CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
Negociação

Greve às avaliações - 21 de junho
21 jun 2018 / 18:02

17:30 HORAS, NA FENPROF

 CONFERÊNCIA DE IMPRENSA PARA ESCLARECER OS EQUÍVOCOS, DESMONTAR AS MENTIRAS E DIZER TUDO O QUE TEM DE SER DITO

No final da Conferência de Imprensa, a FENPROF reafirmará que, queira o governo, o conflito em curso poderá ser superado… O que tem acontecido é que o governo parece não querer, optando pela via do confronto e não por respeitar o seu compromisso, a Lei e a Assembleia da República.

 

Dados SPGL - 21 de junho - 18:30 horas | Dados SPN -  21 de junho - 18:30 horas 

Dados SPRA -  21 de junho - 18:30 horas | Dados SPRC -  21 de junho - 18:30 horas | Dados SPZS -  21 de junho - 18:30 horas

 


Greve às avaliações - 21 de junho
21 jun 2018 / 12:02

O Secretariado Nacional da FENPROF reúne amanhã, na sua sede, em Lisboa. Será uma reunião extraordinária que visa avaliar a semana de greve que passou e que fica marcada por um elevadíssimo envolvimento dos professores na luta pela recuperação do seu tempo de serviço, mas também por uma aposentação justa, horários legais, estabilidade e concursos justos.

No final da reunião, a FENPROF tornará públicas as conclusões da mesma em Conferência de Imprensa que terá lugar às 17:30 horas na sua sede, em Lisboa.

Dados SPGL - 21 de junho - 13 horas | Dados SPN -  21 de junho - 13 horas

Dados SPRC -  21 de junho - 13 horas | Dados SPZS -  21 de junho - 13 horas


Greve às avaliações
19 jun 2018 / 20:53

Ao fim de 5 horas de reunião sem ter havido acordo entre a DGAEP e as organizações sindicais relativamente à definição de serviços mínimos, vai ser constituído um colégio arbitral para analisar a necessidade ou não de estabelecimento desses serviços mínimos à greve, mas APENAS A PARTIR DE JULHO. A greve que já está em curso nas escolas de todo o país, com pré-avisos diários até 29 de junho, não tem serviços mínimos.

Mário Nogueira contestou a existência de serviços mínimos para este serviço, tendo em conta que esta tarefa não constitui uma necessidade social impreterível, questinando até a forma como esses serviços mínimos poderão vir a ser declarados.


Greve às avaliações - 18 de junho
18 jun 2018 / 19:03

Foram mais de 95 % as reuniões de conselho de turma que hoje, 18 de junho, não se realizaram. De Norte a Sul e na Região Autónoma dos Açores, a realização de reuniões foi rara exceção. Durante o dia de hoje, o Ministério da Educação fez saber às organizações sindicais que requereu a fixação de um “acordo quanto a serviços mínimos e aos meios para os assegurar”, caso a greve se prolongue para o mês de julho. Da parte das organizações sindicais não haverá qualquer acordo.

Face a mais esta provocação, a resposta dos professores terá de passar por uma ainda maior adesão à greve em curso.

Dados SPGL - 18 de junho - 20 horas | Dados SPN - 18 de junho - 20 horas 

Dados SPRC - 18 de junho - 20 horas | Dados SPZS - 18 de junho - 20 horas

 


Greve às avaliações
18 jun 2018 / 11:56

O Secretário-Geral da FENPROF adiantou, esta manhã, à TVI, os primeiros dados de adesão à greve dos professores às avaliações, que apontam para mais de 90% de reuniões não realizadas.


AMANHÃ, INICIA-SE GREVE EM TODAS AS ESCOLAS, QUE SE PROLONGARÁ ENQUANTO FOR NECESSÁRIO
17 jun 2018 / 10:38

As inaceitáveis afirmações e insinuações do Senhor Primeiro-Ministro

O Senhor Primeiro-Ministro, ontem, em entrevista, fez declarações que são uma torpe tentativa de manipulação da opinião pública contra os professores. É inaceitável que a opção do governo seja pela via do equívoco, da omissão e até da mentira, sendo certo que isso apenas fará aumentar o nível de indignação dos docentes e a sua determinação na luta que amanhã se estenderá a todas as escolas do país.


Greve às avaliações
16 jun 2018 / 19:59

Durante a sessão de encerramento do Encontro Nacional sobre Autonomia e Flexibilidade Curricular, o Secretário-Geral da FENPROF fez novo apelo à unidade dos professores e ao empenho na greve às avaliações.


Greve às avaliações
15 jun 2018 / 14:21

Na próxima segunda-feira, dia 18 de junho, os professores iniciam uma Greve às Avaliações que se prevê que tenha impacto na generalidade das escolas portuguesas. Esta greve, que se inicia a 18 de junho prolongar-se-á até ao final do mês e, hoje mesmo, foram entregues novos pré-avisos diários para que, caso seja necessário, a greve se prolongue em julho. Para já, os pré-avisos referem-se aos dias 2 a 13 de julho.


Debate de atualidade pedido pelo PCP com a presença do Ministro da Educação
15 jun 2018 / 12:18

Faltou seriedade política ao desempenho do ministro da Educação hoje na Assembleia da República, e também, em parte, ao deputado que interveio em representação do grupo parlamentar do PS.

Na sessão plenária de hoje, foram muitas as perguntas diretas colocadas ao ministro da Educação quanto à sua intenção de honrar o compromisso, de cumprir a lei e de respeitar a Assembleia da República. A nenhuma respondeu!

Face ao que hoje se passou e à falta de uma proposta do governo que se considere base aceitável para a negociação, a FENPROF apela aos professores para, a partir de dia 18, pararem todos os processos de avaliação interna que decorram em todas as escolas, fazendo greve às reuniões de conselho de turma.


Nota Informativa da DGEste sobre a greve às avaliações
15 jun 2018 / 11:59

A FENPROF entregou esta sexta-feira, dia 15 de junho, na Procuradoria-Geral da República uma queixa contra a Diretora Geral dos Estabelecimentos Escolares na sequência da nota informativa sobre a greve às avaliações, emitida pela DGEstE a 11 de junho.

