 de junho, 2020

O Secretário-geral da FENPROF esteve este domingo, 7 de junho, na SIC Notícias, numa entrevista onde analisou a reabertura da Educação Pré-escolar.

Mário Nogueira explicou que os dados recolhidos nos jardfins de infância de todo o país indicam que apenas 30% das crianças do pré-escolar regressaram aos jardins de infância depois do levantamento das restrições. Segundo a FENPROF, 7 em cada 10 crianças continuam em casa.


SIC Notícias - 8 de maio de 2019
14 de maio, 2019

Entrevista do Secretário-geral da FENPROF à Edição da Noite da SIC Notícias sobre a crise política gerada pelo Primeiro-Ministro em torno da recuperação do tempo de serviço dos professores. Nesta entrevista, Mário Nogueira sublinha a diferença entre os valores apresentados pela UTAO e os apresentados pelo Governo e afirma que a luta dos professores não irá parar com o chumbo das alterações ao decreto-lei do governo na Assembleia da República.


28 de dezembro, 2018

Ao longo de mais de meia hora de entrevista, para além da apreciação da decisão do Presidente da República e do ponto de situação das negociações, o Secretário-geral da FENPROF fez uma análise do estado atual da Educação em Portugal: do Ensino Básico ao Superior, passando pela nova legislação sobre Educação Especial e pelo projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.