Nos últimos anos, diversas Instituições de Ensino Superior (IES) promoveram docentes sem implementarem corretamente o consequente reposicionamento remuneratório. A identificação destas situações tem sido difícil e lenta: os casos são muito diversos, as práticas institucionais variam significativamente e, em muitas situações, as instituições não respondem aos pedidos de esclarecimento apresentados pelos sindicatos.
Apesar deste contexto adverso, a intervenção direta dos Sindicatos da FENPROF junto de muitos docentes permitiu já detetar erros em várias IES e corrigir colocações antigas, resultando em reembolsos muito significativos para vários colegas. Contudo, continua a faltar informação sobre o que está a acontecer em muitas outras instituições, impedindo a determinação precisa da dimensão do problema e a intervenção sindical necessária para o resolver.
Para preencher estas lacunas, a FENPROF está a promover um inquérito no âmbito da campanha Respeito e Valorização, Já!, com o objetivo de mapear a situação dos docentes do ensino superior quanto à sua correta colocação em índice remuneratório após promoção, assim como à aplicação das progressões obrigatórias e das progressões por opção gestionária.
A forte participação dos docentes abrangidos neste processo é muito importante para se conseguir um diagnóstico nacional rigoroso e, com isso, reforçar a intervenção sindical e garantir a correção de todas as situações erradas. Apela-se, assim, à divulgação do inquérito entre colegas, de modo a assegurar que nenhum caso fica por identificar.
Defender um salário justo é defender o valor do nosso trabalho.
Respeito e Valorização, Já!