Mário Nogueira explicou aos jornalistas os motivos que levaram a FENPROF a recorrer ao Ministério Público e quais as expectativas em relação às queixas agora apresentadas.


Nota Informativa da DGEstE sobre reuniões dos conselhos de turma
14 jun 2018 / 19:34

Depois de já ter enviado à Inspeção Geral de Educação e Ciência a queixa contra a Diretora-Geral dos Estabelecimentos Escolares, na sequência da sua nota informativa, datada de 11 de junho, a FENPROF irá entregar em mão, amanhã, 15 de junho, pelas 11 horas, uma queixa na Procuradoria-Geral da República.


Mário Nogueira deixa apelo aos professores
14 jun 2018 / 16:33

Após uma reunião no ME sem qualquer resposta para os problemas que estão no centro da luta dos Professores, o Secretário-Geral da FENPROF considera que, agora, mais do que nunca, é tempo de os professores e educadores se unirem nesta greve às avaliações, na luta por objetivos comuns: recuperação do tempo de serviço, um regime específico de aposentação, horários de trabalho dentro da legalidade, contra a precariedade e justiça nos concursos.

Declarações de Mário Nogueira à Comunicação Social, onde o Secretário-geral da FENPROF fez um balanço da reunião.


Região Autónoma da Madeira
11 jun 2018 / 22:25
O Governo Regional da Madeira reconheceu razão aos professores perante a sua luta organizada que se iniciaria amanhã, 12 de Junho. Proposta para negociação pode e deve ser melhorada.
Ler proposta da SRE-RAMadeira

Por cá, o Governo da República desrespeita os professores, mantém a rutura negocial, recorre à ilegalidade e acentua o conflito!

Ler proposta da SRE-RAMadeira


Luta dos professores em defesa da justa recuperação do tempo de serviço que cumpriram
11 jun 2018 / 19:28

A atual equipa do Ministério da Educação preferiu ser igual a anteriores e acirrar o confronto com os professores, emitindo uma nota informativa, assinada pela Diretora-Geral dos Estabelecimentos Escolares, que inclui orientações que não têm enquadramento legal.  A FENPROF não deixará passar em claro esse facto e pediu já um parecer aos seus juristas, no sentido de apresentar queixa contra a responsável por esta nota informativa, tanto junto da Inspeção-Geral de Educação, como do Ministério Público.


ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE
11 jun 2018 / 11:40

Tem-se ouvido e lido que alguns dirigentes do partido do Governo defendem a alteração da carreira docente. Todos compreendemos que a essa intenção subjaz um objetivo: desvalorizar a carreira dos professores e educadores. Para que a opinião pública acompanhe os que defendem aquela desvalorização, há quem não hesite em mentir sobre a carreira dos professores, tentando fazer crer o que não é verdade.

Leia os esclarecimentos do Secretariado Nacional da FENPROF.


Conferência de Imprensa em frente ao ME
08 jun 2018 / 18:38

Em Conferência de Imprensa frente ao Ministério da Educação, o Secretariado Nacional da FENPROF promoveu um protesto simbólico onde fez um balanço da última semana de negociações, recordou os motivos da contestação e reafirmou a importância da luta dos professores. Uma luta que voltará a ser forte já a partir do próximo dia 18 de junho com a greve às avaliações.


Não ao Apagão!
07 jun 2018 / 16:08

Esta sexta-feira, dia 8 de junho, pelas 16 horas, em Conferência de Imprensa que decorrerá frente ao Ministério da Educação, a FENPROF explicará por que a não recuperação do tempo de serviço, a qual é posta em causa por este Governo, destruiria a carreira docente.


Professores em luta!
06 jun 2018 / 20:47

As organizações sindicais de professores e educadores reuniram-se para avaliar o ciclo negocial que se desenvolveu esta semana e os resultados dele decorrentes. 

Avaliando de forma muito negativa a reunião realizada em 4 de junho com a presença do Ministro da Educação, bem como as declarações do Primeiro-Ministro no debate quinzenal que teve lugar, ontem, na Assembleia da República, os sindicatos de professores definiram um amplo e forte calendário reivindicativo que se poderá estender até outubro de 2018.


Não ao Apagão!
06 jun 2018 / 20:41

Mário Nogueira foi o porta-voz das organizações sindicais de professores

Os sindicatos de professores desmontam os argumentos falaciosos do governo, que acusam de manipulação da opinião pública, com base em números fraudulentos, e comentam a possibilidade de os 2 anos, 9 meses e 18 dias serem, apenas, a primeira de várias parcelas da recuperação do tempo de serviço.


Mário Nogueira à RTP
05 jun 2018 / 18:49

Esta tarde, na RTP, o Secretário-Geral da FENPROF afirmou que «António Costa tem de ser rigoroso com as suas palavras e lembrou que foi assinado um acordo para que todo o tempo de serviço dos professores seria para recuperar. Mário Nogueira lembrou que o governo tem um compromisso com os professores que ainda não foi concretizado», refere a notícia da RTP.

Veja aqui as declarações do Secretário-Geral da FENPROF ao Jornal das 18 horas, em direto na RTP3.

Reveja aqui as contas da FENPROF (2 de março de 2018):
Contas do Governo visam manipular a opinião pública
Governo divulga contas falseadas e faz discurso fraudulento


Negociação
05 jun 2018 / 18:31

Na reunião que se realiza esta quarta-feira no Ministério da Educação, a partir das 11:30 horas, para negociação do despacho de Organização do Ano Letivo, no qual deverão figurar normas que reponham o horário dos professores nas 35 horas legalmente estabelecidas (o que não se prevê no projeto do ME), a FENPROF recolocará a questão do tempo de serviço.

Repudiará a chantagem e reafirmará não ser necessário qualquer acordo – de que fala o Ministro –, mas a concretização do que, em novembro, deu origem à Declaração de Compromisso.


