A valorização e a dignificação das carreiras dos docentes do ensino superior e dos investigadores científicos não podem continuar a ser adiadas! É urgente uma resposta firme e coletiva.
São anos de sobretrabalho, acompanhados de desvalorização salarial, bloqueios às progressões e promoções, precariedade galopante e ataques à autonomia e à liberdade académica.
Como poderá o país progredir se aposta em carreiras cada vez menos atrativas e permite que profissionais qualificados se afastem das instituições e do próprio país?
É neste contexto que a FENPROF lança a campanha RESPEITO E VALORIZAÇÃO, JÁ!, destinada a tornar visíveis os problemas sentidos em todo o sistema, reivindicar soluções e informar cada colega sobre os seus direitos, unindo docentes e investigadores em torno de uma causa comum.
A campanha inicia-se com enfoque nos salários,exigindo: o cumprimento das progressões obrigatórias, o respeito pelas progressões gestionárias e a colocação correta nos índices remuneratórios após promoções.
Seguir-se-ão outras reivindicações essenciais: atualização dos índices remuneratórios, defesa de um equilíbrio justo entre vida profissional e pessoal, e combate à precariedade, áreas decisivas para a melhoria do bem-estar e da qualidade do trabalho académico.
Porque juntos fazemos a diferença e juntos conquistaremos o respeito e a valorização que nos é devida!


