Notícias
Encontro em Lisboa a 26 de novembro

25º aniversário da I Conferência de Aposentados da FENPROF

15 de novembro, 2018

No próximo dia 26 de Novembro a FENPROF vai realizar um Encontro Nacional de Professores Aposentados em Lisboa, na Escola Secundária de Camões com início às 11.00 horas.

Consulta aqui o programa e todas as informações.

Consulta também:

Carta dos Direitos dos Professores Aposentados 

Caderno Reivindicativo do 1º Congresso de Professores Aposentados da FENPROF

Caderno Reivindicativo da 2ª Conferência de Professores Aposentados da FENPROF

Reformas antecipadas

A posição da CGTP-IN sobre a flexibilização da idade de acesso à pensão de reforma

23 de outubro, 2018

«No entender da CGTP-IN, não se trata de um novo regime, mas sim do cumprimento (parcial) do compromisso do Governo de rever o regime das reformas antecipadas, que foi iniciado em 2017 e devia ter sido completado no ano de 2018.

Esta revisão, embora constitua uma evolução relativamente ao regime em vigor, não corresponde plenamente às reivindicações da CGTP-IN a este respeito, nem tão pouco às expectativas dos beneficiários (...)»

LEMBRAR, COMEMORAR, LUTAR

25º ANIVERSÁRIO DO 1º CONGRESSO DOS PROFESSORES APOSENTADOS DA FENPROF

17 de outubro, 2018

No próximo dia 26 de novembro vamos comemorar a realização do 1° Congresso Nacional dos Professores Aposentados, da FENPROF. Foi há 25 anos na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, durante dois dias 25 e 26 de novembro de 1993.

EDITORIAL DO BOLETIM INFORMATIVO DE OUTUBRO DE 2018

JUNTOS

17 de outubro, 2018

O tempo que vivemos é de ação ou não fosse de discussão e aprovação de mais um Orçamento do Estado, neste caso, para 2019. É um tempo em que se discutem opções e em que os discursos hipócritas acabam por ser desmascarados, na medida em que, não raras vezes, compromissos e promessas dos governantes não têm qualquer correspondência no documento que deveria conter as verbas para os satisfazer.

O que antes se afirma é válido para as famílias, para os serviços públicos e também para os trabalhadores, estejam eles no ativo ou aposentados. Neste último caso e, em particular, para os professores, os últimos Orçamentos do Estado não têm correspondido às expetativas de quem esperava que, num contexto político inédito, algo de muito significativo pudesse ter acontecido. Tal não significa que o quadro político anterior fosse mais favorável e, nele, se resolvessem mais e melhor os problemas. Nada disso. Contudo, era indisfarçável em muitos colegas aposentados (como nos do ativo), que o seu horizonte de mudança ia muito para além da que tem acontecido, mesmo acrescida da que poderá ainda acontecer.

IR da CGTP-IN nas "Xornadas sobre pensións"

16 de outubro, 2018

A Inter-Reformados, CGTP-IN (IR) foi convidada a participar nestas “Xornadas” que se realizaram em Santiago de Compostela, Espanha, nos dias 28 e 29 de Setembro. A intervenção da IR, em que ficou clara a importância que a luta dos trabalhadores e dos aposentados e reformados teve no rumo diferente das políticas sociais após 2015 foi muito aplaudida.

Informação nº 6 aos beneficiários da ADSE

As mentiras do Expresso e do Sr. Óscar Gaspar e a necessidade de informar com verdade os beneficiários da ADSE

08 de outubro, 2018

Neste documento o Dr. Eugénio Rosa responde aos ataques do sr. Óscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa da Hospitalização Privada, empregado bem pago dos grandes grupos privados da saúde, e aos ataques do EXPRESSO à ADSE.

À atenção dos docentes aposentados em 2018

Revalorização das remunerações anuais para o cálculo das pensões

11 de setembro, 2018

Professores e Educadores, aposentados a partir de janeiro deste ano, verifiquem se o valor da vossa pensão é atualizado. Se tal não acontecer, em agosto ou setembro, contatem o Sindicato.

Boletim da Inter-Reformados - julho 2018

27 de julho, 2018

Têm sido imensas e muito variadas as lutas em que os reformados e os pensionistas têm participado através não só da sua presença, como na preparação e mobilização para as mesmas.