05 jun 2018 / 18:23

Será fortíssima esta semana para a FENPROF. Amanhã, dia 6 de junho, será um dia de intensa atividade sindical:

  • 10 horas: audição na Comissão de Educação e Ciência, integrada no conjunto de audições que levaram o Ministro da Educação àquela comissão no passado dia 23 de maio;
  • 11:30 horas: ronda negocial no Ministério da Educação, relativa ao despacho sobre a Organização do próximo Ano Letivo;
  • 17 horas: reunião entre as dez organizações sindicais que convocaram a greve às avaliações, que se realizará a partir do dia 18 de junho.

Reunião com o Ministro da Educação
04 jun 2018 / 13:06

O Secretário-Geral da FENPROF explica que o que Tiago Brandão Rodrigues disse foi, na sua essência, "ou os sindicatos aceitam a proposta de recuperação de 2 anos, 9 meses e 18 dias apresentada pelo governo, ou o governo retira essa proposta e não aceita recuperar tempo nenhum". Uma postura que, para os professores, é inaceitável: exigem que o governo cumpra os compromissos assumidos e a própria Lei do Orçamento do Estado aprovada no Parlamento.


AUDIÇÃO PARLAMENTAR DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO
24 mai 2018 / 10:26

Se no próximo dia 4 de junho, nas reuniões que se realizarão com as organizações sindicais (FENPROF reunirá às 9:30 horas), for isto que o Ministro da Educação, em representação do Governo, tem para dizer aos professores, então, pode crer, vai ter os professores à perna. É que não se admite, é mesmo intolerável este desrespeito pelos professores traduzido em ausência de medidas que sejam soluções para os seus problemas.


23 mai 2018 / 10:56

Com a avaliação da luta em curso na agenda de trabalho e com a reflexão sobre o seu prosseguimento, as organizações sindicais de professores e educadores que convocaram a grande manifestação realizada no passado sábado voltaram hoje a reunir. 

Foram reafirmados os grandes objetivos de luta que se mantêm em cima da mesa e reiterada a ideia de que as reuniões que se realizarão no próximo dia 4 de junho com as organizações sindicais, nas quais está anunciada a presença do Ministro da Educação, serão das de maior importância política de toda a Legislatura na Educação. 


Horários de Trabalho
22 mai 2018 / 17:08

Na última reunião realizada com o Secretário de Estado da Educação e a Secretária de Estado Adjunta e da Educação, os governantes pediram que a FENPROF lhes enviasse uma lista de atividades que considera burocráticas, pois, em sua opinião, a maior parte delas não são dessa natureza. Enganam-se os governantes.

No sentido de esclarecer os responsáveis do Ministério da Educação do conjunto de tarefas burocráticas impostas aos docentes, a FENPROF enviou, hoje mesmo, uma listagem que é bem esclarecedora. Espera-se que, com este contributo, comecem a estar criadas condições para ir resolvendo um problema gravíssimo que afeta os professores e educadores, o seu desgaste, e para repor a legalidade que, há anos, vem sendo violada.


