FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
 Departamento do Ensino Superior e Investigação
  enviar correio  |  newsletter 
RSS
17 out 2018 / 12:24

Esta Petição será entregue na próxima quinta-feira, dia 18, pelas 16:30 horas, na Presidência da Assembleia da República. Na ocasião, os dirigentes presentes farão uma declaração à comunicação social sobre o orçamento destinado à Ciência e ao Ensino Superior para o ano 2019.


PREVPAP no Ensino Superior e na Ciência
09 out 2018 / 16:22

O OE 2019 tem de prever as verbas necessárias para uma justa aplicação do PREVPAP nas instituições de ensino superior e de ciência. Sem isso, o PREVPAP constituirá um logro para a generalidade dos requerentes e representará, por parte do governo, o incumprimento do contrato para a legislatura firmado com as instituições do ensino superior. 

Carta entregue ao Primeiro Ministro


PREVPAP no Ensino Superior e na Ciência
08 out 2018 / 11:05

Organizações com intervenção na área da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, entre as quais se incluem a ABIC, a FENPROF, o SINDEP e a Rede de Investigadores Contra a Precariedade, apresentarão em conferência de imprensa conjunta, esta 3ª feira, dia 9 de outubro, às 15h, à porta da Residência Oficial do Primeiro-Ministro, em São Bento, as suas reclamações quanto ao OE 2019 para aquela área, que serão objeto de uma carta que entregarão, na mesma altura, ao Dr. António Costa.


Leitores das Universidades Portuguesas
27 set 2018 / 16:59

Em Portugal, as línguas estrangeiras são ensinadas nas escolas do ensino básico e secundário e, a nível do ensino superior, em particular as disciplinas de línguas, que requerem competências linguísticas e pedagógicas avançadas e específicas, estão, essencialmente, a cargo de professores nativos das diferentes línguas, os Leitores. Estes professores são contratados desde há décadas pelas Universidades Portuguesas e muitos se encontram a lecionar línguas nestas instituições há 10, 20, 30 ou mais anos, com contratos precários durante estes anos todos.

Perante a atual inação do Governo relativamente a esta questão, a FENPROF reitera a exigência de que seja reparada esta enorme injustiça que é exercida sobre os Leitores das Universidades Portuguesas, no ensino superior universitário.


Ensino Superior e Ciência
12 set 2018 / 18:52

Nesta conferência de imprensa foi denunciada a situação de subfinanciamento e de precariedade que afeta o setor do ensino superior e da ciência. Mário NOgueira revelou que, de acordo com os números adiantados pelo governo, faltam 8 milhões de euros para que universidades e politécnicos cumpram as obrigações determinadas pelos novos quadros legais.

Artigo da LUSA sobre a Conferência de Imprensa


Ciência e Ensino Superior
10 set 2018 / 15:09

A FENPROF reúne, neste dia, 12 de Setembro, o seu Departamento de Ensino Superior e Investigação, após o que divulgará, em Conferência de Imprensa (Lisboa, sede da FENPROF, às 16h30) as suas decisões para a ação ainda em 2018 no âmbito da discussão e aprovação do Orçamento do Estado para 2019.


Ensino Superior e Ciência:
31 ago 2018 / 16:22

O governo evidencia o propósito de agravar o subfinanciamento do ensino superior público, impedindo, dessa forma, o seu normal funcionamento e o cumprimento da sua imprescindível missão. Desta forma, não só não responde aos legítimos anseios dos portugueses, particularmente dos que trabalham nas Universidades e Institutos Politécnicos, como não cumpre o que tinha estabelecido com o CRUP e o CCISP (o contrato de compromisso para a legislatura que assinou com os reitores e presidentes dos Politécnicos em 2016). A FENPROF reclama o imprescindível reforço orçamental e o rigoroso cumprimento desse compromisso.

Orçamento pode ser insuficiente e criar graves problemas a universidades e politécnicos. Combate à precariedade pode estar a ser posto em causa. É necessário impedir o tratamento discriminatório dos docentes do ensino superior


09 jul 2018 / 16:02

A FENPROF considera inaceitável que quem foi avaliado positivamente ao longo de um período de 10 anos não suba de escalão!

É inaceitável que não seja assegurada a progressão salarial mesmo a quem tenha tido excelente ao longo da maioria desses anos!

A FENPROF exige um tratamento não discriminatório relativamente às demais carreiras da Administração Pública, incluindo as do regime geral.

 

Petição "Por um justo descongelamento das carreiras do Ensino Superior"

Assinar online


FENPROF reúne com MCTES sobre DESCONGELAMENTO DAS CARREIRAS
04 jul 2018 / 20:58

Na passada 6ª feira, a FENPROF reuniu, a seu pedido, com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), para apresentar as suas reivindicações em relação ao descongelamento das carreiras do ensino superior e investigação e consequente progressão salarial, tendo em conta o estabelecido na lei e o princípio constitucional da igualdade.


04 jul 2018 / 19:43

O Secretário-Geral da FENPROF esteve, esta sexta-feira, a apoiar os docentes, investigadores e trabalhadores não docentes do Ensino Superior que se manifestaram, esta tarde, no Centro de Congressos de Lisboa, contra a precariedade no setor.


Precariedade na Ciência e Ensino Superior
03 jul 2018 / 19:55

Na quarta-feira, a FENPROF junta-se às organizações promotoras do Encontro-protesto nacional que vai decorrer , às 16h30, no Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL), durante o Ciência 2018, reivindicando um verdadeiro combate à precariedade na Ciência e Ensino Superior.


▶ 
Encontro Nacional de Precários do Ensino Superior e Ciência
▶ 
PREVPAP na Ciência e Ensino Superior
▶ 
PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E CIÊNCIA
▶ 
CONCENTRAÇÃO ENSINO SUPERIOR
▶ 
PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E CIÊNCIA
▶ 
PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E CIÊNCIA
▶ 
PREVPAP
▶ 
PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E CIÊNCIA
▶ 
MOÇÃO APROVADA EM COIMBRA REJEITA BLOQUEIO AO PREVPAP
▶ 
PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E CIÊNCIA
▶ 
ENSINO SUPERIOR E INVESTIGAÇÃO
▶ 
PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E CIÊNCIA
▶ 
MCTES: PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E NA CIÊNCIA
▶ 
MCTES: PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E NA CIÊNCIA
▶ 
Emprego Científico

NEGOCIAÇÃO








BOLSEIROS DE INVESTIGAÇÃO




EM FOCO

   

ESTATUTO REMUNERATÓRIO


NACIONAL


ACÇÃO SINDICAL







A Força de Estarmos Unidos!

Sindicaliza-te!

+ FORTE  + SEGURANÇA

 

PETIÇÃO

Pelo direito ao descongelamento das carreiras docentes do ensino superior

assinar online

PDF para imprimir e assinar offline


 

Roteiro da Precariedade

 
Voltar ao Topo 

FENPROF, Federação Nacional dos Professores

Rua Fialho de Almeida nº 3 - 1070-128 Lisboa
Telefone: 213 819 190 | Fax: 213 819 198
fenprof@fenprof.pt

ENTIDADE FILIADA EM:

Internacional da Educação
CPLP-Sindical de Educação