Posição da FENPROF sobre os projetos do MCTES para novo ECIC e RPDIEESP
FENPROF toma posição sobre os projetos do MCTES de novo ECIC e RPDIEESP e reclama do próximo governo o cumprimento do direito constitucional à negociação sindical e o respeito dos interesses dos trabalhadores do sector.
Aferir desta forma, para quê?
As provas de aferição, tal como estão instituídas, mais não são que a formalização de um sistema de avaliação, em formato de exame, independentemente do ano de escolaridade, e levam à ocupação de muito tempo da atividade letiva, incluindo para o “treino” da sua preparação, o que não tem qualquer sentido, tratando-se de aferição.
FENPROF propõe ao ME eliminação das vagas para progressão
Perante a disponibilidade do ME para alterar o ECD, dispensando alguns docentes das vagas para progressão na carreira, a FENPROF apresentou uma proposta para eliminar definitivamente as vagas para todos os docentes. Sobre a revisão do regime de concursos, o ME não deu resposta à muitas questões colocadas pela FENPROF.
Conhece aqui as propostas apresentadas pela FENPROF.
FENPROF e CNEF assinaram, hoje, a ata final de negociação com Acordo para um novo CCT, com efeitos a 1 de setembro de 2022
O novo CCT para o Ensino Particular e Cooperativo (EPC), Ensino Artístico Especializado (EAE) e Ensino Profissional (EP) celebrado entre a FENPROF e a CNEF será publicado no Boletim de Trabalho e Emprego, mas é já divulgado na página da FENPROF e será enviado aos sócios dos respetivos sindicatos abrangidos pelo CCT.
Universidade Moderna/Dinensino encontra-se em degradação total
Registo dos Estatutos das Instituições de Ensino Superior Privado. Audiência prévia das associações sindicais representativas do pessoal docente
Carta ao Ministro
Universidade Independente: FENPROF exige ao Ministro Mariano Gago que actue com firmeza
A FENPROF encontra-se muito preocupada com a situação que se vive na Universidade Independente, cuja entidade instituidora é uma Sociedade Anónima. Este espectáculo, que não é infelizmente único, é a todos os títulos deplorável e indiciador de gestão danosa, que constitui mais um exemplo de que a chamada gestão empresarial das instituições de ensino superior não é o milagre que alguns propalam.