Mas este empenhamento não pode abrandar porque o que se conseguiu é manifestamente insuficiente e porque é necessário continuar a reivindicar condições para um envelhecimento digno e saudável.

Damos nota da nossa determinação e desse modo continuaremos a perticipar nas várias lutas sectoriais dando corpo à nossa perspetiva de solidariedade intergeracional.

Somos assim: uma IR bem viva!

Ler o Boletim

 

Reunião da Comissão Coordenadora do Departamento de Professores Aposentados da FENPROF no dia 26 de junho de 2018

03 de julho, 2018

No dia 26 de junho, reuniu a Comissão Coordenadora do DA-FENPROF. Foi um dia de informação, reflexão, partilha e de tomada de decisões.  De manhã, o secretário geral, Mário Nogueira, participou nos trabalhos, tendo feito o enquadramento político e sindical das lutas dos professores. 

Sobre a ADSE - António Nabarrete

CONSELHO GERAL E DE SUPERVISÃO DA ADSE-IP

Representantes dos beneficiários e aposentados requerem reunião urgente

11 de junho, 2018

Representantes dos beneficiários e aposentados requereram, no dia 16 de maio, uma reunião urgente Conselho Geral e de Supervisão da ADSE-IP (CGS), ao abrigo do regulamento interno, para tratar vários assuntos decorrentes da demissão do presidente, actualmente em situação de gestão corrente do Conselho Directivo da ADSE-IP.

Manifestação CGTP - 9 de junho

Por melhores pensões!

22 de maio, 2018

Nas manifestações do 1º de Maio, aprovámos a realização de uma Manifestação Nacional, em Lisboa, no dia 9 de junho, uma vez que é preciso continuar e intensificar a luta e a ação reivindicativa. 

É preciso obrigar o Governo do PS a ceder às nossas reivindicações. 

Temos direito a uma vida melhor!

PARTICIPA!

Garantir e defender o caracter público da ADSE

Membros do Conselho Geral de Supervisão da ADSE apoiados pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública requerem reunião urgente daquele órgão

09 de maio, 2018

Surpreendidos pelo pedido inesperado de demissão ou renúncia do Presidente do Conselho Diretivo da ADSE-IP e pelo conjunto de notícias veiculadas pela comunicação social, os membros do CGS (FC) solicitaram, com caráter de urgência, a realização de uma reunião extraordinária do Conselho Geral. Pretendem um inquérito interno por comissão e/ou uma auditoria externa. 

DA/FENPROF

Medidas do Orçamento de Estado 2018 para os Aposentados, Reformados e Pensionistas e reivindicações do DA/FENPROF

08 de maio, 2018

O Orçamento de Estado para este ano contemplou um conjunto de medidas com o objetivo de melhorar as pensões e reforçar a proteção social. Para um melhor entendimento do que foi aprovado e do que reivindicamos apresentamos um pequeno resumo.

Foram muito poucas as medidas aprovadas e perante isto PRECISAMOS CONTINUAR A AÇÃO E A LUTA PELA REPOSIÇÃO E CONQUISTA DE DIREITOS nomeadamente a eliminação do factor de sustentabilidade e a variação da idade normal de acesso à aposentação, bem como o aumento do valor das pensões.

Entrevista a Eugénio Rosa

“Faço um apelo final a todos os trabalhadores e aposentados da Função Pública para que se mantenham vigilantes e defendam a ADSE”

08 de março, 2018

Leia a entrevista do Escola Informação ao Economista Eugénio Rosa, Membro do Conselho Geral da ADSE designado pelos sindicatos da Função Pública da Frente Comum.

MURPI - Seminário

Envelhecer com Direitos - Políticas Sociais e de Saúde

06 de fevereiro, 2018

O Departamento de Professores Aposentados da FENPROF participou, no dia 24 de janeiro, no Seminário organizado pelo MURPI – ENVELHECER COM DIREITOS POLÍTICAS SOCIAIS E DE SAÚDE, que se realizou no Fórum Romeu Correia Almada.

A sala estava cheia e o debate foi bastante participado. Muitas realidades ali foram contadas na primeira pessoa, que vieram dar força as revindicações aprovadas.

REPRESENTATIVIDADE

Carta do MURPI ao Presidente do Conselho Económico e Social (CES)

05 de fevereiro, 2018

A Lei 81/2017, de 18 de agosto, em vigor desde setembro de 2017, contempla a integração na composição do CES de dois representantes das organizações representativas dos reformados, pensionistas e aposentados, reivindicação do MURPI há longos, longos anos.