▶ 
Cresce ainda mais a importância da Manifestação de 19 de maio!
▶ 
ME continua a não dar resposta aos problemas dos professores
▶ 
Contagem do tempo antes da profissionalização para reposicionamento na carreira docente
▶ 
Ministro da Educação não pode ser um silenciador dos problemas dos professores, dos alunos e da Escola Pública
▶ 
COLOCAÇÃO DE DOCENTES DOS QUADROS EM HORÁRIOS DITOS INCOMPLETOS
▶ 
Progressão ao 5.º e 7.º Escalões e Concurso Externo Extraordinário
▶ 
Em direto com o Secretário-geral da FENPROF
▶ 
Sobre a recuperação do tempo de serviço congelado e a luta para o conseguir
▶ 
concurso de integração extraordinário
▶ 
ESCLARECIMENTO - CONCURSOS DE PROFESSORES
▶ 
CONCURSOS
▶ 
Progressão aos 5.º e 7.º escalões
▶ 
Amanhã, 19 de abril, pelas 12 horas
▶ 
Assembleia da República
▶ 
HORÁRIOS DE TRABALHO DOS PROFESSORES
▶ 
Recuperação do tempo de serviço
▶ 
COLOCAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES
▶ 
REPOSICIONAMENTO NA CARREIRA DOCENTE
▶ 
Recuperação do tempo de serviço
▶ 
Recuperação do tempo de serviço
▶ 
▶ 
SAUDAÇÃO AOS PROFESSORES
▶ 
GREVE NA REGIÃO CENTRO
▶ 
Mário Nogueira desmente Ministro da Educação
▶ 
ESTA MANHÃ - ESCOLA SECUNDÁRIA AVELAR BROTERO
▶ 
Greve Nacional de Professores
▶ 
GREVE NACIONAL DOS PROFESSORES
▶ 
GREVE NACIONAL DE PROFESSORES E EDUCADORES
▶ 
REUNIÃO COM O ME EM 12 DE MARÇO
▶ 
Reunião de hoje no ME!
▶ 
Greve Nacional dos Professores
▶ 
O tempo de serviço não se negoceia, conta-se!
▶ 
Greve Nacional de Professores
▶ 
Recuperação do tempo de serviço cumprido pelos professores
▶ 
Docentes do Nível 2 de Qualificação
▶ 
Greve de Professores e Educadores
▶ 
Recuperação do tempo de serviço cumprido pelos professores
▶ 
RECUPERAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO
▶ 
Compromissos são para cumprir!
▶ 
RECUPERAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO
▶ 
Reunião no ME - Recuperação do tempo de serviço
▶ 
REPOSICIONAMENTO NA CARREIRA
▶ 
Professores em luta
▶ 
NEGOCIAÇÕES COM O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E O GOVERNO
▶ 
AÇÃO REIVINDICATIVA
▶ 
PROFESSORES DO ÍNDICE 167
▶ 
Professores em luta
▶ 
Professores em luta
▶ 
Negociação e luta
▶ 
PROCESSO NEGOCIAL PARA A RECUPERAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO
▶ 
FENPROF REÚNE COM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
▶ 
Língua Gestual Portuguesa (LGP)
▶ 
Negociação
▶ 
Balanço das negociações com o ME
▶ 
Língua Gestual Portuguesa
▶ 
Reposicionamento na carreira docente
▶ 
Negociação sobre Reposicionamento na Carreira Docente
▶ 
Reposicionamento na carreira docente
▶ 
REPOSICIONAMENTO: PROFESSORES DO 1.º ESCALÃO
▶ 
Negociação
▶ 
FENPROF entregará pedido dia 28 de dezembro no Ministério da Educação
▶ 
Negociação
▶ 
▶ 
Concursos, Progressão aos 5º e 7º escalões e Grupo de Recrutamento de LGP
▶ 
Recomposição da carreira docente
▶ 
Negociação
▶ 
Pela Valorização da Profissão!
▶ 
PLENÁRIOS DE PROFESSORES EM TODO O PAÍS
▶ 
▶ 
Negociação
▶ 
Reunião Conselho Nacional da FENPROF
▶ 
“Pela Valorização da Educação e dos seus Profissionais; 2017/18: Tempo de resolver problemas!”
▶ 
▶ 
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
Greve 27 de outubro
▶ 
▶ 
OE 2018
▶ 
Descongelamento carreira docente
▶ 
OE 2018
▶ 
OE 2018
▶ 
DECLARAÇÃO DA FENPROF
▶ 
Orçamento do Estado 2018
▶ 
Exclusões dos concursos de professores
▶ 
Regime transitório de vinculação dos docentes do Ensino Superior Politécnico (DL n.º 45/2016)
▶ 
Greve Nacional
▶ 
Negociação ME - Greve 21 de junho
▶ 
Negociações ME - 20 de junho
▶ 
Última Hora
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
Negociação Compromisso com os Professores
▶ 
ÚLTIMA HORA
▶ 
NEGOCIAÇÃO
▶ 
Greve 21 de junho - Declaração aos jornalistas
▶ 
Entrevista Mário Nogueira – SIC Notícias
▶ 
Greve 21 de junho
▶ 
Vinculação de professores
▶ 
Negociação
▶ 
Greve a 21 de junho
▶ 
DECLARAÇÃO
▶ 
REGIME DE PERMUTAS
▶ 
Aplicação do artigo 103.º do ECD (faltas por doença)
▶ 
CONCURSOS E VINCULAÇÃO
▶ 
REVISÃO DO REGIME DE CONCURSOS
▶ 
EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
▶ 
UM MÊS DEPOIS DA REUNIÃO COM O MINISTRO
▶ 
REVISÃO DO REGIME JURÍDICO DE CONCURSOS
▶ 
VINCULAÇÃO DE PROFESSORES
▶ 
▶ 
ENSINO SUPERIOR
▶ 
10 propostas da FENPROF para o próximo Orçamento do Estado
▶ 
CONCURSOS
▶ 
DESTAQUE
▶ 
Pedida reunião com caráter de urgência
▶ 
11/09/2013
▶ 
PROVA DE ACESSO À PROFISSÃO DOCENTE
▶ 
Negociação suplementar
▶ 
Prova de avaliação de conhecimentos e competências:
▶ 
Delegação da FENPROF no Ministério
▶ 
FENPROF: OS PROFESSORES IRÃO RESPONDER COM A LUTA A UM GOVERNO E A UMA MAIORIA SEM PALAVRA E SEM ÉTICA POLÍTICA E NEGOCIAL
▶ 
Prova de avaliação de competências e conhecimentos e Regime jurídico da formação contínua de docentes
▶ 
Após grande insistência
▶ 
MEC continua a decidir sem ouvir comunidade educativa
▶ 
PROFESSORES, MOTORES DA LUTA E DAS SUAS CONQUISTAS!
▶ 
DESTAQUE
▶ 
Delegação da FENPROF no MEC
▶ 
Quarta-feira, dia 5
▶ 
7, 11, 12, 13, 14 e 17 de junho
▶ 
ECD
▶ 
Mobilidade Especial
▶ 
EM SETEMBRO, MILHARES DE DOCENTES TERÃO SALÁRIO REDUZIDO ENTRE 33,3% E 52,9%, ENTRANDO EM ROTA DE DESPEDIMENTO
▶ 
▶ 
Concursos:
▶ 
▶ 
DESTAQUE
▶ 
Esta quinta-feira, 21
▶ 
finalmente
▶ 
Escolaridade obrigatória
▶ 
▶ 
destaque
▶ 
