Docentes Aposentados
28 de fevereiro, 2024

Dirigida à futura Assembleia da República, a FENPROF decidiu promover uma petição contra as injustiças geradas por uma disposição legal profundamente injusta, aplicada desde 2006 pelos sucessivos governos, que reduziu, para toda a vida, as pensões daqueles que se reformaram/aposentaram ao longo destes anos.


Boletim - Editorial

Continuar a lutar por pensões justas, dignas e valorizadoras dos aposentados: No Portugal de Abril, não vamos dar tiros nos pés!

28 de fevereiro, 2024

Com Abril a completar 50 anos, temos aí, de novo, eleições legislativas. É preciso que também quem já se aposentou saiba canalizar o seu descontentamento para soluções que revertam a situação e não para caminhos que agravarão os problemas já existentes sobre os quais outros se acrescentariam.


Legislativas 2024

Programas dos partidos com assento parlamentar sobre educação e pensionistas/aposentados

22 de fevereiro, 2024

A FENPROF consultou os programas eleitorais dos partidos com assento parlamentar e elaborou uma compilação das medidas relativas às questões da educação e dos pensionistas/aposentados.


Legislativas 2024

Aos partidos políticos, com vista à Legislatura que se iniciará na sequência das eleições de 10 de março de 2024

22 de fevereiro, 2024

Um envelhecimento e uma aposentação dignos com direito aos direitos pressupõe o respeito em diversos domínios dos direitos dos aposentados e de todos os reformados, pensionistas e idosos.

[Texto entregue aos partidos políticos nas reuniões realizadas com a FENPROF a propósito das eleições legislativas de março de 2024]


DEBATE online

A ADSE tem de estar na primeira linha das nossas preocupações e reivindicações

22 de fevereiro, 2024

Com o lema "A ADSE que temos. A ADSE que queremos", decorreu na tarde de 20 de fevereiro um debate online, promovido pela FENPROF e aberto a todos os interessados, em que as grandes preocupações em torno do presente e do futuro da ADSE estiveram em foco em várias intervenções.


8 de março - Dia Internacional da Mulher

Igualdade e qualidade em qualquer fase da vida das mulheres

22 de fevereiro, 2024

Está aí o 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

O Departamento de Docentes Aposentados da FENPROF não poderia deixar passar esta data, sem denunciar os inúmeros problemas que afetam especialmente as mulheres, com mais de 65 anos, que continuam a ser vítimas da profusão e variedade de constrangimentos que viveram em idade ativa e se prolongam para um tempo, em que seria suposto usufruírem de meios para gozar a sua reforma.


20 de fevereiro de 2024

A ADSE que temos. A ADSE que queremos! - O Debate antes das eleições

14 de fevereiro, 2024

Online – aberto à participação de todos os interessados

LINK para assistir 

Participa! Mantém-te ativa/o e informada/a, pois a ADSE é nossa e devemos tudo fazer para a preservar.


DA/FENPROF

Comissão Coordenadora reuniu no dia 24 de janeiro para delinear a sua ação para 2024

08 de fevereiro, 2024

No passado dia 24 de janeiro, realizou-se na sede da FENPROF, em Lisboa, uma reunião da Comissão Coordenadora do Departamento de Aposentados desta Federação, para apreciação do Relatório de Atividades de 2023 e para a discussão e votação do Plano de Atividades para 2024, a aprovar no Conselho Nacional da FENPROF que se realizou nos dias 03 e 04 de fevereiro. Debateu-se ainda a constituição e funcionamento do Departamento de Aposentados da FENPROF, bem como a circulação de Informação entre os elementos que o integram.


Conselho Nacional aprova Plano de Atividades para 2024

07 de fevereiro, 2024

O Conselho Nacional da FENPROF, reunido a 3 de fevereiro, aprovou o Relatório de Atividades relativo ao ano de 2023 e o Plano de Atividades do Departamentos de Docentes Aposentados para o ano de 2024.

Consulte aqui os dois documentos.


2 fevereiro

Debate sobre Educação - Reveja aqui o vídeo do debate!

01 de fevereiro, 2024

Na sexta-feira, 2 de fevereiro, a FENPROF promoveu um debate entre partidos sobre Educação, onde foi discutido o futuro da Educação e apresentadas propostas para a valorização da Escola Pública e dos seus profissionais. 

O debate teve transmissão em direto e pode revê-lo aqui.


