Não obstante a enorme importância que o SNS tem – o que aconteceu com as crises da COVID 19 é demonstração irrefutável –, conheces os violentos ataques que tem sofrido. Ao invés do investimento e da melhoria de respostas, vamos assistindo ao desinvestimento com implicações muito negativas nos meios técnicos, humanos e financeiros do SNS. Com pontos comuns com o que tem vindo a acontecer com a Escola Pública, é ver as consequências tão preocupantes da desvalorização das profissões da saúde que leva à saída de profissionais para o privado e, em muitos casos, para o estrangeiro.
O trajeto muito negativo que o atual governo tarda em corrigir, é fruto de opções políticas que precisam de ser contestadas, sob pena de, um dia destes, o SNS se tornar numa resposta medíocre, incapaz, numa das áreas mais sensíveis para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Não é isto que queremos e de que precisamos, concordarás. É preciso afirmar e defender o SNS e esta é uma luta que, também por ti e pelos que te são mais próximos, temos de assumir. Somos docentes, somos investigadores/as: esta é, também, a nossa luta.
No próximo sábado, dia 16, sob proposta da CGTP-IN e com o apoio e empenhamento de diversíssimas organizações, sindicais e outras, terá lugar uma nova Jornada Nacional em defesa e pelo reforço do SNS. A importante Jornada juntará ações em 18 distritos do continente. É para a tua participação e para que mobilizes outros/as que a FENPROF te dirige este apelo!
Em defesa e pelo reforço do SNS, participa. Isto diz-te respeito!