Defesa e reforço do Serviço Nacional de Saúde: causa e luta de todas e de todos
No próximo sábado, dia 16, sob proposta da CGTP-IN e com o apoio e empenhamento de diversíssimas organizações, sindicais e outras, terá lugar uma nova Jornada Nacional em defesa e pelo reforço do SNS. A importante Jornada juntará ações em 18 distritos do continente. É para a tua participação e para que mobilizes outros/as que a FENPROF te dirige este apelo!
Em defesa e pelo reforço do SNS, participa. Isto diz-te respeito!
Lembrando a colega Virgínia Rodrigues, sócia do SPGL
A 7 de agosto de 2023 a colega Virgínia Rodrigues, com 89 anos, faleceu. Participou ativamente na criação do seu sindicato e da FENPROF.
A cerimónia religiosa terá lugar dia 10 de agosto às 15 horas na Igreja da Ressurreição, em Cascais, e o funeral às 15h30 para o cemitério da Guia. O velório terá início a 9 de agosto a partir das 16:30 horas.
O Ensino Superior Público e Precariedade
Embora aposentados os professores e investigadores não se desvinculam dos objectivos que nortearam as suas vidas profissionais. O Ensino Superior Público é um dos sectores com um quadro de maior degradação a todos os níveis funcionais e laborais.
Um envelhecimento e uma aposentação dignos com direito aos direitos
O envelhecimento populacional em grande parte dos países do mundo, com especial relevo para a Europa e, destacando-se nesta, Portugal, está a tornar-se numa das transformações sociais mais significativas do século XXI. Esta situação tem implicações em todos os sectores da sociedade – no mundo laboral e financeiro, na procura de bens e serviços, na proteção social, nas estruturas familiares e nos laços intergeracionais.
SNS continua a degradar-se e os portugueses a sofrerem devido à passividade e incapacidade do governo para tomar medidas adequadas
Um ministro da saúde palavroso que ilude os problemas, mas que não resolve nada, um diretor executivo do SNS que foi nomeado, mas que não aparece, um orçamento do SNS para 2023 que é enganador e insuficiente, e o SNS continua a degradar-se e os portugueses a sofrerem devido à passividade e incapacidade do governo para tomar medidas adequadas.
Lembrando algumas das nossas reivindicações
Há aspetos fundamentais da vida das pessoas, enquanto trabalhadores e enquanto cidadãos, que não podem ser ignorados. A 3.ª Conferência Nacional dos Professores Aposentados, organizada pela FENPROF, aprovou um conjunto de medidas que, a serem consagradas, constituiriam importantes avanços para a vida de cada um de nós.
Eis alguns que interessa agora recolocar.
Obrigado, Colegas!
De Mário Nogueira, Secretário-Geral da FENPROF
A FENPROF faz 40 anos. Dia 5 de maio assinalará o seu 40.º aniversário com uma Conferência Internacional que se realizará no mesmo local que viu, em 30 de abril de 1983, nascer esta grande federação de sindicatos de professores, educadores e investigadores: o Auditório Principal da Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.
A caminho do cinquentenário do 25 de ABRIL, avivemos a memória!
O 25 de ABRIL era a concretização do velho sonho da criação de sindicatos livres de professores. A experiência dos GEPDES revelou-se fundamental para a criação e organização do Movimento Sindical Docente.
Alerta sobre o cálculo das pensões
Chamamos a particular atenção dos colegas que se aposentaram durante o ano de 2022 para o facto de as suas pensões terem sido calculadas com base em valores errados, uma vez que o Governo não publicou, como era seu dever, a Portaria que determina o coeficiente de revalorização das remunerações anuais, base para o cálculo das pensões, só o tendo feito em 09/01/2023 com a Portaria n.º24-C /2023.
Atualização das pensões do regime geral de segurança social e do regime de proteção social convergente (continuação)
Chamamos a particular atenção dos colegas que se aposentaram durante o ano de 2022 para o facto de as suas pensões terem sido calculadas com base em valores errados, dado que o Governo não publicou atempadamente a Portaria que determina o coeficiente de revalorização das remunerações anuais, base para o cálculo das pensões, só o tendo feito em 09/01/2023.
Docentes Aposentados aprovam Resolução para a Ação Reivindicativa
A FENPROF realizou, no passado dia 29 de novembro, a 3.ª Conferência de Docentes Aposentados, com o lema “Um Envelhecimento e uma Aposentação Dignos com Direito aos Direitos”.
Mais de 120 delegados de todo o país, debateram a atual situação da aposentação e dos aposentados e o seu futuro, analisaram as causas e responsáveis pela degradação a que as pensões e reformas têm sido sujeitas e aprovaram ações a propor aos órgãos da FENPROF para que sejam adotadas e desenvolvidas, tendo sido aprovado o Caderno Reivindicativo dos Docentes Aposentados.