Portaria n.º 424/2023 de 9 /11 de dezembro

Atualização das pensões do regime de proteção social convergente e do regime geral de segurança social

01 de fevereiro, 2024

As pensões estatutárias e regulamentares de invalidez e de velhice do Regime Geral de Segurança Social (RGSS) e as pensões de aposentação, reforma e invalidez do Regime de Proteção Social Convergente pagas pela Caixa Geral de Aposentação (CGA), atribuídas anteriormente a 1 de janeiro de 2023, foram atualizadas.


Reinscrição na Caixa Geral de Aposentações

Insistência da FENPROF fez cair a máscara do governo de António Costa

05 de janeiro, 2024

O governo não só pretende proibir a reinscrição de professores e de outros trabalhadores, como impedir os tribunais de decidirem favoravelmente, no sentido da reinscrição. Isto ficou a saber-se na reunião que teve lugar em 5 de janeiro com o Secretário de Estado da Segurança Social.

A FENPROF apela aos professores afetados para avançarem para tribunal o mais rapidamente possível e para participarem numa concentração em 23 de janeiro, pelas 11:00 horas, junto à Residência Oficial do Primeiro-ministro, a quem será pedida uma audiência para que o governo altere a posição que tem assumido e pretende tornar legal.


Levantamento de dados relativos à falta de professores

PROFESSOR é a palavra do ano, mas são precisamente estes que continuam a faltar em muitas escolas

03 de janeiro, 2024

Hoje, dia de regresso às aulas, ficou a saber-se que os portugueses elegeram a palavra PROFESSOR como a do ano 2023. Este é um reconhecimento da maior importância para os profissionais que tem sido tão desrespeitados, com a desvalorização da profissão a provocar uma crescente e preocupante falta de professores profissionalizados nas escolas.

Na última semana antes da interrupção, a FENPROF fez um levantamento sobre a falta de professores, envolvendo mais de duzentas escolas e agrupamentos. Esta quarta-feira, 3 de janeiro, a FENPROF divulgou os resultados do levantamento efetuado em conferência de imprensa.


Opinião - Almerinda Bento, professora aposentada, sócia do SPGL

Por um Serviço Nacional de Cuidados

29 de dezembro, 2023

Intervindo nos trabalhos da 3ª Conferência dos Docentes Aposentados da FENPROF, realizada em novembro passado, em Lisboa, a sócia do SPGL Almerinda Bento abordou a questão da “medicina para o envelhecimento, as doenças mentais e a economia dos cuidados”, em foco na Resolução daquela conferência nacional. Há que aprofundar os direitos dos cuidadores e cuidadoras, e apostar na criação de um Serviço Nacional de Cuidados que encare os cuidados como um direito universal e uma responsabilidade coletiva, sublinha Almerinda Bento. | Com José Paulo Oliveira, jornalista


Eleições legislativas de 10 de março

FENPROF prepara iniciativas para divulgar propostas e compromissos dos partidos, com olhos postos na negociação e disponibilidade para continuar a luta.

27 de dezembro, 2023

Prestes a entrarmos na fase decisiva da pré-campanha e campanha eleitoral, a FENPROF já prepara as iniciativas relativas à divulgação das propostas dos partidos, as quais também serão oportunidade para estes assumirem compromissos para a próxima Legislatura.

Sabe a FENPROF e sabem os professores que os compromissos pré-eleitorais dos partidos que, por norma, constituem governo, por si só, não garantem políticas e medidas que lhes correspondam, sendo necessário recorrer à luta para lhes avivar a memória e obter resultados… Nas reuniões que se realizarem ficará claro que os professores não irão tolerar que problemas que se arrastam há anos, estando na origem da crescente falta de docentes nas escolas, continuem com solução adiada.


Mensagem de Mário Nogueira

Vem aí o Natal, mas também as eleições: estejamos atentos/as às “prendas”

18 de dezembro, 2023

«Quem, ultimamente, tem estado atento/a ao que dizem alguns dos responsáveis políticos, tanto do partido do governo, como daquele que pretende substituí-lo, poderá pensar que tal se deve ao facto de termos o Natal à porta. É verdade que temos, mas não é desse espírito que aqueles políticos estão imbuídos; o que já tomou conta deles foi mesmo o espírito eleitoralista, que bate aos pontos o natalício.

“Agora é que vai ser!” – procurarão dar a entender, incluindo os que nunca deixaram que tivesse sido».

Leia aqui a mensagem de Natal do Secretário-geral da FENPROF para os docentes aposentados.