Por todo o país professores, educadores e investigadores, designadamente integrados em comitivas da FENPROF, participaram nas inúmeras concentrações e manifestações promovidas pela CGTP-IN no âmbito do 1.º de Maio, Dia do Trabalhador.
Na semana em que a Federação Nacional dos Professores, a maior e mais representativa organização sindical de professores, educadores e investigadores, completa 43 anos de existência, destaque para as inúmeras reuniões e plenários que estão a ter lugar por todo o país, no âmbito da Semana Nacional de Reflexão e Luta, assegurando uma verdadeira ligação às escolas e às justas preocupações de docentes e investigadores.
Os dois secretários-gerais, Francisco Gonçalves e José Feliciano Costa, fecharam a Semana Nacional de Reflexão e de Luta na Escola Secundária Vergílio Ferreira, em Lisboa, mas estas ações prosseguirão nas próximas semanas e a FENPROF irá continuar a estar presente nas escolas de todo o país, em contacto com os professores e educadores, rumo à Manifestação Nacional em Lisboa em 16 de maio!
Pela valorização da carreira e da profissão docente!
Aproximamo-nos do 1.º de Maio, Dia do Trabalhador. Saudando todos os trabalhadores, designadamente professores, educadores e investigadores, a Federação Nacional dos Professores apela à participação nas concentrações e manifestações convocadas pela CGTP-IN para o dia de amanhã, por todo o país.
Pela vida melhor a que temos direito, Participa!
Prosseguem as ações de esclarecimento e mobilização para a Manifestação Nacional de 16 de maio!
[em atualização]
A FENPROF continua a percorrer o país em reuniões com os professores e educadores no âmbito da Semana Nacional de Reflexão e de Luta. À porta das escolas, em grandes auditórios ou nas salas de professores durante os intervalos, a FENPROF continua a auscultar os professores e educadores de todo o país.
Perante a postura do MECI de continuar a arrastar o processo negocial de revisão do ECD, sem apresentar medidas ou soluções para os problemas que afetam a profissão, os professores não vão baixar os braços!
Termina hoje o processo de Consulta Pública das Aprendizagens Essenciais das disciplinas do Ensino Básico e Secundário, promovido pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação. Nesse sentido, a FENPROF enviou esta manhã ao governo a sua apreciação global às propostas apresentadas.
No final de mais uma reunião no âmbito do processo de revisão do Estatuto da Carreira Docente, dedicada ao Tema 2 do protocolo negocial e, em particular, ao modelo de recrutamento e colocação de docentes, o secretário-geral da FENPROF Francisco Gonçalves lamentou que o governo continue a "empatar" o processo negocial.
Francisco Gonçalves afirmou que o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) continua a não apresentar antecipadamente as propostas em discussão, a não esclarecer as dúvidas colocadas pelos sindicatos e, consequentemente, a não dar resposta ao problema "gritante" da falta de professores em Portugal. Esta reunião não foi exceção: o MECI projetou mais uma apresentação em Powerpoint, onde constava a proposta de articulado para o novo ECD e que disse ir remeter posteriormente aos sindicatos, limitando-se a marcar mais duas reuniões para as próximas duas segundas-feiras.
Texto de Mário Nogueira, ex-secretário-geral da FENPROF, publicado na edição online desta segunda-feira do jornal "Público":
«O que está em curso não serve a Educação, a Escola Pública, as aprendizagens dos alunos e os profissionais do setor. Daí a necessidade de a sociedade e, desde logo, os docentes se mobilizarem».
A FENPROF participou esta segunda feira na reunião negocial convocada pelo governo, no âmbito do processo de revisão do Estatuto da Carreira Docente, dedicada ao Tema 2 do protocolo negocial e, em particular, ao modelo de recrutamento e colocação de docentes.
No final da reunião, o secretário-geral da FENPROF Francisco Gonçalves lamentou que o governo continue a "empatar" o processo negocial. O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) continua a não apresentar antecipadamente as propostas em discussão, a não esclarecer as dúvidas colocadas pelos sindicatos e, consequentemente, a não dar resposta ao problema "gritante" da falta de professores em Portugal.
Na quinta-feira, dia 30 de abril, realizou-se o habitual plenário de esclarecimento. Assiste à gravação.
A FENPROF associa-se à ABIC - Associação dos Bolseiros de Investigação Científica na sua reivindicação de revogação do Estatuto de Bolseiro de Investigação e aplicação imediata do ECIC, bem como de exigência de um futuro digno para quem faz investigação.
Dia 23 de abril, às 14 horas, participa na concentração em frente ao MECI!
Abaixo-assinado "Pela revogação do EBI e pela aplicação imediata do ECIC"
Ação de formação de 25 horas, promovida pela FENPROF em parceria com a Associação de Professores para a Educação Intercultural (APEDI) e o Conselho Português para os Refugiados (CPR) e acreditada pelo CCPFC, dirigida apenas a sindicalizados nos sindicatos da FENPROF, com sessões síncronas todas as terças-feiras, de 5 de maio a 16 de junho.
Inscrições aqui até 28 de abril!
Fotografia: Maria Emília Brederode dos Santos (imagem obtida nas suas redes sociais)
Pedagoga, especialista em Ciências da Educação e personalidade de reconhecido mérito no campo educativo e cultural, Maria Emília Brederode dos Santos desempenhou funções de grande relevância pública, tendo sido presidente do Conselho Nacional de Educação entre 2017 e 2022. Ao longo da sua vida, destacou-se também como cidadã de intervenção, na defesa da Liberdade, da Democracia e dos valores fundamentais do Estado de Direito.
Neste momento de dor, a Federação Nacional dos Professores endereça à família, amigos e a todos os que com ela privaram as suas mais sentidas condolências, expressando solidariedade e reconhecimento pelo legado de compromisso cívico que deixa à educação e à sociedade portuguesa.
Consulte aqui os pré-avisos de greve
Consulte aqui todos os documentos da negociação da revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD) com o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI).
Para os grupos de recrutamento 910, 920, 930, 360 (Continente), 100EE, 110EE, 700EE, 360 (RA Madeira), 101, 111, 700, 360 (RA Açores). Inscreve-te!