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE
▶ 
Avaliação de Desempenho Docente em destaque
▶ 
negociação
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Avaliação de desempenho dos docentes
▶ 
Ensino Superior e Ciência: delegação sindical no MEC
▶ 
publicado no Boletim de Trabalho e Emprego
▶ 
▶ 
reunião no ME
▶ 
Negociação colectiva
▶ 
Dia 17 de Junho (quinta-feira)
▶ 
Negociação FENPROF – Ministério da Educação
▶ 
▶ 
Concursos para contratação de professores
▶ 
▶ 
31 de Março 2010
▶ 
FENPROF reúne esta terça-feira, dia 30, no ME
▶ 
Negociação FENPROF – M.E.
▶ 
▶ 
ME garante que serão retirados do projecto todos os aspectos não negociados
▶ 
▶ 
Contrato Colectivo de Trabalho no Ensino Profissional
▶ 
18 de Março 2010
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
FENPROF salienta que a atitude do ME não é séria e solicita, com carácter de urgência, reunião com a Ministra
▶ 
▶ 
ECD e avaliação do desempenho
▶ 
Negociação suplementar será decidida até quarta-feira
▶ 
ECD
▶ 
Revisão do ECD prossegue dia 20 (quarta-feira)
▶ 
Declaração da Federação
▶ 
Em reunião no ME (12/06/2009), delegação da FENPROF, dirigida pelo Secretário Geral, Mário Nogueira, apresentou propostas para aliviar a tensão e o confronto na Educação
▶ 
Aos professores resta prosseguir a luta
▶ 
Nota de imprensa do Secretariado Nacional da FENPROF (29/05/2009)
▶ 
15 de Junho de 2009
▶ 
Contrariamente ao que o M.E. afirmou publicamente
▶ 
1 de Julho de 2009
▶ 
Reunião de 16 de Julho foi convocada para o ME apresentar alterações ao actual modelo de avaliação de desempenho, que ficaram pela proposta de manter o "modelo simplificado", com "alterações" ainda desconhecidas...
▶ 
▶ 
21 de Julho de 2009
▶ 
Lusa, 27/07/2009
▶ 
Nota à Comunicação Social (5/08/2009)
▶ 
▶ 
Fim da divisão da carreira e substituição do modelo de avaliação são, entre outros, objectivos que a FENPROF pretende atingir, sublinha nota de imprensa do Secretariado Nacional
▶ 
Reuniões semanais com as organizações sindicais até 30 de Dezembro
▶ 
ME garantiu que seriam tomadas medidas que evitariam que os professores e as escolas se empenhassem em tarefas eventualmente desnecessárias para o futuro modelo de avaliação. Garantiu ainda que do 1º ciclo avaliativo, não seriam penalizados professores
▶ 
▶ 
Atenção dos professores vai agora centrar-se nas negociações que terão lugar
▶ 
▶ 
Processo negocial de revisão do Estatuto da Carreira Docente (Novembro/Dezembro 2009)
▶ 
Reunião no ME (25/11/2009)
▶ 
Nota de imprensa de 30/11/2009
▶ 
Reunião negocial no ME (2/12/2009)
▶ 
Nota à comunicação social (4/12/2009)
▶ 
FENPROF entregou parecer ao ME (7/12/2009)
▶ 
FENPROF reafirmou posição junto do ME (9/12/2009). A resposta está agora do lado do Governo!
▶ 
...mas falta perceber como pretende superar as "grandes dificuldades" identificadas em sede negocial
▶ 
▶ 
Adiamento de soluções causa desconforto à delegação sindical e leva à fixação da primeira quinzena de Janeiro como prazo para resolução dos problemas.
▶ 
Nota de imprensa do SN da Federação (23/12/2009)
▶ 
23 de Dezembro de 2009
▶ 
▶ 
▶ 
Comunicado de Imprensa da FENPROF após a reunião de 30 de Dezembro de 2009
▶ 
▶ 
Declaração de Mário Nogueira em conferência de imprensa após a assinatura do acordo, no final do dia 7 de Janeiro de 2010
▶ 
A luta vale sempre a pena
▶ 
FENPROF entregou ao Ministério (5/05/2009) um ofício em que considera frustrante o rumo do processo de revisão do Estatuto da Carreira Docente
▶ 
O que o Secretário de Estado Adjunto e da Educação disse na reunião com a FENPROF e nas declarações à comunicação social...
▶ 
▶ 
▶ 
Na reunião dos próximos dias 10 e 11 de Março, do seu Secretariado Nacional, a FENPROF decidirá sobre a sua postura futura neste processo de revisão do ECD
▶ 
Reunião na 5 de Outubro (11/02/2009) confirma estes dois objectivos da proposta do Ministério sobre estrutura da carreira docente
▶ 
Nota de imprensa do SN da FENPROF (27/1/2009)
▶ 
Prova de ingresso em debate no início da revisão do Estatuto da Carreira Docente
▶ 
Ensino Particular e Cooperativo
▶ 
Nota à comunicação social após a reunião entre a Plataforma Sindical e o ME, dia 5 de Janeiro de 2009
▶ 
Nota do Secretariado Nacional da FENPROF à comunicação social (3/01/2009)
▶ 
Declaração do secretário-geral da FENPROF (1/01/2009)
▶ 
"O ME pretendia que, por um prato de lentilhas, a FENPROF deixasse de estar ao lado dos professores na sua luta pela suspensão do actual modelo de avaliação e, eventualmente, pudesse mesmo anular a greve prevista para dia 19"
▶ 
Nota de imprensa da Plataforma Sindical dos Professores sobre reunião com o ME (Lisboa, 15/12/2008)
▶ 
Declarações de Mário Nogueira à comunicação social, após a reunião desta segunda-feira, entre a Plataforma Sindical e o ME
▶ 
Entrevista a Mário Nogueira: "A par de toda a luta dos professores, pode também ser desenvolvida uma forte acção jurídica contra este modelo, não sendo de excluir o recurso a providências cautelares já a partir de Janeiro"
▶ 
▶ 
Solução transitória de Avaliação para 2008/2009 e abertura de processo negocial de revisão do ECD (documento entregue à Ministra no dia 11 de Dezembro, em Lisboa)
▶ 
Nota de imprensa do SN da FENPROF de 9/12/2008
▶ 
▶ 