Reunião da Comissão Coordenadora do Departamento de Docentes Aposentados da FENPROF
Na reunião do passado dia 8 de novembro, a Comissão Coordenadora debateu e aprovou as propostas de Resolução, Relatório de Atividades – Período 2018/2022 e Regulamento de Funcionamento a apresentar ao Secretariado para serem discutidas na 3.ª Conferência de Docentes Aposentados da FENPROF.
Não nos enganam! Exigimos a reposição do poder de compra das pensões!
Para o Departamento de Docentes Aposentados da FENPROF, as medidas anunciadas para a reposição do poder de compra dos pensionistas não são mais do que um embuste, demonstrando a intenção do Governo em dar continuidade à aplicação de políticas de empobrecimento.
Faleceu Augusto Lourido
Foi com profundo pesar que tivemos conhecimento do falecimento de Augusto Lourido, ocorrido a 05 de agosto de 2022.
Resolução do Conselho Nacional da CGTP-IN
Avançar por um Portugal desenvolvido, de progresso e justiça social. Não ao retrocesso!
A luta dos trabalhadores foi e é determinante para concretizar avanços laborais, sociais e políticos. Foi com a luta que, em 2015, se tornou possível derrotar e afastar o governo PSD/CDS, e alterar a correlação de forças na Assembleia da República.
Subida dos preços exige robusto aumento dos salários
De acordo com o INE, os preços subiram 2,8% entre Dezembro de 2020 e Dezembro de 2021, acelerando face aos meses anteriores. O aumento foi especialmente acentuado nos produtos energéticos (mais 11,2%) e nos produtos alimentares não transformados (mais 3,2%).
18 Dezembro | Dia Internacional das Migrações e do Migrante
O Relatório Mundial das Migrações 2022 da Organização Internacional das Migrações (OIM) estima que existam atualmente 281 milhões de migrantes internacionais, o que corresponde a 3,6% da população global.
A CGTP-IN rejeita o projeto de decreto-lei que procede à aprovação do estatuto do SNS
A CGTP-IN rejeita o Projeto de Decreto-Lei que procede à aprovação do Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e subscreve os Pareceres emitidos pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) e pela Federação Nacional dos Médicos (FNAM).
Em 2022, os portugueses vão pagar mais 1701 milhões de euros de impostos do que em 2021, sendo mais 322 milhões de IRS e mais 1078 milhões de IVA
Neste estudo, o Dr. Eugénio Rosa analisa o aumento de receitas de imposto verificado no período de 2011 a 2022, utilizando dados oficiais dos Relatórios dos Orçamentos do Estado desse período. Mostra-nos também que, contrariamente ao que o governo tem procurado fazer passar junto de a opinião publica, os portugueses terão de pagar mais impostos em 2022, sendo a subida, em percentagem, cerca de 4 vezes superior ao aumento.
Pelo direito dos trabalhadores à reforma e a uma pensão digna
Os reformados, aposentados e idosos afirmam que chegou o tempo de retomar a vida social, cultural e de lazer, abandonando o confinamento a que foram remetidos pela força das circunstâncias.
Folheto Jornada de luta dos Reformados - 22 de outubro de 2021
Encontro Sindical da CGTP-IN - Aula Magna
A CGTP-IN na reta final das comemorações do 50º aniversário, realizou um grande Encontro Sindical na Aula Magna de Lisboa, no dia 7 de Outubro de 2021. Um Encontro Sindical que abriu portas à cultura e proporcionou momentos de beleza e intensidade emocional aos sindicalistas presentes.
Falta de professores, este ano, começa a sentir-se mais cedo nas escolas
A falta de professores é um problema já conhecido de anos anteriores, para o qual a FENPROF tem vindo a chamar a atenção dos governantes, mas em relação ao qual nada foi feito pelo governo. Problema que se agrava com o envelhecimento dos professores e com a fuga dos jovens à profissão docente.
A este propósito, têm sido vários os alertas deixados pela FENPROF desde o início do ano letivo.
Qual será o futuro da Escola Pública sem novos professores e com o número elevado de docentes a aposentarem-se?
A FENPROF reforçou junto do ME a sua posição quando, agora, apresentou os seus contributos para a reflexão em curso sobre a Formação Inicial de Professores de que vos damos a conhecer as partes relevantes relativamente a esta questão.
“O agravamento das desigualdades em Portugal causado pela injustiça fiscal: a diferença entre o que dispõe a Constituição da República e o Código do IRS”
Neste estudo o Dr. Eugénio Rosa analisa alguns aspetos do sistema fiscal português e mostra, utilizando dados divulgados pelo próprio governo e artigos da Constituição da Republica e do Código do IRS, que ele assenta fundamentalmente em impostos indiretos, o que contribui para agravar a injustiça fiscal.