Notícias
Portugal precisa urgentemente de uma nova política e um novo governo

Governo entrega cortes nos salários e pensões ao capital

24 de abril, 2014

Os dados relativos à execução orçamental do primeiro trimestre de 2014 não deixam margem para dúvidas: a diminuição do défice orçamental continua a ser feita às custas do brutal aumento da carga fiscal sobre os rendimentos do trabalho, dos cortes nas prestações sociais e da progressiva desorçamentação dos serviços públicos, despedimentos e cortes salariais na Administração Pública e nas pensões de reforma. A realidade demonstra que enquanto os rendimentos do trabalho são penalizados, os do capital são premiados.

Protesto da Inter-Reformados na Caixa Geral de Aposentações

31 de março, 2014

A Inter-Reformados (CGTP-IN) realizou no dia 19 de março uma ação de protesto, junto da Caixa Geral de Aposentações (CGA), em Lisboa, para exigir informação relativamente aos abonos e descontos nas pensões de reforma pagas.

Situação dos aposentados

FENPROF reúne com Grupo Parlamentar do PS

22 de janeiro, 2014

Esta quinta-feira, às 11h00

Esta quarta-feira (22/01), a partir das 14h30

Inter-Reformados protesta em São Bento

21 de janeiro, 2014

Esta quarta-feira, dia 22 de janeiro de 2014, pelas 14h30, a Inter-Reformados realiza uma acção de protesto em São Bento, junto à entrada para as galerias da Assembleia da República, com o objectivo de denunciar o conjunto de medidas gravosas e inconstitucionais inseridas na lei nº 83-C/2013 de 31 de Dezembro 2014 (Contribuição Extraordinária de Solidariedade – C.E.S.) e que penalizam violentamente os reformados, os aposentados e os pensionistas.

Concentração junto à residência oficial do PM em 30 de janeiro

Carta aos professores aposentados

06 de janeiro, 2014

Vamos encher as galerias!

17 de outubro, 2013

Vamos encher as galerias!

17 de outubro, 2013

Resolução aprovada na concentração de aposentados de 25/09/2013, em Lisboa

Por pensões dignas! Contra o embuste da convergência!

17 de outubro, 2013

Os reformados, pensionistas e idosos, presentes nas ações do movimento sindical, realçam o apelo à participação em todas as formas de luta e protesto contra as políticas destruidoras do Governo PSD/CDS e da troika.

Esta quinta-feira, 17 de outubro

Petição da Inter-Reformados/CGTP-IN discutida na A.R.

16 de outubro, 2013

A Inter-Reformados, estrutura de reformados/aposentados/pensionistas da CGTP-IN vai ver debatida na Assembleia da República, esta quinta-feira, 17 de outubro, pelas 15 horas, a sua Petição “CONTRA AS INJUSTIÇAS, CONTRA O ROUBO NAS PENSÕES, CONTRA O EMPOBRECIMENTO”, entregue em 2012. Após um longo processo de audições parlamentares com deputados dos diferentes partidos, obtenção de pareceres e emissão de relatórios, as intervenções da Inter-Reformados / CGTP-IN procuraram sensibilizar os deputados para a justiça das suas reivindicações e para a injustiça que representavam as medidas anunciadas contra os reformados.

Apelo do Departamento de Professores Aposentados do SPGL: vamos encher as galerias!

Manipulação, 2º episódio

O pacote de austeridade que Paulo Portas e Maria Luísa Albuquerque esconderam aos portugueses

15 de outubro, 2013

O engano e manipulação da opinião pública por Paulo Portas e Maria Luísa Albuquerque foram facilitados pelo facto dos jornalistas presentes na conferencia de imprensa não terem em seu poder  a carta enviada por Passos Coelho à “troika” (endereçada a Durão Barroso, Mario Draghi, e Christine Lagarde), em 3 maio de 2013, após a 7ª avaliação da troika, onde o 1º Ministro se comprometia a aplicar em 2013, mas também em 2014 e 2015, um violento programa de cortes brutais na despesa publica, com carater fortemente recessivo, e virado fundamentalmente contra os trabalhadores e pensionistas. / Eugénio Rosa

CGTP-IN repudia firmemente

Governo confirma a redução das pensões de sobrevivência

15 de outubro, 2013

A pensão de sobrevivência é uma prestação social atribuída no âmbito dos sistemas contributivos de protecção social, seja o regime geral de segurança social seja o regime de protecção social dos trabalhadores em funções públicas, o que significa que não estamos perante uma prestação de solidariedade, financiada por impostos através do Orçamento do Estado, mas sim perante prestações financiadas por contribuições dos trabalhadores e respectivas entidades empregadoras e cuja atribuição está dependente do cumprimento de um prazo de garantia de pelo menos 36 meses de contribuições registadas em nome do beneficiário falecido.

preparar uma forte ação nacional dos professores e dos investigadores

Resolução aprovada pelo CN da FENPROF

15 de outubro, 2013

Presidido por João Cunha Serra, o Conselho Nacional da FENPROF esteve reunido em Lisboa, no passado sábado, 12 de outubro, "num momento em que o governo, por iniciativa própria e, numa clara opção por se sujeitar às ordens da troika, se prepara para desferir mais um violentíssimo ataque aos portugueses e ao país."

Em destaque o Caderno Reivindicativo dos Professores e Educadores Aposentados

Uma conferência nacional virada para a ação

15 de outubro, 2013

Com o objetivo de debater a situação a que chegaram os aposentados e aprovar ações e lutas a desenvolver por esses professores e educadores, ora em convergência com outros setores, ora de forma autónoma, a FENPROF decidiu convocar para o próximo dia 21 de novembro  (quinta-feira), no auditório da Escola Secundária de Camões, em Lisboa, uma Conferência Nacional de Professores e Educadores Aposentados, que reunirá cerca de 200 delegados. Continuamos a divulgar aqui todos os pormenores desta iniciativa, que vai debater “O papel dos aposentados na sociedade” e aprovar um Caderno Reivindicativo dos Professores e Educadores Aposentados. / JPO

Cartaz