Optam pela via do diálogo, mas não temem nem deixam cair a luta! (nota de imprensa da Plataforma Sindical de 6/12/2008)
▶ 
Plataforma Sindical suspendeu greves regionais da próxima semana
▶ 
▶ 
Só a bancada parlamentar do PS não se fez representar na Vigília organizada pela Plataforma Sindical dos Professores
▶ 
E o Ministério da Educação? Aceita suspender a avaliação e rever o ECD e o regime de horário de trabalho?
▶ 
Mário Nogueira à saída da reunião no ME: "Para a senhora ministra da Educação o interesse das escolas deixou de ser uma prioridade"
▶ 
ME deve suspender actual modelo de avaliação! Greve de dia 3 será momento importantíssimo da luta de todos os professores! (Nota de imprensa de 30/11/2008)
▶ 
▶ 
O Ministério da Educação é que, lamentavelmente, abandonou a negociação!...
▶ 
Recorde-se que a Plataforma solicitou audiências a todas as forças políticas com representação parlamentar
▶ 
"Não assusta o Ministério estar a enviar para os mails dos professores uma ficha de preenchimento de objectivos individuais. É ilegal", sublinhou Mário Nogueira esta manhã, à porta do ME
▶ 
▶ 
Apresentada para discussão no âmbito da "negociação suplementar" (18/11/2008)
▶ 
Greves em momentos diferentes, concentrações e manifestações, vigília à porta do ME, abaixo-assinados, divulgação de uma Carta Aberta a todos os cidadãos, pedido de audiências e outras iniciativas
▶ 
Em 8 de Novembro, Ministra da Educação não falou verdade perante o País...
▶ 
▶ 
▶ 
"Os representantes das estruturas reafirmam a sua intenção de tudo fazerem no sentido da convergência das lutas, para incrementar e reforçar a unidade entre todos os professores e em defesa da Escola Pública"
▶ 
▶ 
▶ 
Plataforma Sindical em conferência de imprensa (24 de Outubro, Lisboa)
▶ 
Reunião entre a FENPROF e o ME: abre portas para eventual resolução de problemas imediatos, foi inconsequente quanto aos problemas de fundo (nota de imprensa do SN da FENPROF)
▶ 
Mário Nogueira, em declarações à comunicação social, após a reunião da delegação da FENPROF com a Ministra da Educação, Lurdes Rodrigues (14/10/2008)
▶ 
▶ 
1ª fase de discussão
▶ 
Nota da FENPROF de 29/09/2008
▶ 
▶ 
Próxima reunião agendada para o dia 9 de Setembro
▶ 
Reunião de 7 de Julho de 2008
▶ 
Reunião de 2 de Julho de 2008
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Nota do SN da FENPROF de 12/06/2008
▶ 
Posições aprovadas pelo Secretariado Nacional da Federação, que esteve reunido em Lisboa nos dias 29 e 30
▶ 
▶ 
e provou falta de qualidade e inadequação das fichas de avaliação e do modelo que servem
▶ 
FENPROF cria "mail verde" para apoiar professores, receber informações e detectar abusos na avaliação de desempenho dos professores
▶ 
Nota da Plataforma Sindical dos Professores, 24/04/2008
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
e não dispensa os professores de continuarem a lutar pela dignificação da profissão e pela valorização da Escola Pública
▶ 
▶ 
▶ 
Proposta genérica, omissa em aspectos essenciais e insuficiente para qualquer entendimento
▶ 
Questões que carecem de resposta da equipa ministerial
▶ 
Só a continuação da luta poderá traduzir-se em resultados
▶ 
Ecos da conferência de imprensa da Plataforma na comunicação social
▶ 
Nota do Secretariado Nacional, de 1/04/2008
▶ 
Esclarecimento do Secretariado Nacional da FENPROF (20/03/2008)
▶ 
Ao contrário do que se encontra legalmente determinado, alguns professores e educadores estão a ser confrontados com a marcação de serviço docente (designadamente reuniões) para estas quinta e sexta-feira
▶ 
▶ 
Reunião de 17/03/2008
▶ 
Nota de imprensa, 17/03/2008
▶ 
▶ 
▶ 
▶ 
Professores vão construir proposta
▶ 
▶ 
Reunião na 5 de Outubro (11/03/2008)
▶ 
Nota do SN da FENPROF (6/03/2008)
▶ 
Parecer da Federação
▶ 
Regime jurídico de direcção e gestão escolar
▶ 
Nota do Secretariado Nacional (13/02/2008)
▶ 
▶ 
A primeira foi já entregue no Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra (foto), no dia 4 de Fevereiro
▶ 
Carta enviada à IGE no dia 1 de Fevereiro
▶ 
▶ 
"Convidando, nesse sentido, avaliadores nacionais ou internacionais, validados pelas duas partes" (ME e organizações representativas dos docentes)
▶ 
Entregue no Ministério e divulgada à comunicação social (29/11/2007)
▶ 
Lutar contra o "ECD do ME" e por uma alternativa que dignifique e valorize os docentes é uma das prioridades da acção da FENPROF
▶ 
As organizações sindicais estão na disposição de aguardar a marcação da reunião pretendida até final do mês de Novembro. Na ausência de resposta recorrerão a outros órgãos de soberania, designadamente à AR
▶ 
▶ 
Posição da FENPROF sobre o projecto de portaria que regulamenta o Artigo 109º - dispensas para formação
▶ 
FENPROF divulga posição
▶ 
Com esta regulamentação, acrescentou, "o ME conseguiu agravar o modelo de avaliação que resultava, inicialmente, do ECD imposto".
▶ 
"É preciso respeitar o trabalho dos Sindicatos"
▶ 
No final, FENPROF divulgará Declaração aos professores e à comunicação social
▶ 
Conferência de imprensa (3/10/2007)
▶ 
Declaração do SPM
▶ 
▶ 
Delegação da FENPROF no ME (26/09/2007)
▶ 
Além das "cotas" impostas pelo ECD para atribuição das classificações mais elevadas...
▶ 
▶ 
Políticos do Ministério da 5 de Outubro insistem na velha cassette e ainda afirmam que cotas estabelecidas até são generosas...