O MURPI, que este ano comemora o seu 40.º aniversário, apresentou, com regozijo, a sua candidatura.

Porém, contra todas as expectativas, o Presidente do Conselho Económico e Social (CES) decidiu rejeitar a proposta desta Confederação em ter assento, com carácter permanente, no Conselho Económico e Social.

IAS

Atualização do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), das pensões de velhice, invalidez, sobrevivência e doença profissional e das pensões por acidente de trabalho

19 de janeiro, 2018

Foram publicadas as Portarias, que actualizam o indexante dos apoios sociais (IAS), das pensões de velhice, invalidez, sobrevivência e doença profissional e das pesões por acidente de trabalho.

 Assim, o valor do IAS para o ano de 2018 é fixado em €428,90 (Portaria 21/2018, de 18 de Janeiro - Actualização do IAS). 

É necessário acabar com o fator de sustentabilidade que reduz a pensão de reforma

06 de dezembro, 2017

Conheça a posição da CGTP-IN e da FENPROF.

ADSE

ADSE: situação atual, seu alargamento a novos beneficiários e riscos que isso determina para o seu futuro

07 de novembro, 2017

- informação de Eugénio Rosa, membro do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE designados pelos Sindicatos da Função Pública da Frente Comum.

As intenções do Governo são preocupantes, não podemos ficar alheios.

Há que tomar posição.

Decreto-Lei nº 126-B/2017, de 6 de Outubro

Alteração do Regime das Reformas Antecipadas

30 de outubro, 2017

“O Decreto-Lei 126-B/2017, de 6 de Outubro, altera o regime do acesso antecipado à pensão de velhice para os beneficiários do regime geral de segurança social e da Caixa Geral de Aposentações com muito longas carreiras contributivas, os quais em determinadas condições passam a ter direito à antecipação da pensão sem qualquer penalização no respectivo valor. 

No entanto as regras agora estabelecidas não são de aplicação generalizada, aplicando-se apenas nas condições específicas aqui previstas (…)”

REIVINDICAMOS: 

  • a defesa de um regime de aposentação justo para os docentes, que tenha em conta o elevado desgaste da profissão;
  • a alteração da versão atual do Estatuto de Aposentação na Administração Pública, nomeadamente, com a supressão do fator de sustentabilidade e a integração da idade no cálculo das pensões, consolidando um regime que garanta a necessária segurança a quem se aposenta impedindo quaisquer alterações a este Estatuto que reduzam as pensões e que criem inseguranças e incertezas no futuro dos aposentados.

 

Conheça o Decreto-Lei 126-B/2017 e leia o ofício com a apreciação do Conselho Nacional da CGTP-IN.

21 novembro, Porto

2.ª Conferência dos Professores Aposentados

20 de outubro, 2017

O Departamento de Aposentados da FENPROF vai promover, no próximo dia 21 de novembro, no Porto, a 2ª Conferência Nacional de Professores Aposentados.

A Conferência tem como mote "Afirmar Direitos | Valorizar Pensões | Dignificar a Aposentação".

Conheça todas as novidades.

Departamento Aposentados FENPROF

Comemoração do Dia Mundial do Professor

17 de outubro, 2017

A FENPROF assinalou o Dia Mundial do Professor com a realização de um Plenário Nacional de Professores e Educadores, em Lisboa, que contou com a particvipação e intervenção da coordenadora do DA/FENPROF, Helena Gonçalves.

Eleições ADSE

Lista minoritária obtém de bandeja presidência do Conselho de Supervisão da ADSE

11 de outubro, 2017

Defraudando as expectativas da maioria dos beneficiários os representantes do Governo decidiram, na reunião de dia 3, eleger João Proença, o único candidato eleito pela lista apoiada pela UGT, como presidente do Conselho de Supervisão da ADSE. 

Eleições autárquicas

A Inter-Reformados e a importância reforçada das eleições de 1 Outubro

26 de setembro, 2017

As eleições autárquicas de 1 de Outubro constituem uma oportunidade para a participação empenhada dos trabalhadores reformados e dos pensionistas no processo eleitoral, expressando a sua opinião, exigindo resposta às suas necessidades e anseios, votando nos que têm dado provas de honestidade e que se apresentam com um programa claro ao serviço das populações e na defesa intransigente do poder local democrático.