Depois do arranque no Porto e no Funchal com o envolvimento de muitos docentes, escolas e população, a FENPROF prossegue com a Caravana Nacional “Somos Professores. Damos rosto ao futuro! Exigimos valorização, já!” nos distritos de Braga e Faro.
As intenções do governo para a carreira dos docentes vão sendo cada vez mais claras e as explicações dadas não são de molde a tranquilizar: fragilização dos vínculos, discricionariedade na contratação, extinção do corpo especial dos docentes, integração dos professores e educadores em mapas de pessoal e, desse modo, extinção do regime de quadros, integração do conceito de procedimento concursal como forma de adoção de fatores de seleção mais subjetivos, abolição do conceito de vinculação dinâmica, dependência da celebração de contratos por tempo indeterminado da cabimentação orçamental e não das necessidades reais das escolas e do sistema educativo, nivelação por baixo das obrigações habilitacionais, introdução de novos períodos experimentais, possibilidade de celebração de contratos individuais de trabalho, possibilidade de atribuição da contratação aos diretores das escolas/agrupamentos.
Distrito de Braga
Esta campanha tem como objetivos: dar visibilidade à gravíssima falta de professores, ao envelhecimento da profissão docente e a outros problemas que afetam a profissão, a Escola Pública, a educação e o ensino, distrito a distrito; apelar à sociedade portuguesa para que se junte à exigência de políticas que garantam professores qualificados para todos os alunos, todos os dias e em todas as aulas; chamar a atenção para as recomendações e soluções defendidas por ONU, UNESCO e Internacional da Educação face ao problema atual da insuficiência de docentes qualificados para responder aos desafios educativos e das sociedades.
Em Faro, o dia começou junto das escolas de Loulé EB Padre Coelho Cabanita e EB Manuel Alves e seguiu depois para a EB Carlos da Maia, em Olhão. À tarde, no Largo da Pontinha, em Faro, realizou-se um plenário distrital com a presença do Secretário-geral José Feliciano Costa.