▶ 
Tal como a FENPROF pretendia, negociações arrancam em Setembro e prolongam-se até Novembro
▶ 
▶ 
A 30 de Agosto de 2007
▶ 
Reunião com o ME de 06/09/2007
▶ 
Comunicado da FENPROF após a 1ª reunião negocial sobre a avaliação do desempenho em 06/09/2007
▶ 
SN da FENPROF em conferência de imprensa (5/09/2007)
▶ 
Em análise um projecto de Portaria que identifica as funções ou cargos de natureza técnico-pedagógicas
▶ 
Apresentado a 18 de Julho de 2007.Reunião negocial marcada dia 23
▶ 
Enviados à FENPROF a 10/07/2007
▶ 
Ano 2007
▶ 
Carta de Mário Nogueira ao director do "JN"
▶ 
FENPROF reuniu com a ANESPO no dia 12 de Janeiro
▶ 
A leitura desta síntese não dispensa a leitura integral do "ECD do ME"
▶ 
Em 8 de Fevereiro de 2007 foi assinado o CCT do EPC para o ano 2006/07
▶ 
Março de 2007
▶ 
Apresentado à FENPROF em 23 de Fevereiro de 2007
▶ 
▶ 
Entregues no ME na reunião de 27/02/2007
▶ 
Comunicado do SN da FENPROF de 14/02/2007
▶ 
Decorrente da reunião extraordinária de18 Janeiro com o SREC, encontra-se já disponível a 6ª proposta (versão 4.2) do ECD
▶ 
Nota do SN da FENPROF sobre a 1ª reunião da negociação suplementar de 19/03/2007
▶ 
2ª Reunião com o ME sobre "1º Concurso de Acesso à categoria de Professor Titular" (23 de Fevereiro de 2007)
▶ 
Comunicado do SN da FENPROF de 12/02/2007, após a 1ª reunião negocial sobre regulamentação do ECD
▶ 
Comunicado com as conclusões da reunião de 9 de Fevereiro
▶ 
Comunicado de Imprensa da Plataforma Sindical de Professores de 14/11/2006
▶ 
▶ 
▶ 
Nota do SN de 6 de Março de 2007
▶ 
Entregue pelo ME a 5/03/2007
▶ 
Comunicado do SN da FENPROF após a 3ª reunião negocial sobre o 1º concurso para "titular" (27/02/2007)
▶ 
21 de Fevereiro de 2007
▶ 
Comunicado do SN da FENPROF sobre a reunião de negociação do diploma relativo a contratação (5/12/2006)
▶ 
Entregue à FENPROF em 9 de Fevereiro de 2007
▶ 
Última proposta em www.spra.pt
▶ 
Nota do Secretariado Nacional da FENPROF de 28/11/2006
▶ 
Comunicado do Secretariado Nacional da FENPROF de 20 de Novembro de 2006
▶ 
Comunicado de Imprensa da FENPROF de 13/11/2005
▶ 
Comunicado do Secretariado Nacional da FENPROF de 9/11/2006
▶ 
▶ 
Reunião com a Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura
▶ 
Comunicado do SN da FENPROF de 31/10/2006 após a última reunião "negocial" "ordinária"
▶ 
Revisão do ECD (Reunião de 27/10/2006)
▶ 
Comunicado da Plataforma de Sindicatos de 28/10/2006
▶ 
Comunicado da Plataforma de Sindicatos de 26/10/2006
▶ 
Comunicado do SN da FENPROF de 26/10/2006
▶ 
Reunião entre a Plataforma de Sindicatos e o ME de 25/10
▶ 
Nova Proposta da Plataforma de Sindicatos - entregue no ME no dia 25/10/2006
▶ 
Entregues no ME no dia 11 de Agosto de 2006
▶ 
▶ 
Nota à comunicação social (11/10/2006)
▶ 
Comunicado da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública de 27 de Setembro de 2006
▶ 
28 de Setembro
▶ 
ME continua inflexível nas questões essenciais
▶ 
11/09/2006: conferência de imprensa conjunta das organizações sindicais
▶ 
Uma ofensa aos Professores e Educadores
Um mau serviço à Escola Pública
▶ 
Nota do Secretariado Nacional da FENPROF (27/11/2006)
▶ 
Comunicado de Imprensa das 13 organizações sindicais de 27 de Setembro
▶ 
Enviada aos Sindicatos a 22/11/2006 e apresentada a Conselho de Ministros a 23/11/2006
▶ 
Apresentada pelo ME a 19/11/2006
▶ 
FENPROF no ME a partir das 11h30
▶ 
Para aceder ao Dicionário siga a ligação
▶ 
Entregue a 15 de Novembro de 2006
▶ 
Entregue à FENPROF em 31/10/2006
▶ 
6º Documento entregue pelo ME aos sindicatos a 31/10/2006
▶ 
Um estudo do SPGL
▶ 
Comunicado da FENPROF após a última reunião "negocial" do ECD de 31 /10/2006
▶ 
Declaração da FENPROF para anexar à Acta da Reunião de 31/10/2006
▶ 
Declaração da FENPROF para a Acta da reunião de 31 de Outubro de 2006
▶ 
31/10/2006
▶ 
Comunicado de Imprensa da reunião de 25/10/2006 com o ME
▶ 
Conferência de Imprensa da Plataforma de Sindicatos de 20 de Outubro de 2006
▶ 
Chamada 3ª Versão pelo ME (5º Documento entregue)
▶ 
O ME paga (14/10) a divulgação, como publicidade, de uma "auto-entrevista" sobre o ECD que terá custado milhares de "contos"
▶ 
▶ 
Infelizmente, a ministra Lurdes Rodrigues mostra todos os dias que não conhece os educadores e professores portugueses
▶ 
Entregue aos sindicatos no dia 4/10/2006
▶ 
Reunião com o ME de 6/09/2006 sobre as alterações ao ECD
▶ 
Nota da FENPROF à Comunicação Social (7/08/2006)
▶ 
Documento entregue como anexo à carta dirigida à Ministra da Educação e entregue a 28 de Setembro
▶ 
Entregue a 28 de Setembro
▶ 
Contratação de professores e reconversão profissional de docentes incapacitados para funções docentes
▶ 
Reunião com o ME de 27 de Setembro
▶ 
▶ 
Deverá ser entregue às organizações sindicais uma terceira versão do projecto de ECD
▶ 
Em discussão estará um dos temas mais importantes do ECD: a avaliação do desempenho
▶ 
Novos prazos e pouco mais
▶ 
▶ 
Reunião entre a FENPROF e o ME de 5 de Julho de 2006
▶ 
Apresentado pelo ME em 6 de Setembro de 2006
▶ 
Reunião FENPROF / DGRHE de 25 de Agosto
▶ 
Listas provisórias graduadas no sítio do ME
▶ 
▶ 
Comunicado de Imprensa do SPE / FENPROF
▶ 
