Docentes Aposentados Notícias
editorial

Obrigado, Colegas!

21 de abril, 2023

A FENPROF faz 40 anos. Dia 5 de maio assinalará o seu 40.º aniversário com uma Conferência Internacional que se realizará no mesmo local que viu, em 30 de abril de 1983, nascer esta grande federação de sindicatos de professores, educadores e investigadores: o Auditório Principal da Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Muitos dos colegas hoje aposentados viveram esse importante momento do movimento sindical nacional, em particular do docente, como delegados ao 1.º Congresso Nacional dos Professores que teve como lema “A função do professor na sociedade portuguesa. A função social da profissão docente. As carreiras docentes”. Este congresso foi decisivo para que meia dúzia de anos depois fosse aprovado o Estatuto da Carreira Docente, uma reivindicação dos professores ainda anterior à Revolução dos Cravos. Há que agradecer a todos/as os/as que, desde a fundação, deram rosto a este grande projeto, que se mantém atual e com os olhos no futuro, chamado FENPROF.

Há um colega de Coimbra que costuma afirmar “Estou aposentado, mas não estou reformado”. Não é um paradoxo, é a afirmação de quem se aposentou, mas não deixou de ser professor, continuando empenhado em defender ativamente a profissão, solidarizando-se com a luta dos colegas no ativo, participando nela e mantendo atividade sindical regular.

São assim muitos colegas aposentados/as, desde logo os que integram e dirigem os departamentos de Aposentados da FENPROF e dos seus Sindicatos de Professores. Quiseram deixar clara essa sua disponibilidade promovendo um abaixo-assinado solidário de apoio à luta dos professores.

Os colegas aposentados ainda hoje nos transmitem um extraordinário legado profissional que, como afirmam no já referido abaixo-assinado, foi feito de lutas e sofrimentos, mas também de convicções, perseverança e alegria, próprios de quem é protagonista de uma grande obra, no caso a construção de uma escola para todos, democrática e inclusiva. Construção feita com muita luta, em alguns casos desenvolvida em tempos muito mais difíceis do que os que vivemos.

Mas os/as colegas aposentados não se limitam a manifestações de solidariedade. Estiveram na maior Manifestação de sempre de Professores e Educadores, em 11 de fevereiro, e também na que juntou o conjunto dos trabalhadores portugueses, do público e do privado, em 18 de março. Estão agora a reunir com deputados, sejam os que integram comissões ou os responsáveis dos grupos diversos parlamentares. Irão continuar ativos porque na guelra corre-lhes o sangue de quem não desiste.

Se os professores hoje aposentados foram exemplo no ativo para todos nós, eles continuam a ser agora que já se aposentaram. A eles resta-nos dizer: Obrigado Colegas, pelo exemplo.

Mário Nogueira

Secretário-Geral da FENPROF