Organização do próximo ano lectivo (página electrónica do ME) antecipa aplicação de normas que deveriam estar em discussão...
▶ 
ME procura reduzir por despacho representatividade da FENPROF Falta do Secretário de Estado à reunião de 20/06/2006 impediu que ela tivesse carácter negocial e motivou um protesto formal da FENPROF
▶ 
Nota do Secretariado Nacional, 13/06/2006
▶ 
Lusa, 3/07/2006
▶ 
Aprovada no Conselho Nacional da FENPROF de 28 e 29 de Junho e entregue no dia 30 ao ME
▶ 
Entrega de projecto global para revisão do ECD e de parecer relativo ao documento entregue pelo ME
▶ 
Comunicado SPE/FENPROF
▶ 
Ensino Português no Estrangeiro
▶ 
Propostas a negociar com o ME
▶ 
Reunião FENPROF / ME de 18 de Maio
▶ 
Assuntos da Educação Especial
▶ 
Comunicado de Imprensa da FENPROF (02/05/2006)
▶ 
Ofício enviado ao Secretário de Estado Adjunto e da Educação
▶ 
Carta enviada a 13/03/206
▶ 
▶ 
Entregues ao ME na reunião de 25/01/2006
▶ 
Posições entregues à Ministra da Educação na reunião de 11/11/2005
▶ 
Reunião de 29 de Maio de 2006
▶ 
Ofício enviado ao Secretário de Estado Adjunto e da Educação (17/04/2006)
▶ 
FENPROF: falta de clareza do decreto justifica a sua suspensão
▶ 
Greve Nacional dos Professores a actividades marcadas na componente não lectiva de 20 a 24 de Fevereiro de 2006
▶ 
Carta dirigida à Ministra da Educação a pedir suspensão do decreto -lei
▶ 
Entregue à FENPROF a 20/1/2006
▶ 
Enviado ao ME em 18/01/2006
▶ 
Comunicado de Imprensa da FENPROF de 6 de Janeiro de 2006
▶ 
Entregue à Ministra da Educação na reunião de 11/11/2005
▶ 
EM CAUSA, AINDA, A CONVOCAÇÃO DE SERVIÇOS MÍNIMOS NA GREVE DE JUNHO DE 2005
▶ 
Conferência de Imprensa da FENPROF de 12 de Janeiro de 2006
▶ 
Comunicado de Imprensa da FENPROF de 28/12/2005
▶ 
Entregue à FENPROF a 10/01/2005
▶ 
Apresentado à FENPROF em 16/01/2006
▶ 
Entregue ao ME na reunião de 28 de Dezembro de 2005
▶ 
Comunicado de Imprensa da FENPROF de 21/12/2005
▶ 
Entregue à FENPROF dia 4 de Janeiro de 2006
▶ 
Profissionalização - Resultados da reunião com a SEE de 17 de Novembro de 2005
▶ 
Garantida a resolução de várias situações no âmbito da Profissionalização nos termos do Despacho 6365/2005
▶ 
Comunicado de Imprensa de 20 de Dezembro
▶ 
Comunicado de Imprensa da FENPROF de 27/12/2005
▶ 
FENPROF apresentou parecer no ME e aguarda agora a apresentação de um novo projecto de diploma legal
▶ 
Solicitação de informações nos termos do disposto no ponto 3 do artº 3º da Lei 23/98, de 26 de Maio
▶ 
Uma aposta da CGTP-IN
▶ 
Entregue à Ministra da Educação na reunião de 11/11/2005
▶ 
Reunião entre a FENPROF e o ME de 11/11/2005
▶ 
Nota à Comunicação Social (9/12/2005). Reunião no ME no dia 12
▶ 
Enviado à FENPROF no dia 5 de Dezembro de 2005
▶ 
ME continua sem suspender despachos que perturbam o funcionamento das escolas
▶ 
Dia 15 de Novembro de 2005
▶ 
FENPROF apresentará propostas concretas nesse sentido e exige abertura ao diálogo e à negociação (nota à Imprensa, 28/10/2005)
▶ 
Suspensão imediata destes despachos e correcção de todas as situações irregulares e ilegais devolverão a tranquilidade às escolas
▶ 
Três horas de reunião improdutiva: ME recusa suspender despachos que provocam enorme confusão nas escolas
▶ 
Comunicado de Imprensa da FENPROF após reunião com a Ministra em 11/11/2005
▶ 
26/10/2005
▶ 
No plenário de contratados (10/10) esteve um polícia "à paisana"; no ME estiveram as portas fechadas... Que País é este?
▶ 
29 de Setembro de 2005
▶ 
Comunicado de Imprensa da FENPROF de 19/09/2005: reunião sem novidades e sem o projecto sobre a colocação de professores anunciado pelo PM
▶ 
(No caso da Educação os regimes de monodocência)
▶ 
Projecto de diploma que procede à revisão dos regimes que consagram desvios às regras previstas no Estatuto de Aposentação - 31/08/2005
▶ 
Reunião Negocial FENPROF / ME de 2 de Setembro de 2005 (aposentação pré e 1º ciclo)
▶ 
Comunicado de Imprensa de 21 de Julho de 2005
▶ 
SEE admite corrigir aspectos pontuais da chamada à profissionalização e negociar soluções mais amplas para o problema
▶ 
Comunicado de Imprensa da FENPROF de 27/06/2005
▶ 
Posição entregue no ME na reunião de 27/06/2005 (Actual Lei nº 43/2005 de 29 de Agosto)
▶ 
Divulgados na conferência de imprensa conjunta FENPROF /FNE de 20/06 em Coimbra
▶ 
Carta enviada ao Secretário de Estado sobre motivos de exclusão em 23/05/2005
▶ 
Pedido de esclarecimento à Ministra sobre ausência de norma relativa a gratificação por correcção de exames (23/05/2005)
▶ 
Abaixo-Assinado
▶ 
Comunicado de Imprensa de 18/05/2005
▶ 
Aprovada no Conselho Nacional de 25 de Novembro de 2004
▶ 
Dossier 8 - Carta à Ministra da Educação, entregue a 27/04/2005
▶ 
Dossier 8 entregue ao ME em 28/04/2005
▶ 
Dossier 7 entregue ao ME a 28/04/2005
▶ 
Dossier 6 entregue ao ME dia 28/04/2005
▶ 
Dossier 5 entregue ao ME em 28/04/2005
▶ 
Dossier 4 entregue ao ME em 28/04/2005
▶ 
Dossier 3 entregue ao ME em 28/04/2005
▶ 
Dossier 2 entregue ao ME em 28/04/2005
▶ 
Dossier 1 entregue ao ME em 28/04/2005
▶ 
Questões colocadas aos partidos políticos em período de campanha eleitoral (18/01/2005)
▶ 
▶ 
▶ 
Síntese das posições assumidas pela FENPROF relativas à revisão do decreto lei dos concursos
▶ 
Ministério da Educação recua e decide cumprir a lei
▶ 
Acção Sindical
Skip Navigation Links.

Voltar ao Topo